Tiago 06/02/2021
Tudo em excesso é ruim, com a personalização não é diferente
Uma leitura fascinante sobre o efeito bolha causado pelos filtros de personalização da internet. Fomos do 8 (modelo de difusão de jornais e TV) para o 80 (internet com cada site tendo diferentes versões moldadas para cada usuário). O livro fala dos problemas que isso pode gerar. Cito alguns deles aqui:
1) ao não sermos expostos a ideias e coisas fora da nossa zona de conforto, dificilmente temos a nossa criatividade estimulada.
2) ao recebermos conteúdo 100% alinhado com a nossa visão de mundo amplificamos cada vez mais o nosso viés de confirmação.
3) passa a existir um ciclo vicioso. Inicialmente as nossas escolhas moldam o conteúdo que recebemos mas ao longo do tempo o conteúdo que recebemos passa a moldar as nossas escolhas.
Finalmente o livro, apesar de ser do início da década de 2010 toca num ponto interessante e que é de certa forma a contradição que vivemos na internet de hoje. Na década de 90 quando ela se massificou a impressão que se tinha era que cada um tinha a sua voz, poder de gerar conteúdo e que iríamos ter dados e informação extremamente pulverizados pela rede. Hoje em dia com os filtros de personalização são uns poucos gigantes que detém nossos dados (Google, Facebook e Amazon) e que dominam o fluxo de informação pela internet.
Vale a pena a leitura.