Despertar

Despertar Helena Andrade

Resenhas - Despertar

Ana Luiza 19/07/2014

Delicioso, irresistível e bem brasileiro
Lívia é uma pediatra recém-formada que aceita trabalhar em Humaitá, uma pequena cidade do interior localizada as margens do Rio Madeira e no coração da Floresta Amazônica, com o objetivo de juntar dinheiro para fazer outra especialização no exterior. Ao chegar lá, a jovem médica é recebida com muito carinho, tanto pelos colegas da Unidade de Saúde onde trabalha quanto pela população local.

"Não sei por que pensei ter total domínio sobre os caminhos que tracei para minha vida. Apesar de poder muitas vezes escolhê-los, nem sempre me levaram onde imaginei." Pág. 9

Lívia imediatamente se apaixona novamente pelo trabalho de médica, estar em contato com as pessoas e ajudar a melhorar suas vidas e saúdes é muito gratificante. Entretanto, logo nos primeiros dias ela se vê diante um desafio. Um garoto chega para ser atendido, mas o pai do menino não confia na nova médica e acaba a tratando mal. Lívia não se deixa intimidar e prova que é boa no que faz, e assim acaba conquistando o garoto, Lucas, mas não seu pai, Thomas.

Apesar de passado o episódio e Lucas ter se curado, Lívia não consegue tirar Thomas da cabeça, o que para ela é muito incomum, já que um homem nunca tinha provocado algo similar nela. Entretanto, Lívia sempre foi determinada quanto a seus projetos e planos para futuro e sabe que começar um relacionamento em Humaitá nunca daria certo, já que ela só trabalhará lá por um ano. O que não impede seu colega Rodrigo, um médico bonito e com gostos parecidos com os dela, de nutrir uma paixão pela moça. Entretanto, apesar de gostar muito de Rodrigo, ele não desperta o coração de Lívia como acontece toda vez que ela pensa ou vê Thomas.

Quando tudo indica que Thomas tem os mesmos sentimentos que Lívia tem por ele, a médica fica dividida. Será que ela deve se entregar a essa paixão ou continuar focada na sua carreira, como sempre fizera a vida toda? E será que Rodrigo se conformará apenas com a amizade?

" – (...) Conforme fomos nos conhecendo, me apaixonei cada vez mais. Mesmo que quisesse, agora não poderia excluí-la da minha vida, porque você faz parte dela. Quero ficar com você o quanto puder. Ainda que amanhã você diga adeus, quero viver este amor. Quero amar vocês como ninguém nunca amou ou irá amar." Pág. 148

“Despertar” é o tipo de livro que a partir de uma trama simples consegue conquistar e emocionar o leitor. Não tinha muitas expectativas para a obra, por isso acabei me surpreendendo ao encontrar um romance leve e delicioso, que me prendeu da primeira a última página, e gostando bastante da história.

Os personagens são simples, mas muito bem criados, cada um com personalidade própria e papel na história. Apesar de Thomas ter soado um pouco perfeitinho demais e, logo, clichê, gostei muito do personagem, que é o típico “cara irresistível” dos romances. Já Lívia me agradou muito mais. Ela não é aquela protagonista bestinha, desastrosa e com baixa auto estima que encontramos na maioria dos livros. Lívia é uma mulher decidida e focada, desde sempre preocupada com o futuro, o que me fez identificar bastante com ela. Seu lado fofo e delicado com as crianças não tem nada a ver comigo, mas tornou a personagem um amor e impossível de não se gostar.

A escrita de Andrade é boa, leve e fluída. A narrativa em primeira pessoa é bastante descritiva, mas não chega a ser cansativa. Na verdade, todos os detalhes que a autora apresenta apenas enriquecem a história, especialmente quando ela fala da paisagem. Andrade descreve os cenários com tanta perfeição que é impossível para o leitor não se sentir dentro do livro e da Floresta Amazônica. A autora fala com muita familiaridade da fauna e flora da região e também do trabalho médico desenvolvido por Lívia e outros personagens, o que deixa a história ainda mais convincente. A única coisa que me incomodou um pouco na trama foi desenvolvimento do romance entre Lívia e Thomas. Tudo aconteceu rápido demais e no início pareceu um pouco forçado, mas felizmente a sensação passou conforme a história avançava.

Quanto a edição, só tenho uma reclamação. A diagramação, apesar de simples, estava perfeita. O tipo e tamanho da fonte também estavam bons. A capa é linda e combina perfeitamente com a história. Entretanto, as páginas brancas me incomodaram, elas sempre deixam a leitura um pouco cansativa.

