A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

bruno 14/12/2023

Jorge Amado descreve com o bom humor (acredito que presente em grande parte de suas obras) as diferentes visões de amigos e familiares perante a uma mesma pessoa com um duplo óbito.

@tigloko 13/12/2023

"O cachaceiro-mor de Salvador"
Neste clássico de Jorge Amado, acompanhamos como a morte de Quincas Berro D'água, famosa figura dos bares e botequins, afetou seus familiares e amigos de copo. Durante as páginas deste livro, somos brindados com vários personagens marcantes na sua vida e como ele é lembrado por eles.

Achei incrível como o autor conduziu essa história que, em outro tipo de narrativa, passaria longe de ser cômica. Mas aqui é feita com tão maestria e sem perder o bom humor que ficou perfeito. Foi impossível não dar risada em alguns momentos. Isso funciona muito devido aos personagens que são apresentados durante o desenvolvimento da história. Seja com os amigos de bar (genuinamente tristes pela perda) ou familiares querendo se livrar da vergonha.

Esses dois núcleos servem para traçar um paralelo interessante, de que às vezes encontramos o afeto e amor verdadeiro nos lugares mais inusitados. E no mais comum deles, a família, somente hipocrisia e desprezo.

?Não era culpa deles, arautos da dor e do luto, se havia tanta gente pelo caminho, se Quincas tinha tantos conhecidos e amigos. Naquele dia começou-se a beber na cidade da Bahia muito antes da hora habitual. Não era para menos, não é todos os dias que morre um Quincas Berro D'água.?

Mais um livraço desse autor que sou cada vez mais fã. Recomendo.

Obs: Foi um dos melhores finais que eu já li, inesperadamente épico e satisfatório.
Regis 13/12/2023minha estante
Parabéns pela ótima resenha, Tiago! ????

@tigloko 13/12/2023minha estante
Obrigado Regis ??

mpettrus 13/12/2023minha estante
Esse romance do Amado é um clássico atemporal da literatura brasileira.

Adorei a resenha!!! Ficou impecável!!!
????

@tigloko 13/12/2023minha estante
Sem dúvida ? Obrigado pelas palavras ?? fico feliz que gostou

Núbia Cortinhas 22/12/2023minha estante
Gostei da resenha, Tiago! Falou em livro divertido, opa! Estou dentro! Kkk. Anotando essa sugestão. ?????????

@tigloko 23/12/2023minha estante
Obrigado Núbia, espero que goste da leitura quando ler, é bem divertido ?

Lucas Mart1m 11/12/2023

Uma novela carismática
Entre o simples e o engraçado, essa história curta que se passa na Bahia vai muito bem e entrega muito com seus personagens, também na vida cotidiana e aparentemente normal existe um quê de misticismo ou realismo fantástico como descrito no posfácio (muito bem feito por sinal, agrega na obra de uma forma instigante).
E sem necessariamente ser adepto a boêmia, pode-se aproveitar o conto e sair com um sentimento leve.
Além disso, não sei dizer se o herói, um tanto quanto mítico, Quincas inspirou o filme "um morto muito louco" ou a música de mesmo nome, mas como arte imitando arte ou a recorrência do mesmo tema só aumenta o seu valor.

Antonio460 05/12/2023

Livro confuso de m3rd4
Nos primeiros 8 capítulos é super ok: a escrita é um pouco difícil, mas muito interessante. Até aí, eu daria umas 4 estrelas, pois ainda sim era meio demorado o livro.
Mas meu Senhor, depois dessa parte, no meio pro final do livro, fica uma desgraça. Tem que fazer uma faculdade e uma pós-graduação pra entender esse final. Tipo, o personagem morre. Ok ? Aí depois ele revive, como se nunca tivesse morrido. Ok ? Depois, ele morre dnv. Ok ? Aí depois tudo isso era uma farsa, mas não há explicação nenhuma disso. Ou seja, vc n sabe se ele morreu e nunca reviveu (se era tudo uma ilusão), se ele reviveu e morreu ou se ele não morreu.
Aí o querido do Jorge Amado deixou esse mistério de presente pros leitores?
Sinceramente, não leria dnv nem se me pagassem.

Ed Souza 04/12/2023

A morte de Quincas berro
Sou apaixonado por Jorge Amado e se tratando dele tudo podemos esperar.... A morte de Quincas na verdade deixa um gostinho de quero mais, a sensação que tive foi de quando a história começou....

Ela terminou.

É uma leitura rápida, gostosa, mas que vc precisar está livre do racionalismo e deixar se levar pela fantasia.

Hora era a morte, hora a saudade, hora a vontade do amigo está vivo..

Camila1856 03/12/2023

Rei dos Vagabundos da Bahia?
Que história maravilhosa!!! A cada dia eu me apaixono mais pela escrita do Jorge Amado. É uma leitura curta e leve que te prende do início ao fim e é muito brasileira que é uma coisa que eu adoro nos livros dele, depois de ler praticamente só livros internacionais. E eu também como Zélia Gattai Amado fui me apaixonando pela figura maravilhosa do vagabundos de tantas mortes.

Teu 02/12/2023

Ótimo, engraçado e leve
Bom, o que mais pode ser dito, é Jorge amado, escrita maravilhosa, descrição da Bahia perfeita, a história é leve, engraçada e rápida de ler, da pra ler numa tarde.

Leiam.

Filipe_mott 01/12/2023

Me diverti muito nessa leitura
Meu primeiro contato com a escrita de Jorge Amado e de cara gostei. Com certeza foi o livro que mais me fez rir. Além disso, foi interessante conhecer alguns lugares de Salvador pela perspectiva dele.

A história fala das duas mortes de Quincas, mas também das suas duas vidas. Ele era conhecido por ser um funcionário exemplar e homem de família, entretanto em algum momento ele passou a viver uma vida boêmia e ficou totalmente irreconhecível pra seus familiares.

A narrativa é rápida e envolvente. Tudo é contado de uma maneira muito folclórica e irônica. Jorge Amado consegue fazer críticas à sociedade e aos costumes da época de uma forma divertida. Além disso, ele traz para o leitor um bom retrato da Salvador da década de 1950.

A pergunta que fica ao final da leitura é: afinal, é realmente importante viver a vida se moldando pra caber dentro das convenções sociais? Ou devemos escolher a vida que queremos, independente da opinião dos outros?

Esse contraste entre as duas vidas dele, desenvolvido de forma tão natural, deixa a sensação de que o personagem existiu na vida real.

"Afinal, não é todo dia que morre um Quincas berro d'água."

Lucas 30/11/2023

Eu acho que eles estão bêbados
Muito bom inclusive a parte que a mulher fica deitada conversando com um defunto no barco achei muito romântico

ana 29/11/2023

Uma história muito intrigante e bem escrita, interessante do início ao fim, mas talvez um pouco confusa (ao menos pra mim).

Samara 29/11/2023

Longe das minhas expectativas iniciais, achei o livro bem divertido de ler. A linguagem simples, a história interessante e bem humorada.

aislane0 29/11/2023

Lendo jorge amado e adorando
A crítica social guardada nele é muito muito boa! e é um livro leve e fácil de ler, parecido com alguns até do Machado de Assis! adorando muito esse mundo do Jorge Amado

bru 23/11/2023

Estou completamente obcecada pelas obras de Jorge amado e essa foi de longe a mais divertida dele que já li, ele era de fato genial