O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber

O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber Gary Chapman

Resenhas - O Que Não me Contaram Sobre Casamento Mas Que Você Precisa Saber

Oliveiraleituras 22/03/2024

????????
Edificante.
Para quem está com duvidas se aquele parceiro é realmente o ideal para me casar, esse livro é esclarecedor, trás fatos que vão fazer você pensar e refletir e para os que ja estão casados, o livro trás pensamentos para a melhoria do casamento, e deixar o casamento agradável aonde os dois cônjuges se sintam amados um pelo outro.

Carla.Parreira 03/02/2024

O que não me contaram sobre casamento (Gary Chapman)...
Melhores trechos: "...Uma vez que se aceita a realidade dos conflitos, é necessário traçar um plano saudável para processar os seus. Um plano como esse começa com reconhecer a necessidade de ouvir. A maioria de nós tem conflitos, e sentimos a necessidade de falar, mas falar sem ouvir leva a brigas. A necessidade real é a necessidade de ouvir... Primeiro, o perdão não desfaz nossas lembranças. Segundo, o perdão não remove todas as consequências do erro cometido. Terceiro, o perdão não reconstrói a confiança. Quarto, o perdão nem sempre resulta em reconciliação... Ter certeza de que conhecemos as preferências e aversões um do outro é um passo importante no processo de decidir os papéis conjugais. Ideal seria se cada um pudesse fazer as coisas de que gosta. Mas, se nenhum dos dois gosta de determinada coisa, é óbvio que alguém deve aceitar a responsabilidade pela tarefa que não é necessariamente agradável. Porém, considerar o gosto de cada um deve ser parte do processo de decidir quem faz o quê... Para a esposa, as preliminares são mais importantes do que o ato sexual em si. As mulheres gostam de cozinhar em fogo brando, enquanto os homens tendem a chegar ao ponto de fervura muito mais rápido. São os toques carinhosos e beijos das preliminares que as levam ao ponto de desejar o ato. Se o marido se apressa até a linha de chegada, ela fica sentindo: 'O que há de tão especial nisso?'. Sem preliminares suficientes, a esposa geralmente se sentirá violentada. Uma esposa me disse: 'Quero me sentir amada. Tudo que interessa para ele é ter uma relação sexual'... A expectativa pouco realista do orgasmo simultâneo tem produzido ansiedade desnecessária em muitos casais... O amor verdadeiro está sempre procurando oferecer prazer ao parceiro. Nunca exige algo que o cônjuge considera censurável... Pessoas diurnas acordam com o ânimo de um canguru, pulando para encarar o dia com entusiasmo, enquanto a pessoa noturna se esconde debaixo das cobertas e pensa: 'Ele deve estar brincando — ninguém pode estar tão animado pela manhã'. Pessoas noturnas têm seu 'horário nobre' das 22 horas até... É nesse horário que gostam de ler, pintar, jogar, fazer qualquer coisa que exija muita energia, enquanto, a essa hora, a pessoa diurna vai perdendo a energia a olhos vistos. Essa diferença de personalidade pode ter um impacto profundo sobre o relacionamento sexual de um casal. A pessoa diurna quer ir para a cama às 22 horas, aconchegarse e fazer amor, enquanto a pessoa noturna diz: 'Você deve estar brincando. Não consigo ir para a cama tão cedo'. A pessoa diurna pode se sentir rejeitada, enquanto a pessoa noturna sente como se estivesse sendo controlada. Isso pode muito bem levar a discussões e aborrecimentos. Há esperança para esse casal? Com certeza, se os dois escolherem respeitar as diferenças e negociar uma solução. Por exemplo, a pessoa noturna pode aceitar fazer sexo às 22 horas se a pessoa diurna concordar que ela saia do quarto depois e vá cuidar de seus outros interesses até a meia-noite. Porém, se a pessoa diurna insiste para que a pessoa noturna permaneça na cama depois de fazer amor, esta pode se sentir manipulada, controlada e frustrada. Uma pessoa diurna jamais se tornará uma pessoa noturna, e uma pessoa noturna jamais se tornará uma pessoa diurna. É parte de nossa personalidade. Com empenho, podemos nos forçar a ser funcionais naqueles horários bem cedo ou bem tarde que não são nosso horário nobre. Mas nunca será sem esforço..."

TatiBatista 09/01/2024

Nesse livro o autor dá dicas importantes sobre várias áreas do casamento (financeiro, sexual, convivência, família, etc) em que as pessoas não costumam notar ou questionar antes de casar. O livro é ótimo, mas repete muitas coisas de outros livros dele, então pra mim não teve novidades.

Yas 24/11/2023

De grande direcionamento para um casamento que se esforça em seguir os planos de Deus no casamento, ou para aqueles que desejam alcançar um relacionamento harmonioso.

Karla Serra 02/11/2023

Leitura indispensável para quem tem interesse em se casar.
Livro de leitura simples e fluída, mostra -nos a importância de conhecer as diversas formas de sentimentos e como demonstrar e colocar esses sentimentos em prática na relação a dois.

