Utopia

Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

PatrAcia157 08/04/2024

Interessante!
É um livro clássico e filosófico bastante intrigante, verdadeiramente me fez pensar sobre o mundo contemporâneo e todas as suas lástimas, porém, também me fez perceber o quanto evoluímos.

lis 20/03/2024

Eu gostei, eu pensava que era mais uma história mesmo só que no livro se trata de vários assuntos sociais importantes

Tsuki 19/03/2024

Irônico
Irônico como mesmo um livro que retrata a melhor das sociedades pode ter tantas coisas absurdas, talvez esses idais tenham sido promissores no século XV porém muitas ideias hoje em dia seriam absurdas. É nesse momento que me orgulho dizer que nossa história caminhou pra recursos muito melhores pelo menos no que diz respeito as mulheres, que estão cada vez mais independentes e conquistando seus direitos; dentre outros pormenores muitas das convicções da pra salvar e seria realmente utópico se aplicado a essa sociedade de hoje.

mhsmaran 13/03/2024

Parece até difícil exercitar o pensamento de um lugar como esse (ironia). Em tempos de tanto retrocesso?

Evelyn 09/02/2024

Li pra escrever meu tcc
Um livro muito interessante pra entender o conceito de ?utopia?. A primeira parte do livro é bem maçante, mas a segunda onde é descrito a ilha de utopia é bem interessante. Tem muita coisa revolucionária pra época, e obviamente muita coisa que já perdeu o prazo de validade nos tempos atuais. Ainda assim, vale a pena a leitura, as críticas às grandes nações são extremamente e assustadoramente atuais.

Lis 09/02/2024

Viver como em Utopia? quem sabe em algum outro planeta
Não desistam da leitura já na primeira parte da escrita, que achei maçante. Quando a descrição de Utopia começa a ser feita, o livro fica mais bacana.

Após ler a obra, entende-se perfeitamente o motivo pelo qual a palavra utopia vem do livro. Nos dias de hoje, não é nem um pouco crível nos imaginar numa sociedade como a utopiana? é claro que há muitas coisas descritas que eu não concordo, como a esposa ter que obedecer ao marido, mas, num geral, seriam tempos melhores se vivêssemos com a mesma dignidade que vivem os utopianos.
Fiquei impressionada com o fato do livro provir do século XVI e, mesmo assim, ter descrições de sociedade alheias à Utopia que parecem ser o relato da nossa.

[?] ?Portanto, espero que me perdoem, devo dizer que não tenho outra concepção acerca dos governos que conheci e observei senão que são uma conspiração dos ricos a administrar a coisa pública, com o único intuito de satisfazer seus interesses particulares e elaborar todos os artifícios e maneiras de fazê-lo; primeiro, para que possam preservar, sem perigo, tudo o que perversamente adquiriram e, então, engajar os pobres no trabalho a seu serviço por valores tão baixos quanto for possível, oprimindo-os tanto quanto desejarem. E, se obtêm sucesso em seus artifícios, estabelecidos por meio da autoridade do Estado, o qual se considera a representação de todo o povo, são, finalmente, reconhecidos como leis.? - p. 141

Gustavo Ferreira 06/02/2024

Uma das primeiras idealizações de uma sociedade perfeita feitas pelos Europeus envolvendo o recente descobrimento das Américas, ou do "Novo Mundo".
Interessantíssimo entender a visão de mundo ideal da época que, apesar de elementos datados (como escravidão, pena de morte e afins), trás também ideias relevantes até os dias atuais: dentre as quais destaco as críticas feitas ao direito da propriedade privada e as provocações direcionadas às grandes nações ricas da Europa.

Em relação à propriedade privada, fica claro no trecho abaixo que Morus a considerava extremamente lesiva à sociedade:

"Em toda parte onde a propriedade for um direito individual, onde todas as coisas se medirem pelo dinheiro, não se poderá jamais organizar nem a justiça nem a prospreridade social, a menos que denomineis justa a sociedade em que o que há de melhor é a partilha dos piores, e que considereis perdeitamente feliz o Estado no qual a fortuna pública é a presa dum punhado de indivíduos insaciáveis de prazeres, enquanto a massa é devorada pela miséria."

Quanto à crítica às grandes nações, o seguinte trecho é assustadoramente atual:

"Quando considero e observo as repúblicas mais florescentes, hoje, não vejo, Deus me perdoe, senão uma conspiração de ricos a gerir do melhor modo os seus negócios sob o rótulo e o título pomposo de república."

As idealizações de sociedade sempre estiveram presentes na civilização e muitas vezes foram subjulgadas como meras fantasias, contudo, muitas ficaram destacadas na histórica como os desejos mais marcantes de uma época e até como esboços de projetos a serem seguidos.
Assim, finalizo com um poema de Mário Quintana chamado Das Utopias que, coincidentemente, me apareceu justamente na semana que terminei a leitura de Utopia.

"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!"

Charlinho07 03/02/2024

A origem do termo faz muito sentido...
Fui apresentado a Thomas More pela série The Tudors, que retrata o reinado de Henrique VIII da Inglaterra, famoso, entre outras coisas, por ter rompido com igreja católica, para satisfação dos seus prazeres.

Em um dos episódios da série, o rei cita a leitura do livro Utopia. Daí em diante, fiquei curioso para ler. Mais ainda quando descobri que a origem do termo Utopia, nasceu aqui. E faz total sentido.

Considerando a improbabilidade de haver um sistema de governo que subjulgue os egos humanos a ponto de todos serem de bom grado bons e generosos, em que as diferenças sejam respeitadas e que os defeitos sejam condenados e evitados, associar essa fantasia perfeita ao nome da ilha que dá título a esse livro foi genial.

