Despertar

Resenhas - Despertar

Ann 27/11/2012

Moda e eu
"
Mergulhei, senti a sensação em todo o meu corpo. emergi, olhei na direção onde o deixei. Ele continuava no mesmo lugar, me olhando. Estendi minhas mãos e o convidei a vir comigo."
Lívia não podia imaginar as mudanças que aconteceriam em sua vida. Mudanças que a despertariam para uma nova perspectiva profissional, para uma nova visão de mundo... e para um grande amor.
Acompanhe esta trajetória emocionante em "Despertar"!

Editora: Novo século
Número de páginas: 374

Li o livro no booktour organizado pela própria autora - Helena Andrade.

O livro conta a história de uma médica que vai trabalhar em um local isolado que eu nunca iria trabalhar enquanto não é aceita na especialização de cirurgiã. E lá ela encontra um sentimento que nunca havia sentindo antes, o amor. A paixão...
Vivendo um sentimento novo, terá que escolher entre o amor MEU TOM DELONGE, DIGOTHOMAS ou sua tão sonhada especialização.

"Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeada."

Bom, primeiramente gostaria de falar que eu amei o livro, Helena, muito obrigada pela chance de ler essa sua obra prima, que não perde em NADA para grandes autores internacionais.
Fico super feliz em saber que nosso país conta com autores como você para engrandecer nossa cultura.

Helena, escreveu o livro colocando muito sentimento, toda a confusão do estou realmente apaixonada e agora? Não sou uma adolescente. O será que eu realmente gosto dele? Vale a pena largar o que eu sou / o que gosto por ele?

Teve momentos na estória que deu vontade de pegar a Livía e sacudir, MEU, como assim vai perder essa hombre lindo.
E o Rodrigo? Ok, ok - Thomas é Thomas.

Só tenho uma coisa para falar para você - do meu core para su core - se estás pensando em ler um romance nacional, esse é uma ótima pedida.

Xx.

Blanc.

Glaucia 12/11/2012

Um livro tocante!!!
Hoje vou começar a falar sobre um livro de forma um pouco diferente. Não tenho como fazer diferente, porque os meus sentimentos por ele são bem complexo. Então resolvi colocar muito mais sobre as minhas impressões, do que relatar sobre a história em sim.

Despertar não é um livro surpreendente. Não é um livro cheio de seres mágicos e mitológicos, como vampiros do bem ou do mau, com seus poderes lutando por poder ou vingança; lobisomens super sexies em busca de suas companheiras ou demarcando territórios, fadas fazendo super porções para salvar reinos e lutar contra os do “mau”. Esse livro está longe de ser incrível e pode criar uma dúvida sobre a minha dificuldade de escrever sobre ele. Sabe quando você lê um livro e passa dias com ele na cabeça? Por mais que tente, de uma forma ou de outra a história está lá, incrustada e você não consegue tirar dali. Pois é... Despertar é esse livro. Antes de chegar ao final, sabia que ele seria meu favorito, não por coisas fantásticas, hot (que adoro) ou porque tem um super mistério e me deixou louca. Bem pelo contrário, esse é um livro comum, mas que mexeu comigo de forma intensa durante a leitura.

A primeira coisa que me chamou atenção, foi que a autora criou personagens com características bem humanas. Elas são fortes, lutadoras, amáveis, honestas, às vezes irritantes, outras intrusas e “fofoqueiras”, desconfiadas e com muitas características reais do nosso cotidiano. São do tipo de pessoas que encontramos no trabalho, colégio ou até mesmo conversando em uma fila de padaria. A protagonista não é aquela mocinha chata, com a estima baixa que se apaixona pelo “homem do pedaço” e se sente insegura. Ela sabe o que quer, sabe que é bonita e inteligente, desafia os seus sentimentos e deixa correr; e depois ela se sente indecisa sobre a maior decisão da sua vida. Os dramas vividos pelas personagens também são reais e colocam em cheque as suas atitudes. Mesmo aquela cara que você acha supor fofo no início, tem atitudes que você vá considerar inescrupulosa em algum momento da leitura, mas depois você conseguirá se colocar no lugar da personagem e compreender as suas ações e até mesmo achar que talvez tivesse a mesma postura diante dos acontecimentos.

A segunda coisa que me chamou a atenção no livro, foi à forma como a autora narrou os sentimentos da protagonista e as descrições do que ela vê a sua volta. Como o livro é narrado em primeira pessoa, temos que tentar sentir os demais personagens com o ponto de vista da narradora. A autora soube trabalhar muito bem o aspecto da narrativa e conseguiu me fazer sofrer, sorrir, chorar e me sentir no lugar de cada um. Eu como leitora consegui vivenciar as cenas claramente e me envolver completamente na trama.

No início do meu texto eu disse que o livro não é surpreendente e realmente não é. Mas eu AMEIIII a trama. O livro tem uma narrativa deliciosa e me envolvi completamente do início ao fim. A leitura foi bem fácil, fluente e completamente envolvente. Não conseguia parar de ler. Quando me via terminando um capítulo, por mais cansada que estivesse minha mente pensava: “Só mais um capítulo... Só mais um”. E assim eu fui levando a leitura até chegar ao final. Então que dizer sobre o livro? Eu AMEI de verdade e fiquei dias pensando sobre a trama e as suas personagens. Helena Andrade foi uma bela surpresa e simplesmente já virei fã. Qualquer livro que ela lance, comprarei sem nem mesmo ler a sinopse, pois tenho certeza, depois desse, que ela seria incapaz de me decepcionar.

