Imaginário Feminino

Imaginário Feminino Camille Thomaz Labanca

Resenhas - Imaginário Feminino

Bárbara 20/12/2011

Imaginário Feminino - Camille Thomaz
Quando a Camille perguntou se eu leria o livro dela, em PDF, se ela me enviasse, a única resposta que eu podia dar, claro, era a positiva. E não me arrependi, em momento algum, do que fiz.

Preciso dizer, assim como José Oliveira, que se você ler e reler, logo depois de ter lido, vai tirar, sim, conclusões de um mesmo trecho. É incrível a facilidade que a Camille arranjou para escrever seu primeiro livro. Fiquei apaixonada pela escrita e apaixonada pela personagem.

Mesmo sendo um livro de contos, Camille criou Larissa, mulher que sofre/sofreu de depressão. E é essa mulher que nos conta histórias por meio de pequenos contos. Pequenos lindos contos.

E mesmo você sabendo que esses contos foram escritos pela personagem Larissa, você traz tudo para o seu dia a dia (eu, pelo menos, fiz isso). Você se depara com trechos e se pergunta como foi que você não havia escrito ou pensado naquilo antes.

Eu, que sou uma apaixonada por contos (crônicas e textos rápidos) viajei bastante em cada pequeno conto que a Camille colocou ao longo das 42 páginas (o livro ainda não foi publicado, nem diagramado então, provavelmente, essas páginas vão aumentar de quantidade quando o livro for lançado).

Apesar de ser um livro curto e de contos, a leitura não é lá a coisa mais fácil do mundo. E eu digo isso porque eu li interpretando as entrelinhas. É bem melhor quando você lê um conto fazendo isso porque você pega boa parte da essência do autor e, no caso de Imaginário Feminino, da personagem. A gente descobre, ao longo dos contos, os medos, inseguranças, sonhos e desejos de Larissa. E isso é ótimo!

Desejo todo o sucesso do mundo pra Camille. Como já disse, tenho um carinho super especial por ela. Assim como ela me ajudou bastante com meu livro, vou fazer o possível para ajudá-la com Imaginário Feminino.
Carol 11/04/2012minha estante
Na verdade, eu gostei da resenha sim, mas cliquei em "não gostei" sem querer... Ainda não li o livro e é por causa desta resenha e de outras que fiquei curiosa e quero ler!

Bruna.Bookstagram 30/01/2022

Tudo o que você precisa saber para estar tão próximo a sentimentos femininos e seus pensamentos. Leitura curta e com vários títulos para que você não se perca. Não tente achar uma história ou algum fundamento. Não vai encontrar. São apenas pensamentos.

Leitora Viciada 01/01/2012

Este é o primeiro livro da Camille e será publicado pela Editora Alcantis, provavelmente em abril. Enquanto a maioria dos jovens escritores estreiam com histórias sobrenaturais ou românticas, Camille é ousada. Ela sai do caminho comum e mais simples e mergulha num mar inseguro, arriscando-se. E o bom disso tudo é que essa empreitada dá certo, muito certo!
Camille cria um livro de pequenas crônicas, utilizando uma linguagem poética, sensível e quase totalmente lírica. São fatos cotidianos ou pensamentos íntimos de uma jovem mulher em busca por sua essência, tentando compreender a si mesma e o mundo a seu redor.

Histórias sentimentais, muitas vezes num tom completamente metafórico. Larissa, a protagonista, expressa seu estado de espírito e visão pessoal das mais diversas situações vividas. Ela conta suas dores e amores (e desamores), sua luta contra a depressão, momentos únicos e inesquecíveis, sejam estes bons ou ruins.
Em alguns trechos nos deparamos com sua visão um tanto irônica ou cômica, trazendo frases inteligentes e críticas. Mesmo diante do clímax do drama, Larissa (ou Camille?) mantém observações interessantes e até engraçadas. Embora a tragédia atinja a personagem, e mesmo que guarde a dor dentro de si, ela consegue desabafar através dos rabiscos no caderno e reflexões pessoais.