“Despertar” é um romance delicioso, irresistível e bem brasileiro. A história fofa e descomplicada me lembrou muito aquelas novelas das 6 horas, as únicas que realmente gostava quando assistia televisão. Acredito que uma adaptação do livro, transmitida nesse horário, conquistaria um grande público. Recomendo “Despertar” para os românticos de plantão, que nunca dispensam uma boa história de amor com a cara do Brasil, mesmo que essa não tenha muitas surpresas. Um livro bom para descansar a cabeça, eu adorei a obra e fiquei curiosa para ler outros livros da autora.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/07/resenha-despertar-helena-andrade.html
Helena 25/08/2014minha estante
Linda resenha Ana Luiza! Adorei! Com certeza ficarei muito feliz que possa ler outras obras minhas. O próximo livro deve ser publicado nos próximos meses. Se quiser acesse meu site: www.helenaandrade.com.br e sabia mais. Muito obrigada pelo carinhoso retorno. Beijos.

Ana Luiza 25/08/2014minha estante
Oi Helena, que bom que gostou da resenha, mas não falei nada mais ou nada menos do que o livro merecia. E pode deixar que já estou indo conferir mais informações sobre seus próximos lançamentos!

Bjs

Arca Literária 08/07/2014

Lindo demais!
Por: Caroline Teixeira

Adorei esse livro! A capa é linda e de fato, e o título representa a história traçada nele.

Despertar não é um livro de fantasia, com seres míticos. É uma história real; real porque narra fatos que qualquer um de nós pode viver, você se identifica com ela.

Tem um enredo instigante, você começa a ler o livro e não quer mais parar. A cada virar de páginas, a história ganha movimento e você se vê ansiosa para saber o desfecho.

Despertar é sobretudo uma história de amor, na verdade de amores, pois trata do processo de descoberta do amor em suas variadas nuances.

Lívia é uma jovem recém formada em Medicina. Natural de São Paulo, mais precisamente de Campinas. Sempre foi muito centrada, estudiosa, decidida e dedicada, e por isso mesmo já tinha em sua mente o seu futuro planejado. Sua paixão sempre foi pelos estudos e seu maior sonho era torna-se Cirurgiã, tinha aptidão para isso. Após forma-se decide fazer residência em cirurgia; porém, não passa no processo seletivo.

Desejando começar a vida e ser independente ela faz um concurso, termina sendo aprovada e vai trabalhar numa cidadezinha no interior do Amazonas, chamada "Guayi". E é justamente essa cidade que será responsável por uma grande mudança na sua vida.

Chegando na cidade, muito pequena com poucos habitantes, ela é bem recebida por Ana e Carlos que lhe dão todo o suporte até ela se instalar na cidade. No trabalho conhece o Rodrigo, um jovem com um futuro brilhante, inteligente, bem-humorado, lindíssimo que ao conhecê-la se encanta por ela. Mas ele inicialmente não causa o mesmo efeito nela.

O processo de adaptação de Lívia se dá de forma rápida pois o povo é bem acolhedor e os profissionais que trabalham com ela são muito bons.

Em um dia comum de trabalho se depara com um homem perturbado e com uma conduta ameaçadora, Thomas, que traz consigo uma criança com o olhar doce, o Lucas. Fica incomodada com a atitude dele, mas age de forma profissional e presta atendimento ao garoto. De forma que ela não compreende, se sente desconfortável com a presença daquele homem que até então tinha sido tão mal-educado com ela.

Após esse episódio, Thomas passa a estar presente de forma intensa em seus pensamentos e ela passa por um momento de inquietação, de descoberta; entender o que ela estava sentindo. Muitas coisas acontecem a partir desse encontro inesperado.

Qual caminho devemos escolher na vida!? Como se decidir entre a realização do sonho da sua vida no futuro e o presente, que se apresenta como um sonho. Um sonho não esperado, não desejado por ela, mas daqueles que só vimos num "conto de fadas" que passa a ser seu projeto de vida!?

Despertar te levará a essa dúvida que será vívida por Lívia, sua descoberta pelas coisas simples da Vida, a descoberta do amor na sua forma mais intensa e variada. Ela terá que fazer uma escolha.

Uma história linda, com personagens cativantes que me conquistou e espero que conquiste você leitor também. :)

site: blogandolinhas.blogspot.com.br
Helena 25/08/2014minha estante
Olá Caroline! Gostei muito da resenha. O seu carinho e delicadeza para narrar a história me emocionou. Obrigada. Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Beijos.

Aline Coelho Cury 04/10/2014

Despertar - nacional maravilhoso!!!
Nesse livro acompanhamos a vida de Lívia (26 anos) que sempre se dedicou aos estudos porque sonhava em ser médica e isso fez com que ela deixasse sua vida amorosa de lado. Depois de formada ela passa em um concurso público e precisa se mudar de Campinas-SP (onde morou a vida inteira com seus familiares) para uma cidade pequena do Amazonas (pense na mudança total de perspectiva???). Fiquei animada porque tenho muita vontade de conhecer esse estado e lendo o livro tive a oportunidade de me sentir próxima do povo e da cultura, junto com a personagem.

