Despertar

Despertar Helena Andrade

Resenhas - Despertar

mlaurapessoa 07/09/2017

Resenha || Blog Literary Heart
Lívia é uma jovem forte e decidida. Desde pequena, seu sonho sempre foi se tornar uma boa cirugiã e fazer especialização no exterior. Fato esse que á fez passar toda a sua adolecência trancada no quarto estudando. Agora já adulta, ela está formada em pediatria e esperando o resultado da prova para a tão sonhada especialização.
Lívia está de mudança para Guayi, uma pequena cidade no estado do Amazonas, nas margens do Rio Madeira. Ela passará uma temporada de 1 ano por lá, até consegui juntar o dinheiro suficiente para suas despesas no exterior; Lá, nossa protagonista é muito bem recebida pelo casal: Carlos e Ana - agentes do posto de saúde da pequena cidade, onde ela irá trabalhar.
Além do acolhedor casal, Lívia também é muito bem recebida pelo Rodrigo - o médico bonitão-, que logo de ínicio já começara a nutrir uma paixão por ela. Só que Lívia está totalmente focada no seu novo trabalho e na experiencia de morar sozinha. Até ela atender Lucas, um garotinho sapeca, filho de um bruto fazendeiro da região, que logo de cara demostra não confiar na jovem.
Passam-se alguns dias é Lívia não consegue esquecer o rapaz... Ela está começando a sentir o quê é um amor.
Em um dia ensolarado, um dos funcionarios do posto de saúde adoece, e Lívia se solidariza para leva-lo para casa. Na volta, sua caminhonete quebra em meio estrada de barro esquisita, e quem a encontra é Thomas Faell- o fazendeiro de dias atrás, que agora não está mais mal educado, e sim gentil e 'carinhoso'. Da e surge uma relação que vai além de amizade entre os dois.
Ao longo da estória esse romance vai ficando ainda mais sério, e chegará uma hora que Livia terá que escolher entre Thomas -e todas as coisas lindas que passaram juntos-, ou seu grande sonho de infancia. Para complicar mais ainda a vida da moça, Rodrigo insiste nessa paixão platonica que chama de amor, e fará de tudo para conquista-la e leva-la embora de Guayi. Além disso tudo, tem Lucas, o filho de Thomas que é totalmente carente de mãe, e Lívia descobre ter um carinho imenso pela criança.

Leia a resenha completa no blog:

site: http://literaryheartt.blogspot.com.br/2017/08/resenha-despertar-helena-andrade.html

Fer - Mato Por Livros 06/04/2015

Helena escreve de uma forma tão simples, tão gostosa que não parece que estamos lendo, parece que tem alguém nos contando a história.

Mais que ler, eu sentia tudo. Todas as sensações, todos os sentimentos...

Conseguia sentir o vento no rosto ao cavalgar um cavalo, conseguia sentir o sabor das comidas em todos aqueles jantares, conseguia ver o lindo sorriso do pequeno Lucas, conseguia sentir o tremor no corpo da Lívia, toda vez que Thomas estava por perto.

Lívia uma médica que resolveu se desafiar. Deixou toda sua família e vida em Campinas; cidade interior no estado de São Paulo, e se mudou para uma pequena cidade do Amazonas; Guayi, município vizinho de Humaitá. Lá ela vai enfrentar uma vida totalmente diferente. Longe da cidade grande e da família, Lívia irá descobrir que terá que enfrentar novos desafios em busca do que realmente quer para si mesma.

Lívia é pediatra, mas quer viajar para o exterior em busca de sua especialização em cirurgia e com certeza tem tudo para conseguir. Ela é o tipo de mulher determinada e sempre em busca de seus sonhos.

Ela conquista muitos amigos, principalmente os médicos do local onde trabalha. Mas um em especial se sente atraído por Lívia logo no começo.

Rodrigo um jovem médico que assim como Lívia está na cidade apenas de passagem, em busca de experiência e pronto para ir atrás de mais em sua carreira.

Lívia e Rodrigo se dão bem logo de cara. Mas a química não funciona muito dos dois lados. Apesar de Rodrigo se sentir extremamente atraído por Lívia, essa apesar de ver muitas afinidades entre eles e de achar o rapaz muito atraente, não quer se envolver com ninguém.

Mas tudo muda quando ela conhece Thomas, um conhecido fazendeiro da região. Um homem de vida simples, mas com um coração enorme.

A paixão é inevitável. Mas Rodrigo fará de tudo para separar esse casal. E fora ele; existem questões pessoais na vida de Lívia, que ira fazer com que esse amor possivelmente tenha data de validade.

Eu achei um romance muito especial, uma coisa muito ligada a nossa realidade. Aqui não tem dramas maiores ou coisas muito surpreendentes, que muitas vezes faz com que o livro fique só na ficção mesmo e não nos atinja em nossa realidade. Não Helena criou uma história real, com personagens que podem muito bem existir por ai, e com “dramas” simples da vida real.

O amor entre Lívia e Thomas é um amor forte, terno, verdadeiro, mas as escolhas que envolvem a vida de Lívia é o pavio que pode fazer tudo dar certo ou não. São escolhas muito pessoais, que envolvem todo o sonho de uma vida, uma escolha que com certeza não seria uma escolha fácil a ser tomada por ninguém.

E isso foi o que mais me cativou na história. Helena criou personagens reais, com dramas reais. Coisas do nosso dia a dia mesmo.

