A Carne

A Carne Júlio Ribeiro

Resenhas - A Carne

1 | 2 | 3 | 4 | 5

isa. 18/03/2024

Mostra uma visão totalmente diferente dos tempos antigos, tão cru, uma mulher completamente diferente do esperado pra época, e com bastante atitude, mas vai além de qualquer coisa pensável.
"Morto e vivo!
Tudo morrera: só vivia a consciência e vivia para a tortura..."

Fabi 14/03/2024

Imagina isso no século XIX
Gente, que babado foi esse que eu li aqui?
Julio Ribeiro, filho, entrou de voadora, com os dois pés na cara da sociedade.
Estou passada, chocada, que nem o meme.

Escrita graciosa, rica e inteligentissima, sem pudores para tratar de assuntos femininos. E ai de quem dizer que ele não tem lugar de fala! Pois tem de fala, de escrita, de achar e pensar o que quiser e sobre quem entender.

E foi isso que ele fez neste livro. Bato Palmas para a coragem e veracidade da escrita.
História fluida, bem desenvolvida, com personagens fortes e na medida. E o final? Supreendemente feminino.

Arrasou.

Guilherme.Vicensot 26/01/2024

Puramente naturalista, ?A Carne? de Julio Ribeiro não mede esforços para ser uma representação do seu título: um romance escatológico, animalesco e repugnante. Duas criaturas encantadas com seus adornos científicos, citações filosóficas e conhecimento vasto do mundo, se reduzem ao mesmo fim inescapável de todos os seres vivos: a vida, a homeostase, o cio, a cópula, a doença, a morte e o pó.
Embora nós achemos superiores, somos apenas animais limitados por uma roupagem de carne, em um discurso quase cartesiano.

Clara1914 04/01/2024

A CARNE em Caps Lock*
Costumo estudar a época do romance em questão, por isso decidi lê-lo.

Me choca como a sua narração está aquém em relação aos bons autores brasileiros da época, como Aluísio Azevedo (isso porque comparar essa literatura com a do Bruxo, me parece uma loucura). Construções extremamente prosaicas (gargalhei com uma frase com o verbo chupar); narrador se pretende onisciente, mas muda de opinião já aos 45 do segundo tempo do romance; em 160 páginas, o autor consegue apresentar personagens que não são aproveitados, ser extremamente repetitivo. Ao contrário do que vi por aí, o suicídio de Barbosa não foi comovente e não fez sentido, uma vez que ele hesitou a maior parte do tempo em relação aos seus sentimentos por Lenita.

A parte boa é que a mulher é apresentada como capaz de ser tão inteligente como os homens, embora seja uma "fêmea no cio". Apostar em sexo, nudez, deve ter sido muito hypado na época... Inovador até.

Cheio de preconceitos, generalismos, a parte boa não compensa a parte ruim. Enquanto registro da História da Literatura, vale, mas é uma obra que envelheceu muito mal.

*O título se refere a tentativa esdrúxula do autor de causar impacto com a palavra CARNE durante vários momentos do romance. Não é nem um pouco sutil.

Isaqsf 02/10/2023

Como já se sabe, é um livro que relata o naturalismo brasileiro levado ao pé da letra.
Porém, Júlio retrata Lenita de uma forma diferente, das mulheres de sua época, uma mulher semelhante à um homem de seu tempo, essa é a parte principal.

No fim de tudo, nota-se que a todo momento, o sentimentalismo é deixado de lado pelos protagonistas, e o desejo, a carne, é o que movem ambos!

Não é um livro que me deixou estupefato como eu esperava que fosse, porém um bom livro!

Mii 04/02/2023

Obra escandalosa para a sua data de publicação.
É 1888, e Júlio Ribeiro choca a sociedade com a obra "A carne?. O romance aborda temas incomuns pela literatura da época, como o amor livre, o divórcio, e a mulher inserida na sociedade em um novo papel. A obra tornou-se um escândalo, o que provou as famílias tradicionais a proibirem suas filhas de lerem a obra.

O livro foi um dos romances mais discutidos e populares do país e foi um divisor de águas entre os leitores, ao passo que alguns desdenhavam o autor, outros o promoviam ao fazerem críticas exageradas em tom leviano, como muitos religiosas da época que desaprovavam a circulação do livro. A obra então foi ganhando popularidade e até mesmo aqueles que a repudiavam liam as escondidas -como os padres e autores conservadores que não concordavam com o enredo do livro.

manuppx 27/01/2023

uma surpresa
li esse livro para um seminário de literatura, confesso que não gosto de ler livros em que sou "obrigada" a ler, mas esse me surpreendeu positivamente, eu amei ler ele