Lívia fica encantada com a receptividade de todos com ela e logo a rotina de cidade pequena e do trabalho a envolve e a faz sentir parte daquela comunidade. Aos poucos ela percebe a importância do seu trabalho para aquele povo. Achei o máximo acompanhar a rotina dela, foi algo totalmente novo para mim (quase não leio livros com médicos). Além do trabalho no hospital ela fazia junto com outros médicos visitas aos ribeirinhos (pessoas que vivem ao longo do rio) e as comunidades mais isoladas (vivem mais próximas da floresta) e para isso todo o deslocamento era de barco pelo rio Madeira.

Com essa história pude ter uma noção da realidade dos médicos brasileiros e do que as comunidades mais distantes passam. Muito interessante e realista!!!

Mas como nem só de trabalho se vive a vida, Lívia desperta quase que de imediato o interesse do médico Rodrigo e eles logo ficam amigos devido suas afinidades e planos semelhantes.
Os planos iniciais de Lívia eram passar um ano morando sozinha e adquirindo experiência na área de pediatria e depois partir para uma especialização em cirurgia no exterior. Mas algo inesperado acontece e a faz refletir sobre o que realmente a faz feliz e o que quer para seu futuro. Ela acaba se apaixonando por um fazendeiro, viúvo e com um filho pequeno. Será que ela viverá esse sentimento e modificará seus planos para o futuro ou mais uma vez manterá o foco na sua vida profissional, tornando-se assim uma das melhores médicas da sua área??? Só lendo esse ótimo livro para saber.

site: http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2014/09/despertar-helena-andrade.html
Helena 17/11/2014minha estante
Obrigada pelo carinho para com minha obra Lili! Fiquei feliz por saber que gostou. É uma satisfação obter o retorno dos leitores. Beijos.

Vanessa Meiser 16/01/2012

Lívia é uma médica pediatra recém formada que se candidata a uma vaga na pequena cidade do sul do Estado do Amazonas chamada Guayi, ela é Campinas e até então nunca pensou em morar no Amazonas, só se inscreveu para esta vaga porque seria um emprego temporário para ela. Na verdade é a primeira vez que Lívia sai da casa dos pais onde morou desde pequena.

Lívia foi aprovada no concurso e está de mudança para Guayi. Ela pretende ficar apenas um ano nesta cidade pois seu maior sonho é ser médica cirurgiã e para isto, se inscreveu no curso de residência para esta área fora do país. Lívia ainda não recebeu a resposta, mas aguarda confiante.

Assim que chega a Guayi ela imediatamente se encanta com a cidade e com as pessoas que lá vivem.

O casal que a acolhe - Ana e Carlos - também médicos e colegas no Posto de Saúde, a recebem como uma filha e com isto Lívia começa a criar laços no lugar que a princípio seria apenas passageiro....

É lá que ela conhece também Rodrigo, um jovem médico também colega seu e que também aguarda ser chamado para uma residência fora do país. Lívia e Rodrigo tornam-se grandes amigos e compartilham de muitas afinidades, o que vem a tornar esta amizade ainda mais forte.

“Percebi que chegou alguém atrás de mim, na porta da equena cozinha. Ao me virar, dei de frente com o rapaz de cabelos pretos, lisos e espessos, o olhar maroto através dos olhos castanhos, que combinava perfeitamente com a pele de bebê, lisa e clara. Ele me encarou, sorrindo, e disse:

- Enfim você chegou, doutora!” Pág 25

Logo nos primeiros dias trabalhando no Posto de Saúde, a pediatra atente a um menino de 6 anos com um pequeno corte na cabeça. Seu pai está desesperado e com medo de que algo mais grave possa ter acontecido com seu filho e quando vê Lívia, uma médica muito jovem e que ele pensa não ter experiência, comporta-se estupidamente chegando a ofendê-la porém Lívia não se deixa levar pelas grosserias deste pai e segue fazendo seu trabalho.

“ Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeasa. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” Pág 45

Bom, sabe quando um livro te pega de jeito mesmo você já sabendo que é bom e que você vai gostar? Então, foi exatamente assim que aconteceu. Eu já sabia que “Despertar” era bom, mas isto não queria dizer que a história me prenderia....pois prendeu. Fui totalmente hipnotizada pela história, da primeira à última página, só parando de ler quando chegou ao fim.

Não via a hora de saber se Lívia havia sido escolhida para a residência, se ela iria, quem seria o responsável pelas maiores dúvidas na cabeça dela....tudo tudo. O título do livro tem realmente tudo a ver com a história que se trata mesmo de um despertar na vida de Lívia que até o dia de se mudar para o Amazonas, era apenas uma menina estudiosa sem grandes envolvimentos amorosos e sem experiência alguma de vida.

Além de tudo que já citei, gostei também de ler um livro cuja história se passa no Amazonas pois nunca tinha lido nada ambientado naquele Estado.

Enfim, livro lindo demais!!!

