Pra Vida Toda

Pra Vida Toda Nanda Meireles

Resenhas - Pra Vida Toda

Irene Moreira 01/06/2012

O amor vence qualquer distãncia
“Pra Vida Toda” é o segundo livro da série “Um Sonho a mais”. A Fabiana agora está cursando a Faculdade de Administração, cuida da parte da contabilidade da loja que sua mãe abriu junto com sua futura sogra Ana. Assim ela passa o tempo e sempre na expectativa da chegada de carta do seu amor Dane que está no Canadá estudando e morando com seu padrinho Frank.

É uma felicidade só e depois corre para responder e aproveitar o carteiro, Sr. Aurélio, que por conhecê-la desde menina fica de bate papo com sua mãe enquanto toma um cafezinho. Bem ela anda estranhando esse interesse e quer o melhor para sua mãe que até hoje esteve à espera do pai que foi para São Paulo tentar um emprego melhor e acabou não dando mais sinal de vida.

A vida começa a melhorar e Fabi não vê a hora de chegar às férias para poder estar com Dane. Sonha com esse momento, pois é uma vez por ano que podem estar juntos. Agora já podia comunicar-se pelo computador, pois a loja estava indo bem o que os aproximava um pouco mais.

Entre cartas, Faculdade e Loja começam a perceber que está sendo vigiada por um homem estranho que volta e meia aparece quando menos espera. Dane veio nas férias e foram dias maravilhosos junto do seu amor. Depois que ele se foi bateu aquela tristeza e junto um problema sério com Mel sua amiga e futura cunhada. Estava grávida e o namorado pulo fora. Consegue convencê-la a contar para a mãe e com isso Fabi se vê em uma situação delicada, pois não querem que ela conte para o Dane. Dane sempre pediu que Fabi olhasse a irmã e agora com estava proibida pela mãe dele de abrir a boca.

Acaba em uma de suas saídas encontrando o misterioso homem e descobre que é seu pai. Ela escuta o que ele tem para dizer e sente na pele como a vida nos prepara muitas surpresas. Ele hoje estava bem e tinha uma Papelaria em São Paulo em sociedade com um amigo que o ajudou muito chamado Maurício. E quanto não teria para contar sobre esse assunto, mas se contar tudo perde a graça.

O tempo vai passando até que Dane descobre sobre a gravidez da irmã e fica super nervoso e termina com Fabiana dizendo os maiores desaforos. Sua vida desmorona e consegue seguir em frente com o apoio dos pais e amigos.

Dane apronta poucas e boas no Canadá o que a deixa triste demais sem conseguir entender o motivo de tanta revolta contra ela. O seu amor por Dane continua forte dentro do seu coração e o que restou foram lembranças vivas que são impossíveis de esquecer.

A frase que antes anunciava sua solteirice e sua alegria de estar assim substituída por algo que levou lágrimas aos meus olhos:
“Amo você, minha pequena, minha doce e linda Fabi. O tempo, à distância, as impossibilidades, os erros, os medos ou as dúvidas não vão mudar isso nunca.”

Uma história de amor bem construída, com um enredo envolvendo muitos personagens que a autora conseguiu manter a característica de cada um sem se perder. Uma história bem light que acontece constantemente na vida real. O livro tem uma boa apresentação, uma capa linda que me encantou pela sua candura.

Mirela L. 10/05/2012

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Cuidado! Se não leu Um Sonho a Mais, esta resenha contém SPOILERS!

Pra Vida Toda (USM 2) era uma das continuações mais esperadas por mim *-* A Nanda conseguiu me cativar com a sua linguagem simples, clara e ao mesmo tempo envolvente e carregada de tanto sentimento e realidade… É tão legal ler um livro que consegue se aproximar tanto da realidade, com personagens “palpáveis”, e que faz o leitor sonhar, sonhar e sonhar… Meus caros, Pra Vida Toda consegue ser mais lindo e cativante do que Um Sonho a Mais, se essa proeza for possível.