A humanidade dos personagens é algo que conseguimos sentir, como se estivéssemos em contato com todos eles e sentíssemos todo aquele amor, todo aquele cuidado e preocupação verdadeiros com o próximo. São pessoas que poderiam ser todas próximas a nós em nossa vida.

Como eu disse não a nada de muito surpreendente e nem dramas exagerados aqui. Mas foi exatamente isso que me cativou na história. Essa proximidade com a vida real. Essa proximidade com personagens que poderiam ser conhecidos nossos, com problemas que qualquer um pode ter no dia a dia. E digo de novo, eu consegui viver toda a história, sentir cada momento narrado por Lívia.

A qualquer instante eu achava que ouviria a Lívia falando: - Então Fer, foi assim que tudo aconteceu. Tamanho era o meu envolvimento com a história e com os personagens.

A leitura me envolveu e cativou por completo. Eu estava apaixonada por todos os personagens, até mesmo Rodrigo com todos os seus “defeitos”, mas que não passa de erros humanos, como qualquer um de nós poderia cometer. Mas quem ganhou mesmo meu coração, foi Lucas, filho de Thomas. Mais uma vez Helena criou um personagem fofo e cativante, conseguia ver uma criança exatamente sendo como Lucas.

A história me envolveu tanto que flui muito, mas muito bem. O livro com suas 374 páginas, foi apreciado e sentido por mim em questão de horas. Sim horas, pois depois que iniciei a leitura foi muito difícil parar (salvem as férias).

Só queria ressaltar que creio que Helena queria mostrar a importância e entrega dos profissionais da área da saúde, e conseguiu isso com maestria. Impossível ler a história e não se lembrar de algum médico que tenha nos tratado em algum momento. Ou uma enfermeira (salvem esses bons corações) que antes mesmo de pegar na agulha já preveem o pavor de algumas pessoas (assim como eu rs) que tem um medo absurdo de tudo relacionado a hospitais e agulhas e fazem de tudo para nos acalmar antes daquele momento de terror, rs.

Foi muito especial sentir isso na leitura. Pois sim, esses profissionais são procurados por todos nós, ás vezes com uma regularidade que não gostaríamos, mas poucas vezes damos o devido valor.

Sim assim como em tudo na vida, existem também, infelizmente, profissionais que não são dignos da profissão. Mas em sua maioria, são dignos sim no mínimo, de nossos aplausos e reconhecimentos. Eu mesma tive a sorte de encontrar profissionais/anjos por ai. E acho que em sua maioria, são isso mesmo. Anjos na terra que Deus mandou para auxilia-lo.

Espero que vocês apreciem a leitura tanto quanto eu.
E agora o que mais quero são outras histórias escritas por Helena.

Ah, calma ai rs. Esqueci de dizer que a sortuda aqui ganhou esse livro em um sorteio, que ocorreu em um evento literário em Campinas à que eu fui. É muita sorte né? Ganhei esse mega livro e na hora já ganhei meu autógrafo e ainda pude conhecer essa escritora maravilhosa.

Um beijo

site: www.matoporlivros.com.br

Aline 04/10/2014

Despertar - nacional maravilhoso!!!
Nesse livro acompanhamos a vida de Lívia (26 anos) que sempre se dedicou aos estudos porque sonhava em ser médica e isso fez com que ela deixasse sua vida amorosa de lado. Depois de formada ela passa em um concurso público e precisa se mudar de Campinas-SP (onde morou a vida inteira com seus familiares) para uma cidade pequena do Amazonas (pense na mudança total de perspectiva???). Fiquei animada porque tenho muita vontade de conhecer esse estado e lendo o livro tive a oportunidade de me sentir próxima do povo e da cultura, junto com a personagem.

Lívia fica encantada com a receptividade de todos com ela e logo a rotina de cidade pequena e do trabalho a envolve e a faz sentir parte daquela comunidade. Aos poucos ela percebe a importância do seu trabalho para aquele povo. Achei o máximo acompanhar a rotina dela, foi algo totalmente novo para mim (quase não leio livros com médicos). Além do trabalho no hospital ela fazia junto com outros médicos visitas aos ribeirinhos (pessoas que vivem ao longo do rio) e as comunidades mais isoladas (vivem mais próximas da floresta) e para isso todo o deslocamento era de barco pelo rio Madeira.

Com essa história pude ter uma noção da realidade dos médicos brasileiros e do que as comunidades mais distantes passam. Muito interessante e realista!!!

Mas como nem só de trabalho se vive a vida, Lívia desperta quase que de imediato o interesse do médico Rodrigo e eles logo ficam amigos devido suas afinidades e planos semelhantes.
Os planos iniciais de Lívia eram passar um ano morando sozinha e adquirindo experiência na área de pediatria e depois partir para uma especialização em cirurgia no exterior. Mas algo inesperado acontece e a faz refletir sobre o que realmente a faz feliz e o que quer para seu futuro. Ela acaba se apaixonando por um fazendeiro, viúvo e com um filho pequeno. Será que ela viverá esse sentimento e modificará seus planos para o futuro ou mais uma vez manterá o foco na sua vida profissional, tornando-se assim uma das melhores médicas da sua área??? Só lendo esse ótimo livro para saber.

site: http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2014/09/despertar-helena-andrade.html
Helena 17/11/2014minha estante
Obrigada pelo carinho para com minha obra Lili! Fiquei feliz por saber que gostou. É uma satisfação obter o retorno dos leitores. Beijos.