Carolineadvfull 21/06/2013

Lindo demais!
RESENHA DISPONÍVEL TAMBÉM NO BLOG BLOGANDO LINHAS >>> www.blogandolinhas.blogspot.com.br

Carolina Durães 27/01/2013

Esse foi mais um livro nacional que eu simplesmente devorei. Sentei no final do dia para começar a leitura e só larguei ao terminar o livro! Recém-formada e querendo juntar dinheiro para uma especialização no exterior, Lívia presta concurso e é chamada para trabalhar como pediatra em Guayi, uma cidade às margens do Rio Madeira, no sul do Amazonas. A jovem sempre morou com os pais em Campinas, e tem uma grande família, além de uma irmã mais velha muito amiga, mas nunca foi de namorar muito, pois seu grande objetivo era tornar-se médica. Por isso, enquanto os amigos divertiam-se e namoravam, Lívia estudava, estudava e estudava. Agora, Lívia pretende ficar apenas um ano em Guayi, para conseguir fazer a sua especialização. Dedicada, carinhosa com os pacientes; disposta a aprender; Lívia é uma profissional excepcional. Recebida na cidade por Carlos e Ana, um casal de médicos que está na cidade há muitos anos, Lívia sente-se bem-vinda ao local e começa a trabalhar na clínica. Logo ao chegar à cidade, Lívia desperta o interesse de um jovem médico, o Rodrigo. Eles desenvolvem uma amizade e Rodrigo percebe que eles têm vários objetivos em comum, então trata logo de “marcar o território”, mas a jovem deixa claro que seu único interesse é trabalhar e que não quer um relacionamento. Ah, antes fosse tão fácil traçar planos e esperar que o destino não se intrometa! Em um dos seus atendimentos rotineiros, Lívia acaba se deparando com um pai muito grosseiro, mas que consegue “descongelar” o seu coração. Após conhecer Thomas, mesmo que brevemente, tudo o que Lívia consegue fazer é pensar nele, e seus planos sofrem uma completa transformação!
Em muitos momentos da leitura fiquei brava com o Rodrigo, que mais parecia uma criança mimada. Foi muito irritante ler sobre suas atitudes e eu cheguei a brigar em voz alta com ele. Thomas e seu filho Lucas são fofos. O Lucas é um garoto que não tem como não se apaixonar por ele! É hiperativo, amoroso, curioso, brincalhão. Thomas é protetor, honrado e apaixonado. Seus pais, os avôs de Lucas também são maravilhosos. O livro é repleto de personagens “humanos” preocupados com o próximo e que valorizam o sentimento alheio.
Um livro tão apaixonante que foi impossível largar até terminar a leitura!

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/

Amanda Carneiro 26/04/2012

www.primeiro-livro.com
“Quero amar você como ninguém amou ou irá amar.”
Lívia parte da casa de seus pais visando recomeçar a vida no interior de Manaus. Novo emprego, nova casa e novos amigos. Ana e Carlos a apresentam para a população e ela começa a trabalhar num posto de saúde local. Logo todas as crianças apaixonam-se por seu jeito meigo e delicado. Rodrigo também torna-se seu amigo e eles pretendem fazer especialização fora do pais juntos. Porém, ele começa se interessar pela garota e um amor começa a surgir.
Thomas, um fazendeiro, leva seu filho Lucas para o postinho pois o garoto machucou a testa e precisa de uma sutura. Chegando lá, por não ver o médico Miguel que ali trabalhava fica com raiva e a desconta em cima de Lívia. A garota finge não se importar, mas tamanha grosseria a corrói por dentro. E isso não é o pior! Ela sente algo estranho toda vez que vê Thomas...

Um romance simplesmente fantástico! Helena nos conduz à um mundo onde não há nada mais importante que o amor. Lívia, com todas as suas indecisões torna-se frágil à paixão. Rodrigo e Thomas são os alvos e é difícil escolher entre eles. A leitura flui rapidamente e nós sequer percebemos o tempo passar.
A única coisa que me incomodou um pouco foi o fato dos acontecimentos serem narrados em uma velocidade extrema e com tanta intensidade. Não sei se eu que sou só eu que prefiro um romance que se desenrole lentamente, mas acho que tudo aconteceu muito rápido e a autora poderia trabalhar mais um pouco (mais páginas, yeaah! :P) com tudo isso.
Mas isso é totalmente à parte, pois é um livro fantástico! Obrigada à Helena por dar-me o prazer de ler sua obra! Muito sucesso com Despertar! :D

Mirela L. 15/02/2012

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Despertar tem uma capa linda, é um romance leve, que convida o leitor para fazer uma viagem pela cidadezinha de Guayi, além de envolver uma protagonista médica (nunca tinha lido nenhum livro com protagonistas envolvidos com a medicina), com personagens interessantes e uma estória tão envolvente que eu não conseguia parar de ler! Despertar é um livro que nos faz refletir sobre descobertas, sobre sentimentos, sobre escolhas…

Lívia é médica pediatra e viaja de Campinas para Guayi, situado no Amazonas, para trabalhar como pediatra na Unidade de Saúde da região. Mudar para Guayi foi algo temporário para adquirir mais experiência, mas o sonho mesmo de Lívia é se tornar médica cirurgiã, e visando alcançar esse objetivo ela se inscreve num curso fora do país e fica aguardando ansiosamente o resultado da seleção.

