O duelo

Resenhas - O Duelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ramon 20/04/2024

Intrigante.
Eu peguei esse livro pra ler com o objetivo de conhecer mais da literatura russa. Um livro que de sinopse não me cativaria mas fui capturado pela intrigante construção de personagens que é um espetáculo de desbravar. A narrativa confesso não foi nada muito hipnotizante, pautada em conflitos pessoais até o clímax, mas a leitura flui de maneira satisfatória.

"O sofrimento, os erros e o tédio da vida jogam para trás, mas a obstinação e o anseio pela verdade empurram sempre para a frente."

Fer 16/02/2024

Em ?O duelo?, aparece a conhecida maestria de Tchékhov na composição de personagens. O autor olha para eles com uma mistura única, bastante peculiar, de lucidez, ironia, delicadeza e compaixão.

Mateus1064 12/02/2024

Sinceramente
N consegui terminar esse livro o personagem principal e MUITO chato, tudo q ele fala me irrita n consegui nem meiar o livro, mlk chato pra 🤬 #$%!&
Mateus1064 12/02/2024minha estante
Eu n sabia q eles censuravam xingamentos kkkkkk

Alice1720 08/12/2023

Um duelo não tem um vencedor
Esta novela de Tchekhov, por meio da apresentação de personagens complexos e relações interessantes entre eles, amplia o tema do duelo para além do campo marcado por alguns passos de distância e duas pistolas que se apontam.
Sobre meus pensamentos embolados, me fez pensar... Perante a sociedade o existir não é indiferente. Há normas que regem a consciência e forças que agitam o ser em direção às suas escolhas, e não é possível sair ileso delas. Elas o aniquilarão e o forçarão a finalmente adequar-se ao presente,, ou prolongarão o processo sem fim de esconder de si mesmo que não se é capaz de lutar contra a correnteza. Aqui duelam a verdade da realidade e a mentira do devaneio. Há o duelo entre as ideias dentro de si ou entre dois iguais, ou dois diferentes; o duelo entre a sociedade perante a qual uma falha é exibida e o indivíduo que a comete; o duelo entre as ciências exatas e as humanas; e por fim, o duelo que defende a honra de alguém que se ofendeu por uma afronta. Então se percebe que aquele duelo que potencialmente acaba em morte é muito menos complexo e, no entanto, assustadoramente decisivo, quando a vida não o é. Mas não é pela vida que lutamos?

Gisele567 25/09/2023

O duelo
A obra O duelo, uma novela ideológica, há um duelo entre os personagens principais, Laiévski e Von Korenem, mas o duelo verdadeiro proposto pelo autor é de cada um dos personagens com o mundo, " visto que a própria vida acaba sendo mais sabia e mais complexa do que qualquer teoria" .

Léo Araújo 17/04/2023

O eterno duelo!
O romance é uma profunda meditação sobre os sentimentos, a razão e ciência e o equilíbrio entre elas, levando em consideração em como as escolhas que fazemos (ou não) na vida podem nos levar a lugares sombrios e sem saída. Não há como fazer uma breve resenha. Tentarei ser suscinto.

1. A indecisão, falta de comprometimento e o descontrole emocional
Laiévsky é o personagem principal. Vive com sua amante, Nadiédja Fiódorovna e é retratado como um homem melancólico, que está passando por uma crise existencial, incapaz de enfrentar suas próprias emoções.

Um personagem complexo e ambíguo, descrito como inteligente e culto, porém preguiçoso e desmotivado, incapaz de tomar decisões e aceitar as consequências de seus atos. Ele é obcecado por seu próprio descontentamento e desespero, atormentado por sua própria insegurança e vê a si mesmo como vítima das externalidades. Seu pavor é ser visto como um fracassado pela sociedade.

É possível sentir o mesmo sentimento que Laiévsky sente. E ele é contraposto pelo antagonista, VON KOREN...

2. A razão e a ciência, pura e simplesmente
VON KOREN é apresentado como um zoólogo. É um defensor da teoria darwinista e acredita que a sociedade humana deve ser guiada pelas leis da seleção natural. Ele vê o duelo como uma forma de eliminar indivíduos fracos e inferiores, e se sente justificado em sua posição ao ver Laiévsky como uma ameaça para a ordem social.

