O Dário de Milena Liebe

O Dário de Milena Liebe Denir P. M. Junior

Resenhas - O Dário de Milena Liebe - Os Filhos de Anteia

Nessa 09/01/2013

O diário de Milena Liebe - Os filhos de Antéia
Como eu disse este livro é o terceiro de uma triologia, ou seja, ele é a continuação da vida de Milena no novo planeta que foi descoberto, Antéia.
Bem no primeiro livro conhecemos a Milena uma jovem de 18 anos que está com uma doença, e o que salva sua vida é o DNA-Sekven, ainda neste livro ela apaixona-se e faz novas amizades. No segundo livro ela continua se descobrindo, seus poderes por causa deste DNA e faz contato com seres de outro planeta e acaba descobrindo Antéia, e agora neste livro ela segue sua vida junto de seus amigos neste planeta.
Neste livro Milena fica grávida. Achei muito interessante a forma que o autor conduziu a história, pois eles são diferentes dos seres humanos em alguns aspectos (digo por causa de seus poderes), e um fato que achei curioso , foi que a cor dos olhos de Milena mudam de cor por que ela fica grávida e o tempo de gravidez dela também é diferente dos seres humanos, gostei muito disso. E assim começam a formar novas famílias naquele planeta.
Algo que contribui muito para a leitura neste livro e no anterior, foram os comentários que o autor colocou no final dos capítulos, sempre se referindo a algum aspecto do capítulo.
Eu estava muito curiosa para ler este livro, gostei da forma que desenrolou a história, mas eu ainda gostei mais do primeiro livro, pois é escrito mesmo como um diário, e nele conhecemos todo o início da história de Milena, o seu romance, é mais intenso por causa da doença, e as novas amizades.
Bem, o livro é de leitura fácil, flui muito bem (apesar que demorei para ler, mas por motivos de falta de tempo, estudo e trabalho, mas agora tudo está em dia), a história é envolvente, e as ilustrações são lindas!!
Mais um ponto que é importante salientar aqui é a mesagem que o autor Denir Júnior nos passa através desta história, que fala do o amor, amizade, família e preservação do planeta, entre outros. Posso dizer que o livro nos abre os olhos e nos faz refletir sobre tudo isso.
Algo que eu não poderia deixar de falar, sempre me chamou muita atenção nesta triologia as ilustrações nas entradas de capítulo, e neste livro eu achei ainda melhores as ilustrações, são muito lindas. Quem me conhece sabe que eu adoro livro ilustrado, ai gente, a Milena é linda!!

Aione 20/04/2012

Milena Liebe não conquistou apenas os Sekvens. Seu amor por todos foi tanto que chamou a atenção inclusive de seres extraterrestres, as quais deram à nova espécie originada do DNA-Sekven um planeta para ser povoado por eles: Antéia.
Agora, já habituados com seu novo lar, os Sekvens decidem dar um novo passo: terem seus próprios filhos – os primeiros nascidos da espécie, e não originários da modificação do DNA, além de serem, também, os primeiros nascidos em Antéia.
Através do diário de Milena, escrito por ela e com participações de outros dessa grande e nova família, acompanhamos o desenvolvimento de uma nova cultura, própria dos Sekvens, bem como suas vidas em Antéia nesse terceiro volume da série O Diário de Milena Liebe.

Em O Diário de Milena Liebe – Os Filhos de Antéia­ foi nítida, para mim, a diferença com relação aos outros dois livros que o antecedem, ainda que haja uma grande harmonia entre os três, possibilitando a visualização de todos como partes de uma série.
Nos dois primeiros volumes, o diário é a forma de como nos é contada a história de Milena e das pessoas que com ela convivem. Por mais que, como no caso do primeiro livro, o enredo seja linear em alguns momentos, é possível observar as transformações que a protagonista vivencia, além dos próprios rumos que sua vida toma.
Já no terceiro livro, o diário não tem mais como função principal contar a vida dos Sekvens. Ele também apresenta esse papel, porém o principal é, ainda que indiretamente, funcionar como um registro da adaptação em Antéia e das evoluções sofridas pelos Sekvens ao longo do tempo. Afinal, essa é uma nova espécie em um novo planeta, então nada mais natural do que haver um registro do que lá ocorre, tanto para manter os dados armazenados quanto para que eles possam, futuramente, serem analisados. O diário deixa de contar simplesmente a história de Milena para contar a história dos Sekvens e a história de Antéia.
Dessa forma, o livro acabou destoando dos outros no sentido de que foi alterado o estilo da história. Mesmo assim, algumas características presentes nos volumes anteriores foram mantidas, garantindo, deste modo, certa uniformidade entre os livros. A principal mensagem da história nos volumes anteriores é a da força do amor e essa permanece inalterada nesse último. Ademais, o diferente estilo de vida dos Sekvens continua sendo explorado, sendo que, aqui, fica claro o impacto de tal estilo na criação da nova geração de Antéia, a qual desconhece completamente o estilo de vida humano.
Para que a leitura desse livro possa ser feita de maneira satisfatória, é imprescindível a noção de que os Sekvens são uma nova espécie, com uma cultura diferente da humana. Ainda que os primeiros Sekvens tenham nascido humanos, eles não mais o são e enxergar seus hábitos com os mesmos olhos com que é vista a cultura humana acarretará em uma não aceitação da vida em Antéia. Da mesma maneira que há diferentes culturas na Terra e são inúmeros os conflitos gerados por essas diferenças, pelos simples fato de não existir compreensão da cultura do outro, é necessário compreender que os Sekvens pensam e agem de maneira diferente dos humanos e, portanto, seus valores e costumes também são diferentes dos nossos.
Algo que não faz parte da história, mas faz parte do livro, foi a incorporação de comentários do autor ao final de cada capítulo. Achei essa inovação ótima, porque é possível visualizarmos melhor o que passou pela cabeça de Denir, tanto sobre o ato da escrita em si quanto sobre sua opinião sobre algum tema em cada capítulo. O autor, da mesma maneira que traz curiosidades sobre o processo de escrita do livro, incita também a reflexão do leitor sobre os mais diversos assuntos. Tais comentários também foram inseridos nas novas edições dos dois primeiros volumes.
Como fatores negativos, cito apenas alguns erros de revisão, que podem ser resumidos em erros de digitação e de pontuação, principalmente pelo uso de vírgulas. A sensação de artificialidade de alguns diálogos, sentida principalmente no primeiro livro, foi amenizada nesse volume. Acredito que não seja nem uma questão de ser ou não artificial, mas, novamente, uma diferença nos hábitos dos Sekvens. Eles são naturalmente mais carinhosos e amorosos e, por isso, não falam da mesma maneira com a qual estamos acostumados. Vale ressaltar que a versão que li não é a final: a história ainda sofrerá alguns acréscimos, mas isso é assunto para mais tarde.
Do mesmo modo que é primordial ter a consciência de que os Sekvens formaram uma nova sociedade com uma cultura diferente da humana, independente se ocidental ou oriental, é essencial compreender que a principal função da obra de Denir não é da literatura em si, mas sim a de transmitir uma mensagem e uma reflexão por meio da escrita. Assim, se você deseja entrar em contato com algo diferente do habitual e está disposto a aceitar e enxergar a mensagem transmitida de modo a refletir sobre ela, não deixe de ler essa série.