O Resgate Das Profecias

O Resgate Das Profecias Jeronimo Mariano

Resenhas - O Resgate Das Profecias

Allison Feitosa 20/02/2013

O Resgate das Profecias - Jeronimo Mariano
"Acreditar é o que nos faz continuar!"

Num livro que nos faz pensar na importância de ter pessoas ao nosso redor, Jeronimo Mariano nos apresenta personagens tão inocentes e cativantes... Conhecemos Lourenço, um garoto que não costuma ter uma relação muito próxima com a família mas considera a presença dos amigos algo indispensável. Amigos como o Giovanni, que não é nada discreto e apesar de fazer pose de corajoso, não é isso que demonstra quando o perigo vem a tona, é daqueles que já acorda com um sorriso no rosto... ou amigos como o Victor que é bastante sentimental, mas não perde a oportunidade de fazer uma piadinha irônica, dorminhoco consagrado. Temos também as garotas antipáticas Victória e Jennifer que no decorrer da história, mostram suas verdadeiras faces que nem são tão antipáticas assim...

O livro se passa em um colégio interno: Clash Time, que passa longe de ser um colégio interno normal devido as trapalhadas e os desencadeamentos de situações que acontecem por lá. Trapalhadas que tem sempre o dedo (ou a mão, o pé, a cabeça...) dos nossos três protagonistas.

"Pararam de rir quando uma linha de sangue escorreu por entre os cabelos para o queixo do amigo, que agora os encarava com uma expressão de verdadeira dor. Quando ele foi esfregar o local em que fora acertado com as mãos, havia sangue emplastando seu cabelo e descobriu uma pedrinha clara em
seu colo que não havia notado antes. Implorou na mesma hora aos amigos para que não fizessem escândalo, ia pedir ao professor para sair de sala discretamente e lavaria o rosto, e é claro que fora prontamente atendido quando Giovanni se levantou e gritou “sangue!” imediatamente e foi o fim." Pág. 98/99

Recheado de aventuras do começo ao fim, ou de acontecimentos realmente macabros, o livro nos prende e nos faz refletir sobre a importância de uma amizade. Ao decorrer do livro, é desencadeado também situações fantásticas em que os personagens ficam entre a vida e a morte para defender seus amigos e todo o mundo. Mas nem sempre podemos contar com amigos leais e ver-nos livres de traições. Infelizmente, sempre tem aquela pessoa que você não imaginava que um dia fosse lhe trair, mas é o que acaba acontecendo.

''[..] Resta lutar por nossos ideais enquanto ainda respiramos, enquanto nossas mentes não enlouquecem com o cotidiano que pouco a pouco abafa nossos sonhos, com pessoas que nos ferem e nos cospem a face dia após dia [...]'' Pág. 11/12

Gostei muito do livro, não tem um capítulo que você não encontre algo que lhe faz dar risada, além de ser uma leitura ótima sobre os valores da amizade. Jeronimo intercalou o drama, a ficção e a aventura de maneira natural. Com certeza, um livro de autoria brasileira que os fãs de aventura infanto-juvenil não podem perder. Jeronimo me avisou que já foi confirmado a sequência do livro (Sim! Terá sequência), e não preciso nem dizer que estou ansioso né?

Arca Literária 10/01/2016

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/o-resgate-das-profecias-jeronimo-mariano/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/o-resgate-das-profecias-jeronimo-mariano/

Karla Samira @pacoteliterario 24/11/2016

O Resgate Das Profecias
O livro nos conta a história de três amigos que frequentam as aulas em Clach Time, um colégio interno.
Lourenço, em torno de quem a trama gira a maior parte do tempo, não tem uma boa relação com a sua família e vê na amizade a lealdade, a atenção e a compreensão de que necessita na vida. Giovanni, que fala demais e se mostra muito corajoso só quando está longe do perigo. E Victor, que se caracteriza pela sua ironia e bom humor.
Os três amigos costumam se divertir bastante nas horas vagas, conversam muito, tanto que às vezes se atrasam para as aulas, as refeições e até para irem dormir, e tais atrasos não eram permitidos na escola. As trapalhadas dos três amigos garantem algumas boas risadas ao leitor.
Certa noite, ao descumprirem o horário do toque de recolher, Victor e Lourenço escutam ruídos e visualizam um vulto pequeno e desconhecido e, claro, correm o mais rápido que podem rumo ao bloco onde fica seu quarto.
E este foi apenas a primeira dentre as situações estranhas que aconteceriam com esses alunos e demais personagens do livro.
Situações que envolvem ameaças, mortes e das quais os três amigos, desafiados a todo instante tentam planejar como agir. Para conseguirem sair disso tudo que os envolve, terão que encontrar as profecias.
Em uma mescla muito bem feita entre fantasia e realidade, o autor nos transporta para uma aventura cheia de dúvidas, mistérios e reviravoltas, onde tudo o que queremos é saber se os três amigos vão vencer a batalha.
O autor trabalhou muito bem a questão da amizade, mas com muita sutileza, de forma que, para mim, os personagens do livro são exemplos de como agir quando um amigo precisa contar um segredo, pedir uma ajuda, quando ele precisa de uma força ou apenas fazer de seu aniversário um dia especial.
Apesar de ser uma história voltada ao público adolescente e repleto de questões típicas dessa idade, é uma leitura agradável também aos adultos.
A escrita de Jerônimo é fluida, leve e a revisão está impecável. A capa é linda e, na minha opinião, traduz muito do que nos espera na leitura: mistério, dúvidas e um pouco de fantasia.

site: http://pacoteliterario.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-resgate-das-profecias.html