Ventania

Ventania Alcione Araújo

Resenhas - Ventania

Ellen Rayane 17/08/2022

Que livro fácil...
De ler, de se encontrar em algum dos personagens... É simples e divertido... Mas tb retrata realidades deixadas de escanteio...
Gostei tanto desse livro que me fez pensar na minha cidade tão afastada das capitais

Isadora 17/03/2016

O livro irá narrar a história de alguns moradores de uma cidadezinha do interior chamada Ventania, através dos olhos de um (ex) chefe de estação ferroviária que, após alguns acontecimentos, precisa encontrar um novo sentido para sua vida. Então, ele descobre a paixão pela leitura, pela escrita e desenvolve um platônico (e divertido) amor pela bibliotecária da cidade.

Achei bem divertido a escrita desse narrador que, em diversos momentos, faz algumas observações engraçadas sobre fatos que estavam acontecendo. Ri diversas vezes de algumas lamurias e comentários que ele faz. Achei uma ótima sacada por parte do autor, que tirou um pouco do drama e encaixou um leve humor à trama.

Infelizmente, eu não consegui aceitar de forma nenhuma um determinado romance que surge ao longo da história. Para mim, foi frustrante ter uma história tão bonita manchada por algo que me incomodou bastante. Não achei nem um pouco bonita ou poética a relação estranhíssima desses personagens. Na verdade, fiquei extremamente chateada com o tom belo que o autor quis dar a esse casal pois, em minha opinião, é extremamente errado incitar uma relação tão desigual no quesito da idade.

Estamos falando aqui de uma criança de 13 anos se relacionando com uma pessoa de 31 anos de idade. Tal fato é levado como normal e absolutamente aceitável ao longo da história.

Para mim, criança é CRIANÇA, ainda que fisicamente aparente ser mais velho. O autor tenta nos fazer aceitar que um rapazinho de 13 anos já é forte, tem músculos, corpo de homem, e eu não me convenci nem um pouco. Além disso, é evidente ao longo da história como essa criança ainda é cheia de dúvidas, conflitos e medos típicos de sua idade. Então, para mim é um abuso da mulher que, em sua idade madura, decide ir adiante porque não consegue se controlar, como ela própria diz.

Concluindo a questão, eu gostei de uma parte do livro e odiei a outra. Indico para quem se interessa pelo enrendo.

Karen 11/12/2021

Água com um pouco de açúcar demais
O livro é meio bobinho, morno. Uma seção da tarde meia boca.
A mania de chamar de 'a pantera' uma das personagens principais achei de uma bobice beirando a infantilidade.
"Achava que sabia viver; e vê agora que não se aprende a viver. A vida rola aos trambolhões, como a água desse rio, que não para de mudar; nada é seguro na vida, nada é sólido.".

San... 17/01/2015

Ventania, cidadezinha interiorana repleta de personagens simplórios. Quem narra o cotidiano local é um dos moradores. Bastante perspicaz, ele capta os pequenos segredos dos habitantes locais e com isso faz um bonito fundo para falar de sua paixão platônica e do romance de sua amada, de 31 anos, com um menino de 13 anos. Na leitura singela, sem grandes pretensões, percebe-se, entre outras coisas que permeiam o trivial de cidade pequena, a transformação do menino em homem. Bom de ler.

Aline 22/03/2016

Um absurdo em forma de vento
Janela Literária apresenta a resenha de "Ventania" de Alcione Araújo:

Sabe aquele tipo de obra que você sabe que é boa, bem escrita e com uma narrativa exemplar, bem-humorada e quase com um patamar classudo? Sabe né?! Eu li Ventania e consigo descrever o livro com todas essas qualidades acima, porém, me vi completamente cansada, de saco cheio e quase....quase droppei a história. Não fiz isso porque procuro ler tudo até o fim em respeito ao autor (não fiz isso com dois livros na minha vida, confesso, esses não deram mesmo). Me peguei vendo uma leitura cansativa, repetitiva (apesar de saber que é boa) e com um ritmo que não me prendeu.