Agnnes29 10/07/2023

Eu gostaria de ter lido esse livro antes, ele é essencial para pensar sobre relacionamento ou se envolver em um casamento com alguém. Ele traz tópicos importantes sobre relacionamento que geralmente não conversamos com nosso cônjuge no namoro.
E alguns dos conflitos de relacionamento ele traz uma sugestão de como poderia ser resolvido de uma forma que ninguém se magoe e que ambos sejam ouvidos.
É PERFEITO,SEM DEFEITOS!

Aline 27/05/2023

Tem atividades práticas
Uma coisa legal é que no final de cada capítulo tem atividades práticas para fazer. Isso ajuda a ter um norte e fazer perguntas que ajudam a conhecer melhor o seu parceiro. Recomendo para quem quer fortalecer seus relacionamentos e criar conexões.

Daniela694 15/04/2023

Gostei muito desse livro! Realmente tudo o que ele fala acontece quando casamos e a maioria das coisas não dá pra saber antes de casar. Acho interessante ele trazer o livro mais voltado para as pessoas que ainda não casaram, mas acho difícil quem não casou ainda ter a visão prática dos assuntos discutidos. As vezes realmente não achamos que aquilo vai ser um problema e só aprendemos na prática mesmo. Mas vale super a pena a leitura. Gary Chapman é ótimo e tem muita propriedade no que fala!

Deise.Maria 19/11/2022

Sobre ser realista no casamento
Este livro do Gary é ideal pra quem está prestes namorando e tem a intenção de se casar .Afinal o casamento é um vínculo muito importante e nao deve ser tratado com leviandade. Se tão soubéssemos do que constitui a realidade de um casamento não enfrentariamos tantos desafios desavisados .neste livro Gary nos prepara para esses desafios de maneira equilibrada e sabia usando conselhos que ele mesmo aprendeu com sua longa experiência como conselheiro e no próprio casamento que aqui ele deixa claro tanto suas experiências particulares como de seu pacientes.
O livro consiste em 12 capítulos que começam a seguinte abordagem..Se me constasse... isso envolve diversas questões que o casal deve estar preparado para discutir coisas como a educação em que cada um foi criado , ; quando casamos isso erngloba a família, o que significa quanto de tempo o casal precisa decidir passar com os familiares,; como resolver discordâncias sem brigas , desenvolver concessões no que se refere a gastos e responsabilidades financeiras, ter equilíbrio sobre atividades domésticas; como solucionar diferenças espirituais e de personalidade; como pedir perdão e desculpas é essencial paraanter a harmonia do lar;como a ter um bom planejamento para lidar com o dinheiro inclusive cartão de crédito;sobre sexualidade.
Esse livro é fundamental para avaliar o grau de comprimento que estamos disposto a empregar no nosso relacionamento e ajuda a identificar os pontos de possíveis conflitos que não enxergamos na fase do namoro ou como Gary chama de "formigamento".
Gary é um escritor excelente e super realista sem deixar de lado o sentimento das pessoas .

Emilly1245 06/10/2022

Gostei muito, otimo para quem quer um relacionamento e quem ja tem um relacionamento, deveria ser obrigatório!

Lari 18/08/2022

Livro mais que necessário pra todo aquele que busca paz
Se você quer um relacionamento respeitoso, que te complete e traga paz, esse livro é pra você! MUITAS coisas passam batido mesmo em casais que conversam e discutem variados temas.

A experiência de vida do autor me assustou até no primeiro momento, porque ele estava ?muito cru? para o casamento é deu a volta por cima. Traz muito mais propriedade no que fala. Ele também deixou vários exercícios para os casais fazerem juntos e exercitar o que precisam.

Beatriz 23/07/2022

Não leia se já for casado!
Esse livro me desagradou, em partes ocorreu provavelmente por eu ter lido na época errada, afinal, eu estava recém casada quando li o livro, e dessa perspectiva o livro pareceu assustador, trazendo vários pontos que me deixaram com medo sobre o futuro, porque no meu caso, nossa história foi um amor arrebatador que se tornou um casamento precoce, onde não tivemos diversas das discussões trazidas no livro.

Pode ser que para muitas pessoas seja útil, porém não acredito que o amor funcione dessa forma, tudo certinho e previsto, como se existisse alguém 100% compatível com você.

Reforço que eu não estava na perspectiva de solteira, onde poderia simplesmente jogar tudo pro alto e recomeçar a 'procura', assim como o sugerido no livro.

Carina 16/06/2022

Exercícios
É excelente, trás muitas questões importantes principalmente antes de casar. Recomendo a todos, principalmente a adolescentes que irão iniciar seus relacionamentos. Ter uma noção tão abrangente ajuda a cometer menos erros, e a saber o que procurar, e onde melhorar.

@livrosedoramas_ 01/03/2022

Amei!
Amei muito essa leitura, estou noiva e mesmo ainda não tendo me casado já achei várias dicas úteis para um namoro/noivado, terceiro livro que leio do Gary?