Ana Luiza 19/07/2014

Delicioso, irresistível e bem brasileiro
Lívia é uma pediatra recém-formada que aceita trabalhar em Humaitá, uma pequena cidade do interior localizada as margens do Rio Madeira e no coração da Floresta Amazônica, com o objetivo de juntar dinheiro para fazer outra especialização no exterior. Ao chegar lá, a jovem médica é recebida com muito carinho, tanto pelos colegas da Unidade de Saúde onde trabalha quanto pela população local.

"Não sei por que pensei ter total domínio sobre os caminhos que tracei para minha vida. Apesar de poder muitas vezes escolhê-los, nem sempre me levaram onde imaginei." Pág. 9

Lívia imediatamente se apaixona novamente pelo trabalho de médica, estar em contato com as pessoas e ajudar a melhorar suas vidas e saúdes é muito gratificante. Entretanto, logo nos primeiros dias ela se vê diante um desafio. Um garoto chega para ser atendido, mas o pai do menino não confia na nova médica e acaba a tratando mal. Lívia não se deixa intimidar e prova que é boa no que faz, e assim acaba conquistando o garoto, Lucas, mas não seu pai, Thomas.

Apesar de passado o episódio e Lucas ter se curado, Lívia não consegue tirar Thomas da cabeça, o que para ela é muito incomum, já que um homem nunca tinha provocado algo similar nela. Entretanto, Lívia sempre foi determinada quanto a seus projetos e planos para futuro e sabe que começar um relacionamento em Humaitá nunca daria certo, já que ela só trabalhará lá por um ano. O que não impede seu colega Rodrigo, um médico bonito e com gostos parecidos com os dela, de nutrir uma paixão pela moça. Entretanto, apesar de gostar muito de Rodrigo, ele não desperta o coração de Lívia como acontece toda vez que ela pensa ou vê Thomas.

Quando tudo indica que Thomas tem os mesmos sentimentos que Lívia tem por ele, a médica fica dividida. Será que ela deve se entregar a essa paixão ou continuar focada na sua carreira, como sempre fizera a vida toda? E será que Rodrigo se conformará apenas com a amizade?

" – (...) Conforme fomos nos conhecendo, me apaixonei cada vez mais. Mesmo que quisesse, agora não poderia excluí-la da minha vida, porque você faz parte dela. Quero ficar com você o quanto puder. Ainda que amanhã você diga adeus, quero viver este amor. Quero amar vocês como ninguém nunca amou ou irá amar." Pág. 148

“Despertar” é o tipo de livro que a partir de uma trama simples consegue conquistar e emocionar o leitor. Não tinha muitas expectativas para a obra, por isso acabei me surpreendendo ao encontrar um romance leve e delicioso, que me prendeu da primeira a última página, e gostando bastante da história.

Os personagens são simples, mas muito bem criados, cada um com personalidade própria e papel na história. Apesar de Thomas ter soado um pouco perfeitinho demais e, logo, clichê, gostei muito do personagem, que é o típico “cara irresistível” dos romances. Já Lívia me agradou muito mais. Ela não é aquela protagonista bestinha, desastrosa e com baixa auto estima que encontramos na maioria dos livros. Lívia é uma mulher decidida e focada, desde sempre preocupada com o futuro, o que me fez identificar bastante com ela. Seu lado fofo e delicado com as crianças não tem nada a ver comigo, mas tornou a personagem um amor e impossível de não se gostar.

A escrita de Andrade é boa, leve e fluída. A narrativa em primeira pessoa é bastante descritiva, mas não chega a ser cansativa. Na verdade, todos os detalhes que a autora apresenta apenas enriquecem a história, especialmente quando ela fala da paisagem. Andrade descreve os cenários com tanta perfeição que é impossível para o leitor não se sentir dentro do livro e da Floresta Amazônica. A autora fala com muita familiaridade da fauna e flora da região e também do trabalho médico desenvolvido por Lívia e outros personagens, o que deixa a história ainda mais convincente. A única coisa que me incomodou um pouco na trama foi desenvolvimento do romance entre Lívia e Thomas. Tudo aconteceu rápido demais e no início pareceu um pouco forçado, mas felizmente a sensação passou conforme a história avançava.

Quanto a edição, só tenho uma reclamação. A diagramação, apesar de simples, estava perfeita. O tipo e tamanho da fonte também estavam bons. A capa é linda e combina perfeitamente com a história. Entretanto, as páginas brancas me incomodaram, elas sempre deixam a leitura um pouco cansativa.

“Despertar” é um romance delicioso, irresistível e bem brasileiro. A história fofa e descomplicada me lembrou muito aquelas novelas das 6 horas, as únicas que realmente gostava quando assistia televisão. Acredito que uma adaptação do livro, transmitida nesse horário, conquistaria um grande público. Recomendo “Despertar” para os românticos de plantão, que nunca dispensam uma boa história de amor com a cara do Brasil, mesmo que essa não tenha muitas surpresas. Um livro bom para descansar a cabeça, eu adorei a obra e fiquei curiosa para ler outros livros da autora.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/07/resenha-despertar-helena-andrade.html
Helena 25/08/2014minha estante
Linda resenha Ana Luiza! Adorei! Com certeza ficarei muito feliz que possa ler outras obras minhas. O próximo livro deve ser publicado nos próximos meses. Se quiser acesse meu site: www.helenaandrade.com.br e sabia mais. Muito obrigada pelo carinhoso retorno. Beijos.

