Como Água para Chocolate

Como Água para Chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Jaqueline.Sayumi 14/10/2020

Leitura escolhida para desafio da Booktubatona. Como não estou muito habituada a ler realismo fantástico fiquei agradavelmente surpresa com o quanto a história me envolveu.

Ariela 29/09/2020

Leitura única
"Como Água para Chocolate" foi uma leitura única para mim. O livro é marcado pela relação de Tita com a cozinha, os alimentos e as receitas, que acabam se tornando elementos constantes e fundamentais no desenvolvimento da triste história de amor de Tita e Pedro.
A presença da cozinha na história e as receitas de Tita como plano de fundo para o desenvolvimento do enredo tornam o livro único e especial.
Apesar de triste, o livro é leve e é extramente bem escrito, ao ponto de eu quase ter conseguido sentir os cheiros das comidas preparadas.
Além disso, as situações quase fantásticas do livro dão um toque maravilhoso à narrativa e trazem aquela sensação de uma história contada através das gerações.
A escrita leve faz com que a leitura seja fluída e o enredo é um daqueles que não te faz querer parar de ler.
Ler "Como Água para Choclate" foi uma experiência incrível para mim e deu aquela sensação de vazio quando terminou.

Mikaelli.Orlande 18/09/2020

Adorei
Adorei a leitura. O formato dos capítulos e como as receitas se misturam com história. Achei divertido, especialmente nas partes mais surreais e também comovente em muitas partes.

Heloíse 15/09/2020

Esse livro emana a cultura mexicana: o realismo fantástico, a gastronomia, as tradições. Muito interessante!

Laurita Blasius 08/09/2020

O livro se trata de um romance proibido, cujo empecilho é uma tradição familiar antiga. A história se desenrola de forma bastante interessante, de dentro da cozinha em meio a receitas, tradições familiares e conexões entre pessoas. E foi exatamente isso que me fez gostar tanto dessa história! Vale a pena a leitura.

sentilivros 10/08/2020

A arte culinária
O livro trata da vida de uma jovem através da comida. O que acontece ao longo da preparação dos alimentos, transborda ao comê-los.
Ao mesmo tempo que é triste, complexo e intrigante a leitura nos aproxima da cozinha.
Eu amo cozinhar, mas apenas o que me apraz e acredito muito quando se fala que ao fazermos a comida transmitimos muito do que sentimos e desejamos através dela. Esse livro demonstra isso de maneira poética e dramática. Mas, eu adorei isso.
Tem horas que queria enforcar todo mundo aqui, menos o John.
A única coisa que posso fazer é recomendar o livro, pois fazemos uma viagem com ele.
Gostei muito e indico. *-*

-Lá- 03/08/2020

Um livro que emana aromas e sabores, dá fome e desperta desejos... Uma história de amor intensa...

Um dos meus preferidos da estante!

Daniele.Lima 10/06/2020

Muito bom!!
Primeiro contato com a autora já fazia tempo que me preparava para ler este livro e finalmente consegui. É uma narrativa muito gostosa de ler por contas das receitas que se misturam com a história de amor entre Pedro e Tita, o livro também é carregado por magia e aborda temas bastante importantes como, a opressão feminina, transgressão a violência entre outros.

Letícia Weltri 28/05/2020

O livro conta a história de Tita, uma menina que se apaixona por Pedro e sonha em casar-se com o mesmo, porém, Tita vem de uma família cheia de tradições que podem dificultar sua união com Pedro. Não irei me alongar mais no enredo pois o livro é cheio de reviravoltas, não quero soltar spoilers.

Sobre a minha experiência com a leitura, infelizmente não me conectei com nenhum personagem com a exceção do John. Achei o romance fraco demais, detestei o Pedro, um belo de um covarde passivo. Tita me conquistou até o meio do livro, no fim ela começa a ter atitudes extremamente egoístas e irresponsáveis que eu não consegui aceitar. Quem tem uma mãe como a de Tita não precisa nem de inimigos, que mulher detestável. Por fim, achei péssimo a trajetória e representação de Rosaura, só pude sentir pena da coitada.

O "toque culinário" que a autora insere no livro é bem interessante, até certo ponto achei divertido e inovador. Porém, da metade para o fim já estava achando que desviava demais da história e começou a me entediar.

Enfim, ao meu ver o único ponto positivo do livro são as reviravoltas que te surpreende e te deixa instigado para saber como tudo termina.

Gabriela3420 07/05/2020

Como água para chocolate
Este é um livro que tem mistura três coisas que eu gosto muito: gastronomia, dramas familiares e eventos históricos. Cada um dos 12 capítulos é iniciado com uma receita tradicional da cozinha mexicana, sendo a cozinha do rancho em que Tita mora o principal cenário da narrativa. A autora conseguiu descrever muito bem os cheiros e sabores da rica cultura alimentar do México, durante a leitura eu até ficava com fome!
A premissa do livro, o amor proibido entre Tita e Pedro, e posteriormente o triângulo amoroso entre estes e o médico da familia, John, é daqueles bem estilo drama de novela mexicana, que eu adoro. Narrado de forma fluida e de uma maneira que instiga o leitor não largar o livro até descobrir o desfecho da história.
A revolução mexicana, iniciada no início do século XX, também é pano de fundo para essa história, afinal o rancho da família de La Garza situa-se no norte do país, berço de um dos líderes da revolução Pancho Villa, citado ao longo do livro. Está presente na obra o realismo fantástico, traço marcante da literatura latino-americana, o que na minha opinião só enriqueceu o enredo.
Foi mais uma excelente experiência de leitura que tive através do #KindleUnlimited . Agora quero também assistir o filme!

site: https://twitter.com/AspasLiteraria

Renata 23/04/2020

Eu, como amante de culinária, adorei a forma como se apresenta a história, com muito tempero e sabor!
E fica uma boa reflexão sobre os conflitos que sempre existem entre razão e coração.
Até que ponto devemos passar por cima das regras a fim de seguirmos nossos corações? O que é mais importante: sociedade, família, tradição, sobrevivência, amor?

Rosana.Brito 24/03/2020

Chorar sacas de sal
Ao ler o livro, parece que se consegue sentir os sentimentos que Tita passa para sua comida. Maravilhoso em seu exagero

Joao.Gabriel 03/03/2020

Doce, salgado e diferente!
Com uma escrita totalmente única, a história entrete, fantasia e leva à reflexão. Recomendadissimo!!