Amor de Salvação Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Salvação

Bianca (@fallandfox) 04/04/2023

O livro conta a historia de Afonso e Teodora que foram prometidos por suas mães quando eram bebes e discorre sobre a vida dos dois seus desencontros, encontros e a busca por um amor verdadeiro.
Em uma das minhas visitas a livrarias comprei um livro e ganhei esse livro como um brinde.
Foi uma leitura interessante e quando eu terminei senti aquele gostinho de prazer que a leitura dos romances clássicos me dão.
A única coisa que eu sabia sobre o livro quando fui começar a leitura era o titulo e que era um romance.

Minha primeira experiência com o autor e eu achei ela positiva, foi uma escrita que me deixou cansada em certos momentos mas nada que me impedisse de terminar a leitura.

O Afonso e a Teodora tem uma historia de romance bem conturbada por conta de todos os acontecimentos da vida dos dois e as consequências de suas ações.

Todo o livro gira em torno da ideia do amor e os tipos de amor que se tem na sua vida. Eu senti principalmente esse sentimento no momentos em que eu observei a confusão que eles fizeram na vida um do outro.

Camilla 15/01/2023

Envolvente
O que são aquelas cartas? Extremamente intenso e envolvente! Um verdadeiro misto de emoções, vale MUITO a pena a leitura!

Camilla 28/01/2021

Envolvente

paulla.costa.779 26/07/2020

Um grande clássico da literatura brasileira. Em que narra um amor de forma real. Tendo sob o fundo um ambiente rural em que vive o personagem principal a esposa e os filhos.
Francilucia.FranAa 22/10/2022minha estante
Literatura Portuguesa.

Bart 25/01/2020

*Camilo Castelo Branco*
Agoooora sim, esse é bem melhor que "Perdição", não prq nesse vá tudo acabar bem mas, o autor para, e fala com o leitor kkkkkkkk isso é arretado (Auri acho q foi esse que vcs gostaram tanto, num é possível), por falar nisso tem uma série q faz isso mt bem, "Fleabag".
Teodora e Afonso, foram prometidos p/casarem por seus pais. O autor não gostando da calmaria...morre a mãe de Teodora, ela é mandada p/um convento, enquanto Afonso foi estudar, mas Teodora doida p/sair do convento, escuta a amiga Libana, e acaba casando com o próprio primo, Eleutério (Camilo gosta de deixar as coisas em família). Mesmo casada com seu primo à anos, Teodora nunca esqueceu Afonso ("sertu"). Qnd Afonso soube do casamenro da sua boyzinha, ele queria dar uma pausa nos estudos e sair de Portugal (Teodora e Eleutério moravam no Brasil)... Aí, tem um rolo, o amigo de Afonso, José de Noronha instiga o cara a escrever p/Teodora, mas p/sorte de todos Eleutério (não sabia ler nem escrever) é qm recebe a carta e a queima. Então Afonso se despede da mãe e de sua prima Mafalda, q o amava, e vai p/Brasil, (p/quê?!)... isso é o inimigo atentando.
No Brasil, Afonso recebe a notícia q sua mãe faleceu...Qnd foi buscar alívio nos consolos de Teodora, sentiu q a boyzinha tava "tirando onda", aí o cara se fecha na dele (vai piorar), é qnd Traqueira, o criado da família de Afonso, diz q dona Teodora, tá traindo (não sei mais qm, nessa altura da trama kkkkkkk) com seu amigo José de Noronha ... Eitaaa!!
Depois de "infelizmente" comprovado, Tranqueira joga José de Noronha na cisterna e lava a honra do seu patrão... mesmo assim, Afonso ainda gosta de Teodora, e o q ele faz? Vai embora p/Paris p/lá tentar um amor q o salve (oooolhaaa)... aí tem mais uns rolos... no fim das contas Afonso quase se lasca na depressão, a prima dele Mafalda vai junto com um padre atrás dele...aí morre mais gnt...Tranqueira tira Afonso da fase "Fábio Assunção", e Afonso casa com quem? Sua "PRIMA" Mafalda!! Se ninguém notou o fetiche do autor...fica a dica!! E com Mafalda, eles tem apenas 8 filhos felizes e fim. É assim mesmo acaba!
Mt melhor q Amor de Perdição, só pelo fato do autor falar com a gnt durante os capítulos! Maaaaas... eu achei q fosse diferente... em fim, se curte essas paradas psicodélicas kkkkk leia!!
Suemi.Oliveira 11/01/2024minha estante
Obrigada pelos spoilers ?