Ana Luiza 25/08/2014minha estante
Oi Helena, que bom que gostou da resenha, mas não falei nada mais ou nada menos do que o livro merecia. E pode deixar que já estou indo conferir mais informações sobre seus próximos lançamentos!

Bjs

Arca Literária 08/07/2014

Lindo demais!
Por: Caroline Teixeira

Adorei esse livro! A capa é linda e de fato, e o título representa a história traçada nele.

Despertar não é um livro de fantasia, com seres míticos. É uma história real; real porque narra fatos que qualquer um de nós pode viver, você se identifica com ela.

Tem um enredo instigante, você começa a ler o livro e não quer mais parar. A cada virar de páginas, a história ganha movimento e você se vê ansiosa para saber o desfecho.

Despertar é sobretudo uma história de amor, na verdade de amores, pois trata do processo de descoberta do amor em suas variadas nuances.

Lívia é uma jovem recém formada em Medicina. Natural de São Paulo, mais precisamente de Campinas. Sempre foi muito centrada, estudiosa, decidida e dedicada, e por isso mesmo já tinha em sua mente o seu futuro planejado. Sua paixão sempre foi pelos estudos e seu maior sonho era torna-se Cirurgiã, tinha aptidão para isso. Após forma-se decide fazer residência em cirurgia; porém, não passa no processo seletivo.

Desejando começar a vida e ser independente ela faz um concurso, termina sendo aprovada e vai trabalhar numa cidadezinha no interior do Amazonas, chamada "Guayi". E é justamente essa cidade que será responsável por uma grande mudança na sua vida.

Chegando na cidade, muito pequena com poucos habitantes, ela é bem recebida por Ana e Carlos que lhe dão todo o suporte até ela se instalar na cidade. No trabalho conhece o Rodrigo, um jovem com um futuro brilhante, inteligente, bem-humorado, lindíssimo que ao conhecê-la se encanta por ela. Mas ele inicialmente não causa o mesmo efeito nela.

O processo de adaptação de Lívia se dá de forma rápida pois o povo é bem acolhedor e os profissionais que trabalham com ela são muito bons.

Em um dia comum de trabalho se depara com um homem perturbado e com uma conduta ameaçadora, Thomas, que traz consigo uma criança com o olhar doce, o Lucas. Fica incomodada com a atitude dele, mas age de forma profissional e presta atendimento ao garoto. De forma que ela não compreende, se sente desconfortável com a presença daquele homem que até então tinha sido tão mal-educado com ela.

Após esse episódio, Thomas passa a estar presente de forma intensa em seus pensamentos e ela passa por um momento de inquietação, de descoberta; entender o que ela estava sentindo. Muitas coisas acontecem a partir desse encontro inesperado.

Qual caminho devemos escolher na vida!? Como se decidir entre a realização do sonho da sua vida no futuro e o presente, que se apresenta como um sonho. Um sonho não esperado, não desejado por ela, mas daqueles que só vimos num "conto de fadas" que passa a ser seu projeto de vida!?

Despertar te levará a essa dúvida que será vívida por Lívia, sua descoberta pelas coisas simples da Vida, a descoberta do amor na sua forma mais intensa e variada. Ela terá que fazer uma escolha.

Uma história linda, com personagens cativantes que me conquistou e espero que conquiste você leitor também. :)

site: blogandolinhas.blogspot.com.br
Helena 25/08/2014minha estante
Olá Caroline! Gostei muito da resenha. O seu carinho e delicadeza para narrar a história me emocionou. Obrigada. Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Beijos.

Dressa Oficial 14/05/2014

Resenha Despertar
Olá, tudo bem com você?

Esse é mais um livro romântico, ótimo para ler em uma tarde pois de tão facíl que flui a leitura você nem percebe as horas passar.

Lívia se mudou para o interior de Porto Velho uma cidade pequena chamada Humaitá para fazer atendimentos médicos como Pediatra, ela precisava adquirir experiência médica enquanto sua inscrição para uma especialização em cirurgia médica no exterior era avaliada.

Chegando na pequena cidade logo é bem acolhida por um casal de moradores muito simpático que deixam ela ficar na casa deles como uma amiga.

Chegando no hospital ela se depara com Rodrigo que logo ja demonstra seu interesse por ela pois se sente totalmente atraído por Lívia.

Lívia sempre foi uma garota que gostou de estudar e agora só tem em mente sua carreira médica, não deseja se envolver com nínguém em um primeiro momento.

Lívia então aluga uma casa, compra um carro e logo quando começa a atender alguns moradores em regiões mais distantes ela se depara com uma situação muito inusitada.

Thomas um homem forte, moreno e muito bonito aparece com uma criança machucada e logo despreza Lívia achando que ela não é uma médica competente por ser muito jovem e bonita.

Lívia enfrenta essa situação da melhor maneira possível mas depois quando vão embora ela acaba chorando pois nunca tinha sido tão maltrada em sua vida.

O que ela não contava é que com o decorrer dos dias ela não parava de pensar em Thomas, até que se encontraram mais algumas vezes, inclusive em uma festa típica da região e trocam olhares por um bom tempo.

A sensação que Lívia sente toda vez que lembra de Thomas enche seu coração de alegria e expectativas, mas Rodrigo também se sente atraido por Lívia e nao desgruda dela em nenhum momento.

Até que Thomás resolve convidar Lívia para um almoço em sua casa como forma de agradecimento por ter cuidado do filho dele e também se desculpar da maneira grosseira com que tratou Lívia.