Bem, agora vamos falar sobre o livro. Já deixei as minhas impressões sobre ele.

Lívia é uma é uma jovem médica linda, batalhadora cheia de sonhos e recém-formada que passa em um concurso público e se muda para uma cidade pequena, quase um vilarejo, no Amazonas; para trabalhar como pediatra. Lá ela é muito bem recebida e faz muitos amigos, entre eles Rodrigo, um médico que tem o mesmo objetivo de se especializar em cirurgias.

Lívia e Rodrigo tem muito incomum, corte praticamente as mesmas coisas, dividem sonhos, mas apesar do apoio dos amigos do posto médico e dele ser lindo, educado, inteligente e se sentir super atraído por ela, acaba não rolando uma química e Lívia faz o possível para manter o relacionamento no limiar da amizade.

Como vem de família humilde e trabalhadora, que fez quase o impossível para que ela se tornasse médica, sempre se dedicou apenas aos estudos e nunca se envolveu emocionalmente com alguém com quem quisesse dividir uma vida. E apesar de Rodrigo parecer o cara perfeito para ela, a paixão que nunca foi despertada por alguém antes não acontece com ele.

Algum tempo depois de começar a trabalhar no posto, já bem famializada com as rotinas, pacientes e funcionários, Lívia faz um atendimento de emergia em um menino e seu pai parece completamente descontrolado, chegando a entrar em confronto com ela, por achá-la muito jovem para ser médica e sem qualificações para atender o seu filho. Lívia age de maneira corajosa e enfrenta o pai do menino, que fica completamente encantado com ela e sua doçura.

Mesmo após o embate estressante com aquele homem, Lívia não consegue tirá-lo de sua mente e se sente estranhamente atraída por ele. Mas resolve por um ponto final da coisa e tenta levar a vida com sua costumeira rotina. Só que dias depois Lucas aparece no posto médico com sua avó para tirar os pontos e a senhora parece encantada, e ao mesmo tempo curiosa sobre ela. Dias depois, o funcionário do posto passa mal e não há ninguém para levá-lo até em casa, assim Lívia o ajuda a chegar à fazenda onde mora. E no caminho para casa seu carro quebra, deixando-a sozinha na estrada deserta da fazenda. Inesperadamente Thomas, o pai do menino que atendeu, aparece e a ajuda de forma muito cordial. Ele se desculpa pelo ocorrido e fala um pouco sobre o filho. Nesse breve momento surge uma tensão entre os dois e Lívia fica ainda mais desconfortável.

Dias depois ocorre uma festa na cidade e lá Lívia tem um novo encontro com Thomas, que parece muito gentil e amigável. Sua mãe chega até a convidá-la para passar o final de semana na fazenda e as coisas começam a deixar Lívia ainda mais interessada nele, ao descobrir que é viúvo. Contudo Rodrigo aparece e dá a impressão de terem algum tipo de relacionamento, deixando Thomas estranhamente arredio e o afastando dela. A visita à fazenda da família de Thomas ocorre como combinado e quando ele vai buscá-la, ela deixa claro que é apenas amiga de Rodrigo, o que deixa o clima mais ameno e lugar para flerte.

Os dois começam um relacionamento depois desse fim de semana, mas Rodrigo faz de tudo para estragar a relação, causando vários conflitos entre Thomas e ele, o que deixa Lívia em uma situação desconfortável com os amigos do Hospital. Além disso, manter a relação é difícil, pois Lucas é muito pequeno e apegado ao pai, o que os impedes de estarem sempre juntos. Dosar a relação com Thomas e Lucas é algo bem difícil, e quanto mais o tempo passa, ela se sente apegada aos dois e indecisa sobre ir para o exterior fazer a sua especialização ou permanecer ao lado de Thomas e formar uma família.

Gostaria de falar mais sobre todas as personagens, pois todas elas me cativaram bastante. O problema é que o texto ficou bem grande, do tamanho da minha empolgação rsrs. Mas posso dizer que o livro e suas personagens são lindos e marcantes. Amei demais Lívia, Thomas e Lucas, e mesmo Rodrigo com suas atitudes conseguiu me conquistar. Então só posso afirmar que AMEI o livro e para ele darei 5 estrelas e um coração de favorito. Helena Andrade simplesmente arrasou em uma história simples, com pessoas normais, situações palpáveis e um amor lindo capaz de gestos generosos, que deixou meu coração cheio de emoção. AMEEEIII!

