Como Água para Chocolate

Como Água para Chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

anahelena.blasilemos 27/08/2023

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE – de Laura Esquivel
Este é um livro de receitas.
De receitas culinárias, sim, com descrição de dosagem exata dos ingredientes, sejam cebolas, açucares, ovos, chorizos, nata fresca, pimentas, de um tudo. O modo de execução e truques daqueles segredos seculares guardados a sete chaves, que fazem toda a diferença no sabor final do prato servido.
De receita da obstinação de um amor proibido que por fim consegue prevalecer passadas algumas décadas.
De receita de uma saga familiar no interior do México em meio à revolução do início do século XX, com ênfase para ciúmes e disputas entre irmãs, para a libertação das garras despóticas de uma mãe autoritária e azeda, para a submissão imposta pelo medo, para leais amizades, para a insistência em conservar métodos deteriorados e obsoletos em nome da moral e dos bons costumes mesmo tendo telhado de vidro.
Mas principalmente a receita para um livro admirável:
. iniciar repartindo o livro em 12 capítulos com correspondência direta a cada um dos 12 meses de um ano, em ordem cronológica;
. colocar uma receita culinária tradicional e saborosa no início de cada capítulo e, a partir dela ir lentamente contado a história com evolução natural, ainda que com idas e vindas bastante anacrônicas;
. acrescentar uma boa dose de realismo fantástico, tão ao gosto da literatura latino-americana, de tal forma que vai se formando um caldo de maravilhosas e peculiares reações aos comensais que experimentam as iguarias que saem das panelas carregadas de sabores dos sentimentos de quem cozinha, sejam eles amor, volúpia, revolta, desdém, raiva, entre outros.
É como transmitir o calor de suas emoções para o alimento assim como a água fervente derrete o chocolate. E a cidade toda destilando suas doçuras ou suas amarguras.
Pronto!
É só abrir a primeira página e começar a se refestelar. A leitura é um prato cheio!
TRÊS PERSONAGENS: Tita e Pedro, e também Mamãe Elena.
UMA CITAÇÃO: ” ... este livro de cozinha que me deixou de herança ao morrer e que narra, em cada uma de suas receitas, esta história de amor enterrada.”

Altina.Magda 23/08/2023

Leitura de fácil entendimento. Cheio de fantasia e momentos de vc ficar extasiado de tanto exagero. Mas vale sim, vale a leitura e a compreensão de toda a história de Tita! Super indico!

Silmara Loureiro 08/08/2023

Uma imersão ao México.
Esse livro me trouxe sensações, sabores e saudades de comidinha da infância. E para além disso várias reflexões sobre escolhas. Será que estou fazendo escolhas por mim ou baseado no que o outro deseja?
Uma imersão ao México. Desfrutei até da culinária Mexicana.

Keilizie.Santaroza 08/08/2023

Melhor livro, tem todo meu coração
Bom vamos lá ! O que falar sobre "Como Água para Chocolate" ? Eu sou simplesmente apaixonada por essa história. A forma que ela desenvolve os personagens sempre relacionado-os com a cozinha, com a comida de afetiva e de memória. Tita é uma personagem incrível, que por mais que tente apagar a chama que a incendeia não consegue, pq a chama, aquela nossa chama que faz o coração vibrar nunca vai ser apagada. E nisso a Tita vem mostrando através dela e dos personagens que a rodeiam. O final é mais que esperado, é como tinha que ser e vem mostrar justamente isso. A gente pode se afastar o quanto quiser da nossa centelha, daquilo que faz nossa chama acender, mas basta uma faisca pra ela vir a tona, pq é parte do nosso ser, do nosso eu.

Enfim, a escrita é leve, fluida e uma deliiiicia! Eu sou simplesmente apaixonada e recomendo a todos a leitura !!!

Bru.alc 04/08/2023

Querida Tita
Este livro conta a história de Tita que vive no contexto de uma revolução no início do século XX em uma área rural. Ela se apaixona por Pedro mas por conta da tradução da sua família que não poderia se casar por ser a filha mais nova, suas preparações era ser destinada a cuidar de sua mãe na velhice. Seu amor pela cozinha era o escape para todos os seus sentimentos, expressados em suas receitas. Como era reprimida! Quando começou a sentir o gosto da liberdade morando com John, precisou voltar para cuidar da mãe doente. Tita precisava ser livre! Usando o exemplo da Gertrudes ou usando a mesma força e voz que teve ao defender a sobrinha de viver a mesma desgraça, mesma dor. É um livro cheio de sabor, de exageros, de dinâmica, de risos e de ?não acredito que isso aconteceu?.

