Como água para chocolate

Como água para chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

Lu 25/05/2022

Delícia de romance.
Um romance delicioso de ler, divertido, intenso, triste, angustiante e libertador. As receitas que estão no livro aguçam a curiosidade da gente.
As descrições dos pratos, personagens, costumes de outra época são deliciosos também.

Raquel Marina 22/05/2022

Gostei muito do inicio da leitura, os primeiros capítulos do livro são deliciosos! O modo como a autora vai construindo as receitas e apresentando os personagens. No entanto, com o desenrolar da trama e os caminhos usados pela autora foram me decepcionando. Ela apresentou personagens ótimos que depois não desenvolveu com profundidade. Isso me frustrou bastante e me fez odiar o final. Temos que levar em consideração que é um livro do final da década de 80, por isso, muita coisa envelheceu mal. Apesar de trazer mulheres protagonistas o livro reforça muito as relações de patriarcado e a ideia de que a mulher só é completa na cozinha com um homem a amando. Com um enredo criativo, acaba tendo um desenvolvimento novelesco e um final apoteótico. Não gostei, mas entendo quem tem fatores que possam agradar a outras e outros leitores.

Carol 21/05/2022

Triste de uma linda forma, ler esse livro foi como se tivesse comido as codornizes em pétalas de rosas. E a metáfora da caixa de fósforos é arrebatadora

.geo. 08/05/2022

Fique com os seus fósforos
Foi como escutar meus avós me contando um história de família. A mistura de realismo com fantasia, amor e ódio, dor e alegria. Foi um livro que me deu um sentimento quente do lado esquerdo do meu peito. Se fosse para resumir esse livro, ele é como se você tivesse tomando um café enquanto conversa com um idoso que você ama em um dia chuvoso.
E a analogia da caixa de fósforo com o amor foi TUDO.

Amanda 26/04/2022

Como água para chocolate - Laura Esquível
Tomei conhecimento deste livro qdo fui a um restaurante de mesmo nome e a curiosidade em ler foi automática.

Tita não pode casar com seu grande amor Pedro pois segundo a tradição, por ser ela a filha caçula, deve focar sua vida aos cuidados de sua mãe até seu falecimento. Pedro então casa-se com sua irmã mais velha, Rosaura, com a desculpa de assim poder passar mais tempo ao lado de Tita, morando na mesma casa.

E como os sentimentos são expostos e trocados? Por meio do maior dom de Tita, a comida. Exímia cozinheira, seguindo muito as tradições mexicanas, Tita pensa e preparara cada refeição com a sua verdade e porque não, temperada com mágica.

É apaixonante acompanhar essa história! Foi uma grata e deliciosa surpresa pois não esperava o toque de realismo mágico nessas páginas. Vale conhecer este livro! E agora, sigo em busca de experimentar as receitas de Tita!!

Malu 23/04/2022

Desde as receitas, aos costumes e a própria construção narrativa Laura Esquivel escreve uma obra-prima adorável pra literalmente mexicana.

Fernanda Dezopi 23/04/2022

É um livro escritora pela mexicana Laura Esquivel, publicado em 2014 e é constituído por 207 páginas. Se você está procurando um livro leve, sem muitos floreios e que realmente seja uma leitura rápida, esse livro é perfeito pra você. Ultimamente ando precisando de livros leves, que me façam viajar entre diferentes mundos e realidades e que eu não precise soluçar de chorar ao finalizar o livro.

Como água para chocolate é um livro novela de romance entre Tita e Pedro. Já te aviso com antecedência que não haverá final feliz e que a história de amor entre os dois é difícil. O que mais me interessou nesse livro é a sua divisão. Os capítulos são divididos de acordo com os meses do ano e que são iniciados por uma deliciosa receita. São receitas típicas mexicanas e que todas possuem o toque mais especial: as mãos de Tita e o seu coração. Todas as receitas são feitas a partir de emoções de Tita, seguidas pelo seu coração e incrivelmente deliciosas. Duvido que você não ficará curioso em experimentá-las.

O livro em si conta a história da filha mais nova da Mãe Elena e conforme a tradição da família, a filha mais nova é responsável por cuidar da sua mãe até o momento do seu falecimento. Dessa maneira, essa filha não poderá se casar e abdicará da sua vida e da sua felicidade em prol dos cuidados com a sua mãe.