Bjs no core

Resenha publicada no Mix

Jaque 01/11/2012

Resenha do blog: Meus Livros, Meu Mundo. http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Apaixonei-me por este livro desde a dedicatória “Aos Profissionais de Saúde”, eu como futura enfermeira me senti lisonjeada, já que os profissionais de saúde não são tão lembrados assim.
Depois fui apaixonando-me cada vez mais a cada nova página que lia.
Despertar conta à história de Lívia que é uma médica recém-formada de 26 anos, cheia de planos e sonhos, com um objetivo na vida. Pensando em seu futuro ela aceita trabalhar em outra cidade, morar sozinha e viver pela primeira vez fora da casa dos pais, longe da família e amigos, não que ela fosse muito popular. Lívia desde muito cedo sonhava em ser médica, e agarrada a este desejo tornou-se uma adolescente e jovem diferente das demais, já que passou toda sua vida com a cara nos livros estudando para tentar vestibular de medicina em uma universidade pública.
Determinada e inteligente Lívia realizou seu sonho e formou-se, hoje formada e trabalhando na profissão que tanto ama, ela ainda quer mais, sonha em se especializar como cirurgiã no exterior. Para isso foi trabalhar, se tornar independente, aprender a andar com as próprias pernas enquanto tenta passar para a especialização que tanto deseja.
Lívia chega a uma pequena cidade no Estado do Amazonas de nome Guayi onde agora irá morar e trabalhar, por um ano inteiro. A médica é bem recebida por outros dois médicos que a hospedam temporariamente, Carlos e Ana são casados e ambos são médicos no local onde Lívia irá trabalhar como pediatra.
Tudo vai muito bem, a cidade apesar de pequena tem seus muitos encantos naturais, e o povo é hospitaleiro, amigo. Logo Lívia se sente à vontade e enturmada com seus colegas de trabalho, Carlos, Ana, Rodrigo e Maria.
Porém quando ela menos espera, ela conhece de maneira agressiva Thomas e seu filho Lucas.
Depois de um momento de stress entre os dois, Lívia se sente perturbada sem conseguir tira-lo da cabeça. Mas ela nem imagina que a é naquele momento que ela começa a despertar pra vida, que ela começa a se permitir sentir, amar e viver os anseios de uma mulher. Que ela abaixa a guarda e começa a deixar seu coração falar. Thomas meche com ela de uma maneira incontrolável, e ela se vê procurando por ele na cidade, nas ruas, entre as pessoas e pensa estar louca por querer tanto reencontrar aquele estranho tão grosseiro e tão apaixonante.
A história é recheada de emoção, de amor, nos ensina as dificuldades das escolhas que ás vezes temos que fazer entre o que sempre se sonhou e o que mais se ama, com qual dos dois você conseguiria viver sem?
Lívia tem que escolher entre o amor da sua vida e o que ela sempre sonhou, conseguirá ela viver sem um dos dois? Deixar qualquer um deles pra trás vai doer, mas a escolha é necessária e ela se dá conta disso quando vê que essa escolha não vai doer somente nela, mas em todos que a cercam e em todos que ela aprendeu a amar ao longo desse tempo naquela cidade.
A história é muito bem construída, é madura e leve. A leitura é gostosa e a cada página faz você desejar a próxima.
Apaixonei-me por cada personagem, todos são marcantes, bem construídos, pessoas simples, que nos faz acreditar que são reais.
Thomas é um personagem forte, marcante, com seus conflitos, duvidas e tristezas, mas ao mesmo tempo amoroso e encantador.
Lucas é um menino maravilhoso, me apaixonei por ele. Cada um com sua rotina, trabalho, dúvidas, tristezas, alegrias e sempre dispostos a ajudar ao próximo em uma cidade onde o povo é tão carente de cuidados e atenção. Os Pais de Thomas também são uns fofos. A irmã de Lívia, também é sensacional. Laura (a irmã) é a melhor amiga e confidente de Lívia.
O Rodrigo... Bom, com esse eu tive uma relação de amor e ódio durante quase todo o livro. Primeiro eu o amei, depois o odiei e depois o perdoei. Ele é complexo e em diversos momentos senti vontade de estrangula-lo, mas já no finalzinho da história essa raiva dele diminuiu em um dado momento em que ele foi muito importante, então resolvi perdoa-lo de vez.
As descrições da cidade, dos locais, dos cenários e paisagens me fez querer pegar um avião e ir ver com meus próprios olhos tamanha beleza. A autora descreve com tanta riqueza de detalhes que nos faz visualizar cada cenário citado.
A Helena escreve de maneira clara, objetiva, sem tornar a leitura cansativa ou enfadonha.
A capa do livro é linda e descreve muito bem a historia narrada.
A narrativa é em primeira pessoa feita por Lívia que nos faz conhecer seus medos, anseios, conflitos e emoções.
A correção é perfeita, não há erros e o carinho da autora é visível em cada página que lemos.

Eu recomendo este livro para qualquer pessoa, é magnífico!
Agradeço por ter sido aceita no Book Tour.

Leiam “Despertar”!

Daniele Nhasser 07/10/2012

Despertar - Helena Andrade
Temos como personagem principal a jovem doutora Livia nascida e criada no interior de Sao Paulo , Campinas . Medica pediatra tem o grande sonho de se especializar em centro cirurgico fora do pais , mas para facilitar esse projeto ela passa num concurso sendo mandada para uma cidade pacata do estado do Amazonas .
Chegando lá , longe de toda sua familia , ela conhece pessoas de bem inclusive Ana e Carlos que a recebem com carinho abrem as portas da sua casa, até que Livia decide ter seu proprio cantinho .
A jovem doutora se dedica carinhosamente as criancas desnutridas e doentes daquela regiao , sua meta ao viajar para Guayi é de ficar apenas um ano .

Rodrigo e tambem medico se torna seu grande amigo seus gostos sao muito parecidos , nascendo da parte dele um sentimento muito forte alem de amizade .
Livia teve apenas dois namorados na vida , mas não pensa em se envolver com alguem , sua carreira esta em primeiro lugar mesmo sabendo que Rodrigo tambem planeja fazer especializacao fora do país , tendo tambem os mesmos sonhos e objetivos .
Do outro lado em uma situacao tensa ela conhece um jovem fazendeiro Thomaz que esta desesperado pelo acidente do filho , a diferencas dos dois foi imediata , mas a vida gosta de nos pregar peças .

