Milamor

Milamor Livia Garcia-Roza

Resenhas - Milamor

*Rô Bernas 26/08/2012

Milamor conta a história de Maria, uma mulher madura que está perto de completar 60 anos e que apesar de lutar contra a solidão não se entrega a ela. O livro se passa em várias fases: na infância dela - filha de imigrantes alemães, numa casa em que o silêncio era a base da sua criação - no tempo que foi abandonada com dois filhos pequenos pelo primeiro marido, com Haroldo seu segundo marido, que foi um verdadeiro pai para seus filhos, e que a deixou viúva e na época atual. Depois que ficou viúva, passou a morar com a filha, mas as duas quase não conversam, quase não se encontram, apesar de morarem na mesma casa. O livro tem um humor muito peculiar e isso tornou a leitura mais leve, apesar de ser um tema denso.

Confesso que não vi muito sentido na autora ter colocado este titulo no livro. Milamor na verdade era Dolores, uma criança que era sua vizinha da infância. A mãe a chamava de "meu amor", mas Maria entendia 'Milamor' e assim passou a chamá-la. Só que Milamor mal aparece na trama...por isso que não entendi o livro ter levado este título...será que deixei escapar algo? rsss

A história não é excelente, pois deixa muitas lacunas, que não vou comentar aqui pois seria spoiler, mas é muito empolgante...Maria consegue nos prender com sua leveza e com o seu desejo de seduzir um futuro pretendente para começar seus 60 anos pra cima.Os telefonemas das amigas são hilários e a maneira como Maria conduz nos faz refletir sobre várias coisas. Maria é suave, doce, engraçada e forte...muito mais forte do que ela mesma imagina.

"Foi dada a partida. Sorte para mim, era o que eu me desejava a todo momento. Eu precisava ser feliz, nem que fosse por pouco tempo, não importava. às vezes bastavam horas, e como rendiam..."(pág. 161)