Assim que chega à região é bem recebida por Carlos e Ana, também médicos da US, que acolhem Lívia com imenso carinho e atenção. São pessoas dedicadas ao trabalho, ao bem estar da população… médicos humanizados e comprometidos com a causa. Logo no seu primeiro dia de trabalho, ela conhece Rodrigo, também médico da Unidade, que veio de Cuiabá e que possui muitas afinidades e características em comum com Lívia, inclusive o desejo de fazer residência fora do país.

“Também gosto desta parte do meu trabalho. Ter permissão de entrar na casa, na vida destas pessoas, ver como vivem, poder orientá-las a melhorar a higiene, falar sobre prevenção de doenças.” [pág. 144]

E além de médicos comprometidos com a saúde da população, Helena ainda aponta características de pessoas engajadas e comprometidas com o meio ambiente. Achei todas as descrições dela em prol das causas muito lindas e inspiradoras!

“- Penso ser este o caminho – concluiu Carlos. – O respeito, a consciência, a necessidade de preservar a natureza, pois precisamos dela para sobreviver. Isso acaba também incentivando o respeito, a consciência no ser humano, o que beneficia todas as partes. Quem sabe assim poderemos viver de maneira mais digna.“ [pág.35]

E é num dos primeiros dias de atendimento, que Lívia é chamada as pressas para tratar de um menino, com um ferimento na cabeça. O garotinho, chamado Lucas, estava muito assustado e acompanhado por um pai desesperado, que chega a ser grosseiro com ela por não acreditar em suas “habilidades” como médica.

“Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeada. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” [pág. 45]

É bonito perceber pela escrita da autora a sensação de um profissional engajado e comprometido com o que faz. E eu particularmente, como profissional da área de saúde, fiquei bastante feliz e embargada de sentimentos bons durante a leitura de Despertar. É muito lindo ver pessoas sendo atendidas de forma humanizada, com amor, com respeito… Parabéns a Helena por abordar características tão lindas em sua obra!

Despertar é uma delícia de ler *-* Helena descreve bastante os locais em que a protagonista se encontrava, móveis, arredores, impressões, proporcionando ao leitor uma visão mais ampla das situações e locais. Outro ponto que SEMPRE me cativa em livros é quando existe uma criança fofa e simpática *_* AWN! A vontade que dá é entrar na estória e abraçar ela beeeeeeem muito!

O leitor fica compenetrado na estória, querendo saber o desfecho, compartilhando das dúvidas e escolhas de uma protagonista sempre habituada a só estudar e que passa a enfrentar “problemas” ao perceber algumas mudanças em seu coração (pois Lívia acaba criando laços fortes com as pessoas daquela localidade). Uma despedida que poderia parecer simples, talvez não fosse tão simples assim.

Confira: http://inteiramentediva.blogspot.com/2012/02/resenhando-43-despertar-helena-andrade.html ^^

Anna 19/02/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
Quando terminei de ler Despertar só me restou uma pergunta... Quando começaria o meu despertar?

Confesso que o começo do livro começou não me chamando muita atenção, mas lá pela página 50 eu já começava a me identificar com Lívia. Nossa médica protagonista da história que tem seu despertar narrado nesse romance bonito da Helena.

Despertar é um livro leve, uma história calma, algo que me chamou atenção foi como Helena descreve as cenas da história. É um livro apaixonado, diria até mesmo um livro puro.

Me identifiquei muito com Lívia (que tem um nome l-i-n-d-o!) meu sonho sempre foi cursar medicina assim como o da Lívia e também sempre me vi mais grudada em livros do que em relacionamentos.

Eu queria que de uma hora para outra também me deparasse com um amor igual Liv encontrou, como as coisas foram bonitas, sabe aqueles livros que nos fazem sonhar com um amor bonito? Puro e livres de interesse? Lívia encontra distante de tudo os motivos para se encontrar, para saber o que realmente queria.

A autora descreveu muito bem os sentimentos que encontramos quando nos deparamos estar apaixonada por alguém. A dor quando essa pessoa parte, o nervoso quando ela esta perto, o medo de perde-lo, o livro é mais a forma de descrever esse período da nossa vida.

O Livro se passa em um ano da vida de Lívia depois nos mostra o que aconteceu depois. Se intensifica em seus meses morando em um lugar distante ( Não vou explicar muito para não acabar soltando algum Spoiler) quando ela encontra o amor de sua vida e precisa tomar as decisões mais difíceis da vida dela.
Lívia se vê entre o amor e a profissão, entre o coração e a razão e precisa passar por um momento perigoso para descobrir qual é a escolha certa.

OBS: Vocês vão se apaixonar pelo "príncipe encantado" da história que prendeu o coração da nossa médica, eu estou morrendo de amores por ele.