Sempre ouvi muito bem desse livro e sempre que lia as resenhas estava escrito uma estoria que te prenderia do inicio ao fim e posso garantir que prende mesmo , voce se envolve de uma certa forma com esse universo que a vontade que dá é esquecer sua vida , seu cotidiano e ficar ali lendo e lendo ...
Personagens de garras personalidades comuns voce se identificara com alguem.

Um romance do jeito que eu gosto , bem contado ,e ainda se passa num dos paraisos tropicais mais lindos que possuimos no Brasil , Helena nos apresenta varios pontos e nos faz viajar sem sair do lugar.

Tive a oportunidade de participar desse Book Tour e conhecer essa belissima estoria , eu recomendo .

Thalita 29/09/2012

Resenha Cantinho de uma garota
O livro narra a trajetória da jovem médica Lívia. Ela passa em um concurso público e vai trabalhar como pediatra na pecada cidade de Guayi no estado do Amazonas, ela chega na cidade com a intenção de ficar lá até conseguir dinheiro suficiente para fazer uma especialização fora do país. Apesar da mudança drástica de vida ela se adapta bem a rotina, até que conhece Thomas e imediatamente se apaixona por ele. Só que amar ele acaba fazendo com que ela tenha que decidir entre continuar em Guayi, e consequentemente perder a chance de fazer a sua tão sonhada especialização, ou fazer a especialização e possivelmente perder a única chance de viver um verdadeiro amor.

A narrativa da Helena é contagiante, faz com que você se sinta com o livro e não o queira largar tão cedo. Houve um trabalho de pesquisa muito bem feito e isso faz com que o livro tenha uma descrição dos cenários muito boa e quem está lendo consegue se sentir vivendo aquela situação. A descrição que é feita da floresta nas cenas finais torna a leitura intensa e faz com que sinta até uma certa aflição só por imaginar aquilo que acontece.

Eu não gostei de alguns pontos, o fato de as folhas serem brancas complica a leitura, eu não consegui ler muitas páginas durante a noite porque isso me gerava uma dor de cabeça danada. E estranhei as variações de humor do Thomas, exemplo, em determinado momento ele a Lívia estava super bem, ai ela dizia algo que ele não gostava e ele logo começava a tratar ela mal depois se arrependia e voltava desesperado atrás dela, se isso acontecesse uma vez tudo bem, mas isso acontece 3 ou 4 vezes durante a estória, achei que ele foi drástico demais em alguns momentos e por coisas super bobas, eles poderia ter maneirado mais na reação.

Mas fora esses pontos relatados o livro é muito legal, recomendo a leitura para quem gosta de um romance leve e cheio de aventuras.

Agradeço a Helena por ter me dado a chance de participar do booktour :D .

Ká Guimaraes 06/09/2012

Como eu adoro os livros nacionais... (suspiros)

Logo que comecei com o blog, eu tinha um pé atrás com os livros nacionais, pois eram muitas as reclamações. Hoje em dia eu prefiro ler um livro nacional a um internacional, olha sou prova viva de como os autores nacionais tem se evoluído. ^^

Faz muito tempo que eu queria ler o livro da Helena, tudo nele me convidava para uma ótima leitura, logo que vi ele no site da Novo século eu gamei srrs Foi então que fui atrás da autora, e graças a Deus ela atendeu o meu pedido srrs Gente digo que foi vários suspiros lendo esse livro ^^

Recém formada em pediatria Lívia, viaja a trabalho para uma cidadinha no sul do Amazonas. A cidade pequena chamada Guayi, esbanja natureza srrs Certo a autora pegou no meu ponto franco, eu amo a natureza e não é a toa que moro quase no meio do mato kkkkk Adoro bichos, adoro arvores e isso acabou me familiarizando melhor com o livro. Mas bem não estou aqui para falar de mim e sim do livro.

Lívia quer ficar em Guayi somente por um ano, pois pretende fazer um curso de especialização no exterior, (logicamente se ela passar no teste) para ser medica cirurgiã. Chegando a cidade ela é superbem recebida por Ana e Carlos, um casal fofo que também são médicos na cidade. Livia é muito bem acolhida na cidade, todos gostam dela e ela gostou muito da cidade.

Não posso esquecer-me de falar de Rodrigo, um jovem médico da cidade. No inicio eu amei ele, mais depois fiquei ferrada, ai no final me apaixonei por ele novamente kkk Rodrigo me fez ter vários sentimentos kkkkk

Logo no primeiro capitulo eu amei como a autora escreve, fiquei super empolgada que nem consegui largar o livro. Helena me encantou com a discrição dos locais, eu que já sou apaixonada pela Amazônia, fiquei ainda mais e um dia vou fazer uma viagem para lá srrs
Lívia me encantou com o seu jeito, adorei conhecer mais dessa menina. Sua atitude como medica é perfeita, ainda mais quando chega um pai desesperado por que o filho cortou a cabeça.

Esse pai é Thomas Farrell, um rapaz que mora na cidade e é dono de uma fazenda, e vamos dizer que fazenda. Não irei entrar em detalhes, por que quero que todos sintam a mesma coisa que senti. Adorei a parte em que Lívia se encontra com ele na primeira vez aushuahs e também adorei o filho dele. Lucas ganhou meu coração, que menino fofo.