Nesse almoço os dois não conseguem esconder mais a atração que sentem um pelo outro e começam a namorar.

Thomas se mostra um cara totalmente romântico, e é impossível não se apegar a eles. o livro chega a ter algumas passagens sensuais mas nada que chegue ao hot como pensei que teria.

Lívia agora sem planejar esta namorando e ao mesmo tempo aguarda uma resposta da sua especialização no exterior e durante boa parte do livro ela fica nessa dúvida de ir para o exterior ou de ficar com Thomás.

E Rodrigo sempre fica no pé de Lívia em certos momentos rola até um triângulo amoroso.

Achei o livro muito bem escrito, algumas horas via que estava sendo muito redundante mas mesmo assim a leitura me agradou muito.

Página 287
Damos pouco valor a coisas frequentes, e nem sempre nos damos conta do quanto determinadas situações nos fazem bem. Só sentimos a importância disso ao nos privarmos , ou sermos privados delas.

Beijos

Até mais..

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/02/resenha-despertar.html

Rafa 05/09/2013

*Resenha Despertar
A protagonista, Lívia, é uma médica que vai até Amazonas trabalhar como Pediatra. O sonho dela é fazer uma especialização fora do país e virar cirurgião. Isso me fez lembrar na hora de Hart of Dixie. Uma série que conta a história de uma recém formada que quer ser cirurgião e para isso deve ser clinica geral por um tempo em uma cidadezinha. Outra coisa em comum é como o amor vai trabalhar nessas histórias, mas ai elas começam a se distanciar.
Logo no inicio do livro aparece um possível homem para nossa protagonista. Rodrigo é outro médico da cidade, que tem vários interesses em comum com Lívia. E ele não me agradou nem um pouco, sem contar o "casal" que ele fazia com ela não me agradou nem um pouco, daí pensei: "nossa a história vai ser um saco, se eu já nem gostei do casal". Contudo, Helena nos surpreende com uma reviravolta na história. O que à deixou mais empolgante. Porque? Pelo simples fato de que nosso novo personagem é diferente, mais chamativo para nós leitores. E diferente de Rodrigo, ele não tem nada de comum com a médica.
Eu gostei muito do quanto envolvente era o romance dos dois. Por mais que tenha sido repentino, como um amor a primeira vista. No desenrolar da historia o drama dá suas caras, e a trama começa a ficar mais viciante. Faz com que você não queira largar o livro.

"De onde você tira tanta disposição? - perguntei, sonolenta.
-De você!
- Ah, então é isso. Estou doando a você.
Ele caiu na gargalhada."

A narrativa de Helena é bem descritiva, quando digo BEM é por que é MUITO descritiva. E pela primeira vez não me senti cansada a ler um livro com grandes descrições, talvez porque ela conseguiu criar uma grande história. A leitura é tranquila, sem muitas dificuldades. A escrita dela é suave e transmite sensibilidade, e gostosa de ser lida. Só uma coisa que não me agradou, não sei se sou eu com minha memoria, ou foi a longa narrativa, mas tive sérios problemas em lembrar o nome da protagonista, por ser bem pouco citado.

Em geral o livro me agradou muito. Os personagens são bem desenvolvidos. A narrativa é ótima e a história envolvente. Além de o livro se grosso

site: http://slothreaders.blogspot.com.br/2013/09/resenha-despertar.html#more

Ana Martines 03/09/2013

Despertar - Helena Andrade
Despertar relata a história de Lívia, uma médica pediatra, mas seu sonho é se especializar em cirurgias. Lívia é uma garota inteligente, estudiosa, que se dedicou completamente aos estudos sua vida inteira. Acaba de mudar para uma cidade nova, no interior do Amazonas, para trabalhar em um hospital, quando conhece Thomas.

Thomas é um rapaz com um filho de 6 anos e solteiro. Sua mulher morreu de leucemia, e desde então, cuida de seu filho com a ajuda de seus pais. Eles se conhecem em um atendimento no qual Lívia tem que dar uns prontos na cabeça de Lucas - Filho de Thomas -, e ele, surpreso por nunca a ter visto lá, é rude.

Lívia também tem dois amigos que são muito citados no livro, Ana (Ana!, rs) e Carlos. São um casal fofo demais, que a ajuda a todo momento! Adorei o casal. Lívia acaba conhecendo Rodrigo, médico no mesmo hospital que ela, e descobre que ambos têm interesses em comum, como fazer a especialização no exterior.

Confesso que muitas coisas acontecem nesse livro. Coisas que me deixaram com raiva, ódio, ternura, feliz... Muitos sentimentos! Helena soube escrever um livro que relata meio ambiente, saúde, romance e decisões.

O livro é longo, demorei uma semana para ler, mas não foi por falta de interesse, e sim por conta das 374 páginas e do tempo limitado que tive para ler. Em resumo, é um livro super recomendado para quem gosta de romance, e aquela ideia de "Com quem ela ficará?" rs.

Também apoio a leitura do livro por ser brasileiro, e nosso país precisa parar com esse preconceito de que "É brasileiro? não é bom". Muito pelo contrário! Existem livros brasileiros muito melhores que vários do exterior.

