Como Agua Para Chocolate

Como Agua Para Chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Isadora1355 14/05/2024

Entre aromas e desejos
Uma história repleta de emoção, desejo, receitas e sabores.
É lindo a forma como Tita representa a força e coragem de uma mulher disposta a seguir os anseios de seu coração.
O livro retrata algo que acredito muito: a comida tem a magia de nos transportar emoções e sentimentos.
Victoria.Rossini 14/05/2024minha estante
Essa mesma escritora tem um livro muito bom, chama-se "A lei do amor" . Li faz muito tempo, lá por 2005. Quero reler, vou tentar ler como água para chocolate também.

Isadora1355 15/05/2024minha estante
Muito obrigada pela indicação, vou colocar como meta de leitura. ??
Adorei a escrita dela, ao mesmo é uma leitura leve que vai te envolvendo.

Drika.Zimmermann 28/03/2024

Cozinhar é uma forma de amar. ?????
São tantas emoções e sentimentos, sabores, perfumes e sensações.

Uma leitura rápida mas profunda. Acompanhamos a vida de Tita, seu amor por Pedro e tudo que esse amor alcança. Em muitos momentos dá raiva, medo do que vai acontecer com Tita, que usa a cozinha como seu palco.

Os preparos das refeições, as receitas, dá pra sentir o gosto, o cheiro a sensação de tudo que está acontecendo. As descrições são incríveis. Me transportou direto pra cozinha da minha avó.

O realismo fantástico é muito presente na narrativa, deixando tudo mais incrível!

"É claro que você deve ter o cuidado de acender um fósforo de cada vez. Se uma emoção muito forte acender todos, um resplendor ofuscante iluminará muito além do que estamos acostumados a ver. E, então, um túnel brilhante aparecerá diante de nossos olhos, revelando o caminho que esquecemos no momento em que nascemos, convocando-nos a recobrar a origem divina que perdemos."

Obs. Existe um filme derivado deste livro, eu não vi, mas tô morrendo de vontade de assistir!

Julia Moraes 15/03/2024

Terminei esse livro com lágrimas nos olhos, é incrível como a narrativa de embeleza no realismo mágico. A forma como a história acontece totalmente conectada com as comidas que estão sendo preparadas é incrível.

Analice77 20/02/2024

Sofreu mais que a Ju
Pensa numa mulher que sofreu, desde que nasceu a pobre não teve um dia de paz quase. Tita aqui quebrou meu coração junto com o dela algumas vezes. Foi triste!!!

Como Água para Chocolate é um livro mexicano que, além de muita dor, traz muito presente a cultura desse país. Uma das coisas mais legais desse livro, são as receitas: cada capítulo começa com uma receita diferente (sim, com medidas certinhas e tudo mais) que terá relação com a história a ser desenvolvida ali, já que a personagem principal Tita é cozinheira por paixão, por necessidade de cozinhar mesmo, por ser como ela se expressa.
Além disso, é um livro de realismo mágico, o que eu não sabia kkkk e eu achei meio viajado no começo, confesso. Mas depois pareceu que eu entendi, era uma maneira poética e fantasiosa da autora conseguir exprimir mais ou menos a imensidão dos sentimentos das personagens, apenas dizer não faria o trabalho. E aí já estava encantada pela história.
Não tenho mais muito o que dizer, eu gostei muito da leitura, me fez sentir conectada e imersa na ambientação, com muita vontade de experimentar as comidas kkk recomendo para todos!

Clara ⨠18/02/2024

Já faz um tempinho que li este livro, e foi para um trabalho de escola, mas apesar disso gostei bastante do livro.
É bem entretido e aborda muito o tema realismo mágico.

Lauraludovico 08/02/2024

O peso de quebrar tradições
O livro conta a história de um amor frustrado por tradições familiares, mas mais do que isso, narra como Tita estava empenhada a romper traumas geracionais.

Desde o seu nascimento, sua vida estava destinada a ser determinada pela sua mãe. O que provoca sua insatisfação é a proibição de viver o amor que deseja, mas apesar de questionar as tradições e ter a vontade de não segui-las, continua vivendo sob o comando familiar e tendo que lidar com o homem que ama casando com sua irmã.

Todos os seus meios de buscar felicidade e satisfação com os limites da sua vida são proibidos, destruídos ou afastados dela. Mas, com a dramaticidade e fantasia latino-americana, a narração do livro envolve o leitor em momentos de comédia, tristeza e raiva hahah não há nenhum personagem que se livre de ser julgado

O final do livro me surpreendeu, não era o que eu imaginava que Tita merecia, mas foi o que a tornou feliz e, de certa forma, realizada. Odiei personagens do início ao fim, tive um breve ranço da Tita, não suportei Pedro, mas, no fim, tudo aconteceu como deveria. ?

Alice Dash 29/01/2024

Ri pakas
Eu ri em nos momentos mais absurdos, pois é simplesmente magnífico, eu ri MUITO POIS ME PEGOU MUITO DESPREVENIDA KKKKKKKKKAKAKKAKAKAKS

Mariane398 16/01/2024

Livro favorito da vida
Foi uma experiência completa acompanhar a história de Tita e seus deliciosos preparos. A culinária se une à narrativa e produz sensações que quase chegam ao paladar. A evolução da narrativa também me surpreendeu muito, na metade do livro a trama dá uma guinada e eu não esperava. Uma leitura relativamente rápida e recheada de prazeres.

Mika 15/01/2024

Uma vibe "Mulherzinhas" versão latina
Eu amei o livro, ele tem uma proposta muito diferente de trazer a comida/cozinha como ponto de partida de cada capítulo e a partir daí desenrolar a história.
O povo mexicano tem uma cultura gastronômica muita rica e se nota o quanto eles adoram comer e conservar a cultura através dos sabores, e esse livro faz a gente viajar para um México no período da Revolução e ficar com vontade de comer tudo que é mencionado. Hehehee
Mas além do fator comida, que eu achei sensacional, a trama tem romance, drama familiar e um pouco de magia.
É um livro muito bonito mas eu não gostei do final... Acontece.

Jota Ge 14/01/2024

Tita, estamos com você mona ?
Eu amei conhecer esse novo estilo de ficção e, se eu gostasse de chocolate, com certeza faria a receita do bolo. Também amei que, mesmo o livro sendo curto, a autora consegue fazer o leitor se conectar com os personagens e com a história.