O foco e as observações são típicas do mundo feminino. Em alguns momentos imaginamos Larissa como menina, em outros como mulher. E é justamente esse conflito sofrido pela moça: o do crescimento. Ela mostra como crescer dói, mas é bonito. O livro parece um diário, mas não é, pois não existe uma ordem cronológica. Poderiam ser fatos ocorridos num intervalo de meses ou anos; ou o oposto, intervalo de dias ou horas. Esse é um dos charmes da narrativa: a desordem dos fatos. A organização é sentimental. A ordem não é cronológica, e sim emotiva.

Uma menina-mulher que pode ser uma ou todas ao mesmo tempo. Conflitos típicos femininos, momentos, pensamentos e reflexões secretas. Um livro para que as mulheres percebam que não estão sozinhas, que aquele momento estranho ou indecifrável também é o momento de outras. Um livro para os homens mergulharem no interior mais sombrio ou colorido das mulheres - o diferencial pode ser uma simples forma de se observá-las. Mergulhem no íntimo mais escondido que há em cada menina ou mulher. Talvez assim os homens compreendam um pouco mais sobre esse universo. Ou talvez terminem sem entender mais nada. E é essa a beleza da Larissa e das mulheres: a surpresa e o mistério constante. Quanto mais coisas são descobertas, menos compreensão você encontra nelas.

O livro é curto, porém complexo. Você lê um trecho e sorri. E lê novamente. Você precisa tentar compreender o duplo sentido de várias frases, ás vezes triplos. Repita a leitura e perceba mais um detalhe minúsculo que quase passou despercebido e cria uma outra interpretação. Uma mesma linha pode gerar uma nova imagem, um diferente sentimento. Coloque sua imaginação para funcionar e tentar desvendar o mundo particular e rebuscado de uma moça, tão simples e tão complexa. Tudo ao mesmo tempo!

Trechos:

"Boneca de pano. Totalmente maleável. Pegue, vire, dobre, corte, costure. É, boneca perfeita, é o que todos querem que seja. Boneca sem maquiagem, tão bonita assim que não precisa mudar. "

"- Sabe, não me conheço, mas sou tudo aquilo que quero ser, e um pouco mais. – comentou para o amigo que estava ao seu lado. – Ou menos."

"Não quero uma parte sua, eu quero você por completo: seus defeitos, suas virtudes, manias, piadas, toques, sentimentos. Quero poder falar que sou sua sem imaginar que existe outra que também é."

"Via a si mesma, mas não enxergava nada. Muito menos obtinha uma resposta para suas perguntas. Via-se morta, mesmo estando viva. Talvez porque fosse exatamente assim que se sentia."

"Inexplicavelmente, fiquei mais feliz. Sorrindo, boba, com qualquer coisa.Típico de menina apaixonada. Mas não sou mais menina, nem estou apaixonada. Então como explicar essa sucessão de acontecimentos?"

"Descobri que nem todo mundo é justo, nem todo mundo é tão legal e que as pessoas realmente gostam de nos ver felizes – mas nunca mais do que elas. E aprendi a lidar com isso."

"É o presente, pensando no futuro. Presente que é presente, objeto, não pode ser tão ruim; então o meu não deveria se chamar presente. Também não sei como deveria se chamar."

"- O que está fazendo?
- Juntando.
- O quê?
- As migalhas.
- Não estou vendo.
- Essas não foram feitas para serem vistas."

Lidianne Oliveira 17/01/2024

Achei interessante a forma como a autora conta a história, através de contos. Não é algo que me prendeu ou me comoveu, mas me identifiquei com alguns trechos.

Jeh Asato 01/05/2012

Nosso Imaginário Feminino!
Não foi à toa que li Imaginário Feminino duas vezes. Li, reli, me apaixonei, senti saudades, relembrei, encontrei o que até então não sabia que tinha perdido, enfim, foram tantos os sentimentos que esse universo criado pela Camilla me trouxe, que é impossível não torná-lo um livro de cabeceira.

Um conjunto de micro textos, devaneios e até diálogos, Camille traz à tona todos os pensamentos que qualquer mulher já teve. Melhor ainda, que já quis expressar de alguma forma mas não foi possível. Em cada ou qualquer palavra você pode encontrar a ti mesma. O amor é o tema chave de Imaginário Feminino.