A vida de Fabiana está uma maratona só… Faculdade e o trabalho no novo negócio da sua mãe, em sociedade com a sua sogra, tomam um bocado do seu tempo, mas nada consegue habitar mais a mente da pequena Fabi do que as cartas [achei isso de cartas lindo *-* #amo] esperadas do seu noivo apaixonante, loucamente lindo e com o sorriso mais sexy que há, Dane; cartas carregadas de muitas palavras apaixonadas e saudades, muitas saudades! Amo quando ele a chama de “pequena” *-* me lembra do “Roza” do Dimka de VA, rs., okay, voltando…

“Minha noiva! Meu amor, minha vida. Meu tudo!”

Mas as férias chegam para a alegria geral da nação, rs. E elas são o sinal que Dane vem pro Brasil, para rever Fabi, sua família e amigos. Daí vocês já imaginam a euforia da pobre, não é?! E além da vinda do Dane para o país, ela ainda tinha que lidar com o tempo integral na loja, uma amiga (a irmã de Dane) com comportamento esquisito, ‘situações’ familiares e ainda estava preocupada com as possíveis mudanças dele e se ele aprovaria as mudanças dela. Resumindo tudo em algumas palavras: Tenso, mas com aquele friozinho, bom de sentir, na barriga! *-* E ah, ele chega *-*

“Olhei bem dentro daqueles olhos caramelos que há um ano me cativaram. Foi através deles que eu conheci o verdadeiro Dane, inseguro, ciumento e apaixonado. Naquele momento eu finalmente me convenci que era amada, querida e valorizada.”

E quando a chegada acontece garante uns momentos bem fofos no livro! Me vi suspirando diversas e diversas vezes, mas nem tudo são flores e logo ele volta, e é daí que alguns “conflitos” começam a acontecer… Histórias mal interpretadas, coisas feitas por impulso, erros, acertos, e assim a Nanda vai nos traçando a sua história, nos mostrando que quando é amor, cada barreira é superada e é ele que prevalece no final. O amor SEMPRE prevalece!

“— E o que foi que eu fiz para você me querer assim?
— Simples. Você nasceu.”

Enquanto Um Sonho a Mais nos traz um romance adolescente, cheio daqueles conflitos próprios da fase, Pra Vida Toda nos traz algumas situações mais amadurecidas, e acho que talvez seja por isso que eu tenha curtido mais! Quem gosta romance, necessita conhecer essa história, necessita se apaixonar pelo universo lindo que a Nanda conseguiu criar e cativar! Entrou pros favoritos, sem mais!

Confere lá: http://inteiramentediva.blogspot.com/2012/01/resenhando-38-pra-vida-toda-nanda.html ^^

Francine.EstevAo 04/03/2012

Na continuação de “Um Sonho a Mais”, “Pra Vida Toda”, Fabi e Dane estão noivos e há quilômetros de distância um do outro, o que vai ser um problema para o casal, ao menos depois de um tempo.

Fabi continua no Rio e agora faz faculdade e administra a loja que a mãe e a sogra abriram, enquanto isso lida com um namoro por cartas, com a cunhada Mel demonstrando um comportamento esquisito de repente, com um homem que passou a vigiá-la constantemente à distância e com a mãe quase arrumando um namorado.

Dane está no Canadá morando com um tio e estudando.

Eles se vêem apenas uma vez por ano quando o noivo vem ao Brasil visitar a família, mas uma falha de comunicação vai colocar todo o relacionamento em risco.

Bom, se eu falar muito do livro acabo enchendo essa resenha de spoiler. Mas devo dizer que a continuação é tão legal quanto o primeiro livro da série.

No entanto, embora Fabi e Dane continuem sendo o foco do livro, gostei muito da dimensão que outros personagens ganharam em “Pra Vida Toda’.

Mel se tornou uma das minhas personagens mais queridas e ela ocupa a cena em muitos momentos no segundo livro quando ela resolve revelar um segredo para a cunhada que vai mudar a vida dela e fazer com que amadureça em pouco tempo.

Outros personagens aparecem no segundo livro e também conquistam grande participação na história deixando tudo mais próximo ainda do “possível”, do que realmente existe.

Enquanto “Um Sonho a Mais” traz um romance um pouco mais adolescente, em “Pra Vida Toda” há um romance mais adulto, mais amadurecido.

Publicado em http://sociedadedolivrorp.blogspot.com/