Mirela L.
15/02/2012Resenha que eu fiz para o Inteiramente DivaDespertar tem uma capa linda, é um romance leve, que convida o leitor para fazer uma viagem pela cidadezinha de Guayi, além de envolver uma protagonista médica (nunca tinha lido nenhum livro com protagonistas envolvidos com a medicina), com personagens interessantes e uma estória tão envolvente que eu não conseguia parar de ler! Despertar é um livro que nos faz refletir sobre descobertas, sobre sentimentos, sobre escolhas…
Lívia é médica pediatra e viaja de Campinas para Guayi, situado no Amazonas, para trabalhar como pediatra na Unidade de Saúde da região. Mudar para Guayi foi algo temporário para adquirir mais experiência, mas o sonho mesmo de Lívia é se tornar médica cirurgiã, e visando alcançar esse objetivo ela se inscreve num curso fora do país e fica aguardando ansiosamente o resultado da seleção.
Assim que chega à região é bem recebida por Carlos e Ana, também médicos da US, que acolhem Lívia com imenso carinho e atenção. São pessoas dedicadas ao trabalho, ao bem estar da população… médicos humanizados e comprometidos com a causa. Logo no seu primeiro dia de trabalho, ela conhece Rodrigo, também médico da Unidade, que veio de Cuiabá e que possui muitas afinidades e características em comum com Lívia, inclusive o desejo de fazer residência fora do país.
“Também gosto desta parte do meu trabalho. Ter permissão de entrar na casa, na vida destas pessoas, ver como vivem, poder orientá-las a melhorar a higiene, falar sobre prevenção de doenças.” [pág. 144]
E além de médicos comprometidos com a saúde da população, Helena ainda aponta características de pessoas engajadas e comprometidas com o meio ambiente. Achei todas as descrições dela em prol das causas muito lindas e inspiradoras!
“- Penso ser este o caminho – concluiu Carlos. – O respeito, a consciência, a necessidade de preservar a natureza, pois precisamos dela para sobreviver. Isso acaba também incentivando o respeito, a consciência no ser humano, o que beneficia todas as partes. Quem sabe assim poderemos viver de maneira mais digna.“ [pág.35]
E é num dos primeiros dias de atendimento, que Lívia é chamada as pressas para tratar de um menino, com um ferimento na cabeça. O garotinho, chamado Lucas, estava muito assustado e acompanhado por um pai desesperado, que chega a ser grosseiro com ela por não acreditar em suas “habilidades” como médica.
“Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeada. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” [pág. 45]
É bonito perceber pela escrita da autora a sensação de um profissional engajado e comprometido com o que faz. E eu particularmente, como profissional da área de saúde, fiquei bastante feliz e embargada de sentimentos bons durante a leitura de Despertar. É muito lindo ver pessoas sendo atendidas de forma humanizada, com amor, com respeito… Parabéns a Helena por abordar características tão lindas em sua obra!
Despertar é uma delícia de ler *-* Helena descreve bastante os locais em que a protagonista se encontrava, móveis, arredores, impressões, proporcionando ao leitor uma visão mais ampla das situações e locais. Outro ponto que SEMPRE me cativa em livros é quando existe uma criança fofa e simpática *_* AWN! A vontade que dá é entrar na estória e abraçar ela beeeeeeem muito!
O leitor fica compenetrado na estória, querendo saber o desfecho, compartilhando das dúvidas e escolhas de uma protagonista sempre habituada a só estudar e que passa a enfrentar “problemas” ao perceber algumas mudanças em seu coração (pois Lívia acaba criando laços fortes com as pessoas daquela localidade). Uma despedida que poderia parecer simples, talvez não fosse tão simples assim.
Confira: http://inteiramentediva.blogspot.com/2012/02/resenhando-43-despertar-helena-andrade.html ^^