O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber

O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber Gary Chapman

Resenhas - O Que Não me Contaram Sobre Casamento Mas Que Você Precisa Saber

Gleicy | @gleicymonjardim 04/09/2020

Achei o livro excelente. Linguagem fluida, objetiva e necessária para todo o tipo de pessoa, seja ela: solteira, casada, viúva, e por aí vai. As dicas disponibilizadas são muito úteis e algumas como o resumo do livro as 5 linguagens do amor, servem para ser utilizada com qualquer outra pessoa, como: mãe, pai, irmão entre outros.
Recomendo demais a leitura.

Yas 24/11/2023

De grande direcionamento para um casamento que se esforça em seguir os planos de Deus no casamento, ou para aqueles que desejam alcançar um relacionamento harmonioso.

Karine 31/03/2021

Super prático e gostoso de ler!
Eu adoro os livros do Gary! Comecei pelo ?5 Linguagens do amor? que me fez ficar analisando o comportamento não só do meu noivo, mas de todas as pessoas do meu ciclo de relacionamento rsrs.

Ele descreve situações bem reais que podem ocorrer em qualquer casamento e assim nos ajuda a enxergar coisas que possam dar muito trabalho no futuro caso não sejam deixadas agora ou caso o relacionamento simplesmente não acabe. Muitas vezes penso que sofremos porque queremos kkkk. Mas pela graça de Deus, Ele nos liberta das garras do inimigo de nossas almas e nos faz cair na real enquanto há tempo.

Você vai gostar muito da leitura, tenho certeza! Talvez até ganhe um livramento por ter seus olhos abertos enquanto há tempo! #ficaadica ??

Jean Henrique (@jeanhsc) 01/10/2020

O que não me contaram sobre casamento
Livro excelente, traz muitas reflexões sobre relacionamentos que precisamos saber antes de nos casarmos para que não tenhamos a sensação de que nos casamos com a pessoa errada.

Se você é solteiro as dicas o ajudarão a ser mais assertivo ao escolher uma pessoas para se relacionar.

Para aqueles que estão namorando o livro incentiva a discussão saudável entre os dois e os ajuda a tomar uma decisão sensata sobre se devem ou não se casar.

Para as pessoas que já estão casadas o livro apresenta uma visão muito mais realista de como ter um matrimônio bem-sucedido minimizando os conflitos, mal entendimentos e frustrações.

Enfim, recomendo a leitura para qualquer pessoa, pois o livro nos traz informações valiosas que todos precisam saber para ter um casamento saudável!
Kira 01/10/2020minha estante
Pra quem já é casado já dá pra pular pra parte que se aplica? Ou tem que ler o livro todo?

Jean Henrique (@jeanhsc) 01/10/2020minha estante
O livro é de fácil leitura e pequeno. Você nem vai sentir necessidade de pular. Ele explica 7 pares de personalidades, por exemplo, um par é Arrumado e Bagunceiro. Ele já vai explicando as personalidades e dando as dicas de como lidar caso as pessoas tenham personalidades diferentes, ou seja, um tenha personalidade de Arrumado e outro de Bagunceiro. No final do capítulo ele resume a parte que deve ser aplicada. Se os dois tiverem a mesma personalidade pode pular o capítulo. Você vai ler rápido e vai gostar! Boa leitura.

Ana Ira! 11/01/2018

Gary Chapman é um dos meus autores prefês e sempre que dá estou comprando ou emprestando livros dele. Quando conheci O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber, fiquei loucaaaaa de vontade para lê-lo, parecia ser ótimo, e sendo do Gary, já é garantido muita reflexão e ensinamentos.

No entanto, confesso que este livro, eu já não gostei tanto.

Ele é muito curtinho e sucinto, a meu ver, poderia ter tido muito mais.

Em suma, Gary fala sobre o como é importante conversar com seu/sua noivo/a antes do casamento. Sobre família, amigos, hobbies, trabalho, o que cada um espera do outro em termos emocionais, o que cada um trabalha, sonha em trabalhar e que pode/quer/precisa fazer nos trabalhos domésticos, etc.

