Um acontecimento na vida do pintor-viajante

Um acontecimento na vida do pintor-viajante César Aira

Resenhas - Um Acontecimento na Vida do Pintor-Viajante

Thiago 13/07/2021

Simples, minimalista, pacato e extraordinário
Uma narrativa tão tranquila e tão pacata que quando o clímax surge, causa a impressão de que é outro livro, outra história.

"O artista, enquanto artista, podia estar sempre morto. Era um pouco absurdo querer preservá-lo. Qualquer pequeno ou grande acidente podia matar um homem, ou mil homens, ou mil milhões de homens de uma só vez. Se a noite matasse, pouco depois do pôr-do-sol morreríamos todos. Rugendas podia dizer como todo mundo, e especialmente depois do que havia ocorrido: "Eu já vivi bastante." Como a arte é eterna, nada se perde."

Como o título já diz, esta é uma simples história de um pintor viajante, que em uma de suas viagens, acontece algo que muda a sua vida pra sempre.

Um ótimo livro para refletir sobre a força que a arte proporciona para o artista. Se você espera encontrar grandes reviravoltas, talvez se decepcione, mas se ler esse livro despretensiosamente, com a mesma tranquilidade que ele transpassa, será uma leitura agradável e prazerosa.

Vlademir Lazo 26/12/2014

Como é bom ler um pequeno romance como esse sem saber nada do enredo. Conhecendo a reputação de Aira como o melhor escritor argentino contemporâneo, imaginava o quanto seria bem escrito, mas além de um rigor estético alucinado no texto, que incluem reflexões, uso do vocabulário e descrições brilhantes, a própria narrativa nos encaminha pra um lado para depois nos levar a outro, com momentos incríveis como a passagem por um vilarejo no meio do nada com as carroças gigantescas, com estas indo embora e visíveis no horizonte por semanas conforme se afastam, a tempestade de raios e o longo clímax sustentado no terço final. Leitura breve e prazerosa de quatro ou cinco horas.