Enfim, esse foi um livro que me emocionou. O final foi eletrizante, e desesperador, rs. Vale a pena ler!

site: http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

Caroline 21/06/2013

Lindo demais!
RESENHA DISPONÍVEL TAMBÉM NO BLOG BLOGANDO LINHAS >>> www.blogandolinhas.blogspot.com.br

Máh Bracho 23/05/2013

Sabe esses dias friozinho e chuvoso deliciosos para está em casa...
deitada bem quentinha com chocolate quente e um bom livro de romance?amoo
Esse romance combina perfeitamente com esses dias!
Ele nos trás a história de Lívia, uma moça que apesar da pouca idade, e bem centrada, decidida e já tem seu futuro planejado em sua mete e por isso decide residir num período de um ano no Amazônia como Pedrita antes de seguir viagem para o exterior em busca do seu maior sonho .... até então.
"Não sei por que pensei ter total domínio sobre os caminhos que tracei para minha vida. Apesar de poder muitas vezes escolhe-los, eles nem sempre me levaram onde imaginei"
Nessa cidade e bem recepcionada por uma casal simpático, Ana e Carlos e pelo Rodrigo,um médico solteiro com o futuro promissor pela frente e bem humorado, aah, claro que o lindo de cara se encanta com Lívia, daria um belo par, mas o amor não é assim tão fácil ou seja para ela é só amizade.
eu aceiro ele *oo* Tietê literária.

Em seu primeiro encontro, esse envolvendo uma discussão com Thomas, um fazendeiro viúvo, pai de uma lindo menino chamado Lucas e solitário.
Ela sente seu coração abalado de uma forma que até então não tinha acontecido.
E depois de alguns encontros eles resolvem dá uma chance para descobrir porque seus corações foram tão abalados.

Enfim, qual caminho você acha que ela vai escolher a da razão ou do coração? Para sabe qual caminho ela escolheu adquira o livro e se emocione assim como eu.

Achei muito bonita a amizade que Lívia tem com sua família principalmente com Laura, sua irmã.
Andrade, também descreve a Amazônia de uma forma que dá vontade de está indo lá, já que não dá, borá viajar através do livro galerinha.

Mari Novaes 16/03/2013

Como já dá para perceber pela capa (que é linda e charmosa), o livro fala sobre os profissionais de medicina.

A protagonista do livro se chama Lívia, que é uma recém formada em medicina. Seu sonho é ser uma cirurgiã e fazer um residência fora do país, mas antes disso ela participa de um concurso e vai trabalhar em Guayi (pequena cidade no interior do estado do Amazonas). Lá ela conhece Carlos e Ana que a recebe com muita simpatia. Não demora muito tempo, ela fica conhecendo quase todos da unidade médica onde ela trabalha como pediatra. As pessoas da cidade começam a ter respeito por ela e por sua dedicação ao trabalho. Rodrigo, seu colega de trabalho, começa a ter mais que uma simpatia por ela, mas para Lívia é só amizade. Essa luta de Rodrigo dura a maior parte do livro. Só que Lívia conhece outra pessoa, especificamente Thomas Farrell, por quem se apaixona e começa a ter um relacionamento. E no meio dessa história de amor, ela ganha a chance de ir para o exterior fazer a desejada residência. Lívia fica em dúvida se fica na cidade, continuando trabalhando como pediatra junto com Thomas, ou se realiza seu sonho.

O livro é narrado em primeira pessoa, o que ajuda muito o leitor a entender os sentimentos de Lívia. Ela é carismática, gentil e uma personagem que com certeza eu gostaria de conhecer (se fosse possível). Sabe aqueles livros que você começa a ler que a cada página vai ficando cada vez melhor? O “Despertar” com certeza é um deles. Eu me apaixonei pelos personagens e por como a história retrata o trabalho dos médicos em cidades como Guayi. Acho que a Helena não poderia ter escolhido um nome melhor que Thomas para o personagem. Aliás, não só o deles mais de todos os outros.

Enfim, a leitura foi muito prazerosa e fácil. Se você gosta de um livro com romance e um pouco de ação, então ele não pode ficar fora da sua lista de leitura. O Despertar entrou para a minha lista de favoritos e prometi para mim mesma que quando eu tiver um tempo vou relê-lo.

E para finalizar, deixo aqui um pequeno trecho que eu gostei bastante.

"Passamos um dia especial. Fiquei rodeada pela minha família. Não tinha me dado conta de como sentia falta deles. Damos pouco valor as coisas frequentes, e nem sempre nos damos conta do quanto determinadas situações nos fazem bem. Só sentimos a importância disso ao nos privarmos, ou sermos privados delas."