O final do livro foi lindo demais, adorei mesmo. O legal de quando a gente lê um livro assim é que quando ele acaba sentimos aquela sensação de vazio, de querer mais. Despertar vai despertar em você vários sentimentos e arrancara suspiros ^^

Agradeço a autora que me enviou o livro e já vou avisando assim que tiver os 15 comentários eu solto a promoção ^^ Olha a literatura nacional está fazendo muito sucesso ^^ Garanto que todos vão amar esse livro e vão querer, eu to querendo ler novamente.

estantedasuh 04/08/2012

Despertar
Nesse livro, Helena nos conta a história da médica especializada em pediatria Lívia. Na verdade é a própria Lívia que nos conta a sua historia, ela passou em um concurso publico para atender em uma pequena cidade do Amazonas, a cidade de Guay e não imagina as mudanças que aconteceram com ela, sem contar que essa é a primeira vez que ela fica tanto tempo longe dos pais. Mas lá ela conhece Carlos, Ana e Rodrigo que são os outros médicos do local, isso vai ajuda um pouco ela nessa nova etapa.
Lívia acaba despertando em Rodrigo alguns sentimentos muito alem da amizade, a história é contada de uma forma deliciosa pela escritora e a Lívia é uma fofa. Bom o Rodrigo eu achei legal, mas depois ele foi meio que me irritando.
Agora quando vocês conhecerem o Thomas. Ele é um fofo o típico cavalheiro a moda antiga e nossa mocinha ficará tão encantada quanto eu pelo belo rapaz viúvo de olhos azuis. A historia deles é repleto de romance, muitos momentos de carinho e amizade e também de algumas confusões. Lucas o filho de Thomas é um doce.
Lívia vai entender que não adianta traçar um plano para sua historia, porque ela já foi escrita por Deus e só esta guardada esperando para ser exibida.
Bom, eu não posso também ficar contando tudo, mas posso dizer que vale muito apena ler esse romance, eu amei e estou pensando em mandar um email pra Helena; será que ela me manda um Thomas também??
Não deixem de ler esse romance, você que é como eu apaixonada por uma historia de amor, sem contar que em uma parte do livro a autora também fala sobre a questão da preservação ambiental da Floreta Amazônica.

Realmente amei esse romance, Helena Andrade você está de parabéns. Arrasou.

Amanda Carneiro 26/04/2012

www.primeiro-livro.com
“Quero amar você como ninguém amou ou irá amar.”
Lívia parte da casa de seus pais visando recomeçar a vida no interior de Manaus. Novo emprego, nova casa e novos amigos. Ana e Carlos a apresentam para a população e ela começa a trabalhar num posto de saúde local. Logo todas as crianças apaixonam-se por seu jeito meigo e delicado. Rodrigo também torna-se seu amigo e eles pretendem fazer especialização fora do pais juntos. Porém, ele começa se interessar pela garota e um amor começa a surgir.
Thomas, um fazendeiro, leva seu filho Lucas para o postinho pois o garoto machucou a testa e precisa de uma sutura. Chegando lá, por não ver o médico Miguel que ali trabalhava fica com raiva e a desconta em cima de Lívia. A garota finge não se importar, mas tamanha grosseria a corrói por dentro. E isso não é o pior! Ela sente algo estranho toda vez que vê Thomas...

Um romance simplesmente fantástico! Helena nos conduz à um mundo onde não há nada mais importante que o amor. Lívia, com todas as suas indecisões torna-se frágil à paixão. Rodrigo e Thomas são os alvos e é difícil escolher entre eles. A leitura flui rapidamente e nós sequer percebemos o tempo passar.
A única coisa que me incomodou um pouco foi o fato dos acontecimentos serem narrados em uma velocidade extrema e com tanta intensidade. Não sei se eu que sou só eu que prefiro um romance que se desenrole lentamente, mas acho que tudo aconteceu muito rápido e a autora poderia trabalhar mais um pouco (mais páginas, yeaah! :P) com tudo isso.
Mas isso é totalmente à parte, pois é um livro fantástico! Obrigada à Helena por dar-me o prazer de ler sua obra! Muito sucesso com Despertar! :D

Nica 17/04/2012

"Não é possível! Como podia estar ansiosa em vê-lo? Mal o conhecia. Na única vez que o vi, briguei. Eu de fato havia enlouquecido."

Em Despertar, Helena nos traz a história da médica recém formada Lívia, uma menina de 26 anos que sempre se dedicou aos estudos, que os priorizou em sua vida, transformando sua paixão pela Medicina em seu único e verdadeiro amor até decidir se inscrever em um Concurso Público, para trabalhar em uma Unidade de Saúde de uma cidade pequena, Guayi, localizada ao sul do Estado do Amazonas.

Desde pequena, Lívia nunca havia deixado sua cidade, Campinas, no Estado de São Paulo, muito menos sequer cogitado morar longe de seus pais, irmã e sobrinhos. Porém, a vontade de se descobrir, de despertar, de seguir com seus planos profissionais, é maior e ela, após passar no tal concurso para Médica Pediatra, se vê pela primeira vez como uma adulta, sem a proteção e cuidado dos pais. E, o que seria mais uma experiência profissional antes da desejada e planejada Especialização Internacional em Cirurgia Pediátrica, pode se tornar o divisor de águas na vida de nossa protagonista...

"Num desses desvios, surgiu uma experiência muito além de qualquer expectativa que já tive. Uma experiência que me faz questionar se o objetivo que tracei como certo para minha vida é mesmo o melhor para mim.
Aquele que me completará."

