Meus romances de cordel

Meus romances de cordel Haurélio...

Resenhas - Meus romances de cordel

Isadora 25/06/2023

Meus romances de cordel...
...que de romances não tem nada
li esse livro pra escola e achei muito entediante mesmo.
talvez tenha sido eu que achei a escrita muito repetitiva ou por se tratar de cordel, e não ser texto em prosa, não tenha me prendido tanto.
realmente, li por obrigação, não compraria se tivesse escolha.
é isso, nada de novo sobre a luz do sol, a escola trazendo mais uma vez um livro chato e entediante pra afastar mais adolescentes da leitura. odeio isso
Isadora 25/06/2023minha estante
pelo ou menos a leitura é rápida

Karol 25/07/2020

Cordel
Livro de leitura bem rápida, li em dois dias.
Muito agradável com contos em cordel. Antes de cada conto ainda temos um resumo de como e quando ele foi escrito e ilustrações que remetem a xilogravura.
Antes dos contos temos um resumo sobre o cordel e ao final a biografia do autor e do ilustrador.
Recomendo a leitura.

Sil 11/08/2022

Hoje eu trago para vocês um pouco da minha primeira experiência de literatura em Cordel. Antes de qualquer coisa é bom explicar o que é Cordel, pois infelizmente nem todos conhecem (eu também não conhecia, apesar de a palavra "cordel" ser bem conhecida). Segundo o site TodaMatéria Cordel é "uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino". Alguns autores citados pelo site que usam essa forma de escrita é Guimarães Rosa e Ariano Suassuna (autor de O Auto da Compadecida). O Cordel possui uma escrita quase lirica, conforme você vai lendo parece que as palavras estão formando uma música na cabeça, sabe? Parece muito poesia, mas ao meu ver é muito mais interessante. Agora que nós sabemos um pouco mais do que é Cordel vamos ao Meus Romances de Cordel do autor Marco Haurélio.
No livro há 7 histórias, onde ele expressa sua regionalidade, pessoas com personalidades marcantes e acontecimentos um tanto quanto fantasiosos. Eu gostei muito de História de Belisfronte, o filho do pescador e Os Três Conselhos Sagrados, mas de modo geral todas as histórias são excelentes. Como eu disse ao ler parece que as palavras saem cantadas e até experimentei ler alguns trechos em voz alta e é muito gostoso ouvir as palavras se transformando em uma canção. Sim, eu fiquei muito encantada com a minha experiência.

Vou falar um pouco sobre as duas histórias citadas acima para complementar minha resenha, pois gostei muito delas e ao contrário de quando leio contos eu não senti que algo ficou faltando, sabe? História de Belisfronte, o filho do pescador é sobre um jovem que foi prometido pelo seu pai a uma criatura que vivem no mar. Ela lhe prometeu muita fartura se o pescador entregasse seu filho, porém o que gosto é da ideia de os filhos mais velhos não terem ido e somente o mais novo ter se sacrificado, após anos ele volta e mostra-lhes sua vida e todos sentem inveja. Mais para o final da história, após algo que podemos chamar de plot twist o jovem precisa salvar a "criatura do mar". Eu gostei dessa história pois mostra sobre a curiosidade do homem e o quanto ela pode ser prejudicial, além de que às vezes não queremos fazer algo, mas os olhos enchem de arrependimento ao saber do quanto aquilo poderia ter sido bom.

Os Três Conselhos Sagrados prova a ideia da história anterior, já que foi benéfico ao personagem segurar sua curiosidade ao longo da sua jornada. Além disso conta sobre o homem nordestino que vem à São Paulo a procura de uma vida melhor, poder ajudar a família, e fazer com que os filhos tenha a melhor educação escolar. Aqui não é diferente, porém o rumo que a história vai tomando surpreende por ser mais pessimista e com altos e baixos à partir daí. Fiquei aflita com o destino do personagem e em poucas palavras consegui me apegar muito a ele e sua jornada.

Se você não conhece, nunca leu, algo em Cordel eu indico. É muito bom, uma leitura super rápida e que trazem muitos aprendizados.

site: https://www.kzmirobooks.com/2021/06/resenha-meus-romances-de-cordel.html

Fygiir 01/05/2023

Gostei muito da do menino e do amigo dele que mentiam sem parar, e no final se deram mal. Mas depois se salvaram com mais mentiras

Julia 27/06/2023

Meus romances de cordel
Meu deus que livro chato, e insuportável...

Não me levem a mal, mas sinceramente não indico, ( talvez pq eu li não porque eu quis e sim por que me "obrigaram") mas mesmo assim, entendo que este livro é importante, pois tem o intuito de difusar a leitura e a escrita de córdeis, texto de origem nordestina e muito importante esta idéia, mas é um livro que tenta ser legal, mas realmente não é...