Um Ato de Liberdade

Um Ato de Liberdade Nechama Tec

Resenhas - Um Ato de Liberdade

Bruno Malini 23/11/2020

Razoável
Narrativa que não envolve. Longe de ser comovente. Para o assunto, melhor ler A lista de Schindler

Raiane.Moral 15/06/2020

História real e triste...
Todos os relatos reais da segunda guerra que são narrados com detalhes, me deixa um pouco mal, mas é muito bom saber do que o ser humano é capaz, e a história nos mostra isso de forma magistral...

Suellen 25/03/2017

A vida importa mais que a vingança
Oi, gente!
Trago para vocês uma resenha de "Um Ato de Liberdade", Nechama Tec, um dos livros da minha meta de doze livros para 2017 (já estamos no mês de Março 😰)

Título original em inglês: Defiance
Autor: Nechama Tec
Páginas: 402

Sinopse:
Não há uma sinopse na contra capa.
Conta a história do maior resgate armado de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. (Subtítulo na capa)
O livro deu origem ao filme, de mesmo título, em 2008 e foi estrelado pelo atual 007, Daniel Craig, no papel de Túvia Bielski.

Resenha:
"Um Ato de Liberdade" conta a trajetória dos irmãos Bielski que juntaram forças para sobreviver ao nazismo e com eles salvando mais de 1200 judeus, dentre homens e mulheres, jovens, velhos, fortes, fracos e crianças.

Para começar, vamos falar do personagem "principal" (entre aspas porque não é apenas ele, mas o acampamento como um todo). Túvia Bielski era integrante de uma grande família e que logo se casou para não ser dependente de uma situação financeira precária. Era bonito, inteligente, ávido em aprender outras línguas e gostava de ler.

"Lia muito e acabou adquirindo fama de alguém com quem valia a pena conversar." p.32.

Com a ocupação nazista, Túvia e seus irmãos não deixaram que os levassem para os guetos ou campos de concentração, era preciso salvar a vida deles mesmos. Mas aos poucos, salvando a si próprios, seus entes e amigos, logo foi visto que era necessário preservar todos os judeus que pudessem. Embora tal política de salvamento não fosse bem vista por muitos da OTRIAD (destacamento de guerrilheiros que varia de tamanho), os Bielski nunca deixaram de aceitar judeus que precisassem de ajuda, sejam eles quem fossem.

Todavia, não só os alemães eram os inimigos, existiam pessoas ganaciosas que trocavam judeus como forma de ganhar a vida, era um negócio aparentemente lucrativo para elas; além disso, a fome, o frio, falta de medicamentos e as doenças também insistiam em querer aniquilar os fugitivos dos guetos. Pão, sal e açúcar eram considerados artigos de luxo, a comida em geral era escassa e os conflitos em razão dela, constantes.

"Desde o começo, Túvia insistia para que todos os que se juntassem ao OTRIAD tivessem direito a comida, fossem quem fossem e que e contribuíssem ou não para o grupo. Ser alimentado era um direito, não um privilégio." p.224.

E ninguém morreu de fome lá. Sobreviveram para contar o que passaram, como passaram e o que motivaram a passar por aquilo.

É um livro detalhado sem ser muito cansativo, há diversas notas de entrevistas pessoais, além de referências bibliográficas que a autora fez para compor a obra. Eu poderia continuar escrevendo toda a rotina e disciplina ao comando de Túvia, mas não farei isso porque sou incapaz de fazer uma resenha descente com esse trabalho que ela nos trouxe. O que posso é só dar um gostinho para vocês, ter a esperança de que leiam um livro muito bom e deixar mais uma transcrição que vale muita a pena.

"Como comandante de uma comunidade da floresta dedicado à preservação da vida, Túvia Bielski deu ao povo judeu muitas dádivas preciosas: esperança, sonhos e sua própria vida." p. 327.

Por fim, uma micro biografia de Nechama Tec: professora de Sociologia na Universidade de Connecticut, Stamford. É autora de seis livros, entre eles IN THE LION'S DEN: THE LIFE OF OSWALD RUFEISEN - ganhador do Christopher Award* em 1990 -, WHEN LIGHT PIERCED THE DARKNESS E DRY TEARS, memórias de sua experiência durante os anos da ocupação nazista na Polônia.
* O Christopher Award premia os produtores, diretores, escritores de livros, filmes cinematográficos e televisão especialmente aqueles que "afirmam os mais altos valores do espírito humano". (Fonte: Wikipédia, tradução literal feita por mim.)

Sobre a minha edição:
Eu não ligo muito para livros com a capa do filme, por isso comprei, além de ter pago baratinho nas Lojas Americanas física, acho o Daniel Craig bonitão 😙
O livro é de folhas são brancas, há fotos e um mapa.