Amor-próprio, amor perdido, amor platônico, amor de sobrinha, de amiga, de borboletas no estômago, de esperança, de partidas. Amor é um sentimento que todos nós temos dentro de si mas expressados de forma diferente, em momentos diferentes. Alguns perduram por um breve-longo tempo, outros nem são notados. Mas estão aqui e ali; indo e vindo.

Em poucas páginas, você vai se encantar com as versões fragmentadas, opção escolhida pela autora. São textos fragmentados mas que te dá a ousadia de torná-los um só. Achei essa ferramenta de escrita muito bacana. E falando em escrita, Camille realmente tem nas mãos a arte de inventar palavras que dão origem à emoções.

Obrigada Camille, pela oportunidade de ler e reler suas palavras que foram tão expressivas em minha vida. Não é de se espantar que eu tenha me identificado em tantos momentos com o Imaginário Feminino. Parabéns e muito sucesso!

Andressa 20/09/2012

Imaginário Feminino - Camille Thomaz
Este livro já chamava a minha atenção mesmo antes da publicação. Mas, por não ter a mania de ler as sinopses dos livros, acabei achando que encontraria algo diferente do que realmente é. Não é um livro desses de romance onde encontramos uma garota inocente em busca de seu eterno amor e nem é sobrenatural, como a maioria hoje em dia parece ser. Apesar disso ter, de certo modo, me desanimado um pouco quando iniciei a leitura - por culpa mais minha do que qualquer outra coisa - , percebi que gostei sim do livro, e que aos poucos foi me conquistando com seu jeitinho diferente de ser dos que estou acostumada a ler.

Apesar do livro ser contado por Larissa, sua protagonista, não é na verdade um livro sobre a personagem. É um livro sobre sentimentos, sobre inseguranças, medos; sobre ser uma garota apaixonada que nem todas as vezes consegue o quer e sobre a eterna busca por quem ela realmente é. Através de Larissa, vemos o nosso Imaginário Feminino sendo mostrado com uma delicadeza inacreditável. Isso nos é contado através de pequenos contos e que, juntando com o pequeno tamanho do livro, nos faz terminar a leitura em no máximo dois dias.

Camille, em muitos destes contos conseguiu que eu me visse como a própria narradora do livro, por já ter passado por situações parecidas com as narradas pela personagem, ou por ter feito em algum momento as mesmas perguntas e ter tido as mesmas inseguranças que ela teve. Nessas passagens do livro eu geralmente parava a leitura e começava a me lembrar de como aconteceu comigo e isso me trouxe não só lembranças ruins, mas uma ótima viagem ao passado com direito a relembrar todos os sentimentos vividos anteriormente. Tenho certeza de que não só eu, mas todas as mulheres um dia já passaram por alguma situação parecida com as contadas no livro e é isso que o torna especial.

Foi um livro que, como já dito, no início chegou a me desapontar um pouco só por não ter sido como eu esperava. Mas foi me ganhando e me envolvendo, chegando ao ponto em que eu já não conseguia largá-lo até que chegasse ao final. Camille Thomaz com certeza fez uma ótima estreia como autora e não vejo a hora de poder ler mais alguma obra sua!

'' ''(...) Quando ouvi você me chamar, falar meu nome completo, uma vez certa e outra errada, pensei que você talvez não fosse tão inacessível assim. Pensei que talvez valesse a pena arriscar. Estranho, não é? Querer arriscar tudo que a gente mais teme por causa de uma palavra, uma voz, um toque. Eu quis. Eu quero. É tarde demais para tentar?'' Em vez de dizer isso, guardei as palavras, o medo, a vontade de tentar e, em tom de brincadeira, falei:
- Porque você está apaixonado.
... e não é por mim.'' Pág 51.

RUDY 21/10/2012

Sinopse:
"O amado universo feminino é preenchido por mistérios e dá abertura para abordar os mais variados temas. É poderoso, pode mudar o rumo de uma história, e este universo, jamais será desvendado: “Fato.”

Pois bem, saibas que algo singular, nas entrelinhas de uma inteligente narrativa, transborda nas páginas deste livro. As palavras se traduzem em sentimentos, desilusões, vivências e passagens aparentemente tão cotidianas; atingem o belo mundo ao qual pertence o universo das paixões. A leitura é ininterrupta: “Comprove.”.

