Como água para chocolate

Como água para chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Drika.Zimmermann 28/03/2024

Cozinhar é uma forma de amar. ?????
São tantas emoções e sentimentos, sabores, perfumes e sensações.

Uma leitura rápida mas profunda. Acompanhamos a vida de Tita, seu amor por Pedro e tudo que esse amor alcança. Em muitos momentos dá raiva, medo do que vai acontecer com Tita, que usa a cozinha como seu palco.

Os preparos das refeições, as receitas, dá pra sentir o gosto, o cheiro a sensação de tudo que está acontecendo. As descrições são incríveis. Me transportou direto pra cozinha da minha avó.

O realismo fantástico é muito presente na narrativa, deixando tudo mais incrível!

"É claro que você deve ter o cuidado de acender um fósforo de cada vez. Se uma emoção muito forte acender todos, um resplendor ofuscante iluminará muito além do que estamos acostumados a ver. E, então, um túnel brilhante aparecerá diante de nossos olhos, revelando o caminho que esquecemos no momento em que nascemos, convocando-nos a recobrar a origem divina que perdemos."

Obs. Existe um filme derivado deste livro, eu não vi, mas tô morrendo de vontade de assistir!

Julia Moraes 15/03/2024

Terminei esse livro com lágrimas nos olhos, é incrível como a narrativa de embeleza no realismo mágico. A forma como a história acontece totalmente conectada com as comidas que estão sendo preparadas é incrível.

Caroline 12/03/2024

Estranhamente bom.
Inesquecível foi o momento que cheguei ao final entendendo entender o que tinha acontecido.

PS: choque após choque.

Analice77 20/02/2024

Sofreu mais que a Ju
Pensa numa mulher que sofreu, desde que nasceu a pobre não teve um dia de paz quase. Tita aqui quebrou meu coração junto com o dela algumas vezes. Foi triste!!!

Como Água para Chocolate é um livro mexicano que, além de muita dor, traz muito presente a cultura desse país. Uma das coisas mais legais desse livro, são as receitas: cada capítulo começa com uma receita diferente (sim, com medidas certinhas e tudo mais) que terá relação com a história a ser desenvolvida ali, já que a personagem principal Tita é cozinheira por paixão, por necessidade de cozinhar mesmo, por ser como ela se expressa.
Além disso, é um livro de realismo mágico, o que eu não sabia kkkk e eu achei meio viajado no começo, confesso. Mas depois pareceu que eu entendi, era uma maneira poética e fantasiosa da autora conseguir exprimir mais ou menos a imensidão dos sentimentos das personagens, apenas dizer não faria o trabalho. E aí já estava encantada pela história.
Não tenho mais muito o que dizer, eu gostei muito da leitura, me fez sentir conectada e imersa na ambientação, com muita vontade de experimentar as comidas kkk recomendo para todos!

Clara ⨠18/02/2024

Já faz um tempinho que li este livro, e foi para um trabalho de escola, mas apesar disso gostei bastante do livro.
É bem entretido e aborda muito o tema realismo mágico.

Lauraludovico 08/02/2024

O peso de quebrar tradições
O livro conta a história de um amor frustrado por tradições familiares, mas mais do que isso, narra como Tita estava empenhada a romper traumas geracionais.

Desde o seu nascimento, sua vida estava destinada a ser determinada pela sua mãe. O que provoca sua insatisfação é a proibição de viver o amor que deseja, mas apesar de questionar as tradições e ter a vontade de não segui-las, continua vivendo sob o comando familiar e tendo que lidar com o homem que ama casando com sua irmã.

Todos os seus meios de buscar felicidade e satisfação com os limites da sua vida são proibidos, destruídos ou afastados dela. Mas, com a dramaticidade e fantasia latino-americana, a narração do livro envolve o leitor em momentos de comédia, tristeza e raiva hahah não há nenhum personagem que se livre de ser julgado

O final do livro me surpreendeu, não era o que eu imaginava que Tita merecia, mas foi o que a tornou feliz e, de certa forma, realizada. Odiei personagens do início ao fim, tive um breve ranço da Tita, não suportei Pedro, mas, no fim, tudo aconteceu como deveria. ?