Infelizmente ou felizmente, Tita acaba se apaixonando por Pedro. O amor entre eles é intenso e dura décadas. O amor deles é paciente, duradouro e sob o olhos da Mãe Elena pecaminoso. Como Tita está fadada em cuidar da sua mãe, ela perde o seu amor para sua irmã mais velha, então, Pedro acaba se casando com Rosaria para se manter próximo de Tita e vivendo uma vida infeliz.

A Mãe Elena é uma mulher impiedosa, dura e cheia de cicatrizes no coração. Ao decorrer da narrativa, é explicado os motivos do seu comportamento e a raiz das suas infelicidades.

Com esse livro, pude viajar entre as receitas do México, experimentar novos sabores e sentir benevolência de Tita.

Gabriela Gonçalves 22/04/2022

Essa leitura foi uma grata surpresa! Não esperava gostar tanto! Eu amei a forma como a autora utiliza as receitas para construir a narrativa dos personagens. O livro traz muito a importância da comida não apenas como o ato de se alimentar, mas de construir lembranças, contar histórias e unir pessoas. É muito bonito ler sobre culinária, cultura e tradição. Nos dias de hoje, a sociedade perdeu muito o contato com a comida e o ato de cozinhar. Recorremos aos deliveries, optamos por comidas congeladas e sem valor nutricional. Falta tempo e também falta conhecimento, muitas pessoas não sabem fazer o básico para se alimentar. Enfim... essa discussão é longa e possui muitos pontos a serem debatidos, mas me lembrei de tudo isso enquanto lia o livro. A autora usa o realismo mágico para nos passar as sensações e mostrar o poder da comida, e essa escolha engrandece mais ainda a leitura. A vida de Tita é muito sofrida, mas ela encontra paz e alegria quando está dentro de uma cozinha. O livro também aborda um pouco a revolução mexicana. Fiquei muito em dúvida se dava 5 estrelas e favoritava a história, porque eu gostei tanto... Mas fiquei muito infeliz com o final de Tita. Eu não gosto do personagem Pedro. Essa minha nota tem mais a ver com essa frustração minha. Mas é um livro maravilhoso e que merece muito ser lido por todos!

Abduzindolivros 19/03/2022

Achei triste, porém lindo, sensual, quente, complexo, emocionante... Tem um quê de magia, um "exagero" permeando os acontecimentos, mas que deixou tudo mais temperado e saboroso (se me permitem os trocadilhos)...

Sei lá, eu me emociono demais com romances, e os que "dão errado" me tocam mais... Gostei muito desse. Achei autêntico. Me fez chorar, mas gostei.

Lívia 04/03/2022

Uma mistura de fantasia e realidade, narrativa e receitas
Achei muito interessante como o livro consegue incorporar tão bem gêneros de texto tão diferentes. A lista de ingredientes, seguido pela conexão com a história, e de repente volta pros passos de como cozinhá-lo. É tudo bem orgânico e eu achei muito legal.
Como eu disse em um histórico de leitura, estava esperando um romance água com açúcar e recebi uma novela mexicana (literalmente). E no bom sentido.
Recomendo bastante! Li em espanhol, pra praticar a língua, é um ótimo livro, ele tem muito vocabulário específico de cozinha e do México (prepara o google tradutor)