Não encontrei erros no texto, a diagramação é normal dos livros da Editora Novos Talentos da Novo Século.

A Helena é uma querida e adorei ter a oportunidade para ler o livro dela, e o medo que ela tinha que eu acabasse não gostando por ser um romance... até eu me surpreendi, devo estar precisando de amor porque ultimamente os livros que mais tenho amado são suuuuper românticos.

Minha nota para o livro é 4/5 pois não gostei muito da capa, achei que os personagens não se parecem pelo que imaginei e dai não me faz pensar na história. Mas é só isso, pois gostei muito da lombada vermelha pois fica linda na estante. E o livro também leva essa nota porque nas primeiras páginas não chama tanto a atenção do leitor, demorei para criar uma afinidade pela leitura.
Fora isso o livro é cativante e meigo. é um romance bonito.

Ana Martines 03/09/2013

Despertar - Helena Andrade
Despertar relata a história de Lívia, uma médica pediatra, mas seu sonho é se especializar em cirurgias. Lívia é uma garota inteligente, estudiosa, que se dedicou completamente aos estudos sua vida inteira. Acaba de mudar para uma cidade nova, no interior do Amazonas, para trabalhar em um hospital, quando conhece Thomas.

Thomas é um rapaz com um filho de 6 anos e solteiro. Sua mulher morreu de leucemia, e desde então, cuida de seu filho com a ajuda de seus pais. Eles se conhecem em um atendimento no qual Lívia tem que dar uns prontos na cabeça de Lucas - Filho de Thomas -, e ele, surpreso por nunca a ter visto lá, é rude.

Lívia também tem dois amigos que são muito citados no livro, Ana (Ana!, rs) e Carlos. São um casal fofo demais, que a ajuda a todo momento! Adorei o casal. Lívia acaba conhecendo Rodrigo, médico no mesmo hospital que ela, e descobre que ambos têm interesses em comum, como fazer a especialização no exterior.

Confesso que muitas coisas acontecem nesse livro. Coisas que me deixaram com raiva, ódio, ternura, feliz... Muitos sentimentos! Helena soube escrever um livro que relata meio ambiente, saúde, romance e decisões.

O livro é longo, demorei uma semana para ler, mas não foi por falta de interesse, e sim por conta das 374 páginas e do tempo limitado que tive para ler. Em resumo, é um livro super recomendado para quem gosta de romance, e aquela ideia de "Com quem ela ficará?" rs.

Também apoio a leitura do livro por ser brasileiro, e nosso país precisa parar com esse preconceito de que "É brasileiro? não é bom". Muito pelo contrário! Existem livros brasileiros muito melhores que vários do exterior.

Enfim, esse foi um livro que me emocionou. O final foi eletrizante, e desesperador, rs. Vale a pena ler!

site: http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

Thalita 29/09/2012

Resenha Cantinho de uma garota
O livro narra a trajetória da jovem médica Lívia. Ela passa em um concurso público e vai trabalhar como pediatra na pecada cidade de Guayi no estado do Amazonas, ela chega na cidade com a intenção de ficar lá até conseguir dinheiro suficiente para fazer uma especialização fora do país. Apesar da mudança drástica de vida ela se adapta bem a rotina, até que conhece Thomas e imediatamente se apaixona por ele. Só que amar ele acaba fazendo com que ela tenha que decidir entre continuar em Guayi, e consequentemente perder a chance de fazer a sua tão sonhada especialização, ou fazer a especialização e possivelmente perder a única chance de viver um verdadeiro amor.

A narrativa da Helena é contagiante, faz com que você se sinta com o livro e não o queira largar tão cedo. Houve um trabalho de pesquisa muito bem feito e isso faz com que o livro tenha uma descrição dos cenários muito boa e quem está lendo consegue se sentir vivendo aquela situação. A descrição que é feita da floresta nas cenas finais torna a leitura intensa e faz com que sinta até uma certa aflição só por imaginar aquilo que acontece.

Eu não gostei de alguns pontos, o fato de as folhas serem brancas complica a leitura, eu não consegui ler muitas páginas durante a noite porque isso me gerava uma dor de cabeça danada. E estranhei as variações de humor do Thomas, exemplo, em determinado momento ele a Lívia estava super bem, ai ela dizia algo que ele não gostava e ele logo começava a tratar ela mal depois se arrependia e voltava desesperado atrás dela, se isso acontecesse uma vez tudo bem, mas isso acontece 3 ou 4 vezes durante a estória, achei que ele foi drástico demais em alguns momentos e por coisas super bobas, eles poderia ter maneirado mais na reação.

Mas fora esses pontos relatados o livro é muito legal, recomendo a leitura para quem gosta de um romance leve e cheio de aventuras.

Agradeço a Helena por ter me dado a chance de participar do booktour :D .

Monique Lavra 09/02/2012

Para começar, o livro é tão bom que eu devorei ele. Não consegui parar de ler até terminar.