Alice Dash 29/01/2024

Ri pakas
Eu ri em nos momentos mais absurdos, pois é simplesmente magnífico, eu ri MUITO POIS ME PEGOU MUITO DESPREVENIDA KKKKKKKKKAKAKKAKAKAKS

Mariane398 16/01/2024

Livro favorito da vida
Foi uma experiência completa acompanhar a história de Tita e seus deliciosos preparos. A culinária se une à narrativa e produz sensações que quase chegam ao paladar. A evolução da narrativa também me surpreendeu muito, na metade do livro a trama dá uma guinada e eu não esperava. Uma leitura relativamente rápida e recheada de prazeres.

Mika 15/01/2024

Uma vibe "Mulherzinhas" versão latina
Eu amei o livro, ele tem uma proposta muito diferente de trazer a comida/cozinha como ponto de partida de cada capítulo e a partir daí desenrolar a história.
O povo mexicano tem uma cultura gastronômica muita rica e se nota o quanto eles adoram comer e conservar a cultura através dos sabores, e esse livro faz a gente viajar para um México no período da Revolução e ficar com vontade de comer tudo que é mencionado. Hehehee
Mas além do fator comida, que eu achei sensacional, a trama tem romance, drama familiar e um pouco de magia.
É um livro muito bonito mas eu não gostei do final... Acontece.

Jota Ge 14/01/2024

Tita, estamos com você mona ?
Eu amei conhecer esse novo estilo de ficção e, se eu gostasse de chocolate, com certeza faria a receita do bolo. Também amei que, mesmo o livro sendo curto, a autora consegue fazer o leitor se conectar com os personagens e com a história.

Carol 08/01/2024

Muito inesperado
Um dos livros mais diferentes das minhas leituras convencionais. É um romance que contextualizado no México do século XX, na época das revoluções. Ele conta através de receitas da culinária mexicana o romance que se passa entre Pedro e Tita e também conta muito sobre as tradições de uma família típica da época.
Teve um fim realmente muito inesperado para mim. Não tem outra palavra para definir, se não essa, pois de fato não esperava por isso. Realmente não ocorreu o que eu queria na história, mas foi uma narrativa muito interessante e diferente de ser ler

Lidiane 08/01/2024

Não gostei do final
O livro conta a história de Tita a caçula de uma família de mulheres fortes. Tita é uma cozinheira de mão cheia, porém carrega o peso de uma tradição bem antiquada de que toda filha mais nova não deve se casar e sim cuidar da sua mãe até o seu último dia de sua vida. Mãe Elena é uma mulher com temperamento extremamente difícil não deixa sua vida nada fácil, quando Pedro um homem que Tita se apaixonou aparece em sua casa para pedir sua mão em casamento sua mãe faz algo impensável e da ele acaba se casando com a sua irmã Rosaura. E assim vamos ver como Tita vai lidar os problemas entre mãe e filha, ver seu amor se casando com outra entre outras coisas que vão acontecer nessa história repleta de sabor, romance, sofrimento e muita emoção.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e meu Deus como esse livro vai te dar fome. Cada receita é usada para contar um fato da história o que tomar muito mais interessante.

Confesso que não sou muito fã de um triângulo amoroso, mas esse é extremamente intrigante porquê é nítido o sofrimento de ambos.

O que mais me agradou no livro foi o fato de que Tita finalmente conseguiu ser feliz e conseguiu não deixar essa tradição horrorosa continuar.

O que menos menos me agradou confesso que foi o final, para alguém que esperou tanto aquele momento acho que Tita aproveitou muito pouco o que tanto desejava.

O que eu mudaria no final seria que Tita aproveitaria muito mais sua família e também não teria o final que o livro deu para ela, porquê sinceramente depois de tanto sofrimento, Tita merecia muito mais.

Meu quote favorito foi essa da imagem onde Tita passa por uma fase extremamente difícil e essa frase é dita pra ela, o que me tocou profundamente.

Indico esse livro para quem ama aquele amor proibido, porém tomem cuidado com a idade possuí gatilhos como agressa0 e estrup0