Ao chegar à cidade de Guayi, Lívia é acolhida por um simpático casal de médicos, Carlos e Ana, que trabalham na mesma Unidade para a qual ela foi designada. Através deles, ela conhece Rodrigo, um médico bonitão, cheio de amor para dar - que se encanta de imediato com a beleza e simplicidade da médica recém chegada - e que, como ela, deseja especializar-se no exterior.

Apesar das investidas de Rodrigo, Lívia não se deixa envolver, sempre escapando dos gracejos deste. No entanto, algo estranho acontece dentro de si quando, em sua primeira semana de trabalho, ela conhece o doce menino Lucas e seu "grosseiro" pai Thomas, que questiona a capacidade de Lívia por a achar nova demais - sim, a gente finge que acredita nisso. Nossa querida e admirada pediatra não entende porque aquele homem rude mexe tanto com ela, acha que está ficando maluca.

Porém, ninguém pode fugir do destino, não é mesmo? E este se encarregou de colocar Thomas outras vezes no caminho de Lívia. Eles se tornam próximos demais, se apaixonam e começam a viver uma linda história de amor e cumplicidade, de amizade e carinho mútuos. Além disso, o amor de Lucas por Lívia só ganhava força, até mesmo o menino já dependia dela, ansiava por suas visitas. O que só a fazia adiar cada dia mais sua decisão (e o conflito do livro): deixar o amor de sua vida ou partir em busca de realizar seu sonho de estudar e se especializar no exterior?

"Não havia receio, medo, nem receio reprimido. Só nossa vontade de estarmos juntos.
Vivenciar este amor que aconteceu, sem nenhum de nós ter planejado e que transformou nossas vidas.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela própria Lívia. É através dela que conhecemos sua história e viajamos pelas paisagens do Amazonas, descobrimos seus medos e anseios, é por meio de seus pensamentos que vivenciamos o que se passa em seu coração, entendendo o seu Despertar... Mas não esperem muitos conflitos além deste, ir ou não para viver ou não esse amor. O romance escrito por Helena é simples, mas cativante. De fato, o que eu verdadeiramente senti falta foi de maiores conflitos. A meu ver, Rodrigo, o médico bonitão e apaixonado por Lívia, deveria ter se esforçado mais, ele aceitou as recusas da moça muito facilmente... Ele gostava ou não dela oras?!

Continue aqui => http://nicasdrafts.blogspot.com.br/2012/04/resenha-despertar-de-helena-andrade.html

Raíssa Lis 16/04/2012

Lívia é uma médica recém-formada e escolhe, como primeiro emprego, trabalhar no interior do Estado do Amazonas, em uma pequena cidade chamada Guayi.

Morando em Campinas toda a sua vida, é a primeira vez que sai de casa e, apesar de saber que irá enfrentar dificuldades, está muito determinada, pois esse emprego será a chave para conseguir sua especialização fora do país.

Apesar de ser uma cidade pequena afastada de tudo e bem simples, Lívia vai com o objetivo de conseguir dinheiro para fazer sua residência em Cirurgia, seu maior sonho.

Logo que chega a Guayi, Lívia se encanta com a cidade, as pessoas são muito simples e receptivas. Como ainda está sem casa, Lívia fica hospedada na casa de Carlos e Ana, médicos e seus colegas de trabalho do Posto de saúde, que ajudam muito em sua chegada, dando todo o apoio necessário.

Em seu primeiro dia, tudo transcorre muito bem, atende os pacientes com muita atenção e carinho, conhece todos que trabalham no Posto, inclusive Rodrigo, um médico que se torna um grande amigo por terem grandes afinidades, inclusive a vontade de fazer residência fora do país.

Logo na sua primeira semana de trabalho, Lívia atende um menino de 6 anos com um corte na testa. Desesperado, o pai chega ao consultório e ao ver que a médica que irá atender seu filho é jovem demais, fica com medo de que a falta de experiência dela possa agravar o quadro de seu filho e então começa a insulta-la dizendo que ela não conseguirá cuidar do caso. Mesmo com toda grosseria do pai do menino, Lívia segue o procedimento fazendo uma pequena sutura no menino e ignorando todas as grosserias daquele homem.

Lívia é uma mulher determinada, que sempre teve objetivo na vida e sempre colocou a razão à frente do coração, por isso mesmo na adolescência nunca teve muitos namorados. Para ela o mais importante é dedicar-se a carreira da medicina, mas esse princípio é questionado e ela terá que tomar uma grande decisão: vai realmente querer despertar para vida?

Um livro cativante, com uma escrita fantástica, a autora me prendeu do inicio ao fim. Eu amo livros de romance, quando bem escritos então se tornam ainda melhores e esse é um deles.

Orgulho-me muito de saber que a literatura nacional está cada dia mais com ótimos autores como Helena Andrade.