Vi nossa querida diva vlogueira Tati Feltrin dizendo que este era um dos melhores livros da vida dela e eu não poderia desistir dele, talvez por causa dela, eu insisti. Ventania é uma cidadezinha do interior que possui algumas histórias relatadas por Delfos, um homem manco que é apaixonado pela bibliotecária da cidade e conta como ela se apaixona por Zejosé, um garoto malcriado e meio burro, que está quase sendo expulso da escola por não querer saber de estudar.

Delfos é realmente (confesso) um dos melhores narradores que já vi, ele é um personagem secundário da história, o que é genial e fascinante (já viram um narrador que é personagem secundário? Eu nunca vi), que escreve tudo o que vê, colocando notas de rodapé divertidíssimas que você não deve nunca pular. Ele fala mal de si mesmo e exalta totalmente sua paixão por Lorena, a bibliotecária e seu ciúme por Zejosé.

Até a metade da história, tudo ocorre bem (chato e quase droppando mas bem), nada de absurdo acontece. Lorena que tem 31 anos e Zejosé que tem 13 ficam mais íntimos, porém, para nós trata-se apenas de um amor platônico, nada impossível, algo crível mas que jamais em nossas mentes, iria acontecer. O problema é que acontece e de forma detalhada, o que é absurda e me perdoem se me acham moralista, achei uma falta de vergonha e inclusive, um apoio a pedofilia.

O livro trata de alguns assuntos como algo aparentemente "normal", como o cunhado apaixonado pela cunhada e Zejosé se entregando a uma mulher com idade para ser sua mãe. No final, esse "amor" é tratado pelo livro como algo aceitável, o que ao meu ver é um tiro no pé. Um livro polêmico, bem narrado e escrito mas que peca na sua moralidade e no ritmo. So sorry, mas não recomendo para quem não acerta certos "absurdos" em termos amorosos como eu.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.8/
Vanderni 21/04/2016minha estante
Tive a mesma impressão. Fui ler cheia de expectativa, uma vez que a Tati Feltrin gostou muito, mas, sinceramente, também NÃO RECOMENDO!!!! Absurdo!!!!!!

naty 30/11/2017minha estante
Achei muito forçado esse romance entre uma pessoa de 31 e 13 anos. E praticamente toda hora o autor falava que ZeJose parecia um homem formado e muito belo......não colou para mim.

Gezinha 25/09/2020minha estante
Nossa... Li os comentários no Amazon, mas se tivesse lido os daqui, não comprava! A sorte do livro é que estava por 9 reais e eu comprei... Pensei: é a chance que darei a um autor brasileiro. Pq eu tb vi a Tatiana indicando... Pedofilia? Não é ser moralista não! Criança é criança! Vou ler com 2 pés atrás, mas vou dar uma chance...

Barulhista 24/06/2020

Zero defeitos
Pra quem gpsta de ler e de escrever.
Esse é daqueles que você vai diminuindo o ritmo com pena de acabar de ler.

Adriana 31/05/2015

Desafio Literário 2015
O livro conta com diversos personagens que moram numa cidade do interior decadente, que outrora fez riqueza com a exploração da mina de ouro. Vai abordar diversas temas como educação, política, etc.... O que eu gostei foi a evolução dos personagens homens principais que vão evoluindo com o passar do tempo, a personagem principal feminina começou bem, mas tive algumas ressalvas sob sua conduta no decorrer da narrativa, pois para mim não bate com a sua personalidade.

Danny_med 05/04/2016

ALERTA DE VENTANIA FURIOSA
O que acontece quando um homem apaixonado resolve contar uma história?

Somos lançados no olho de um furacão!

Somos levados até VENTANIA - uma pequena cidade - por Delfos um funcionário da estação ferroviária, que tem seu passado marcado por uma tragédia: na tentativa de evitar um acidente na linha do trem, acaba perdendo uma perna.

Ele nos apresenta essa pequena cidade - e suas esquinas sossegadas, porém repletas de falsos moralismos, preconceitos e amores proibidos - para nos apresentar Lorena, uma linda moça da capital que trabalha na única biblioteca da cidade; e por fim nos apresentar todo o amor e o ciúme que darão a diretriz de sua narrativa.

Somos ainda colocados dentro de lar de Zejosé, um garoto de 13 anos, moleque arteiro e matreiro, ladrão de frutas e de corações proibidos. E conhecemos sua mãe Dasdores - dos sofrimentos - das perdas - das renovações!