LorenaFontes 30/07/2023

O começo é mais promissor que o fim
O livro é bem diferente de tudo o que eu li, no começo eu estava vibrando pelo amor entre Tita e Pedro, mas do meio para o final eu já estava odiando Pedro. Eu entendo o contexto histórico e que o livro foi escrito nos anos 80 mas o protagonista masculino é horrível. E a gordofobia usada pela autora para descrever Rosaura e elevar a moral da Tita como mais desejada me deixou com muita raiva. O final foi extremamente decepcionante. Mas se você ignorar o final, e outras coisas problemáticas, é uma leitura interessante.

Lizandra 24/07/2023

É um drama familiar com realismo magico como só latinos arrumam de se meter.
Não é uma história focada em um grande final, é melhor ir acompanhando os problemas e dores sem esperar grandes reviravoltas e resoluções.
Os capítulos tem um ponto de partida super diferente, nunca tinha visto algo assim. A criatividade e trabalho de pesquisa da autora são bons.
Amei a experiência e os lugares que me levou. Recomendo.

laulau 11/07/2023

Delicioso como chocolate
Devorei o livro em menos de 24 horas. pude Notar certa semelhança da escrita da autora com a de lygia fagundes telles, as receitas e as descrições trazem sensações únicas durante a leitura. os personagens são cativantes e a escrita envolvente.

Vini 30/06/2023

A obra é uma história que se lê quase como um conto de fadas
'Como Água para Chocolate' é um conto romântico e comovente, tocado com momentos de magia e receitas. A obra é uma história que se lê quase como um conto de fadas, é uma leitura encantadora e cativante. O romance captura perfeitamente o fardo e a pressão que tais tradições familiares exercem sobre o indivíduo relutante. Brincalhão em seu flerte com o realismo mágico e envolvente em sua terra folclórica, mas ainda assim, leve e romântico.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-como-%C3%A1gua-para-chocolate

Gabriela1641 01/06/2023

Um romance que aquece o coração
A narrativa conta a história de Tita e Pedro, um casal que é impedido de viver o amor. Além disso tem o toque do realismo mágico, o que deixa a história envolvente.

Um deleite cada capítulo, com as receitas e as emoções de Tita que ao cozinhar passa seus sentimentos para a comida.

Gostei muito também do contexto histórico que o livro traz, na época da revolução mexicana.

Amei o livro, algumas partes são emocionantes outras engraçadas. É uma leitura rápida e gostosa.

Ludmila 28/05/2023

Realismo Mágico nos enfeitiçando!
Um México do início do século passado, sendo retratado numa interessante narrativa envolta de receitas que a personagem vai preparando. A autora nos toca totalmente com a descriçao sensorial da comida sobre todos os personagens.
E Realismo Mágico nos encantando!!

Rodrigo 30/04/2023

Magia, receitas e amores sofridos
Que livro bem escrito, que baita história de amor, ambientada no calor da cozinha de uma familia mexicana. Temos Tita, a filha caçula de outras duas irmãs, que cresce ao redor de panelas e receitas, e, ao mesmo tempo em que conhece o primeiro amor, recebe a sina da solteirice forçada para cuidar da mãe viúva na velhice, uma mulher mesquinha e rigorosa, com o passado cheio de segredos.

O texto remete a várias influências literárias marcantes, GGMarquez principalmente, mas com uma peculiaridade incrível, que é a mistura de receitas culinárias na trama amorosa que se desenvolve em um ambiente repleto de realismo mágico. Tita tem dons sobrenaturais na culinária, e suas receitas têm o poder de florescer seu estado de espírito aos que provam, provocando desde libidos incontroláveis aos mais fortes desarranjos, quando suas lágrimas se misturam na panela com os demais ingredientes.

O livro é uma roda gigante de sentimentos, ora engraçado, muitas vezes triste, mas também reconfortante como uma sopa de vó. E, apesar do final estranho, essa leitura me trouxe momentos prazeirosos numa fase de pouco apreço pelo hábito da leitura, por isso já o guardo na memória como uma saudosa surpresa literária.
Peter.Molina 01/05/2023minha estante
Quero muito ler esse livro vi o filme várias vezes.

Veri 19/04/2023

Se Gabriel Garcia Marques fosse mulher?
? ele escreveria seus livros como Água para Chocolate. Laura Esquivel nos presenteia com um livro do mesmo universo do realismo mágico mas de um ponto de vista feminino, delicado e extremamente romântico.

Que linda história de amor de Tita e Pedro!!

Camilavz 06/04/2023

Não entendi nada do livro, mto confuso e mal escrito, o livro é pra se passar cada um em um mês formando 12 meses no caso um ano, só que no final tu percebe q se passou em 22 anos. Não fez nenhum sentido sério.