Vida sem Princípios

Vida sem Princípios Henry David Thoreau

Resenhas - Vida sem principio

Rodrigo Leão 14/03/2024

Incrível
Thoreau é sempre muito bom. Estou encantado com sua filosofia e seus estudos, cada dia mais empolgado.

Carla.Floores 15/05/2023

Princípio acima de todos
Imagino que o Thoreau não foi um cara de muitos amigos, e o que mais admiro nele é isso, não se moldou pra caber nos outros. Não foi uma "Maria vai com as outras". Ele tinha seus princípios e os seguiu independentemente de ser amado, aceito ou tachado de vadio.
O livro, como os poucos que ele publicou, segue uma narrativa estilo fluxo de pensamento ou diário. Gosto desse tipo de narrativa porque soa mais autêntico, embora pra alguns possa parecer nada estratégico (nas palavras dele, "inocente").
Nesse ensaio ele fala sobre o acúmulo de riquezas em detrimento da natureza. Sobre o trabalho, que inclusive tem trechos lindíssimos. Sobre a administração do tempo e assimilação desnecessária de informações.

Marcus Klinger 30/01/2021

Não muito diferente de todos os outros livros livros de Thoreau que já li, Vida Sem Princípio levanta questionamentos sobre a evolução da sociedade estadunidense mediante reflexões críticas acerca de comportamentos negativos relacionados ao trabalho em excesso e a valorização de bens materiais.

"Se um homem caminha nos bosques, por amor deles, metade de cada dia, está em perigo de ser considerado como um vadio; mas, se passa todo o seu dia, como um especulador, desprovendo aqueles bosques de suas árvores e tornando a terra descoberta antes de seu tempo, é esti-mado como um cidadão laborioso e empreendedor. Como se uma cidade não tivesse interesse em suas florestas, mas em cortá-las"