A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Lucas 30/11/2023

Eu acho que eles estão bêbados
Muito bom inclusive a parte que a mulher fica deitada conversando com um defunto no barco achei muito romântico

ana 29/11/2023

Uma história muito intrigante e bem escrita, interessante do início ao fim, mas talvez um pouco confusa (ao menos pra mim).

Samara 29/11/2023

Longe das minhas expectativas iniciais, achei o livro bem divertido de ler. A linguagem simples, a história interessante e bem humorada.

aislane0 29/11/2023

Lendo jorge amado e adorando
A crítica social guardada nele é muito muito boa! e é um livro leve e fácil de ler, parecido com alguns até do Machado de Assis! adorando muito esse mundo do Jorge Amado

bru 23/11/2023

Estou completamente obcecada pelas obras de Jorge amado e essa foi de longe a mais divertida dele que já li, ele era de fato genial

nessaragao 21/11/2023

Leitura fácil e divertida, muita raiva de Vanda e de Leonardo. Leitura clássica da literatura brasileira que recomendo facilmente para qualquer um que pergunte. No meu ponto de vista, vale a pena passar umas horinhas lendo essa obra de arte.

Nati Sampaio 20/11/2023

Cômico, bem escrito, enredo de primeira linha como costumam ser os livros e novelas de Jorge Amado? Pra quem gosta do autor, é um livro rapidinho de ler, delicioso de aproveitar, e da boas risadas! Vale a pena! Amo Jorge Amado!

Marina 18/11/2023

As ladeiras da Bahia, o mar, as mulheres e os personagens ??
Divertido, e bem escrito.
Ilusão, veracidade, um romance ótimo para um fim de tarde e para matar a saudades da Bahia. Jorge foi e continua sendo grande, um dos maiores nomes da nossa literatura ?

Maria14000 16/11/2023

"Subterrâneos da vida baiana"
"A morte e a morte de Quincas Berro Dágua" é uma novela muito gostosinha de ler, ótimo para sair da ressaca literária: curto, engraçado, crítico e reflexivo. A morte ou as mortes de Quincas é pano de fundo para narrar os "subterrâneos da vida baiana" e sua liberdade e libertinagens em contraste com a classe média e suas amarras. Amei!

Beatriz2313 14/11/2023

Jorge Amado é, sem dúvidas, um dos meus autores brasileiros favoritos. Lendo este livro (inclusive tive que apresentar esse livro num tipo de sarau literário na escola kkkk) eu senti nostalgia, uma sensação de que estava na praia e de que conhecia o Quincas Berro D'Água.
Mas além disso, esse livro me fez sentir ainda mais amor pela Bahia, principalmente quando Jorge descreve as comidas, mano minha boca salivava de vontade de comer a famosa peixada do Manuel.

Lize 13/11/2023

Duas mortes
É ruim? Não. É bom? Mais ou menos. Eu ri? Algumas vezes. Os amigos de Quincas são uma piada? Com toda certeza. E é isso.

Lucy 10/11/2023

Divertidíssimo
Eu achei o livro muito divertido, ainda mais a camada popular e escrachada do livro.
Ler que provavelmente foi insoirado na história do avô da Drew Barrimore me dx mais estupefata.
É meu primeiro livro do Jorge Amado, mas da Zelia eu já li contos.

Giaquelli 09/11/2023

Uma leitura rápida e cheia de humor
Esse ano descobri a maravilha da leitura desse autor nacional, mas esse livro me pegou de um jeito diferente. Depois de ler dois livros com um peso sentimental tão grande, não imaginei que leria um livro tão leve e com tanto humor.

A morte e a morte de Quincas berro d'água é um livro curto (li em menos de 24hs) onde já de início temos a morte do personagem Joaquim, um homem que sempre foi considerado respeitável pela sociedade, bom emprego, de boa família, uma boa condição financeira. Mas um dia (10 anos antes da história atual do livro), logo após sua aposentadoria, resolveu abandonar tudo, casa, família e vida de regalia para viver nas ruas, nos botequins, entre aqueles considerados o pior da sociedade (bohemios, saveiros, prostitutas, moradores de ruas). Logo sua fama entre os bares e as ladeiras foi mto conhecida: homem que vivia de bar em bar, que estava sempre alegre, cantador, amigo de todos, e levou o apelido Quincas Berro d'água.
Um belo dia, é encontrado morto pela sua atual companheira e sua filha é avisada. Dos familiares q lhe restaram, tem sua filha, genro, um irmão e uma irmã, que ainda se sentem ressentido pelo abandono da família, não contam aos antigos conhecidos sobre a vida que o patriarca levou, de certa forma já haviam matado Joaquim. Pelo menos, a sua memória.
A filha sentido que o certo é dar um velório digno do homem que seu pai um dia foi, resolve comprar um belo terno, um belo caixão, porém sem investimento nas demais coisas que um velório comum teria. A família ainda ficando por obrigação no velório e sem querer avisar a ninguém sobre o ocorrido pela vergonha, porém logo a notícia se espalha pelos bares sobre a morte de um homem tão conhecido. E onde seus 4 melhores amigos vão até o local para poder lhe dar as despedidas dignas. E digno para eles é que a despedida de um grande homem seja uma grande festa

Para não dar spoilers sobre o desenrolar disso, quero dizer que nunca li uma história tão engraçada, divertida e ao mesmo tempo, cheia de críticas sociais. Cada capítulo, cada personagem que você vê falando sobre o falecido, te levam para lugares onde você faz refletir sobre seus valores de vida, sobre o que realmente importa em vida e também após a morte.

O que já me fez pensar muito sobre como seria minha partida ou de pessoas que eu realmente amo. Mesmo que as pessoas não gostem de falar disso, eu sempre achei extremamente necessário. Quem vai estar ao seu lado quando morrer? E quem também vai saber exatamente como fazer a sua passagem da forma na qual você queria? As pessoas que te amam sabem exatamente como você quer fazer sua passagem?
Já pensou sobre isso? Se não, acho que deveria.

Andre.Dorigueto 08/11/2023

Divertido e envolvente!
Escrito muito rápido e baseado em uma história real, misturando realidade e fantasia, Jorge Amado nos presenteia com um retrato da Bahia e do Brasil, e com incontáveis aspectos do que é ser humano. Um protagonista digno de protagonismo, e um desenrolar cômico e cheio de detalhes, envolvendo diversos personagens, cujas personalidades se fazem claras, como se todos fossem velhos conhecidos, em tão curto texto. Aliás, o livro todo, apesar de pequeno, pode, e merece, ter uma resenha completa ou um estudo ou uma rodada de opiniões em um clube do livro. É muito conteúdo literário, social, filosófico e cultural. Muito bom!