Douglas 01/07/2019

Amor de Salvação
Este livro me supreendeu positivamente.
Tem toda a estrutura de um romance romântico clássico, com o protagonista e a mocinha passando por percalços sofridos e angústias inesgotáveis durante toda a trama até finalmente ficaram juntos no final.

Acontece que isso acontece antes do final.
Castelo Branco subverte a lógica do romance romântico, dando a ele ares realistas sem perder o aspecto "mágico" do romantismo. Sem dar spoilers aqui, é nítida uma postura extremamente conservadora e tradicional neste volume, que não condiz muito com a voz do autor em outras obras que eu li ("Amor de Perdição" e "Coração, Cabeça e Estômago"), mas não deixa de ser interessante.

O final, não chega a ser uma surpresa mas, como eu disse, é uma variante do clichê comum do romance romântico muito interessante, gratificante e que dá gosto de ler.

Rafaela (@exlibris_sc) 14/06/2019

Depois da tormenta veio a calmaria
Nascido em 16 de março de 1825 em Lisboa (Portugal), foi um dos mais brilhantes autores do romantismo português. Sua obra, especialmente “Amor de Perdição” e “Amor de Salvação” possuem caracteres autobiográficos já que ele também foi apaixonado por uma mulher, que era casada com outro homem. A seduziu. Logo foram presos por adultério. Após um período na cadeia, conseguiram liberdade e se casaram de fato, Camilo, carregou esse romance até o fim da vida, quando cometeu o suicídio em 1 de junho de 1890.

Neste volume, caro leitor, você verá que o autor enaltece o caráter salvador do amor. Contudo, antes de alcançar à calmaria – embora, no começo do romance, temos a figura de Afonso feliz e completo – toda uma tormenta irá se fazer presente na vida do jovem e mimado português. Algumas similaridades podemos extrair com a tragédia de “Romeu e Julieta” do bardo Shakespeare, temos o amor platônico, o amor proibido, classes sociais elevadas e importantes na sociedade e infortúnios cercando as famílias; as similaridades param por aí porque, diferente da tragédia shakespeariana, neste romance não temos um final sombrio para os personagens porque o amor de Afonso passa da mulher chamativa, tempestiva e liberal para outra que é pura, casta e honrosa. Sendo lançado no século XIX, a escrita é repleta de palavras rebuscadas e sentidos aportuguesados, então o leitor que não estiver acostumado com essa linguagem poderá ter alguma dificuldade com esse romance. Em se tratando do enredo e ambientação, Camilo Castelo Branco foi extremamente detalhista e temos a impressão de ler as memórias de um lorde burguês do referido século devido à sua narrativa que complementa os fatos conforme eles são lembrados e confidenciados ao seu amigo.

site: https://www.instagram.com/p/BytdwlxDVh0/?utm_source=ig_web_copy_link

Daniel 14/11/2016

Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2016/11/amor-de-salvacao-de-camilo-castelo.html

Mayda Ribeiro 26/08/2016

Amor de Salvação
Um romance de época muito bom.

Cris 02/07/2015

O amor que salva
" Vem ahi um tempo em que o artigo da lei santa ha-de ser assim reformado: 'Não desejarás a tua mulher para não incommodar os direitos do proximo' ".