A parte financeira, sexual e dos parentes agregados foram as que eu mais gostei. Pois são assuntos polêmicos e que fazem toda a diferença no desenvolvimento do casamento e felicidade do casal.

Achei muito importante o autor tocar nesses assuntos, são coisas que a gente não pensa tanto, até estarmos vivendo-as. O que eu mais gostei foi sobre os parentes dos cônjuges que podem, por vezes, serem um problemão pro casal, por conta de se intrometerem, etc.

É um bom livro e eu recomendo sim!

Porém, fiquei meio desapontada, pois queria mais informações, exemplos! rsrsrs

site: http://elvisgatao.blogspot.com/2018/01/resenha-o-que-nao-me-contaram-sobre.html

Thayssa Emily 31/12/2021

Ual! Que livro.

Deveria ser um livro de cabeceira para todos os casais, sejam eles de namorados, noivos ou casados.

Sei que não iremos ter uma ?receita pronta? para ter um casamento saudável. Mas que muitas vezes, deixamos de resolver coisas ?bobas? no namoro achando que tal coisa vai se resolver no casamento. Mas não vai.

Pois, segundo um psicólogo existem dois estágios do amor. Que chamamos de ?amor apaixonado? e ?amor companheiro?. Sendo que no 1º estágio dura em torno de 24 meses e agimos como se tudo fosse fácil e com borboletas na barriga. No entanto, o 2º estágio passa ser uma escolha, escolha de enfrentar juntos às adversidades que a vida a dois enfrenta. É nessa fase que os dois se tornam aliados e tentam ajudar um ao outro a curar qualquer trauma ou medo.

Enfim, aprendi muito com este livro.

Emilly1245 06/10/2022

Gostei muito, otimo para quem quer um relacionamento e quem ja tem um relacionamento, deveria ser obrigatório!

Carina 16/06/2022

Exercícios
É excelente, trás muitas questões importantes principalmente antes de casar. Recomendo a todos, principalmente a adolescentes que irão iniciar seus relacionamentos. Ter uma noção tão abrangente ajuda a cometer menos erros, e a saber o que procurar, e onde melhorar.

talitamoura07 30/11/2020

Muito bom. Todo casal de namorados, noivos e casados deveriam ler este livro.

Gabriel Seixas 04/08/2020

Pode quebrar mitos e bloqueios ancestrais
Dividido em 12 capítulos, este livro traz temas como: "não me contaram...como solucionar discordâncias sem brigar", "não me contaram...que os banheiros não são autolimpantes", "não me contaram...que eu estava me casando com uma família", "não me contaram...que a personalidade influencia profundamente o comportamento" entre outros. Alguns desses títulos são muito interessantes e a gente vive eles no dia a dia de um relacionamento, em maior ou menor grau dependendo do casal.

Estes temas foram compilados e colocados assim pois o autor, Gary Chapman, um antropólogo que hoje em dia trabalha aconselhando casais, percebeu pontos em comum que são recorrentes na vida de vários casais. Ele traz exemplos reais e o desenvolvimento destas questões em soluções, então vamos nos conectando com as histórias e aprendendo como levar isso pra nossa vida e pra dentro das nossas casas. Além disso, algumas dicas e reflexões servem como base para que alguns eventos não ocorram, antecipando assim aquele equilíbrio tão procurando pra quem mora com outra pessoa.

