Niketche Paulina Chiziane

Resenhas - Niketche

laura anjos 24/04/2024

Isso não é uma resenha
Li esse livro pro vestibular, melhor decisão da vida. Nem digo isso no sentido do conteúdo da prova mas sim no conteúdo do livro. Ele me fez sentir muitos sentimentos, ruins e bons, e ainda a conhecer um pouco de uma cultura totalmente contrária a da sociedade em q vivo. Amei

Anatskk 23/04/2024

Niketche
Li por causa da unicamp e ja tava esperando q fosse um livro chato, MAS MEU DEUS AAA, tem uma ótima construção da personagem principal a rami e faz vc ficar com raiva e sentir todos os sentimentos q ela sente ao longo do livro. Além de fala dos assuntos com um propriedade que faz vc refletir, como a irma da mae da rami que morreu pq o gato comeu a comida do marido, fiquei uma semana refletindo sobre essa parte que a mulher é retratada como inferior ate mesmo pelo gato.
simplesmente perfeito.

sarah 17/04/2024

Niketche
Um livro que com certeza me emocionou demais e me tocou bastante! ??
obrigada unicamp por ter colocado esse livro na minha vida

heloisa61 16/04/2024

Leitura para UNICAMP?
Gostei muitooo!! Assim, achei algumas partes repetitivas, mas a história me cativou!! Estou adorando a lista de unicamp??

Lau Pinheiro 15/04/2024

Unicamp esmurrando como de costume!! e foi o 3°!!!
Enfim niketche. isso não foi um livro, e sim um acontecimento. essa mulher transformou em palavra, na verdade em poesia, uma situação tão decadente e escancarou um preconceito tão forte que está enraizado na cultura da sociedade, e não só lá da África como no Brasil também, de forma que cada frase era um soco diferente no meu estômago. gostei demais de ter tido a oportunidade de ler esse livro, o que não teria acontecido se não fosse a unicamp. vale a pena demais, seja pra ler por conta do vestibular ou somente para adquirir um pouco de consciência sobre a realidade dura que vivemos. incrível e paulina você é uma das maiores gênias dessa era contemporânea.

Clara 14/04/2024

Nossa eu não dava nada pra esse livro e ele me surpreendeu MUITO
Simplesmente amei muitooo
Tem tantos acontecimentos fortes e que você fica impactada mas também tem parte que vc ri
Simplesmente MARAVILHOSO

Brenno.Garcia 09/04/2024

Difícil.
Estou com dificuldades para resenhar uma história que, por ser tão distante da minha realidade e perspectiva de mundo, não provocou em mim nenhum tipo de empatia pelos personagens ou interesse em como suas histórias de desenvolveriam.
a escrita da autora não é ruim. longe disso. em diferentes momentos ela usa uma linguagem simples, ainda que poética. mas nem isso fez com que a leitura fosse realmente interessante para mim.

Madeirao. 05/04/2024

A dança do Niketche
Niketche retrata a história de Rami, uma mulher moçambiquenha que é casada a um marido polígamo. Ao longo do livro nos é narrado a relação que Rami desenvolve com suas rivais, e sobre o laço de afetividade entre elas, virando uma espécie de "grande família".

Acorrentada aos costumes e normas culturais, Rami é forçada a viver num remige de submissão quanto ao marido, retratando desde agressões, abusos, e principalmente a violência psicológica.

A narrativa nos deixa a refletir sobre até que ponto os costumes de um povo devem ser aceitos, e sobre a luta das mulheres por um mundo mais justo e igualitário.

A leitura é diversas vezes cansativa e pesada, porém ainda vale muito a pena le-lo, peincipalmente tratando se de vestibulares e ENEM.

