Quando meu pai se encontrou com o et fazia um dia quente

Quando meu pai se encontrou com o et fazia um dia quente Lourenço Mutarelli

Resenhas - Quando Meu Pai Se Encontrou Com O ET Fazia Um Dia Quente

Elembros0 01/04/2023

Os desenhos do livros me encantaram dmss, quase q eu conseguia "sentir" da tinta do livro. Eu gostei da história e da narração, em alguns momentos parei de ler e fiquei só olhando para o nada, tentando encontrar em tal imagem poderia se encaixar e sobre onde o autor queria me levar. Achei um pouco confuso no começo, mas gostei, mesmo tendo algumas dúvidas. Recomendo

Manezera 23/10/2022

Calorzão hein?
O que acontece quando a vida simplesmente sai dos eixos?

O filho conta a história do pai após a morte da mãe.
Mutarelli como sempre certeiro.

day t 07/09/2022

Expectativas atendidas demais!
Nossa, fazia um tempo que queria ler/apreciar esse livro! Há alguns anos li Natimorto e fiquei bem impactada. Tempos depois assisti O cheiro do ralo, adorei e soube que era baseado também num livro dele. Nas minhas pesquisas na interwebs vi que ele arrasava nas HQs. Trazendo tudo isso pra dizer que as expectativas eram altas e que foram atendidas com sucesso! hahaha O livro é um arraso! Belíssimo! Imagens que te prendem, que te teletransportam... E a história também... muito boa! Forte, delicada, triste. Um drama gostoso, daqueles que tocam a gente. Adorei!!!

Adriano 19/06/2022

"Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente" é uma experiência visual, uma obra melancolicamente bela, única desde sua concepção (ao fugir do convencional e se estruturar em "telas" pintadas, que ocupam inteiramente cada página, e sobre as quais os textos se sobrepõem) e que nos traz a história do pai do narrador, e como o mesmo viu sua vida ser transformada com a trágica morte de sua esposa, vivenciando seu luto, até seu encontro com um ET em um certo dia calorento.
Nunca é fácil compreender, analisar e falar sobre uma obra do genial Lourenço Mutarelli, então pretendo reler ainda algumas vezes essas lindas páginas.

William.Moura 14/01/2022

Luto e silêncio
Esse é um livro que quase não contém bastante texto, mas pouquíssimas palavras. Sim, os silêncios significam, e muito!

Recomendo pela experiência interessante pelo modo como a história é contada, a impressão é a de assistir a um curta.

Marcos.Paulo 03/12/2021

Visual e percepção
Uma experiência visual e perceptiva no meu entendimento, as cores sombrias e fortes juntamente com formas distorcidas, se unem com uma narrativa relatada de modo intrigante e peculiar de Mutarelli, livro de leitura escrita rápida, porém, de leitura visual que merece atenção e contemplação, pois texto e imagem não estão atrelados um ao outro de forma linear.

mimperatriz 30/10/2021

Genial
O livro ?Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente?, de Lourenço Mutarelli, é curto e a leitura pode ser feita rapidamente, mas a minha recomendação é fazê-la sem pressa.

Ler o texto e as pinturas me levou ao universo melancólico e de incertezas - além das certezas - trazidas pelo narrador.

Sim, é um livro triste.

O narrador conta um pouco da história de seus pais, da morte da sua mãe e de quando o seu pai se encontrou com o ET. Entre esses fatos há detalhes valiosos na escrita e nas ilustrações, que, por sinal, são assíncronas.

Sim, as belíssimas pinturas não correspondem ao texto da mesma página, o que torna a leitura engenhosa e mais reflexiva, além de genial.

Bianca 19/05/2021

"Desgosto também é uma causa natural".
Esse livro machuca, especialmente se você já lidou com situações semelhantes, de convívio próximo com idosos.

Luana 17/05/2021

Li esse livro para a faculdade e no início, achei a narrativa meio confusa mas é um livro muito interessante.

Evandro Luiz 14/01/2021

Calorão hein
Resenhar uma obra do Mutarelli é sempre difícil, elas sempre são dotadas de camadas sob camadas abordando os limites dos nossos sentimentos.
Essa obra não é diferente, é carregada, é complexa, é tão cheio dos sentimentos do Mutarelli.... difícil.
Recomendo a todos que já tiveram algum contato com suas obras, ou contato com obras de outros autores que depositaram um pedaço de si nelas.