Resenha no Blog Flor de Lis

Cynthia França 13/04/2012

Delicado e envolvente
Sou suspeita para falar desse livro, porque ele é exatamente o meu estilo. Sabe aquela obra que você escolhe pela sinopse? Pois é!
Narrado em primeira pessoa, sob a ótica da protagonista Lívia, uma jovem madura e delicada, Despertar nos mostra como cada uma de nossas escolhas é capaz de mudar o curso de nossas vidas. Sempre que há escolha, há dúvida, mas isso torna tudo muito mais interessante. Uma história simples, mas real e emocionante, que me fez refletir sobre as decisões que já tomei na minha vida.
Quando Lívia, uma jovem pediatra, muda-se para Guayi, uma cidadezinha do interior do Amazonas, ela pretendia exercer a profissão por um ano, antes de partir para o exterior, a fim de se especializar em cirurgia pediátrica. Contudo, ao conhecer Thomas, um jovem fazendeiro bonito e envolvente, ela começa a se questionar a respeito do futuro que havia traçado para si mesma. Em conflito consigo mesma, Lívia inicia uma jornada interna (e intensa) que a leva a descobrir quem realmente é e o que de fato quer.
O texto da Helena é delicioso; sua forma de escrever prende e envolve o leitor, de modo que é difícil parar de ler. Eu me perdia na leitura durante horas...
Achei fascinante acompanhar cada passinho da personagem, compartilhar suas dúvidas e inseguranças, tão naturais e tão comuns na vida de um jovem.
A busca pelas respostas e a descoberta do que palpita no íntimo do coração é o cerne deste livro maravilhoso, que RECOMENDO, RECOMENDO e RECOMENDO!!!
Um ponto que eu não poderia deixar de destacar é a ambientação em solo nacional. Adoro!! Vibro quando os autores brasileiros fazem isso, e a Helena fez mais: ambientou a trama no Norte do Brasil, um lugar às vezes esquecido e subestimando, valorizando a beleza natural e a cultura regional.
Cinco estrelas!!

Nise 18/03/2012

Resenha do blog Diamante Literário
Lívia vivia para o estudo. Facada em um objetivo, deixou de lado as amizades, namoro, balada e sua juventude para se tornar médica. Sabia desde de cedo que essa carreira exigiria muito de si, e mesmo assim não pensou duas vezes ao abrir mão do que seria uma vida "normal" e se empenhar na profissão de seu sonho. Ao concluir seus estudos, Lívia passa em um concurso e vai ser médica no interior do Amazonas.

Guayi é uma cidade pequena, bem diferente de Campinas, cidade que Lívia morava com a família. Ao chegar ela logo percebe o ar humilde da população e em como a solidão será difícil de aplacar. Os médicos da cidade são calorosos com ela, principalmente Rodrigo, um médico que está na mesma situação de Lívia, morando sózinho e querendo investir em cusos internacionais. Mas é o misterioso Thomas quem vai mexer com os sentimos de Lívia.

Thomas é um fazendeiro importante da região, viúvo e com um filho de 6 anos, ele possuí uma história triste e turbulenta. Apesar de serem completamente diferentes um do outro, a paixão nasce entre ele e Lívia. E é nos braços de Thomas que Lívia descobrirá o amor e o quanto planejar uma vida com antecedência pode ser precipitado. Ela terá que decidir entre dois aspectos importantes de sua vida e não sabe como fazer isso sem sem que uma das partes saia ferida.

"O que fazer? Que caminho tomar? Do que abrir mão? Para o que dizer adeus? Qualquer escolha seria dolorosa. Como deixar o amor da minha vida?"

O livro é narrado em primeira pessoa, por isso só temos o ponto de vista de Lívia, no caso a protagonista. Ela é uma personagem focada, séria, determinada e inexperiente. E totalmente seu oposto está Thomas, sangue quente, vívido e cativante. A princípio os dois não combinam, mas é interessante ver no decorrer do enredo a vida dos dois se adequando um ao outro. A inexperiência dela junto com a vivencia dele vão fazer algumas leitoras (como eu) se identificarem, muitas experiências que ela nunca viveu eu também não vivi e ver ela lidando com elas é bem como eu me imagino lidando.

O conflito do livro é qual decisão Lívia tomará, qual caminho ela vai escolher. Eu particularmente, concordei e faria o que ela fez no final. E o livro é sobre isso, planos que fazemos na nossa vida e que nem sempre dão certo. Aprender que a vida tem seu próprio curso e ao decidir algo você anula o outro caminho é provavelmente a lição mais difícil que nós temos que aprender. Quem aqui nunca parou pra pensar em como seria sua vida se tivesse escolhido uma outra profissão? Ou emprego? Uma pessao diferente para estar ao seu lado? Saber lidar com as consequências de sua decisão é algo que ainda tenho que aprender.

Tirando alguns erros de ortografia e algumas quebras na sequência do enredo, o livro foi bem tranquilo pra mim. Escrita fácil e um enredo que embora pareça ser comum, a riqueza de detalhes e os personagens tranformaram em um ótimo livro. Ah, não poderia terminar sem dizer que a capa é linda. Simples, mas eu gostei muito.

"Se me dessem a opção de viver só uma semana ao seu lado, ou toda uma vida sem ter te conhecido, eu escolheria viver só uma semana. Você não sabe o quanto é especial."

Anna 19/02/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
Quando terminei de ler Despertar só me restou uma pergunta... Quando começaria o meu despertar?

Confesso que o começo do livro começou não me chamando muita atenção, mas lá pela página 50 eu já começava a me identificar com Lívia. Nossa médica protagonista da história que tem seu despertar narrado nesse romance bonito da Helena.

Despertar é um livro leve, uma história calma, algo que me chamou atenção foi como Helena descreve as cenas da história. É um livro apaixonado, diria até mesmo um livro puro.

Me identifiquei muito com Lívia (que tem um nome l-i-n-d-o!) meu sonho sempre foi cursar medicina assim como o da Lívia e também sempre me vi mais grudada em livros do que em relacionamentos.

Eu queria que de uma hora para outra também me deparasse com um amor igual Liv encontrou, como as coisas foram bonitas, sabe aqueles livros que nos fazem sonhar com um amor bonito? Puro e livres de interesse? Lívia encontra distante de tudo os motivos para se encontrar, para saber o que realmente queria.