O livro conta a história de Lívia, uma médica recém-formada, que decide passar um ano trabalhando em uma pequena cidade no interior do Amazonas, chamada Guayi, para juntar dinheiro e fazer uma especialização no exterior.

Lívia é uma pessoa muito decidida e obstinada (me identifiquei com ela em alguns pontos). Mas quando vai para Guayi sua vida toma outros rumos, e ela fica dividida em viver um grande amor, ou realizar seu grande sonho.

Nesse processo ela vai descobrir coisas novas, amadurecer, e descobrir o que realmente importa na vida.

A história é linda, envolvente. A Helena descreve os lugares com perfeição de detalhes. É fácil mergulhar na história. Os personagens também são muito ricos.

O que tirei da história é que nós até podemos, e devemos, fazer planos para nossas vidas, mas nem sempre esses planos coincidem com os planos que a vida tem para agente.

"Não sei por que pensei ter total domínio sobre os caminhos que tracei para minha vida. Apesar de poder muitas vezes escolhe-los, nem sempre me levaram onde imaginei."

O livro é mais do que recomendado, e leva todas as estrelhinhas que tem direito.

Bru 26/01/2012

Despertar - Helena Andrade
Já pensou em escolher entre sua profissão ou um grande amor?

Lívia é uma recém-chegada na pequena cidade de guayi, situada no sul do estado do amazonas. Estudou medicina em Campinas e agora vai atrás de seu sonho de juntar dinheiro para fazer uma especialização no exterior, trabalhando em um posto de saúde como pediatra.

Lá encontra várias pessoas boas. Como Carlos e Ana, que a hospedara até ela ajeitar uma casa para morar. Gostava de seus amigos de trabalho. Um especificamente a tirava do sério às vezes. Rodrigo achava que Lívia deveria ficar com ele, mas não passava de uma grande amizade.

Não era de Rodrigo que seu coração batia mais forte. Por um mal entendido, ela conheceu Thomas, que de primeira vista pareceu muito mal educado. Lívia não tirava sua grosseria da memória, até que o destino a levara na fazenda de Thomas. Como se não bastasse, o carro ainda tinha que quebrar. Ele a encontrou, e por motivo de desculpas por seu modo no dia que se conheceram, a deu carona.

Começaram a se relacionar e a paixão um pelo outro ficou cada vez mais forte.

Lívia aprende a amar não só o homem de sua vida, mas também o filho dele. Agora, seu filho de coração.

O nome traz o sentido de despertar de uma paixão, o despertar de uma nova vida. Lívia, em toda sua adolescência foi muito certinha e pacata, pois só pensava em estudos. Agora ela via o mundo de uma forma nova e encantadora.

Despertar não é um livro de simples romance, ele mostra que morar em uma cidade pequena e distante, pode trazer muito aprendizado e paz. Com sua floresta exuberante, rica em animais e plantas.
Ótima narrativa, que me fez devorar o livro em um dia. Recomendado para quem gosta de um bom romance.

Helena 27/01/2012minha estante
Bru: Adorei sua resenha! Simples, mas intensa...resgatou um pouco da essência desta história!
Obrigada!
Beijos,
Helena Andrade

estantedasuh 04/08/2012

Despertar
Nesse livro, Helena nos conta a história da médica especializada em pediatria Lívia. Na verdade é a própria Lívia que nos conta a sua historia, ela passou em um concurso publico para atender em uma pequena cidade do Amazonas, a cidade de Guay e não imagina as mudanças que aconteceram com ela, sem contar que essa é a primeira vez que ela fica tanto tempo longe dos pais. Mas lá ela conhece Carlos, Ana e Rodrigo que são os outros médicos do local, isso vai ajuda um pouco ela nessa nova etapa.
Lívia acaba despertando em Rodrigo alguns sentimentos muito alem da amizade, a história é contada de uma forma deliciosa pela escritora e a Lívia é uma fofa. Bom o Rodrigo eu achei legal, mas depois ele foi meio que me irritando.
Agora quando vocês conhecerem o Thomas. Ele é um fofo o típico cavalheiro a moda antiga e nossa mocinha ficará tão encantada quanto eu pelo belo rapaz viúvo de olhos azuis. A historia deles é repleto de romance, muitos momentos de carinho e amizade e também de algumas confusões. Lucas o filho de Thomas é um doce.
Lívia vai entender que não adianta traçar um plano para sua historia, porque ela já foi escrita por Deus e só esta guardada esperando para ser exibida.
Bom, eu não posso também ficar contando tudo, mas posso dizer que vale muito apena ler esse romance, eu amei e estou pensando em mandar um email pra Helena; será que ela me manda um Thomas também??
Não deixem de ler esse romance, você que é como eu apaixonada por uma historia de amor, sem contar que em uma parte do livro a autora também fala sobre a questão da preservação ambiental da Floreta Amazônica.

Realmente amei esse romance, Helena Andrade você está de parabéns. Arrasou.

