A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Beatrizdnasc 10/01/2024

Eh o segundo livro de Jorge Amado que leio, e dnv, como soteropolitana, eh incrível imaginar Salvador na época em que o livro se passa, tem tanto tempo, mas continua tao atual... Me arrancou boas risadas, mas não deixou de ser tocante, estimula uma reflexão muito boa.
Me prendeu mt, queria que fosse maior.

Nathalia.Camposs 08/01/2024

Jorge Amado faz a gente ler e pensar ?Deus me livre de não ser brasileira? uma leitura que flui, que faz a a gente se confundir, estava vivo? Qual narrativa é de verdade? Tudo pode ser, porque viver está sendo.

Marcos774 06/01/2024

Jorge Amado, já Apaixonante
Ótima trama, muito intrigante, uma mistura de realismo com magia, aplicado no contexto baiano do século XX (meu favorito nos romances). Valorização da vida boemia e dos excluídos da sociedade, a tal marginalidade baiana, os cachaceiros, as prostitutas e os vagabundos, os favoritos de Jorge. Também emocionante, se pegar as nuances. Li duas vezes!

José Sizenando D. 04/01/2024

Eu pensei que este livro seria uma comédia. Até tem seus momentos engraçados, mas tragicômico é uma definição um pouco mais precisa para a história das duas mortes de Berro Dágua.

Uma novela curta, com um breve relato sobre as duas vidas do protagonista, Joaquim e Quincas e a desventura dos vivos, família e amigos, após sua morte. Com o estilo acessível de Jorge Amado, tendo Salvador mais uma vez como cenário.

Wislen.Silva 29/12/2023

Gato malhado e andorinha Sinhá, uma incrível surpresa
O gato malhado e a andorinha Sinhá uma história de amor, ao começar a ler não consegui parar. Jorge Amado nos presenteia com uma história tão cativante que me prendeu como nenhum livro me prendeu antes. Sua brilhante idéia de dividir o livro não em capítulos, mas em estações é de um brilhantismo que me encanta, e a maneira como ele faz parênteses muito bem colocados entre cada estação. Ao terminar a leitura refleti e me veio diversas mensagens e lições que se pode ter com essa incrível leitura, e que tenho certeza que quem ler pode ter um interpretação diferente, porque o livro está aberto a várias interpretações. Com certeza após a leitura entrou no meu Top livros da vida??

alves 29/12/2023

Li de forma obrigatória, porém não achei tão ruim assim. Gosto de como o livro é desprendido da realidade e o final não é claro.

Bela 29/12/2023

Livro MTO chato.
só continuei a leitura, pq era para a escola, se n teria abandonado logo nas primeiras páginas.

Leila 27/12/2023

Um grande clássico da literatura nacional.
Meu primeiro contato com Jorge Amado, e confesso a que gostei muito.

Lu Mendes 26/12/2023

????????????
Livro 28

Quincas Berro D?Água passou muito tempo sendo Joaquim! Abandonou tudo para se tornar quem veio ser!

O realismo fantástico é um lugar divertido, com muitas risadas? mas Jorge Amado não perde a oportunidade de estabelecer um debate de classe: quem merece morrer e como morrer? Qual espaço destinado na família ao vaga@undo que criou todos antes de ser livre?

cocpfc 25/12/2023

Morri junto com Joaquim
Um livro curto e interessante, fácil de se ler. Confesso que morri com Quincas ? mesmo que ele mesmo nunca tenho posto os pés na cova ?, seja de divertimento com todo o humor que o livro nos proporciona, seja com todo o tom mais sério das relações familiares e da própria vida.

Kamyla.Maciel 25/12/2023

Ah Jorge Amado, como você é maravilhoso!!! Esse livro tão pequeno conseguiu me tirar gargalhadas e reflexões. Me deu vontade de sair contando a história de Quincas berro d'água pra todo mundo, para que todos se divertissem também. Que delícia de livro!!

Jorge Amado nos conta as várias mortes de Joaquim, um homem trabalhador que cansou da vida dita como a certa para a sociedade e se rebelou, tornando-se, assim, conhecido como Quincas Berro d'agua. Mas, não vou contar o motivo, para não estragar a surpresa e o riso frouxo ao lê essa parte do livro.

Para além de um livro engraçado, Jorge Amado questiona os lugares sociais, quem merece respeito em uma sociedade e quem é digno apenas de vergonha, quais os interesses daqueles que estão ao seu lado? Tudo isso com uma pitada de fantástico.

Achei genial, como tudo que li de Jorge Amado. E aqui trago um trecho do posfácio: "O que há na escrita do escritor que transforma em arte algo que era simplesmente um "causo" ou notícia de jornal?"

Nanda Corpe 24/12/2023

A releitura rápida e divertida
Impressionante como a leitura desta novela é rápida e fluida. Já havia lido há uns anos, mas bateu-me a vontade de reler um livro bem fluido, fácil e divertido. Quincas Berro é um personagem multifacetado, dual e é muito divertido ver como a família repleta de pudor tenta esconder o seu lado libertino. Ao ler, fazemos um passeio pela Bahia, do jeito que Jorge Amado consegue nos conduzir pelas ruas da amada Bahia.

Gabi.Maia 18/12/2023

Abaixo do que eu esperava
Ahhh não me julguem mas não faz meu tipo de livro? ???
É divertido. Ideia inusitada. Mas?. Achei que se estendeu muito e acabei passando rápido e talvez perdendo detalhes?j