Interessante que ao final do livro ele traz uma série de exercícios práticos para desenvolver um relacionamento saudável. Percebi ao longo de toda obra uma base muito forte no diálogo e na comunicação não violenta. Essa base é extremamente importante para qualquer relacionamento, seja ele amoroso ou não.
#resenhaliteraria #leitura #livros #oquenaomecontaramsobrecasamentomasquevoceprecisasaber #garychapman

Izandra 20/12/2012

Excelente!
Este livro simplesmente salvou meu casamento. Há coisas que sabemos intuitivamente, mas que não damos a devida atenção; a menos que um renomado terapeuta o diga em um livro. E olha que eu sempre passei longe de livros de auto ajuda! Mas este, definitivamente, não pode ser considerado um livro qualquer. Ele mostra a real situação de um casal no dia a dia, aquilo que todo recém-casado (e até os que possuem relações mais longas) passam. As formas de resolver, o que o autor nos faz ver... É que faz toda a diferença. Juntando, logicamente, à vontade que o casal tem de superar suas dificuldades para permanecerem juntos.

Deise.Maria 19/11/2022

Sobre ser realista no casamento
Este livro do Gary é ideal pra quem está prestes namorando e tem a intenção de se casar .Afinal o casamento é um vínculo muito importante e nao deve ser tratado com leviandade. Se tão soubéssemos do que constitui a realidade de um casamento não enfrentariamos tantos desafios desavisados .neste livro Gary nos prepara para esses desafios de maneira equilibrada e sabia usando conselhos que ele mesmo aprendeu com sua longa experiência como conselheiro e no próprio casamento que aqui ele deixa claro tanto suas experiências particulares como de seu pacientes.
O livro consiste em 12 capítulos que começam a seguinte abordagem..Se me constasse... isso envolve diversas questões que o casal deve estar preparado para discutir coisas como a educação em que cada um foi criado , ; quando casamos isso erngloba a família, o que significa quanto de tempo o casal precisa decidir passar com os familiares,; como resolver discordâncias sem brigas , desenvolver concessões no que se refere a gastos e responsabilidades financeiras, ter equilíbrio sobre atividades domésticas; como solucionar diferenças espirituais e de personalidade; como pedir perdão e desculpas é essencial paraanter a harmonia do lar;como a ter um bom planejamento para lidar com o dinheiro inclusive cartão de crédito;sobre sexualidade.
Esse livro é fundamental para avaliar o grau de comprimento que estamos disposto a empregar no nosso relacionamento e ajuda a identificar os pontos de possíveis conflitos que não enxergamos na fase do namoro ou como Gary chama de "formigamento".
Gary é um escritor excelente e super realista sem deixar de lado o sentimento das pessoas .

Tomé 12/10/2017

RESENHA O Que Não me Contaram Sobre Casamento Mas Que Você Precisa Saber
O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber, é o terceiro livro sobre relacionamento que li neste ano de 2017( por que li tanto sobre relacionamento este ano?). Primeiro li O Lar Adventista. Depois, Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor.
O autor é um fenômeno no meio literário quando o assunto é casamento, noivado, namoro e aconselhamento familiar. As 5 linguagens do amor, é um de seus livros mais conhecidos.

Longe da velha e famosa versão de uma princesa e seu príncipe encantado muito pressente em filmes de romances, Gary apresenta a verdadeira versão do casamento. Nesta obra, o autor reúne todas as questões sobre casamento e vida a dois que ele tanto desejou ter conhecido, mas que infelizmente ninguém lhe transmitiu.

Após vários anos de casamento e felicidade com a mesma mulher com a qual ele sofreu por não estar ciente de questões básicas do casamento, Gary decidiu então reunir tudo o que não o contaram sobre casamento e contar aos namorados, noivos, solteiros e até mesmo aos que pensam casar um dia, afim de que não repitam os mesmos erros que ele e sua esposa cometeram. Os títulos de cada capítulo são extremamente engraçados. Confira alguns deles (são ao todo 12):
Introdução: Não me contaram que ...
1 que estar apaixonado não é uma base adequada para construir um casamento bem-sucedido
2 que o amor romântico tem dois estágios
3 que o ditado “Tal mãe, tal filha” ou “’Tal pai tal filho” não é um mito
4 como solucionar discordâncias sem brigar
5 que pedir desculpas é um, sinal de força
6 que perdão é um sentimento
7 que os banheiros não são autolimpantes