02/04/2024

Mais um livro predileto
Esse livro disputa muito o primeiro lugar no meu coração, simplesmente perfeito. Li emprestado de uma amiga e sou doida para comprar o meu e grifar as passagem que tocam a alma de uma mulher. Aborda, de maneira maravilhosa e excepcional, a violência contra a mulher, a violência de uma colonização e como ambas refletem nos costumes de uma sociedade pós independência. Além de retratar um empoderamento feminino e a importância da sororidade e como ela é capaz de transformar vidas. Não posso deixar de mencionar como a autora, de modo brilhante, demonstra a força que nós mulheres temos e de como carregamos, constantemente, as mazelas sofridas em uma sociedade patriarcal ou até sofridas em uma que luta por sua extinção.

cristophxavier 30/03/2024

Questionamentos
A autora, com muito humor, porém na delicadeza, expressa os pensamentos, as ideias e os papéis da mulher na sociedade africana. Refletindo em torno da condição feminina, o seu empoderamento, a construção de uma identidade pessoal e, principalmente, repensando a tradição. Livro para ser ludo e relido.

anarontani 29/03/2024

Difícil de ler, por causa do assunto ? o livro da um enrolada, mas a temática é bem dolorosa pra mulheres atuais!

difícil e doloroso aceitar e viver o q elas vivem. pior é saber q muitas ainda vivem assim.

no fim percebemos q a liberdade e autonomia feminina só virá com as mulheres se ajudando e com independência financeira? nossa libertação COMEÇA aí?

spoiler sobre o nome do livro:

? dançaremos de Vitória em Vitória no niketche da vida. com as nossas impurezas menstruais adubaríamos o solo, onde germinará o arco-íris de perfume flor.?

Maria19421 28/03/2024

Mulheres e sofrimento
Esse não foi um livro fácil de terminar.

Rami, a primeira esposa de Tony, um traidor, depois de confrontado pela união de suas 5 esposas adere aos ritos da poligamia, prática aceita culturalmente por parcela da população de Moçambique.

Esse é um livro denso. É carregado de sofrimento, dor, tradições que matam, sufocam as mulheres. Foi muito interessante conhecer as diferenças culturais e regionais de Moçambique, bem como imergir nas dinâmicas de gênero do país.

Mas, acima de tudo, o que mais me impactou nesse livro foi a linda relação criada entre as mulheres. As "rivais", como chama Rami, são cultivadas ao seu redor, elas se unem, se apoiam, compartilham da dor e dos abusos. No final, acredito que esse livro é uma celebração do amor, da verdadeira multiplicidade de amores se dá entre essas mulheres.

O final é uma brisa fresca de esperança. Existe amor e vida após a poligamia, e nossas protagonistas estão prontas para arriscar se enveredarem de novo pelos caminhos da paixão e do casamento.

Tony é um dos personagem mais detestáveis da literatura. bjs.

eueduardalima 27/03/2024

Amor e muita dor
Que prazer foi ler Niketche e mergulhar nos pensamentos da Rami, em diversos momentos fiquei emocionada com as histórias de vida de várias mulheres que foram retratadas no livro. Confesso que não fiquei totalmente satisfeita com esse final, pois queria ver Rami livre daquele marido tirano, mas fiquei muito feliz por cada esposa que conquistou sua independência e foram viver um amor verdadeiro ?

Geek 24/03/2024

Poligamia parece um filme de terror.
Já tinha certa aversão a ideia poligâmica, mas depois desse livro, fica claro o quão horrível ela é. A maneira como o poder do homem se postura em relação as mulheres é muito bem desenvolvido e descrito por Paulina. Os momentos em que a protagonista, Rami, se coloca a frente do espelho e enfrenta seus próprios medos, é impecável, sua imagem acaba crescendo ao decorrer da história, mostrando sua força e adaptação. Com uma conclusão certeira, digo que o livro é muito bom!

remmie 22/03/2024

What was i made for? (rami?s version)
[the man ? ex mai love ? de 10 mulher 11 é maluca ? aquariano nato]

rip rami vc ia amar assistir barbie da greta gerwig
desde que eu peguei ele pra ler o que prevalecia era o sentimento de curiosidade. não foi do jeito que eu imaginei que seria e sinceramente não sei dizer se isso é algo bom ou ruim. reconheço toda a importância dele e como toda a crítica é extremamente válida. a escrita é bruta e cansativa, apesar de pequeno é demorado demais de se ler e não sabia onde a história queria chegar praticamente durante todo o processo (foi proposital ter um roteiro repetitivo/não ter um roteiro? não sei). não entendi direito os personagens e nem se deveriam ser entendidos?? ainda assim a mesma ladainha me irritava mesmo sabendo que é compreensível ok.
muito triste, muito complicado e acho que nunca odiei tanto um personagem como o tony ???? ODEIO SER MULHER porém depende