Eu não gostei tanto deste como gostei de Amor de Perdição. O livro não conseguiu me prender, achei a história arrastada e a linguagem super rebuscada. Tem um tom de sarcasmo, que é bem divertido. Mas confesso que o final foi bem previsível.

" Refaça-se a fortuna, que depois se reconstruirá o coração. Dinheiro, muito dinheiro, para comprar uma alma pura, onde a raridade tornou carissimo o genero!".

Glauce 30/12/2014

Perdição e Salvação
Esta obra de Camilo Castelo Branco diferente de "Amor de Perdição" tem um final bem diferente do que esperamos dos livros românticos. O casal principal sofre nas 170 páginas iniciais e só no final contemplamos uma conclusão inesperada (pelo menos para quem leu Amor de Perdição). Apesar da linguagem rebuscada e de difícil compreensão para iniciantes, vale a pena ler este livro que representa o futuro próximo da sociedade(daquela época), por isso é possível dizer que esta obra possui alguns (poucos) traços do Realismo, apresentando um perfil diferente de mulher (Teodora), apesar de ser submissa a Afonso isso não aconteceu com seu marido Eleutério. Já Mafalda, um anjo de candura, (será que existe esse tipo de mulher? ou já existiu?) prima de Afonso, se apaixona pelo primo e fica aguardando que o mesmo olhe para ela com outros olhos. Passa boa parte do livro sofrendo por ver seu amado(Afonso) sofrendo por Teodora. O angustiante é que ela nunca luta pelo seu amor, sempre fica aguardando Afonso. Até que no fim do livro acontece a tão esperada união/salvação. O que podemos perceber neste livro é que Camilo Castelo Branco apresenta um romance onde mostra a possibilidade de perde-se e salvar-se no amor ou pelo amor.

Gustavo Adolfo 11/12/2014

Fantástico
Inteligentíssimo! Repleto do mais doce sarcasmo. Uma verdadeira delícia! Hilário até com seu suculento recheio de críticas sociais e aos costumes com toda a mediocridade da sociedade "de sempre". Fantástico! Brilhante! Há tantos detalhes fáceis de se não perceber que um leitor desatento pode não dar valor à essa autêntica obra de arte.
Não recomendo a leitura para os que não têm referências (os que estão atolados naquelas leituras de vampirinhos modernos e 50 cores-sem-cor, e coisas parecidas), pois acredito que dificilmente esta pessoa conseguirá passar das primeiras páginas... O que é uma pena.
Dani 14/06/2017minha estante
Gustavo Adolfo. Esse livro é um saco mesmo. Possui uma linguagem muito rebuscada, muito enfeitada, isso torna a leitura chata e cansativa. Terminei o livro mais por obrigação, exigido em minha época de ensino médio (1998), do que por prazer na leitura.

Nada contra, mas não gosto muito de leitura sobre "vampirinhos modernos e 50 cores-sem-cor, e coisas parecidas", gosto de clássicos e livros baseados em fatos reais, porque estes últimos, tendem a ser mais intensos e verdadeiros. Quanto aos clássicos, que costumam ser de minha preferência, são àqueles sem muitas redundâncias, sem repetições excessivas, cuja linguagem seja clara e convicta, que descreva com perfeição, porém sem repetir coisas óbvias.

Agora, uma dica para você: existem várias formas de contar uma história ou estória. Logo, nem todos os clássicos são bons para lerem porque, apesar de uma linda história/estória, podem se tornar uma chatice e um martírio durante a leitura, ao passo, que livros "clichês" se tornam best-sellers, por ter uma leitura cativante e vice-versa também. Não é bom rotular estilos de leituras, justamente para não incorrer neste erro que acabei de expor.

A leitura, seja qual estilo for, penso tem que ser cativante, prazerosa, convergir o leitor e não repugnante, repulsiva que venha divergir o mesmo. Temos que ler por prazer e não por obrigação ou simplesmente para cumprir alguma meta.