A autora descreveu muito bem os sentimentos que encontramos quando nos deparamos estar apaixonada por alguém. A dor quando essa pessoa parte, o nervoso quando ela esta perto, o medo de perde-lo, o livro é mais a forma de descrever esse período da nossa vida.

O Livro se passa em um ano da vida de Lívia depois nos mostra o que aconteceu depois. Se intensifica em seus meses morando em um lugar distante ( Não vou explicar muito para não acabar soltando algum Spoiler) quando ela encontra o amor de sua vida e precisa tomar as decisões mais difíceis da vida dela.
Lívia se vê entre o amor e a profissão, entre o coração e a razão e precisa passar por um momento perigoso para descobrir qual é a escolha certa.

OBS: Vocês vão se apaixonar pelo "príncipe encantado" da história que prendeu o coração da nossa médica, eu estou morrendo de amores por ele.

Não encontrei erros no texto, a diagramação é normal dos livros da Editora Novos Talentos da Novo Século.

A Helena é uma querida e adorei ter a oportunidade para ler o livro dela, e o medo que ela tinha que eu acabasse não gostando por ser um romance... até eu me surpreendi, devo estar precisando de amor porque ultimamente os livros que mais tenho amado são suuuuper românticos.

Minha nota para o livro é 4/5 pois não gostei muito da capa, achei que os personagens não se parecem pelo que imaginei e dai não me faz pensar na história. Mas é só isso, pois gostei muito da lombada vermelha pois fica linda na estante. E o livro também leva essa nota porque nas primeiras páginas não chama tanto a atenção do leitor, demorei para criar uma afinidade pela leitura.
Fora isso o livro é cativante e meigo. é um romance bonito.

Mirela L. 15/02/2012

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Despertar tem uma capa linda, é um romance leve, que convida o leitor para fazer uma viagem pela cidadezinha de Guayi, além de envolver uma protagonista médica (nunca tinha lido nenhum livro com protagonistas envolvidos com a medicina), com personagens interessantes e uma estória tão envolvente que eu não conseguia parar de ler! Despertar é um livro que nos faz refletir sobre descobertas, sobre sentimentos, sobre escolhas…

Lívia é médica pediatra e viaja de Campinas para Guayi, situado no Amazonas, para trabalhar como pediatra na Unidade de Saúde da região. Mudar para Guayi foi algo temporário para adquirir mais experiência, mas o sonho mesmo de Lívia é se tornar médica cirurgiã, e visando alcançar esse objetivo ela se inscreve num curso fora do país e fica aguardando ansiosamente o resultado da seleção.

Assim que chega à região é bem recebida por Carlos e Ana, também médicos da US, que acolhem Lívia com imenso carinho e atenção. São pessoas dedicadas ao trabalho, ao bem estar da população… médicos humanizados e comprometidos com a causa. Logo no seu primeiro dia de trabalho, ela conhece Rodrigo, também médico da Unidade, que veio de Cuiabá e que possui muitas afinidades e características em comum com Lívia, inclusive o desejo de fazer residência fora do país.

“Também gosto desta parte do meu trabalho. Ter permissão de entrar na casa, na vida destas pessoas, ver como vivem, poder orientá-las a melhorar a higiene, falar sobre prevenção de doenças.” [pág. 144]

E além de médicos comprometidos com a saúde da população, Helena ainda aponta características de pessoas engajadas e comprometidas com o meio ambiente. Achei todas as descrições dela em prol das causas muito lindas e inspiradoras!

“- Penso ser este o caminho – concluiu Carlos. – O respeito, a consciência, a necessidade de preservar a natureza, pois precisamos dela para sobreviver. Isso acaba também incentivando o respeito, a consciência no ser humano, o que beneficia todas as partes. Quem sabe assim poderemos viver de maneira mais digna.“ [pág.35]

E é num dos primeiros dias de atendimento, que Lívia é chamada as pressas para tratar de um menino, com um ferimento na cabeça. O garotinho, chamado Lucas, estava muito assustado e acompanhado por um pai desesperado, que chega a ser grosseiro com ela por não acreditar em suas “habilidades” como médica.

“Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeada. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” [pág. 45]

É bonito perceber pela escrita da autora a sensação de um profissional engajado e comprometido com o que faz. E eu particularmente, como profissional da área de saúde, fiquei bastante feliz e embargada de sentimentos bons durante a leitura de Despertar. É muito lindo ver pessoas sendo atendidas de forma humanizada, com amor, com respeito… Parabéns a Helena por abordar características tão lindas em sua obra!

Despertar é uma delícia de ler *-* Helena descreve bastante os locais em que a protagonista se encontrava, móveis, arredores, impressões, proporcionando ao leitor uma visão mais ampla das situações e locais. Outro ponto que SEMPRE me cativa em livros é quando existe uma criança fofa e simpática *_* AWN! A vontade que dá é entrar na estória e abraçar ela beeeeeeem muito!

O leitor fica compenetrado na estória, querendo saber o desfecho, compartilhando das dúvidas e escolhas de uma protagonista sempre habituada a só estudar e que passa a enfrentar “problemas” ao perceber algumas mudanças em seu coração (pois Lívia acaba criando laços fortes com as pessoas daquela localidade). Uma despedida que poderia parecer simples, talvez não fosse tão simples assim.

Confira: http://inteiramentediva.blogspot.com/2012/02/resenhando-43-despertar-helena-andrade.html ^^