Que atingirá a mente dos pensantes e o coração dos que já se apaixonaram, os que estão em pleno prazer, ou ainda, daqueles que se apaixonarão. Nada de meio termo, todos estarão envolvidos, as histórias, ou a história, se reflete como um espelho no coração de cada leitor que se aventurar aqui. Às vezes, leia por duas vezes uma mesma passagem, terás diferentes interpretações: “Aceite o desafio.”.

A autora trouxe um assunto delicado, ao mesmo tempo necessário, utilizou de coisas simples para fazer uma oportuni¬dade para reflexão e desabafo, de onde encontrar o nosso “eu” —, há tanto escondido que interliga ou busca o sexo oposto. A linguagem por vezes, mesmo que simples, traz a mensagem subliminar: “Desvende.”.

Camille Thomaz pode ser jovem ou uma autora iniciante, mas possui uma mente altamente elevada, graças à bagagem cultural que absorveu no apaixonante mundo dos livros. Esta é uma obra voltada a todos, seja para amar, pensar... Ou jamais esquecer: “Não duvide.”."

(José Oliveira - Escritor)

Resolvi colocar a sinopse da editora porque está bem completinha.

Para ler a análise técnica e opinião sobre a autora, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/10/resenha-58-imaginario-feminino-camille.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/10/resenha-imaginario-feminino-camille.html
Michelle 30/12/2022minha estante
interssante

Talita 04/09/2012

Quando me inscrevi para o booktour de Imaginário Feminino,
imaginei que iria gostar mais do livro, mas em geral não me decepcionei de maneira alguma.

O livro conta com diálogos e contos transbordando de sentimentos, emoções, conflitos,
onde podemos sentir, e se identificar de uma maneira única, nos transporta para
dentro de cada sensação descrita, de cada sentimento,de cada sonho, de cada realidade exposta.

Cada linha é recheada de amor de todos os tipos,mas principalmente o amor puro,
aquele presente nos sonhos,fatos e confitos que podem ser realmente verdadeiros,
que cada um possa realmente passar por alguma das situações descritas ali, eu mesma
me identifiquei com vários pensamentos retratados, são de uma maneira tão simples e ao mesmo
tempo tão complexas que nos faz afundar em cada imaginário feminino.

Deixo pra vocês alguns quotes que gostei bastante, para que possam refletir e se deliciarem
com uma pequena amostra da obra bonita e real que a autora nos proporciona.

“Voltaria a sorrir, para não chorar. Brincar com o que considerava sério.
Seria forte, mesmo que se sentisse fraca. E todos os pensamentos, segredos,
medos e inseguranças ficariam guardados de tal forma que ela mal pudesse lembrar.
Talvez assim a vida se tornasse mais fácil, pensou consigo mesma.”

“Não sei quando isso vai parar, espero que logo. Sim, eu entendi, a vida segue.
E nem sempre o nosso final feliz é com nosso primeiro amor verdadeiro.
É com outro, tão bom quanto. Não você. Então, por favor, deixe-me ir.”

"Descobri que nem todo mundo é justo, nem todo mundo é tão legal e
que as pessoas realmente gostam de nos ver felizes – mas nunca mais
do que elas. E aprendi a lidar com isso."

Reh Mury 10/08/2012

Sabe quando você começa a ler um livro que estava guardado na estante e você pensa “por que eu não li antes?”. Foi minha reação ao devorar o livro da autora Camille Thomaz. Imaginário Feminino é aquele livro que parece ter sido escrito por você, pra você ou pra/por alguém que você conhece. É um livro pequeno mas de leitura apaixonante.
Ele é um livro de contos e que conta também com diálogos e devaneios da personagem principal, Larissa, uma jovem de 24 anos que tem horas que se parece uma menina e que não se considera como uma “adulta de verdade” (como ela mesma fala) e nós conheçemos um pouco do que se passa em seu Imaginário Feminino: conflitos, pensamentos, sua luta contra a depressão…

Me identifiquei muito com a personagem. Tanto por alguns acontecimentos/sentimentos terem sido quase que iguais aos que aconteceram comigo, quanto pela própria visão dela sobre si mesma no início do livro (será se eu sou uma adulta de verdade?). Aliás, quem não conhece uma Larissa assim? Uma irmã mais velha, uma amiga… todas nós temos um pouco de Larissa.