Minha Impressão
A obra torna-se oportuna principalmente hoje em dia porque, há cada vez mais casamentos entre pessoas de menor. E isso é problemático, porque, casamento prematuro também é a causa de tantos divórcios atualmente. A falta de informação sobre as implicações do casamento traz diversos problemas aos recém-casados. Gary está de parabéns por ter relacionado todos os problemas pelos quais passou, e oferecer em forma de alerta aos que pensam em casar. Sobre a capa, confesso que não entendi nada da ilustração da editora. Mas, tudo bem! Foi impresso em papel Lux Cream 70g, aquele tipo de papel de cor meio amarelada. Este material é bom, pois, cansa pouco a visão e não produz reflexo mesmo enquanto se lê em meio a luz do sol.

Então, está namorando e pensa em casar mesmo? Faça como eu, leia bastante sobre isso! Não quer dizer que esta atitude vai salvar o seu casamento, nem que vai assegurar a tua felicidade matrimonial futura, mas, vai ajudar-te a eliminar várias ideias preconcebidas e encher-te de informações sobre a vida a dois! Por isso, deixo este livro como sugestão.

site: http://www.livrosemissao.com/2017/09/resenha-do-livro-o-que-nao-me-contaram.html

Dafne 15/08/2018

Eu li esse livro de nome comprido antes de me casar. Li outros também, mas esse foi o que mais me marcou. Ele traz doze temas práticos sobre a vida conjugal, entre eles: amor romântico, vida financeira, organização do lar, vida sexual e espiritualidade. O autor tece conselhos que gostaria de ter ouvido antes de se casar, porque ele aprendeu a respeito dessas questões básicas na prática, a duras penas.

Quero destacar o capítulo "que o perdão não é um sentimento". Ao folhear recentemente o livro, não puder deixar de reler esse capítulo inteiro. Gary Chapman trata o assunto de uma forma realista e madura, veja alguns trechos:

"[...] o perdão não é um sentimento, mas uma decisão. É a decisão de oferecer graça em vez de exigir justiça." (página 64)

"[...] o perdão não desfaz nossas lembranças. Às vezes ouço as pessoas dizerem: 'Se você não esqueceu, não perdoou'. Essa afirmação não é verdadeira. [...] Às vezes, porém, as lembranças saltam do inconsciente para a mente consciente sem serem solicitadas. Isso geralmente acontece com lembranças doloridas. Mesmo depois que você escolheu perdoar o comportamento do outro e remover a barreira, a lembrança do evento pode saltar de volta para a mente consciente, e, com a lembrança, vem o sentimento de mágoa e talvez raiva. A lembrança não significa que você não perdoou. Significa simplesmente que você é humano e se lembra de uma experiência dolorosa." (páginas 65 e 66)

E como lidar com essa situação? O autor continua discorrendo sobre isso: devemos levar à Deus em oração.

O capítulo "que a satisfação sexual mútua não é automática" também é bem interessante.

"Se eu tivesse lido alguma coisa sobre o assunto, teria descoberto que a antiga Escritura hebraica estava certa ao sugerir que levaria um ano para que o casal recém-casado aprendesse como ter satisfação sexual mútua." (página 92)

Esse livro é abrangente e prático, embora os temas sejam apresentados de forma resumida. Indico especialmente para quem está noivo, mas essa leitura pode ajudar até aqueles que já são casados.

site: https://sonhos-e-suspiros.blogspot.com/2018/07/casamento.html

Giovanna Evelyn 31/05/2020

Edificante para solteiros, namorados, noivos e casados.
Um livro com ótimo aprendizado, principalmente para quem pensa em casar um dia. Tem muitos pontos chaves que todo casal deve discutir antes de dizer o "SIM" e se entregar a um relacionamento para a vida toda. É um livro que leva a maturidade do casal e é imprescindível para ambos saberem lidar com as situações do a dia a dia e o casamento não acabar em divórcio.