Jaque 01/11/2012

Resenha do blog: Meus Livros, Meu Mundo. http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Apaixonei-me por este livro desde a dedicatória “Aos Profissionais de Saúde”, eu como futura enfermeira me senti lisonjeada, já que os profissionais de saúde não são tão lembrados assim.
Depois fui apaixonando-me cada vez mais a cada nova página que lia.
Despertar conta à história de Lívia que é uma médica recém-formada de 26 anos, cheia de planos e sonhos, com um objetivo na vida. Pensando em seu futuro ela aceita trabalhar em outra cidade, morar sozinha e viver pela primeira vez fora da casa dos pais, longe da família e amigos, não que ela fosse muito popular. Lívia desde muito cedo sonhava em ser médica, e agarrada a este desejo tornou-se uma adolescente e jovem diferente das demais, já que passou toda sua vida com a cara nos livros estudando para tentar vestibular de medicina em uma universidade pública.
Determinada e inteligente Lívia realizou seu sonho e formou-se, hoje formada e trabalhando na profissão que tanto ama, ela ainda quer mais, sonha em se especializar como cirurgiã no exterior. Para isso foi trabalhar, se tornar independente, aprender a andar com as próprias pernas enquanto tenta passar para a especialização que tanto deseja.
Lívia chega a uma pequena cidade no Estado do Amazonas de nome Guayi onde agora irá morar e trabalhar, por um ano inteiro. A médica é bem recebida por outros dois médicos que a hospedam temporariamente, Carlos e Ana são casados e ambos são médicos no local onde Lívia irá trabalhar como pediatra.
Tudo vai muito bem, a cidade apesar de pequena tem seus muitos encantos naturais, e o povo é hospitaleiro, amigo. Logo Lívia se sente à vontade e enturmada com seus colegas de trabalho, Carlos, Ana, Rodrigo e Maria.
Porém quando ela menos espera, ela conhece de maneira agressiva Thomas e seu filho Lucas.
Depois de um momento de stress entre os dois, Lívia se sente perturbada sem conseguir tira-lo da cabeça. Mas ela nem imagina que a é naquele momento que ela começa a despertar pra vida, que ela começa a se permitir sentir, amar e viver os anseios de uma mulher. Que ela abaixa a guarda e começa a deixar seu coração falar. Thomas meche com ela de uma maneira incontrolável, e ela se vê procurando por ele na cidade, nas ruas, entre as pessoas e pensa estar louca por querer tanto reencontrar aquele estranho tão grosseiro e tão apaixonante.
A história é recheada de emoção, de amor, nos ensina as dificuldades das escolhas que ás vezes temos que fazer entre o que sempre se sonhou e o que mais se ama, com qual dos dois você conseguiria viver sem?
Lívia tem que escolher entre o amor da sua vida e o que ela sempre sonhou, conseguirá ela viver sem um dos dois? Deixar qualquer um deles pra trás vai doer, mas a escolha é necessária e ela se dá conta disso quando vê que essa escolha não vai doer somente nela, mas em todos que a cercam e em todos que ela aprendeu a amar ao longo desse tempo naquela cidade.
A história é muito bem construída, é madura e leve. A leitura é gostosa e a cada página faz você desejar a próxima.
Apaixonei-me por cada personagem, todos são marcantes, bem construídos, pessoas simples, que nos faz acreditar que são reais.
Thomas é um personagem forte, marcante, com seus conflitos, duvidas e tristezas, mas ao mesmo tempo amoroso e encantador.
Lucas é um menino maravilhoso, me apaixonei por ele. Cada um com sua rotina, trabalho, dúvidas, tristezas, alegrias e sempre dispostos a ajudar ao próximo em uma cidade onde o povo é tão carente de cuidados e atenção. Os Pais de Thomas também são uns fofos. A irmã de Lívia, também é sensacional. Laura (a irmã) é a melhor amiga e confidente de Lívia.
O Rodrigo... Bom, com esse eu tive uma relação de amor e ódio durante quase todo o livro. Primeiro eu o amei, depois o odiei e depois o perdoei. Ele é complexo e em diversos momentos senti vontade de estrangula-lo, mas já no finalzinho da história essa raiva dele diminuiu em um dado momento em que ele foi muito importante, então resolvi perdoa-lo de vez.
As descrições da cidade, dos locais, dos cenários e paisagens me fez querer pegar um avião e ir ver com meus próprios olhos tamanha beleza. A autora descreve com tanta riqueza de detalhes que nos faz visualizar cada cenário citado.
A Helena escreve de maneira clara, objetiva, sem tornar a leitura cansativa ou enfadonha.
A capa do livro é linda e descreve muito bem a historia narrada.
A narrativa é em primeira pessoa feita por Lívia que nos faz conhecer seus medos, anseios, conflitos e emoções.
A correção é perfeita, não há erros e o carinho da autora é visível em cada página que lemos.

Eu recomendo este livro para qualquer pessoa, é magnífico!
Agradeço por ter sido aceita no Book Tour.

Leiam “Despertar”!