Imaginário Feminino possui uma leitura que nos envolve desde a primeira frase do primeiro diálogo até o final. A autora soube criar uma personagem real, ao contrário de outros livros que lemos, onde mocinhas se esbarram com criaturas e vivem um romance, e que nos faz querer estar no seu lugar, viver as aventuras que ela vive, sentir tudo que ela sente.

Nica 08/01/2012

Ah o amor!
"A imaginação voa, formando palavras,
que formam frases, que formam parágrafos, que formam textos. (...)
Os sonhos nem sempre fazem sentido."

Avós... Mães... Netas... Filhas... Mulheres... Meninas... Cheias de dilemas, medos, dúvidas, emoções a flor da pele... enfim, sentimentos! Nós mulheres somos um turbilhão deles! Não importa a idade, não importa a crença, não importa a criação... Como costumamos falar dos homens, que só mudam de endereço; nós, mulheres-meninas, somos assim também! Todas nós sonhamos, imaginamos o príncipe ideal, aquele que aprendemos a amar nos filmes da Disney, que vem ao nosso encontro em um cavalo alado branco, deslumbrante... É, mas acreditem, príncipes encantados não existem!
Imaginário Feminino é um livro de contos, onde através deles, conhecemos a mente e o coração de Larissa. Muitos podem pensar que se trata de um diário... é, Larissa realmente nos conta sua vida através de seu diário... mas não somente! Camille Thomaz consegue nos fazer viver cada aflição, cada sentimento, cada emoção que Larissa vive... Não em ordem cronológica - por isso não podemos considerar um livro de contos em forma de diário - mas através das experiências de amor e desilusão que Larissa vive em diferentes momentos de sua vida...

"Inexplicavelmente, fiquei mais feliz.
Sorrindo, boba, com qualquer coisa.Típico de menina apaixonada.
Mas não sou mais menina, nem estou apaixonada.
Então como explicar essa sucessão de acontecimentos?"

Camille nos faz viajar através do Imaginário Feminino de forma íntima e pessoal. É instigante e, ao mesmo tempo, reconfortante, poder reconhecer-se em cada um dos contos, em cada uma das situações! Acredito que todas nós, meninas ou mulheres, aprendendo a caminhar ou vividas e experientes, podemos nos ver em vários momentos da vida de Larissa, podemos relembrar essas experiências e nos emocionar... Se ainda somos meninas, podemos ficar tranquilas, relaxadas... o amor verdadeiro vence e a dor de qualquer desilusão passa; se já somos mulheres, podemos nos orgulhar de todas essas situações e de todo aprendizado que levamos delas!
Imaginário Feminino é um livro de contos, um livro auto-biográfico (hein Camille?), um livro sobre o universo feminino, um livro sobre a vida!
Recomendo esse livro a todas as meninas-mulheres mas, principalmente, aos meninos-homens... Porque? Imaginário Feminino é uma viagem ao mais íntimo do universo feminino... Uma viagem ao interior da alma feminina: a mente (leia-se coração).

"A lógica da 'ilogicidade' que é esse sentimento chamado amor. Amor? É, Amor."

Poly 03/05/2012

O livro tem apenas 104 páginas, mas é bem profundo. Apesar da linguagem ser bem simples, não é um livro comum, ele é um pouco mais inteligente e precisamos ler as entrelinhas para entendermos bem o que acontece.
A história é a de Larissa, depressiva, e pelo o que entendi, que acabou de terminar um relacionamento e conta sua história por meio de contos. Todas são histórias comuns do cotidiano, mas são colocadas de modo a aparecerem sensacionais. Algumas são irônicas, outras engraçadas, outras tristes… assim como a vida.
Acho que é um desses livros que toda mulher que lê pensa: “nossa! Eu sou assim!” e é verdade! Todas temos um pouco de Larissa dentro de nós e adorei a forma como a Camille conseguiu colocar todas as características no papel.
Vou transcrever uma parte de um conto, que quem me conhece com certeza se lembraria de mim ao lê-lo:

“Não imaginava que tal sentimento fosse voltar, não imaginava que ele nunca tivesse ido. Como se fosse ontem, aqueles poucos segundos que o mundo parou enquanto apenas nos olhávamos. Será que você conseguiria me explicar por que é difícil… te esquecer? Esquecer aqueles segundos, que apenas falamos palavras tão simples e comuns como “bom dia”. Aquela sensação inexplicável de querer-te por perto, sem nem ao menos saber quem você de fato é.”