Resenha feita para o blog: http://desventurasembooks.wordpress.com

Lina DC 27/01/2013

Esse foi mais um livro nacional que eu simplesmente devorei. Sentei no final do dia para começar a leitura e só larguei ao terminar o livro! Recém-formada e querendo juntar dinheiro para uma especialização no exterior, Lívia presta concurso e é chamada para trabalhar como pediatra em Guayi, uma cidade às margens do Rio Madeira, no sul do Amazonas. A jovem sempre morou com os pais em Campinas, e tem uma grande família, além de uma irmã mais velha muito amiga, mas nunca foi de namorar muito, pois seu grande objetivo era tornar-se médica. Por isso, enquanto os amigos divertiam-se e namoravam, Lívia estudava, estudava e estudava. Agora, Lívia pretende ficar apenas um ano em Guayi, para conseguir fazer a sua especialização. Dedicada, carinhosa com os pacientes; disposta a aprender; Lívia é uma profissional excepcional. Recebida na cidade por Carlos e Ana, um casal de médicos que está na cidade há muitos anos, Lívia sente-se bem-vinda ao local e começa a trabalhar na clínica. Logo ao chegar à cidade, Lívia desperta o interesse de um jovem médico, o Rodrigo. Eles desenvolvem uma amizade e Rodrigo percebe que eles têm vários objetivos em comum, então trata logo de “marcar o território”, mas a jovem deixa claro que seu único interesse é trabalhar e que não quer um relacionamento. Ah, antes fosse tão fácil traçar planos e esperar que o destino não se intrometa! Em um dos seus atendimentos rotineiros, Lívia acaba se deparando com um pai muito grosseiro, mas que consegue “descongelar” o seu coração. Após conhecer Thomas, mesmo que brevemente, tudo o que Lívia consegue fazer é pensar nele, e seus planos sofrem uma completa transformação!
Em muitos momentos da leitura fiquei brava com o Rodrigo, que mais parecia uma criança mimada. Foi muito irritante ler sobre suas atitudes e eu cheguei a brigar em voz alta com ele. Thomas e seu filho Lucas são fofos. O Lucas é um garoto que não tem como não se apaixonar por ele! É hiperativo, amoroso, curioso, brincalhão. Thomas é protetor, honrado e apaixonado. Seus pais, os avôs de Lucas também são maravilhosos. O livro é repleto de personagens “humanos” preocupados com o próximo e que valorizam o sentimento alheio.
Um livro tão apaixonante que foi impossível largar até terminar a leitura!

Ceile.Dutra 21/01/2013

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Um livro com clima linear, mas não menos interessante.

Lívia é uma jovem pediatra que acabou de passar em um concurso e se muda para Guayi - uma pequena cidade às margens do Rio Madeira, no sul do Amazonas. Ela foi decidida a ficar somente um ano, já que depois pretende fazer especialização fora do país em cirurgia pediátrica. Ela sempre morou em Campinas, então a mudança para uma cidade minúscula rodeada pela floresta amazônica foi um passo muito ousado e que rendeu muito mais aprendizado do que ela imaginava.

"Uma experiência que me faz questionar se o objetivo que tracei como certo para minha vida é mesmo o melhor para mim. Aquele que me completará."

Ao chegar, é muito bem recebida por Carlos e Ana que trabalham na mesma Unidade de Saúde. Estes são responsáveis pela sua integração com o lugar e a rotina na unidade (e também fora dela, nas visitas às comunidades que moram em áreas mais afastadas) mostram à Lívia a realidade do local. Como a cidade possui poucos atrativos, dificilmente os profissionais da saúde ficam ali por muito tempo e isto reflete na população que tem uma saúde carente de atenção e cuidado.

Com seus objetivos definidos, Lívia se vê dividida entre realizar seu sonho ou continuar a atender na unidade naquela pacata cidade. A confusão na sua cabeça se torna ainda maior quando conhece Thomas, dono de uma fazenda na região e de um passado traumático.

"Não sei por que pensei ter total domínio sobre os caminhos que tracei para minha vida. Apesar de poder muitas vezes escolhê-los, eles nem sempre me levaram onde imaginei."

Com uma narrativa e um enredo bem calmos, Despertar nos mostra as possibilidades de uma mudança - todas as consequências dela: tanto as que podemos interferir e tanto as que são de responsabilidade unicamente do destino. Acompanhamos a rotina de Lívia que, ao tomar a decisão de se mudar para uma cidade tão diferente e tão longe da que nasceu, vê todas as suas certezas desaguarem junto ao rio que rodeia Guayi.

A riqueza de detalhes sobre a vida no sul do Amazonas enriqueceu consideravelmente a história. Em alguns momentos, a vida da protagonista e dos personagens secundários chegam a ficar em segundo plano, tudo para expor de forma clara, mas leve, os costumes da população, suas necessidades e dificuldades, além de explorar muito bem a rotina médica - seus altos e baixos, mas, acima de tudo, a importância da dedicação destes profissionais e os resultados que isso gera.

Me apeguei de verdade à vida de Lívia. Não só pela curiosidade de seu desfecho, mas pela rotina mesmo. Os atendimentos realizados, os choques de realidade, as amizades conquistadas, os perigos enfrentados e as mudanças pela qual passou. Sua paixão por Thomas, seu apego e saudade da família e seu sonho de se tornar cirurgiã estão sempre presentes no seu dia-a-dia. Encantada - assim que fiquei.

O livro é tranquilo. Não possui AQUELE momento crítico (ok, só um mais para o final) e durante a leitura fiquei um pouco receosa sobre o que a autora tinha guardado para o final. Eu tinha medo que acontecesse alguma coisa ao mesmo tempo em que eu sentia que ficaria frustrada se nada acontecesse. Felizmente a autora encontrou um meio termo e fugiu do que eu imaginava, mas sem me causar maiores traumas rs.

Infelizmente, encontrei alguns errinhos de revisão, mas um me chamou muito a atenção (#RevisaNovoSéculo). Enfim, é uma leitura leve que encanta pelo enredo e pelo cenário, mas possui uma narrativa simples e sem grandes surpresas.

Ka 19/01/2013

Encantador
Livia é uma jovem pediatra nascida e criada em Campinas, São Paulo. Como boa profissional que é, quer se especializar, e o seu grande sonho é fazer uma especialização fora do país. Mas enquanto não pode realizar esse sonho, Livia passa em um concurso e é mandada para uma cidade no interior do Amazonas.
Seus planos são trabalhar por um ano e depois correr atrás de sua especialização no exterior, mas depois que ela conhece Thomas, um jovem fazendeiro, ela já não está tão certa do futuro que escolheu para si.

