Diários da Descoberta da América

Diários da Descoberta da América Cristóvão Colombo

Resenhas - Diários da Descoberta da América

Joao.Magalhaes 19/06/2020

Uma figura muito importante e controversa
Nesses diários, uns dos poucos escritos sobreviventes de Colombo, o Almirante descreve suas 4 viagens feitas às Américas, que ele, até o fim de sua vida, pensava ser a Ásia (somente Américo Vespúcio viria a indicar que ao oeste da Europa estava outro continente, o "Novo Mundo").

Fica evidente como as relações "diplomáticas" eram frágeis na época, como quando sua expedição, ao voltar à Europa com uma tormenta, tenta se abrigar em ilhas portuguesas, que os recebem de forma bem hostil.

Além das quatro viagens, o livro também conta com o testamento de Colombo, que faz parecer que teria todas as virtudes de seus cargos de "governador geral" das terras que descobriu e todos os rendimentos provenientes e prometidos pelos "Reis Católicos" (espanhóis) transmitidos a seus herdeiros, porém Colombo viu sua vida terminar sem seus títulos prometidos, e até hoje é uma figura controversa entre os historiadores.

Jonathas dos Santos Benvindo 23/07/2022

Relatos interessantes em questão de conteúdo mas transborda de linguagem culta que para mim é cansativa, mas sei que faz parte do gênero literário em vigor à época, a literatura de informação. É legal conhecer a história contada por quem realmente participou de sua escrita, mas continuo achando que não foi um descobrimento pois já tinha gente aqui?