Laila.Maria 23/01/2023

Amados, vou contar uma coisa pra ocês, não sei pra quer eu invento de ler esses livros antigos, tá, vamos lá, pontos positivos para quem gosta, é um livro muito descritivo, até o ar, o bicho que anda, a planta, que espécie é e deixa de ser é descrito de maneira minuciosa, isso foi extremamente cansativo para mim, o "romance" demorou a tomar forma, entendo o conceito polêmico do livro para a época que foi lançando, mas achei muito normal, dentro do contexto da sociedade atual é claro, ponto positivo pra mim, foi o fato de que quem morreu de amores no fim foi o homem, o que até então eu ainda não havia visto em livros assim mais antigos, de todo o modo, é um bom livro, só acredito ter lido na época errada ( porém não sei quanto seria a certa kkkkk)

Lucas Ferreira 01/01/2023

ruim
Poderia ser melhor, o fato do pai de Lenita ser um desafortunado e tudo de ruim acontecer com ele poderia ser melhor explorado. No entanto, o fato de Lenita ser uma mulher independente e depois deixar-se levar por seus impulsos me deixou um pouco triste também (o autor construiu personagens fortes muito embora não foi muito assertivo em continuar a narrativa).
As partes interessantes foram acerca da visão branca da capoeira, do comportamento típico da resolução de conflitos dentre outros pontos históricos que engrandeceram a obra.

Leitura em E-book, não recomendado à menores de idade. (na real não recomendo, a não ser que você tenha outra opção ou tenha interessa histórico)

Teste de leitura 01/01/2023

Bem mais ou menos
Trata-se da história da filha de um cara rico mas desafortunado.

A história de uma mulher, Lenita, que empoderada de conhecimento e acaba buscando também o prazer carnal. Por outro lado tem-se a figura de um homem maduro, também inteligente, que divorciado era um galinha. (O final me deixou extremamente insatisfeito com a proposta, mas não vou dar-lhes spoiler).

Tem umas partes bacanas históricas como a visão branca sobre a capoeira e outras questões geográficas (um relato minuncioso da cidade de Santos).

Leitura em e-book. Não recomendado para menores de 18 anos

Ingrid921 25/12/2022

Eu li esse livro meses atrás, mas esqueci totalmente de fazer a resenha?.
Então né? a história me chamou bastante atenção, assim como a dinâmica entre os personagens ao longo da história, os acontecidos, etc.
Mas infelizmente n foi um livro q funcionou tanto pra mim. Eu n sei ao certo o que não funcionou cmg, mas sei q não foi uma leitura tão satisfatória?(apesar de ter amado o final).

Henrique 16/12/2022

O que é A Carne?
Descrevendo a aventura da protagonista Lenita (Helena) o autor nos leva a acompanhá-la numa jornada de auto conhecimento sobre o corpo, o desejo e a volúpia do amor. Lenita sempre foi uma mulher forte, centrada, mas se vê envolvida pelo Manuel Barbosa, um encanto que lhe remexe inteira.
O livro apresenta o desejo e a entrega como cenário principal, trazendo assuntos como a escravidão e a natureza em segundo plano. Algumas cenas são descritas com maiores detalhes, mostrando as nuances da Carne que o autor escolheu se aprofundar.
A Carne marcada dos escravos é outro ponto de vista revisitado na obra. O autor mostra a triste situação daqueles que tanto sofreram no corpo dos caprichos de seus senhores.
Confesso que o final me surpreendeu um tanto, esperava outra culminância para a história, mas foi um fim justo ao leitor atento.
Recomendo a leitura com a cautela sobre as cenas quentes aqui e ali.

Guilherme 16/11/2022

A carne é o título do principal romance de Júlio Ribeiro, escritor naturalista brasileiro, patrono da cadeira 24 da Academia Brasileira de Letras.

Malu 06/11/2022

Quanto de estrago a carne pode fazer?
Eu comecei a ler esse livro por causa do meu professor de literatura, porque ele falou de tal forma do livro, que eu tinha que lê-lo.

Ele é forte e pesado, e passa as angustias de uma adolescente em puberdade de Lenita, pois essa é a sensação que nos traz, a busca por algo para preencher o grande vazio de seu coração pelo prazer carnal, a curiosidade intensa do que é novo e que lhe causa forte sensação...

É um livro para se pensar, para se refletir sobre nossas ambições e vontades, sobre nossas objetivos de vida e nunca deixar que o constumeiro nos consuma.

É um livro cheio de questões, pouco sobre o papel da mulher na sociedade, mas sim de como ela devia ser vista sexualmente pelo homem, muito sobre a escravidão, mesmo que em 3° plano, enfim, é um livro bom.

Obrigada Rodriguinho, melhor professor de literatura que já tive.

jvsherlocked 22/10/2022

péssimo
não digo que é péssimo por questões sociais da época, não. estou acostumada aos clássicos. são recortes da história da humanidade e importantes por isso. mas esse aqui, meu amor, que belíssima b0sta. mal escrito, narração arrastada, mudança de tom repentina no último capítulo, no qual, o autor achou que dava para resolver todos os pontos que restaram da trama.

por isso que ninguém conhece. :D

1 | 2 | 3 | 4 | 5