Assim o livro que temos em mãos foi supostamente escrito por Delfos, e é o rascunho de uma vida escrito em linhas de desamores.

Que livro lindo!

Delfos faz as vezes de personagem secundário, disfarçado de narrador pretensiosamente oniciente, que narra aquilo que vê, aquilo que dizem, tentando nos fazer crer na sua idoneidade. E ele nos convence, mas não da forma que espera - Delfos é passional, é humano, é verdadeiro.

Apimentando ainda mais essa incredulidade que existe em torno do narrador, estão as notas de rodapé, onde Delfos se contradiz a todo momento, o que acrescenta a pitada precisa de acidez a narrativa.

Esse éum livro que provoca o leitor, fazendo-o questionar a veracidade de cada linha lida a todo momento - mergulhando num mar de sentimentos tão intensos quanto contraditórios - fazendo-os crer que cada linha escrita não passou de uma declaração de amor.

E toda aquela ameaça de ventania é, no final, sobrepujada por um sopro de esperança!

Sem dúvida alguma esse é um dos melhores livros que já li na vida.

Danny Varjao @danny_med

Kel 24/05/2016

Você já foi a Ventania?
Não se sabe exatamente onde, nem exatamente quando, mas logo em suas primeiras linhas Ventania nos carrega para suas ruas do interior junto de seus personagens inigualáveis e quando você vê, morou lá sua vida inteira. Essa é a sensação que tomou conta de mim quando me aventurei nas páginas escritas por Alcione Araújo, autor que até então, não conhecia.
Delfos ou Philadelphos, como preferir, irá nos narrar um período de tempo na cidade de Ventania (o nome foi alterado pelo nosso narrador para proteger a privacidade dos habitantes), período esse quando Delfos se apaixona por Lorena Krull, bibliotecária da cidade, e por isso, depois de retirar inúmeros livros na biblioteca, resolve escrever um livro para presentear...

site: http://www.neonkiss.com.br/ventania-alcione-araujo/

Mya 07/01/2017

Admito ter lido esse livro pois vi um vídeo da Tatiana Feltrin, ela havia dito que amara o livro e que era um de seus favoritos, mas admito também que ele não era para mim, não gostei da história, a achei cansativa, pouco atrativa, é bem escrita, mas não me agradou, arrastei na leitura, Delphos foi um personagem que me irritou, fiz interpretações erradas em que quase o comparo a Bentinho de Dom Casmurro, que doente de ciúmes fora capaz de criar um caso entre sua amada e outro rapaz.
Resenha completa no site da Armada de Escritores!

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2017/01/ventania-alcione-araujo.html
Carolina2031 07/01/2017minha estante
Partilhando da mesma opinião. Não terminei ainda por falta de interesse nos personagens e enredo. Me pergunto porque ainda estou insistindo nesse livro. Haha. Também comecei a ler porque é um dos favoritos da Tatiana. Já passei tantos na frente. .. está difícil. ?

Mya 07/01/2017minha estante
Terminei de ler por teimosia mesmo, foi uma das minhas decepções de 2016, fiz de tudo para terminá-lo antes do ano acabar e não ter que começar 2017 com este livro rsrs

IGuittis 15/05/2017

Encantador
Em uma cidade pequena, localizada não se sabe onde, Delphos começa a escrever como um modo de conquistar a sua amada, a nova, e única, bibliotecária da cidade, Lorena. Ele acha que não há outro modo de conquistá-la que não seja se tornando um escritor. Com essas anotações nós começamos a acompanhar a vida de Lorena e de um rapaz de 13 anos, Zéjosé, e do envolvimento de ambos. Narra as dificuldades de uma cidade pequena, narra o desenvolvimento de um amor bonito, mas proibido. Livro muito bom. No meio dessa história eles vão citar uma série de outras obras, caso você não tenha lido Os Meninos da Rua Paulo, e pretende ler, leia primeiro, senão você vai receber um tremendo spoiler no meio da história.

Silvia.Souza 26/09/2017

Não faz meu estilo
Não que o livro seja ruim, mas definitivamente não é meu estilo... Muito bem escrito mas não prendeu minha atenção...