Eu poderia muito bem ter escrito isso há pouco mais de um ano (right, people?). E acredito que muitas outras Larissa, Polys, Amandas, Manuelas… também poderiam dizer a mesma coisa.
E é essa a essência de todo “Imaginário Feminino”. Um livro para ser lido e relido quantas vezes quiser (e como se trata de uma obra fininha, reler não será nenhum trabalho).

Beatriz Gosmin 12/11/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
O livro é inteiramente formado por contos, e a maioria deles são bem pequenos, cabendo dois por página.
A personagem que nos escreve é a Larissa, que logo no início nos mostra estar passando por uma doença, no caso, a depressão.

Os contos começam e a narrativa é fluída, mas não pode deixar-se distrair nem por um instante, porque se não você perde o foco. Como diz na sinopse: se você ler duas vezes, terá interpretações diferentes em cada uma.

Sabe quando você está triste (ou muito feliz) e bate aquela vontade de escrever? Então você pega uma folha ou o laptop e sai escrevendo todos os seus pensamentos, angústias, frases e palavras inventadas? Você já fez isso? Eu já fiz isso. Tenho muitos textos por aí, em notas do facebook, numa página de autores na internet, em papeis guardados e arquivos do word com senha.

Confesso que já tive momentos muito ruins em minha vida (quem não tem?) e a minha escapatória era escrever. E é assim que são feitos os contos. A personagem despeja tudo o que pensa, vive, sonha, quer e acredita no papel. E nós o lemos. E nos nós identificamos.

E caso você pense: “não tenho o hábito de escrever nada, nunca passei por essa doença, não me identificarei com o livro”, você está errada. As situações e pensamentos da personagem não remetem apenas a garotas que possuem os mesmos problemas e hábitos que ela, mas a toda garota no geral (e dependendo, garotos também).

Havia contos que eu me identificava de tal forma que chegava a pensar “Eu já me senti assim, eu já vivi algo como isso. Eu poderia ter escrito este conto”.

" Meus cabelos estão voando e eu sorrio. Abro os braços e dou duas piruetas antes de me sentir idiota e parar. Idiota feliz. Idiota livre. E ser idiota é, necessariamente, ruim? Pg. 32 "

Notamos reações diferentes a cada momento descrito, nos aventuramos nos amores e desamores vividos por ela, e os motivos para tais. O livro e os sentimentos presentes são profundos de forma única e verdadeira, não profundos no sentido de chororô e romances água com açúcar.

Vamos lá... Aceite o desafio de ler e se encontrar ali. Aceite o fato de que no livro não existe romances perfeitos como os que estamos acostumadas a ler, mas situações cotidianas que você viveu, conhece, sentiu, viverá. Está pronta para encontrar uma amiga que te entende? Então leia o livro.

" Ela que sempre pensava em todos os pontos de vista; ela que sempre escutava, que admitia quando estava errada, e que tentava ser justa. Ela estava errada, afinal? Pg 36 "

Veja o post original da resenha:

Rose 19/07/2013

Todo mundo sabe que o universo feminino é uma caixinha de surpresas. A autora Camille Thomaz mostra de uma forma muito bem escrita e muitas vezes romântica, o que se passa na cabeça e no coração de uma mulher.
Em vários contos, Camille relata vários momentos, sentimentos e opiniões de nós mulheres. O livro é fininho, você se envolve na leitura e quando vê já acabou... Não dá para falar muita coisa do livro, afinal não é uma estória longa com início, meio e fim. São contos curtos e bem estruturados que te convidam a pensar e porquê não, desvendar este universo muitas vezes indecifrável...