O Que Não me Contaram Sobre Casamento Mas Que Você Precisa Saber

O Que Não me Contaram Sobre Casamento Mas Que Você Precisa Saber Gary Chapman

Resenhas - O Que Não me Contaram Sobre Casamento Mas Que Você Precisa Saber

Dafne 15/08/2018

Eu li esse livro de nome comprido antes de me casar. Li outros também, mas esse foi o que mais me marcou. Ele traz doze temas práticos sobre a vida conjugal, entre eles: amor romântico, vida financeira, organização do lar, vida sexual e espiritualidade. O autor tece conselhos que gostaria de ter ouvido antes de se casar, porque ele aprendeu a respeito dessas questões básicas na prática, a duras penas.

Quero destacar o capítulo "que o perdão não é um sentimento". Ao folhear recentemente o livro, não puder deixar de reler esse capítulo inteiro. Gary Chapman trata o assunto de uma forma realista e madura, veja alguns trechos:

"[...] o perdão não é um sentimento, mas uma decisão. É a decisão de oferecer graça em vez de exigir justiça." (página 64)

"[...] o perdão não desfaz nossas lembranças. Às vezes ouço as pessoas dizerem: 'Se você não esqueceu, não perdoou'. Essa afirmação não é verdadeira. [...] Às vezes, porém, as lembranças saltam do inconsciente para a mente consciente sem serem solicitadas. Isso geralmente acontece com lembranças doloridas. Mesmo depois que você escolheu perdoar o comportamento do outro e remover a barreira, a lembrança do evento pode saltar de volta para a mente consciente, e, com a lembrança, vem o sentimento de mágoa e talvez raiva. A lembrança não significa que você não perdoou. Significa simplesmente que você é humano e se lembra de uma experiência dolorosa." (páginas 65 e 66)

E como lidar com essa situação? O autor continua discorrendo sobre isso: devemos levar à Deus em oração.

O capítulo "que a satisfação sexual mútua não é automática" também é bem interessante.

"Se eu tivesse lido alguma coisa sobre o assunto, teria descoberto que a antiga Escritura hebraica estava certa ao sugerir que levaria um ano para que o casal recém-casado aprendesse como ter satisfação sexual mútua." (página 92)

Esse livro é abrangente e prático, embora os temas sejam apresentados de forma resumida. Indico especialmente para quem está noivo, mas essa leitura pode ajudar até aqueles que já são casados.

site: https://sonhos-e-suspiros.blogspot.com/2018/07/casamento.html

rayaneguapa 12/03/2018

Um livro não só pra ser lido, mas experimentado
Escrita ótima, leitura rápida e super gostosa.

Ana Ira! 11/01/2018

Gary Chapman é um dos meus autores prefês e sempre que dá estou comprando ou emprestando livros dele. Quando conheci O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber, fiquei loucaaaaa de vontade para lê-lo, parecia ser ótimo, e sendo do Gary, já é garantido muita reflexão e ensinamentos.

No entanto, confesso que este livro, eu já não gostei tanto.

Ele é muito curtinho e sucinto, a meu ver, poderia ter tido muito mais.

Em suma, Gary fala sobre o como é importante conversar com seu/sua noivo/a antes do casamento. Sobre família, amigos, hobbies, trabalho, o que cada um espera do outro em termos emocionais, o que cada um trabalha, sonha em trabalhar e que pode/quer/precisa fazer nos trabalhos domésticos, etc.

A parte financeira, sexual e dos parentes agregados foram as que eu mais gostei. Pois são assuntos polêmicos e que fazem toda a diferença no desenvolvimento do casamento e felicidade do casal.

Achei muito importante o autor tocar nesses assuntos, são coisas que a gente não pensa tanto, até estarmos vivendo-as. O que eu mais gostei foi sobre os parentes dos cônjuges que podem, por vezes, serem um problemão pro casal, por conta de se intrometerem, etc.

É um bom livro e eu recomendo sim!

Porém, fiquei meio desapontada, pois queria mais informações, exemplos! rsrsrs

site: http://elvisgatao.blogspot.com/2018/01/resenha-o-que-nao-me-contaram-sobre.html

Miriam 10/07/2016

O que não me contaram sobre o casamento
Eu li o livro depois de casada, ou melhor recém-casada. A leitura do livro continua fresca na minha memória, principalmente o capítulo 7, que tem por título "os banheiros não são autolimpantes" hahaha
O livro aborda temas corriqueiros e ao mesmo tempo densos, uma vez que é no casamento que descobrimos como somos.
Durante a caminhada de "descobertas" é sempre bom estarmos precavidos nem que seja por uma leitura que diz tudo que presumimos saber.

Natália 15/02/2016

Ok, eu provavelmente ainda vou demorar alguns bons anos para me casar, mas informação nunca é demais né?
Serviu para me mostrar que casamento é bem mais escolher vestidos e decoração no pinterest e que há muitas coisas a serem discutidas antes de assumir um relacionamento tão sério.
Foi um bom livro, me fez pensar em muitas coisas importantes que a gente nunca considera e certamente vou me lembrar disso quando chegar nesse nível em um relacionamento
Kelly.Candido 18/07/2016minha estante
Bom dia!

Teria o livro para me vender ou emprestar?

Flavio 11/09/2013

Todo casal deveria ler
Não é de meu costume escrever resenhas de livros, mas este me motivou.
O Que Não me Contaram Sobre Casamento Mas Que Você Precisa Saber, é o tipo do livro que todo casal, noivos ou namorado deveriam ler. De uma linguagem bem simples e direta mostra os conflitos e decisões normais que um casal vivencia todos os dias. As dicas que o autor fornece e os roteiros para resolução de conflitos certamente auxiliam na identificação e resolução do problema e o melhor propõe roteriso para solução definitiva.

Recomendo à todos!

Izandra 20/12/2012

Excelente!
Este livro simplesmente salvou meu casamento. Há coisas que sabemos intuitivamente, mas que não damos a devida atenção; a menos que um renomado terapeuta o diga em um livro. E olha que eu sempre passei longe de livros de auto ajuda! Mas este, definitivamente, não pode ser considerado um livro qualquer. Ele mostra a real situação de um casal no dia a dia, aquilo que todo recém-casado (e até os que possuem relações mais longas) passam. As formas de resolver, o que o autor nos faz ver... É que faz toda a diferença. Juntando, logicamente, à vontade que o casal tem de superar suas dificuldades para permanecerem juntos.