Lethycia Dias 16/02/2022

Comida é afeto
Vários anos atrás, assisti ao filme que adapta este livro, mas só descobri a existência do livro há alguns meses. No México do século XIX, conhecemos Tita, a filha mais nova da família de La Garza, que é uma cozinheira muito habilidosa e que não pode se casar devido a uma tradição familiar: a filha mais nova é obrigada a cuidar da mãe até que ela morra. Os conflitos começam quando Pedro, apaixonado por Tita, aceita a oferta de se casar com sua irmã Rosaura só para ficar perto dela.
A comida é um elemento extremamente importante para a história, que gira em torno dos pratos preparados por Tita em diferentes ocasiões vivenciadas pela família. É uma história de realismo mágico, então em alguns desses momentos, vemos como o estado de humor de Tita enquanto cozinha se espalha pela comida e afeta todos que comem, causando sensações e emoções inesperadas. Esse aspecto era o que mais me encantava no filme e foi também o que me encantou no livro, pois acredito que a comida e o ato de comer têm significados especiais na América Latina e que refletem uma parte importante de culturas latino-americanas. A narração é muito fluida, e percorre vários anos da vida da família, sempre pelo ponto de vista de Tita. Cada capitulo apresenta uma receita, e a autora conseguiu entrelaçá-las muito bem à narrativa.
Outra coisa que eu amo e que encontrei aqui foi uma saga familiar. A tensão é construída a partir da fúria controladora de Mãe Elena, que poda os sonhos da filha desde o início; e vão se misturando a isso as mágoas entre irmãs, os desejos e segredos que cada pessoa esconde; e como isso afeta pessoas que vivem numa mesma casa, presas por convenção social.
Algumas passagens são maravilhosas; já outras, nem tão interessantes assim. O final não trouxe o desfecho que eu esperava para Tita, mas é adequado para o tom que a história carrega e para os livros do gênero. Recomendo para quem gosta de realismo mágico e de literatura latino-americana em geral.

site: https://amzn.to/3uU3jPx

romulorocha 14/02/2022

Como água para chocolate, de Laura Esquível 10/10
Neste Romance ambientado em um México marcado por uma sociedade patriarcal e por revoltas armadas, Tita e sua mãe, Helena, são protagonistas de uma trama onde o amor e a culinária estão presentes do início ao fim. Tita, por ser a filha caçula, é obrigada de uma forma misteriosa a resignar-se ao cuidado de sua mãe até a velhice sendo, desta forma, proibida de se casar. Por volta de seus 16 anos, conhece Pedro e ambos se apaixonam, mas por ter a permissão para casar-se com Tita negada por sua mãe, o rapaz acaba casando com sua irmã, Rosaura. Inicia-se então a saga de Tita, que beira os limites da loucura e sanidade, fantasia e realidade, amor e ódio, sofrimento e prazer.

Brilhante, adorável! Uma leitura cativante e sofrida. A autora consegue nos conectar com a protagonista Tita de uma forma tão peculiar que nos angustiamos em cada episódio de sua vida. Episódios que, por sinal, são apresentados com uma característica singular no formado de receitas, com ingredientes, modo de fazer, etc.

Outra coisa que me chamou atenção foram os traços evidentes do realismo mágico latino na obra, o que me fez ultrapassar os limites da realidade/fantasia diversas vezes. E o mais interessante foi a sutileza com a qual a autora nos faz viajar e nos traz de volta à realidade. Excelente!

Indico demais a leitura!
Uma das melhores do ano já.

Curiosidade: ?como água para chocolate? pode ser interpretada como a sensação de estar ?fervendo? de amores por alguém. Isto porque no preparo do chocolate, a mistura com a água só pode acontecer quando ela está fervendo. Caso contrário, a qualidade do chocolate é prejudicada.

#resenhasdoromulo #literaturamexicana #comoaguaparachocolate #lauraesquivel
Katia Rodrigues 16/02/2022minha estante
Minha cabeça explodiu agora com essa informação sobre o nome do livro...
Excelente resenha! Amo demais esse livro ? ele mudou totalmente minha relação com o preparo dos alimentos kkkkkkk

romulorocha 16/02/2022minha estante
Que jóia Katia! Verdade, achei que a autora foi muito criativa com a ideia das receitas nos títulos dos capítulos. E sobre a relação com os alimentos, mexeu comigo tbm. Demais.

romulorocha 16/02/2022minha estante
Obrigado pelo feedback da resenha ?

AndressaPaz 14/02/2022

Maneira de fazer um bom romance
Os ingredientes para esse livro foram cuidadosamente incorporados pela autora numa escrita leve e prendendo muito o leitor. Simplesmente adorei a leitura e o formato de receitas.

Evva_sec 06/02/2022

Incrível
Romance com pitadas de tempero que transmite nostalgia e dá importância a preparação de comida difícil de encontrar atualmente, enquanto discute tradições e revela um mundo inteiro de aparência nós bastidores da severidade familiar. É maravilhoso demais ?

andrealog 30/01/2022

Muito melhor que o filme
Se viu o filme esqueça! Se não viu, leia antes o livro, cheio de receitas, histórias e mágoas entre as mulheres de uma família