Tati 09/10/2015

O poder transformador dos livros...
Ventania conta a história de Zejosé, um adolescente de 13 anos que não gosta de estudar. Na verdade, ele nunca recebeu estímulo da escola, pelo contrário, sofria discriminações constantes. Mas sua mãe, Dasdores, sempre lutou pelo filho. Seu único filho, pois o primogênito, ela perdera em um acidente na estação de trem da cidade.O narrador, Delfos trabalha nesta estação ferroviária.Um dia, depois de tanto a mãe insistir, Zejosé vai visitar a pequena biblioteca de Ventania. Lá, ele conhece Lorena: uma bibliotecária muito charmosa e apaixonada pelos livros. No início, Zejosé demonstra resistência aos livros, mas graças a persuasão de Lorena, tudo começa a mudar. Ela aos poucos vai despertando nele o gosto pela leitura. E não é só isso que os dois descobrem juntos...O livro Ventania nos faz enxergar a magia dos livros e o seu poder de transformar pessoas.

bssbrubs 30/08/2016

Bom Livro!
No final do mês de maio comecei a cursar Engenharia da Computação na UFPA, e devo relatar que estou muito apaixonado pelo curso, e não quero pegar DP, o que tira quase todo meu tempo de escrever e ler, mas vale a pena esse sacrifício.

Um dos novos amiguinhos de faculdade me indicou um livro que não vou mentir, eu estava com repulsa de ler. Este livro é Ventania de Alcione Araújo.

Cotidiano
Bem, confesso que no inicio esse livro é bem devagar, o que pode repelir muita gente, no inicio não passa de um slice of life, onde a trama apenas esta começando. É mostrado e definido quem serão os personagens principais: Lorena, Zejosé e Delfos.
Inicialmente apenas é mostrada a relação entre eles, e o motivo desse encontro. Temos a descrição do lugar onde se passa a historia, e sim, você vai se sentir dentro de Ventania, é um dos pontos fortes do livro, a ambientação perfeita.

Narração envolvente
Algo que percebi no meio de uma conversa com o amigo que me indicou o livro, esse livro é uma retratação e critica pura aos "meninos de rua" do nosso Brasil, e a modelização de como a sociedade os trata.
Eu cresci em dos bairros mais periféricos da minha cidade natal, e acompanhei de perto os que escolheram um bom e um mal caminho e como as pessoas ao redor tratavam cada um. E também percebi as formações de bandos, assim como no livro.
Esse livro me trouxe uma especie de nostalgia dessa época, e pude entender o ponto de vista da autora. O que me deixa mais intrigado é que é tudo jogado de forma natural, uma narrativa sem explosões, sem anomalias, tudo acontece naturalmente, tudo narrado por Delfos.

Personagens
Zejosé é o principal dos principais, se é que podemos chamar assim, o garoto tem uma carga pesada a levar. Confesso tinha uma repulsa enorme por ele no inicio, por parecer alguém birrento, imaturo e que não sabe definir o que é bom ou ruim para ele, e quando se juntava ao "bando" tornava-se um paspalho que recebia ordens e não pensava nas consequências de cumpri-las. Mas ao longo de todo o livro, ele amadurece. No fim, continuei achando ele um chato, mas alguém suportável.
Lorena é uma moça que veio da capital, bem educada e delicada. Acaba descobrindo que não conhece a si mesmo, é impulsiva e tenta controlar suas emoções ao máximo, mas quando explode temos as cenas mais lindas do livro.
Delfos é um carinha importante na cidade de Ventania, e não posso revelar aqui o porquê, perderia um pouco da magia por trás desse personagem que passei a admirar muito, ele é o nosso querido narrador da historia, o que permite que tenhamos o mesmo ponto de vista dele pra varias situações, mas no fundo mesmo, Delfos é uma boa pessoa que procura um lugar para descansar o coração (ele merece).

Conclusão
Super recomendo este livro, é uma obra perfeita, do inicio ao fim, e o final? Ah, o final é surpreendente e vai deixar muita água na boca. Devo alertar que se você não tem paciencia para desenvolvimentos lentos, passe longe dessa obra.

site: http://pomardelimao.blogspot.com.br/2016/08/resenha-4-ventania.html