Geralmente não destaco as partes do livro que acho interessantes com nada em especial, apenas anoto a página mentalmente ou coloco um marcador mesmo, mas este precisei colocar muito clipes e marcar pontos interessantes.

Minha nota:🌟🌟🌟🌟

🌟pela dedicação da autora na pesquisa;
🌟por fazer refletir sobre; e
🌟🌟por ter sido muito bom.

Então é isso, até.

site: http://aminoapps.com/p/jmo67

Rafa 08/10/2014

Otriad Bielski
Um livro muito bom, reflexivo, e superados e basado em fatos reais.

Sou suspeito a falar deste livro pelo fato de ja ter visto o filme inúmeras vezes.

Em 1941 os judeus do leste europeu estão sendo massacrados. 3 (três) irmãos( Túvia, Asael e Zus) se refugiam numa floresta que conhecem bem desde a infância. Construiram uma vida na floresta da região ocidental da Bielo-Rússia e ficou famosa por se transformar em uma comunidade de 1.200 pessoas, sendo a maior operação de resgate de judeus por judeus.

Com a comida escassa e chegando o inverno, Asael é inicialmente eleito o líder do grupo, mas logo viu que não levava jeito para ser líder e deixou o cargo para o irmão mais velho, Túvia, que como na tradição judáica de o mais velho ser responsável pela família, agora também seria responsável por organizar o Otriad.

Túvia casa-se por dinheiro com sua primeira mulher, e pelo fato de sua família não possuir boa condição financeira, acomoda-se e posteiormente com chegada dos alemães mostra o grande líder que é.

O livro mostra também a situação das mulheres e o grande abismo da classe social se transformando em uma linha tênue com a fuga para as florestas ocidentais da Bielo-Rússia, com pessoas de classes distintas se envolvendo por interesse e segurança.

Também podemos perceber a grande luta dos judeus e principalmente de Túvi,a o lider do Otriad Bielski, por conseguir administrar o seu pessoal, e estar sempre seguro de si, passando a mesma sensação para todo os seus guerrilheiros.

O único Otriad que recebia, judeus, mulheres, idosos, sem obter nada em troca, sem interesse, com o simpes objetivo de salvas pessoas, relatando que preferiria salvar 1(um) judeu a matar 20 alemães.

Túvia não tem o reconhecimento após o fim da guerra,logo após a chegada de Túvia a Nowogródek, ele foi denunciado ao serviço secreto por vários de seus ex-guerrilheiros que, no passado, não tiveram coragem de expressar sua insatitsfação. Deslealdade a causa comunista , irregularidades financeiras ou praticamente qualquer outra coisa que poderia ter consequencias desastrosas. Antes das autoridades agirem, Túvia e Zus fugiram para a Romênia com suas mulheres, com a ajuda de um órgão judeu, depois foram para a Palestina.

Ironicamente para Túvia, como para tantos outros guerrilheiros, esses ex-aliados e libertadores, os sociéticos, tornaram-se uma ameaça real. Stalin via como inimigos, como concorrentes ao poder, todos aqueles que eram independentes e de espírito livre. Túvia entrava nessa categoriapotencialmente "perigosa", assim como muitos outros guerrilheiros

Túvia quando voltou a sociedade normal, ele não se adaptou. Túvia não teve educação formal. Era apolítico e sem iniciativa, mas tinha uma família para cuidar. Quando alguns líderes da Palestina perguntaram o que poderia fazer para ajuda-lo, Túvia pediu um táxi e dirigi-lo era um negócio lucrativo.

Mas seus guerrilheiros ficaram chocados ao ver seu líder se transformar em motorista de táxi.

Essa é um pouco da história verídica de Túvia Bielski, que deu ao povo judeu muitas dádivas preciosas: esperança, sonhos e sua própria vida.
Talita 21/02/2015minha estante
Tenho esse livro guardado há um tempinho, acabo comprando outros e deixando ele pra depois, mas com essa resenha fiquei com vontade de ler. Será o próximo.

Rafa 30/03/2015minha estante
Leia Talita, particularmente, é um dos livros que mais gosto, veja o filme também!

