A Era de T. S. Eliot

A Era de T. S. Eliot Russell Kirk

Resenhas - A Era de T.S. Eliot

Lucas 11/12/2016

Uma obra de fôlego, mas acessível mesmo para quem não tem intimidade com a obra de Eliot. Excelente para introduzir o leitor no pensamento conservador de Eliot, ao mesmo tempo em que aborda o modernismo e a atualidade de sua obra poética e dramatúrgica. Conta com um alentado ensaio introdutório sobre o autor, Russell Kirk, também figura cativante, uma espécie de irmão espiritual de Eliot. O conceito de imaginação moral, presente ao longo de todo o livro, é realmente fundamental para entender a importância ímpar da literatura no universo cultural em que vivemos.

Mauricio.Alcides 09/05/2016

Uma bela biografia de um grande poeta
Termino a biografia de T.S. Eliot sem saber se eu aprecio mais ou passo a menosprezar o sujeito que ele era …

Russell Kirk nos apresenta uma das melhores biografias já escritas, por se conhecerem a décadas e serem amigos íntimos julgo que isso contribuiu para a qualidade da obra, uma biografia que não retrata apenas a vida de Eliot mas foca em mergulhar e esmiuçar os pensamentos e as obras de seu grande amigo.

Eliot viveu em uma Londres abarrotada de grandes génios, foi um pupilo revoltado de Bertrand Russell, um conservador cristão e que por poupar o mundo de uma opinião extremista nos anos de guerra se destacou e assumiu o velho panteão antes ocupado por semi deuses como Ezra Pound.

Foi um dramaturgo mediano um grande critico e um mestre poeta, infelizmente apensar de Kirk a todo momento tentar passar a ideia de que seu amigo não era um elitista eu sai com a sensação de que Eliot personificava os anseios de uma elite que ao ver as mudanças do mundo se sentia impotente.

Nota: 9

A obra é grandiosa mas só recomendaria para grandes fãs do poeta, preferível já ter lido alguns de seus poemas e conhecer algumas de suas peças teatrais.