Guerra dos Mascates

Guerra dos Mascates José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - GUERRA DOS MASCATES

Poly 30/04/2021

Nossa história e nossa literatura
Esse livro mostra como a literatura brasileira conta a história do nosso país. Esse conflito histórico com o nome que conhecemos é chamado assim por conta do título desse livro. Não vou dizer que é uma leitura fácil porque além do vocabulário ser antigo ele é muito rebuscado, mas se você souber relevar isso vai aprender muito sobre a história do Brasil e se divertir com o sarcasmo e ironia de Alencar.

Claire Scorzi 23/03/2009

Depois de ter lido "As Minas de Prata", ler "Guerra dos Mascates" é meio decepcionante - um anti-clímax, pois o 1º foi escrito mais no princípio da carreira de Alencar, seria de esperar um texto mais fraco, canhestro; ao contrário. Embora seja repleto de intrigas e peripécias, com as histórias pessoais de personagens se cruzando, ele é no geral empolgante e saboroso. Já "Mascates", se melhor escrito - mais concentrado, mais sereno - acaba soando morno se posto ao lado do outro... É mais simples, isso não é ruim; porém a impressão final é de que o livro termina antes de engrenar; e seus personagens - especialmente as femininas - parecem anódinos se lembrarmos de algumas figuras de "As minas...".
Enfim: "Guerra dos Mascates" merece atenção, apresenta um texto mais controlado do que o antecessor; mas, se se quiser um livro de aventuras, "As minas" corresponde melhor às expectativas.

Ahri.Archeron 09/06/2021

Trabalho escolar
Li esse livro por conta de um trabalho escolar, é uma leitura complicada por conta do vocabulário antigo (as vezes tinha que ler com app de dicionário do lado kk, mas aprendi novas palavras por conta dele), também é interessante por ser sobre o Brasil.

Jady23 25/03/2023

De todos os livros que li até agora desse autor, esse foi o mais difícil, mas no final valeu a pena o esforço.

Renata Molina 23/10/2013

Difícil leitura.
Achei a leitura difícil. Pessoalmente, achei muita dificuldade com algumas palavras e expressões, embora este seja o décimo livro de José de Alencar que tenha lido, foi o que mais achei dificuldade.

Além do mais, quando a história está começando a ficar interessante, ele corta e começa a contar uma outra história, há outros autores que fazem isso também, mas neste livro ele não soube usar muito bem este recurso.

Mas, não vou ficar só falando mal do livro. Como é um clássico, vale a pena a leitura, pois descreve a situação de Olinda e Recife não só durante a guerra dos mascates, mas também durante a era de Nassau.
Pri 16/09/2014minha estante
Eu também sofri com as expressões e menções do livro!Gostaria de achar uma versão impressa com aquelas notas explicativas de rodapé :)

Renata Molina 01/12/2014minha estante
Verdade. Também senti falta das notas explicativas...