Helder 17/04/2014

Monografia de graduação
O livro conta uma história muito importante, porém de um jeito fraco.
Este deve ser a exceção onde o filme é melhor que o livro que o gerou, pois imagino que ao ser transformado em filme, a história tenha ganhado um ritmo.
A autora fez uma grande pesquisa e escreveu uma monografia, ai um editor foi lá e a publicou. A estória não flui. Não tem uma sequencia. Varias vezes vai e volta ao mesmo assunto, se tornando um pouco repetitiva. Outro ponto que me incomodou muito foi não conhecer a geografia politica do momento. O livro até tem um mapa, mas não ajuda muito. Polônia, Rússia, Bielo Rússia, fica difícil saber onde eram as vilas, guetos e florestas citadas no livro, mesmo com a grande quantidade de “notas de rodapé” no fim do mesmo. A autora tinha um grande material na mão e se tivesse romanceado um pouco a história, com certeza o impacto do livro seria maior, pois tem passagens muito interessantes.
Mas mesmo assim, não deixa de ser um livro extremamente importante, pois conta um lado da história que conhecemos muito pouco. Vemos sempre os judeus como vitimas e parece sempre que não houve reação deste grupo às atrocidades realizadas pelos nazistas, mas este livro nos mostra que não foi bem assim.
Conhecemos os irmãos Bielski, que nasceram na Polônia e conseguiram fugir dos nazistas e criar uma comunidade no meio de uma floresta. O objetivo do grupo era salvar judeus, e conseguiram reunir um grupo de 1200 ao fim da guerra.
A autora mostra em seu livro a criação dos guetos e as “acktions” que aconteciam a luz do dia. A imagem que eu tinha na cabeça era que os nazistas mandavam judeus para os campos de concentração e lá os mandavam para a câmara de gás "discretamente" para que o mundo não soubesse o que estava acontecendo. Porem este livro nos mostra que a realidade foi muito pior do que isso. O extermínio acontecia publicamente dentro dos guetos.
Demorou a os judeus acreditarem que o objetivo de Hitler era realmente exterminar todos eles. Durante muito tempo acreditou-se que obedecendo aos nazistas e servindo como mão de obra, eles seriam poupados. Além disso, os nazistas começaram exterminando as lideranças judias, pessoas com educação e melhor nível social. Desta maneira, o povo judeu ficou muito disperso, o que permitiu a grande quantidade de atrocidades feitas pelos alemães. No começo os guetos eram uma maneira de juntar todos os judeus, porém com o tempo, começaram a haver execução em massa dentro destes locais.
No livro conhecemos Tuvia Bielski, que jurou nunca ficar num gueto. Ele era de uma família de camponeses e não imaginava ser líder, mas acabou se tornando um. E com um objetivo fixo, ele conseguiu guiar seu povo e ainda teve jogo de cintura para exterminar nazistas e cortejar os russos e o comunismo. Muito difícil imaginar a vida daquelas pessoas durante a guerra e mesmo depois, quando todos tiveram que virar comunistas, pois foram anexados pela União Soviética.
Tuvia foi respeitado por seu grupo, mas mesmo ali teve que lidar com pessoas que não aceitavam sua autoridade, e para evitar maiores problemas, muitas vezes teve que tomar decisões pouco ortodoxas, o que nos mostra que a guerra realmente molda o homem.
Para quem curte histórias sobre a 2ª Guerra Mundial, é um relato importante e vale a pena ser lido
MarioLuiz 27/05/2014minha estante
não sei se é minha forma de ler, sempre muito rápido, um livro como este demoro uma média de 24hs para ler, então não senti a falta desta fluidez citada por ti, e olha que gosto de ler e ver as notas no momento que leio. Talvez tenha a ver com o fato de que eu realmente gosto de história, independente do assunto da história. Também assisti o filme, gostei, mas não achei melhor que o livro, muito superficial, mudou alguns não sendo fiel ao relato das testemunhas. Acredito que quando se trata de fatos verídico deve se ater aos fatos como realmente foram. Talvez para que só viu o filme tenha sido ótimo, mas para quem leu o livro fica um gostinho de engodo.

Helder 30/05/2014minha estante
Legal sua opinião Mario Luiz. Para mim realmente a leitura não fluiu. Levei mais tempo do que o esperado para conseguir ler o livro, mas como disse, considero uma leitura muito importante, pois também gosto muito de Historia. Ainda não vi o filme. Vou dar uma procurada.

Chewie 30/01/2010

Ñ é um livro q te prenda 100% do tempo, mas se vc se interessa pela Segunda Grande Guerra, se torna interessante p/vc ter outro ponto de vista além dos relatos oficiais de Churchill, Roosevelt, Hittler e Stalin.

É interessante vc ler sobre o que é um pensamento dedicado a sobreviver e ñ a lutar. O relato do otriad chefiado por Túvia Bielski vale p/aprendermos um pouco da história e tormarmos cuidado como nosso futuro (reflexões na parte final do livro)

Li ele em pouco mais de uma semana porq fiquei enrolando e achei ele um bom livro. Há vários outros q recomendo lerem antes desse, mas quem se interessar ñ estará perdendo o seu tempo.

Obs.: Comprei porq me interesso por história, p/ter outra visão da guerra e li agora por causa do filme que está para estreiar. Ñ creio q será um filme fiel ao livro ou fiel ao meio de vida dos guerrilheiros da companhia Bielski, mas eu vou ver p/crer. Qualquer coisa me perguntem como foi depois!!