No decorrer da história, ele pressiona Laiévsky para enfrentar as consequências de suas ações e se recusa a mostrar compaixão ou empatia em relação a ele.
Von Koren é uma representação vívida das tensões sociais e políticas da Rússia pré-revolucionária. Ele é um defensor da ciência e da razão, mas a aplicação desses princípios na sociedade humana é questionável e até mesmo perigosa.

Von Koren é um exemplo do conflito entre a racionalidade e a emoção, que é uma temática central em "O Duelo". No entanto, temos o equilíbrio entre a razão e emoção no papel de SAMOILENKO...

3. O bom senso, prudência e ponderação
SAMOILENKO é apresentado como um contraponto ao comportamento egoísta e impetuoso de Laiévsky e Von Koren. Ele é calmo e ponderado em sua abordagem à vida, e isso se reflete em sua profissão como médico, onde busca sempre ajudar as pessoas da melhor forma possível.

Apesar de não ser o personagem principal do livro, Samoilenko é um exemplo de pessoa honesta e confiável, respeitada pelos personagens principais, que acabam se voltando para ele em busca de conselhos e ajuda.

Ele é um amigo próximo de Von Koren e ajuda Liévsky em seus momentos de desespero e confusão. Ele os equilibra, mesmo sofrendo pressões e sendo muito bem representadas pelo seu aspecto físico descrito no decorrer dos conflitos, chegando a ser cômico.
=======================

A escrita de Tchekhov é marcada por sua habilidade em retratar a psicologia humana, com seus personagens sendo retratados com profundidade e empatia.

O local em que Laiévsky e Von Koren se encontram é uma metáfora para o isolamento emocional e a falta de conexão que os personagens enfrentam em suas vidas.

Tchekhov usa a natureza como pano de fundo para refletir o estado emocional dos personagens. E o balançar desse barco acaba misturando essas emoções e razões que em determinado momento necessita de um elemento que os equilibra, que os separa e os mantem assim.

O livro é uma obra-prima, um exemplo notável da natureza humana e uma reflexão poderosa sobre as escolhas que fazemos na vida.

João 24/03/2023

Acho que entregou bastante pela quantidade de páginas que tinha. Ao acabar, desejei que realmente fosse um romance completo.
Quando acabei de ler, o final me deixou um tanto decepcionado, mas depois de pensar sobre, deu uma ótimo desfecho para a história.
Gostei bastante da ambiguidade dos personagens e como eles são representados por diferentes pontos de vistas (apesar de ser em terceira pessoa, os capítulos giram em torno de um personagem ou um grupo).

Pericinoto 26/02/2023

Clássico Russo!
O duelo conta a história de Ivan e Nadiéjda, um jovem casal de intelectuais que se muda para uma cidadezinha litorânea do Cáucaso, à beira do mar Negro, com sonhos de uma vida de trabalho simples e contato com a natureza. A perspectiva de uma vida feliz e tranquila naquele lugar é ameaçada pelo caráter incerto de Ivan, pelos jogos e pelas bebidas, provocando reviravoltas na história.

Gab 24/02/2023

O Duelo
?O barco é jogado para trás, pensava, avança dois passos para a frente e volta um para trás, mas os remadores são teimosos, remam sem cansar e não têm medo de ondas altas. O barco vai sempre em frente, sempre em frente, já não dá para vê-lo, daqui a meia hora os remadores vão ver claramente as luzes do navio e daqui a uma hora já estarão junto à escada. Na vida também é assim... Em busca da verdade, os homens dão dois passos para a frente e um para trás. O sofrimento, os erros e o tédio da vidajogam paratrás, mas a obstinação e o anseio pela verdade empurram sempre para a frente, sempre para a frente. E quem sabe? Talvez eles cheguem à verdade última...?

regueira0 23/02/2023

O Duelo, de A. Tchekhov
Primeira obra do autor que li, achei um bom começo? Não era o que eu esperava (comecei o livro meio no escuro, mas tentei ter uma ideia pelo título), mas mesmo assim me surpreendeu muito? O final não me agradou tanto mas gostei do sentido que ele deu pra história.

A escrita é fluida e cheia de referências de outras obras e autores, principalmente Tolstoi.

1 | 2 | 3 | 4 | 5