Oscar8 20/02/2020

Livro 017/2020
Livro 017/2020.
19/02/2020.
Mutarelli, Lourenço. Quando meu pai encontrou com o ET fazia um dia quente. Quadrinhos na Cia. História em quadrinhos brasileira.
Livro sensacional. Menos um HQ e mais uma história ilustrada. Ilustrações sensacionais em um projeto gráfico belíssimo. A história narrada por um filho que conta o período em que perdeu a mãe e o pai tem a vida abalada e fica sumido por uns dias, e volta contando uma história mirabolante. Entre os personagens homenagens a William S. Burroughs e Mário Bortolotto.

Lãine Dual 02/02/2019

O livro me chamou atenção pelo título: inusitado. Classificado como hq, foge dos projetos gráficos de quadrinhos, ouso a dizer que são telas pintadas a óleo, cada página representa uma cena.
Narrador é o filho de uma família comum. Nenhum personagem tem nome, apenas títulos:pai, mãe, tio....
A leitura foi muito rápida, mas ecoou por dias em minha mente. A profundidade das frases, foi algo que me chamou atenção.
Se posso me atrever a dizer "moral da historia", falou de abandono, da melancolia da perda dos vínculos familiares.
O personagem pai, era um sujeito "colecionador", perde a esposa em uma acidente, perde o título de "sanidade" ao encontrar o et, e acaba abandonado pelos filhos em uma casa de repouso.
Morre de abandono, de desgosto, junto com as lembranças e fotos embaralhadas.
Fernando Lafaiete 02/02/2019minha estante
Já vou colocar na minha pilha do infinito. Gostei do que escreveu... acho que irei gostar desta HQ.

Cilmara Lopes 13/05/2017

Impressionante!
Páginas inteiramente pintadas com ilustrações bem coloridas em tinta acrílica e letras desenhadas, nada convencional! E calha àquela reflexão igual em "O incidente em Tunguska" do Pedro Franz, o que faz um quadrinho ser um quadrinho?
Um filho inquieto pra relatar a história do seu pai, um homem solitário e melancólico com estranhos hobbies.
Uma história interessante, o sentido é o sem sentido, o vazio e a tristeza estão bem representados nos espaços da narrativa, tudo é um deleite pra nossa mente.
Minha primeira leitura do Mutarelli, e confesso que fiquei impressionada e instigada a conhecer mais obras dele.

/QMD/ 08/10/2013

Henrique teve mais dias quentes que encontros.
O protagonista de Quando Meu Pai se Encontrou Com o ET Fazia Um Dia Quente é bem peculiar e melancólico, mas acaba se tornando ainda mais solitário quando sua esposa morre em um dramático acidente. Vendo que o irmão está desconsolado e cada vez mais depressivo, um homem o convida para uma pescaria familiar. Porém, ele acaba desaparecendo e, quando retorna, diz ter tido um contato imediato com um ET e outros personagens estranhos num rio que já secou.

O homem cheio de manias costuma desmontar máquinas de escrever para consertá-las depois e brinca com fotografias daqueles que conhece e dos que não conhece também. Após o incidente, ele acaba sendo levado para um asilo. A partir daí, seu filho, mesmo que mais novo, narra sua história cheia de altos e baixos e sem muita contiguidade e senso. Seria tudo imaginação?

Uma das coisas mais legais nesta graphic novel é que ela não segue os padrões das histórias em quadrinhos. Desenhadas em páginas inteiras, cheias de cores, as belas ilustrações de Mutarelli foram feitas em tinta acrílica. Para ficar ainda mais bacana, as letras das poucas palavras do livro também são "desenhadas". Para completar, o trabalho sempre impecável da Companhia das Letras, que coloca mais amor ainda nessa história toda.

O perfil do pai foi muito bem pensado, ressaltando uma solidão bonita, que emociona. Ele é triste e tem um ar melancólico. Tudo isso é exprimido no texto que traz mais imagens que frases, mostrando o quanto ele se sente vazio. Outro destaque é para o humor de Mutarelli, que deixa a trama seguir para rumos nunca explorados, me surpreendendo com uma certa quantidade de fantasia, mesmo que associada à realidade.

Quando Meu Pai Se Encontrou Com o ET Fazia Um Dia Quente é narrado por alguém que não dá a mínima para a história do protagonista. Esse fato, junto com o excesso de espaços vazios e a narrativa que vai e vem no espaço e no tempo traz uma proposta diferente, mas que também pode confundir, o que aconteceu comigo. Me senti meio perdido no meio de toda essa biografia sem sentido.

site: Mais: http://www.quermedar.com/2013/10/pai.html
Cilmara Lopes 13/05/2017minha estante