O Papel de Parede Amarelo

O Papel de Parede Amarelo Charlotte Perkins Gilman
Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O Papel de Parede Amarelo e Outros Contos de Charlotte Perkins Gilman:

Giovanna.Louise96 25/01/2024

Passei muita raiva com esse livro com o jeito que o John trata a esposa, como uma criança e coitada que nem sabe se cuidar e não pode tomar as próprias decisões. Triste saber que nada mudou. Gostei.

SimoneSMM 25/12/2023

A narração é toda feita numa linguagem que dá a impressão de ser usada para estar contida numa versão moderada da história, sem excessos, toda dentro de um padrão "aceitável". Ela narra como quem não pode errar. Quem nos fala é a personagem principal que, ao contrário de outros, homens e mulheres, não é nomeada. Ela mesma fala de si sob a ótica alheia e quando o faz sob a própria ótica, se contém. Com exceção do final, quando fala de si mais abertamente porque já está transformada em outra.
É uma mulher, aparentemente com uma doença psicológica, que é agravada pelo modo como é tratada. O marido a mantém vigiada e a doença é mais uma forma de mantê- la assim. Todo o contexto em que está inserida, alimenta essa doença. Ela não se sente livre para dizer o que quer ou pensa. É proibida de escrever, mas o faz escondido. Não pode manter atividades e contatos que estimulem a "transgressora" imaginação.
Quando passa a viver num quarto com grades nas janelas e um pavoroso papel de parede amarelo, passa a sentir-se cada vez mais acuada e introspectiva.
A narração acontece num crescendo angustiante até o momento em que ela sucumbe e se entrega. Fracassa. Se torna outra ou o que já havia dentro dela.

legolas_ 19/10/2023

Eu não gosto da forma que a escrita flutua entre as quebras de tempo e achei que algumas coisas foram colocadas de forma muito simplória, mas é um conto legal, interessante.

finnlandia 26/01/2023

Como dizem as pessoas aqui do meu Rio: Sinistro, sinistríssimo...

Recomendo muito, principalmente com atenção devida às entrelinhas.

qziacoelho 28/05/2022

O conto é bem curtinho. Como li a versão bilingue, fiz questão de ler tanto em português quanto em inglês para entender melhor.
Escrito em formato de diário, a personagem principal leva a entender que passa por uma depressão. Casada com um médico que desacredita de sua situação, ela também menciona um bebê, o que nos leva a entender que é uma depressão pós parto.
Vale muito a pena a leitura, apesar do sentimento que ela passa, e recomendo mais ainda a leitura da nota da autora ao final, pois ela explica ter passado pela mesma situação e o porquê de tê-lo escrito.

_owlways 19/04/2021

Aventuras de radiador
Nesse dia, eu estava na estrada quando o carro quebrou, e tive que esperar o motorista arrumar o problema. Felizmente, conseguimos encontrar uma fazenda próxima no meio do nada, com internet, pra chamar um resgate. Durante as três horas de espera no meio do nada, li esse livro, e me deliciei elaborando teorias de conexão entre as imagens descritas pela personagem e seus sentimentos. Pensar a maternidade, a não-maternidade, gênero etc através de um papel de parede horrendo foi uma aventura e tanto!
Obs.: deu tudo certo com a viagem. Arrumamos o radiador com durepox.

Sophia1534 23/09/2020

Angústia
Livro curtíssimo mas carregado de emoções. A escrita é muito simples, um tipo de diário, mas as palavras, os adjetivos usados dão um ar de mistério e de angústia. Uma metáfora para a luta feminina contra seu cárcere.

Stefânea 13/07/2017

Simples e direto.
Uma narrativa simples, com frases curtas e fáceis de entender. O enredo nos mostra a fragilidade da mente humana e como uma coisa tão pequena, como um papel de parede, pode ser uma porta para o caminho da insanidade. Um relato muito preciso da desigualdade entre os sexos, tanto naquela como também ocorre nos dias de hoje, e da impotência da esposa perante o marido. Muito bom.

Beta Oliveira 19/04/2016

Um conto que se revela muito mais profundo, desesperador, angustiante que as primeiras impressões. Ao mostrar o colapso de uma esposa, discute o papel da mulher conforme os ditames de uma sociedade machista.

Leia o texto completo sobre este relançamento da editora José Olympio no #AbrilImperdível do #LdM11.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com/2016/04/cap-1184-o-papel-de-parede-amarelo.html