"- Olá! Sou Thomas Farrell. Ainda não nos apresentamos. Peguei sua mão. Senti um choque percorrer meu corpo. Como se tivesse colocado o dedo na tomada. Não era uma sensação de dor ou pavor. Era uma sensação de prazer. Me fazia querer mais."

Bem, vocês sabem o quanto eu adoro literatura fantástica, mas livros assim como o Despertar, tão reais, tão palpáveis em suas características, sempre acabam me surpreendendo.

Acho que é a possibilidade de realmente existir uma estória como a do livro é o que os torna especiais.
E Helena escreve de maneira deliciosa, descreve as situações e os personagens de uma maneira que te insere no livro, que te faz viver aquilo junto com a Lívia.

"Agora isto; as reações desencadeadas pelo meu corpo são incontroláveis. Como um estranho pode despertar em mim tantas sensações diferentes, intensas a ponto de me tirar o equilíbrio? Só de olhar ele hoje meu coração ficou aos pulos. Se tivesse feito um eletrocardiograma, provavelmente teriam me internado. Meu corpo todo ficou trêmulo, podia sentir o aberto em meu estômago, minhas mãos ficaram geladas, suadas. A vontade que senti de tocá-lo foi intensa. Me assustou. Queria sentir os lábios dele nos meus."

Os personagens são marcantes, desde os protagonistas até os secundários, ou seja, realmente, tudo contribui para a beleza do livro.
Li, amei e recomendo a todos que gostam de um romance, daqueles que fazem o tipo simples, puro e tangível.

“- O medo de ti perder foi enorme. Quando Carlos ligou dizendo que vocês não tinham retornado, fiquei maluco. Queria pegar o barco na mesma hora. Era noite e meus pais me imploraram para não fazer isso"

Rotina Agridoce 20/12/2012

Nossa protagonista é Lívia, uma jovem médica recém formada em pediatria de Campinas, interior de São Paulo. Seu maior sonho e objetivo de sua vida é ser médica cirurgiã e se especializar em um centro cirúrgico fora do país. Enquanto isso, ela se inscreve em um concurso público para atender e assim poder adquirir mais experiência e poder juntar o dinheiro para poder arcar com as despesas da viagem para o exterior. Lívia passa, sendo assim enviada para trabalhar numa Unidade de Saúde em Guayi, uma cidadizinha do Amazonas. Lívia quer passar apenas um ano lá, enquanto espera para ser aprovada em um curso de especialização do exterior. E é a primeira vez que ela vai deixar a sua cidade para ir tão longe e ter que passar tanto tempo longe dos pais, ela realmente não esperava ser enviada para tão longe, mas ela encara e vai.

Quando ela chega lá, conhece os médicos Ana e Carlos, que a recebem muito bem, com toda a atenção e carinho. Eles trabalham no mesmo posto de saúde que ela. E eles até abrem as portas de sua casa para ela, enquanto ela decide o que fazer e arrumar um lugar para ela, Lívia se sente acolhida como uma filha.

No dia seguinte de sua chegada, Lívia conhece Rodrigo, um médico bonito, que se encanta por ela. Eles tem muitos gostos parecidos, inclusive ele também está esperando um resultado para fazer uma especialização no exterior. Nasce aí uma amizade, mas Rodrigo espera mais do que isso. Lívia escapa de suas investidas, ela não pensa em se envolver com ninguém, ela só pensa em sua carreira em primeiro lugar. Ela teve somente dois relacionamentos em sua vida, e ambos não tão bons, por isso ela nunca pensou em ter relacionamentos mais sérios.

"Nunca fui de namorar muito. Às vezes paquerava. Até beijava, só não passava disso. Nunca alguém de fato, me despertou interesse a ponto de reduzir meu ritmo de estudos.
Aos dezessete anos, namorei o Pedro. Ele era uma gracinha. (...) Isto durou só três meses, até ele me dizer "se você me encontrar na rua, nem saberá quem sou, pois seus olhos vivem voltados aos livros" . (pág 66)

Em um de seus primeiros atendimentos, Lívia atende Lucas, um menino de 6 anos com um corte na cabeça, e seu pai Thomas dúvida das habilidades dela como uma média tão jovem, ele exige o antigo médico, do qual Lívia é a substitua. Thomas foi grosseiro com ela. Mas, para a surpresa de Lívia, ela se encanta por ele. Como ela pode se apaixonar por um completo desconhecido que a tratou tão mal?

“Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeada. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” (pág. 45)

Só de olhar ele hoje meu coração ficou aos pulos. Se tivesse feito um eletrocardiograma, provavelmente teriam me internado. Meu corpo todo ficou trêmulo, podia sentir o aberto em meu estômago, minhas mãos ficaram geladas, suadas. A vontade que senti de tocá-lo foi intensa. Me assustou. Queria sentir os lábios dele nos meus" (pág. 66 e 67)

A paixão entre Lívia e Thomas é inevitável, mas Lívia fica confusa, e terá que decidir entre sua carreira e seu relacionamento.

"Conforme fomos nos conhecendo, me apaixonei cada vez mais. Mesmo que quisesse, agora não poderia excluí-la da minha vida, porque você faz parte dela. Quero ficar com você o quanto puder. Ainda que amanhã você diga adeus, quero viver este amor. Quero amar vocês como ninguém nunca amou ou irá amar." (pág 148)

leia o restante em meu blog