Abismo de rosas

Abismo de rosas Dalton Trevisan
Dalton Trevisan

Resenhas - Abismo de rosas

Israel145 14/09/2012

O abismo de rosas é mais um livro estonteante do grande Dalton Trevisan. Uma série de contos minimalistas, onde os seus eternos personagens, leia-se putas, cornos, pedófilos, tarados, bêbados e outros, interagem num microcosmo representativo do nosso cotidiano.
Curiosamente, esses contos tem uma espécie de recorrência entre si. Fatos e personagens se mesclam, aparecendo diversas vezes ao longo dos 21 contos, visto por ângulos diferentes ao longo dos contos.
O estilo do autor, retratando o escatológico, o imoral, a loucura, as manias com um toque de lirismo fascina qualquer amante da boa literatura. O trecho que se segue dá uma boa idéia do livro:
“Poucas delícias da vida: o azedinho da pitanga na língua do menino, a figurinha premiada de bala Zequinha, um e outro conto do Tchecov, o canto da corruíra bem cedo, o perfume da glicínia azul debaixo da janela, o êxtase do primeiro porrinho, um corpo nu de mocinha.” Ótimo livro.