Claro que o passar do tempo o termo se expandiu, não sendo usado apenas para representar uma sociedade perfeita, mas fantasias perfeitas em geral.

O livro, considerando que foi escrito no século XVI, também me ajudou a enxergar o mundo diferente. Quando estudamos história na escola, em alguns momentos as coisas ficam muito preto no branco. Há datas que demarcam o fim de uma era e o início de outra. Vê-se aqui, que apesar de os reis serem absolutos, toleravam em algum grau as críticas, haja visto que Thomas foi executado por outra coisa que não as criticas ao monarca.

Além disso, é possível observar como a imprensa permitiu a circulação das ideias, que antes só poderiam ser propagadas por meio de manuscritos e encontros pessoais.

Acredito que todos os candidatos a cargos públicos de legislação e governo deveriam ler este livro, pois talvez começassem a pensar no bem comum ao invés dos próprios interesses.

Carlos398 25/01/2024

Leitura histórica
Me lembro bem quando minha professora de história, muitos anos atrás, mencionou A Utopia e as consequências dessa obra e do autor Thomas More na sociedade. Naquele momento, pensei "hmm, um dia quero ler esse livro".

A Utopia é um livro publicado no início do século XVI por Thomas More, importante filósofo renascentista e humanista, no que se refere à política. Nessa obra, ele descreve uma conversa com um suposto viajante que viveu na fictícia ilha de Utopia, onde é descrito uma sociedade comunista que o autor considerava perfeita, não existindo propriedade privada, sem pobreza e fome, com trabalhos de no máximo 6h por dia, e com criminalidade quase inexiste, além de não haver luxos e sem riquezas.

É um livro interessante, principalmente para ver as críticas do autor à sociedade europeia da época, além de ter uma ideia de como ele influenciou os movimentos comunistas que ocorreram no século XX. É interessante também notar que "Utopia" que originalmente significava "em lugar nenhum" acabou tomando o significado pejorativo de "sonho irrealizável" com o passar do tempo.

Beatrys 20/01/2024

"O que é uma cidade, pergunto-te, senão um grande mosteiro?"
"... parece-me que, onde a propriedade privada e tudo é medido em termos monetários, é praticamente impossível que uma comunidade seja justa ou próspera, a menos que se considere que a justiça pode funcionar onde as melhores coisas pertencem às piores pessoas, ou que possa haver felicidade onde todos os bens estão repartidos entre pouquíssimos - e mesmo esses poucos não aproveitam muito, enquanto os demais vivem em completa miséria."

Vini 02/12/2023

Muito bom pra quem quer aprender mais sobre uma sociedade igualitária, o livro explica muito bem sobre como o governo da ilha funciona e faz críticas ao governo da época atual.

O livro de 1516 tem alguns pensamentos machista, que fazem perde um pouco o respeito pelo governo, mas que se fosse escrito atualmente seria diferente.

Quero morar na ilha de Utopia ?

Sábio 05/11/2023

A utopia foi superada, mas os males que critica permanecem.
Utopia de Thomas More é mais que uma belíssima ficção, e beira flertar até mesmo com um tratado político; mas é na crítica velada, até certo modo satírica, que ela se torna imortal.
Junto com Erasmo de Roterdã, More é um dos descendentes direto da linhagem cínica e satírica de Luciano de Samósata, é perceptível esse histórico na sua escrita formidável ao mesmo tempo ácida, que critica os costumes vivenciados do seu tempo, ao mesmo tempo que defende-os, porém demonstrando o quão fracassada é está tentativa; o quão insana é a tentativa de proteger o já tão indefensável sistema que reprime e incita o homem a uma natureza inatural.
"A soberba mede a prosperidade não por sua boa fortuna, e sim pelo infortúnio alheio".

Brenda.Rosa 02/11/2023

Sociedade perfeita?! Utopia ou Distopia?! ?
Você decide! Eu só não me tornaria um Utopiano e viveria na ilha de Utopia por 2 motivos: sou mulher e ateia...

O autor nos leva a uma ilha onde tudo é "ideial", a propriedade é comum, o governo é justo, o trabalho é equitativamente compartilhado, a riqueza é igualmente distribuída, não há fome, dívidas, sem luxo, uma vida simples em que todos vivem em paz e harmonia.

Considerando a época em que foi escrito (1516) e o contexto histórico, apesar da "igualdade de gênero" de Utopia, ainda vemos alguns pensamentos machistas.
E ah, é citado que ateus e céticos que pensam que "o universo é governado não pela providência e sim pelo acaso" é "desprezado por todos como "apático e vadio" não os deixam ocupar cargos públicos e dizem que podem não ser confiáveis em questões morais e políticas.

Queria escrever mais, mas aí vou falar o livro inteiro kkkkkk. Gostei muito, amei o quanto ele me faz refletir sobre a sociedade atualmente, a imaginar como tudo poderia ser, vale a pena acompanhar o autor explicando o funcionamento dessa ilha. A frente do seu tempo ele faz críticas ao regime político DA ÉPOCA mas que poderia muito bem parecer estar criticando à nossa atual.
Pra mim só não foi um leitura tão rápida quanto gostaria devido a sua linguagem rebuscada e muitas frases e palavras à mim desconhecidas, por sorte temos o Kindle já com dicionário pra facilitar ?

Julio.Argibay 26/10/2023

Utopia
Utopia de Thomas Morus é uma obra filosófica que demonstrar, na visão dele da época, como seria uma sociedade teoricamente perfeita. Mas, além de outras polêmicas, citadas pelo autor, esta sociedade possui uma classe de escravos, que seriam os prisioneiros de guerra e os indivíduos que praticassem adultério. A ilha tem como capital Amaraouta. Nesta cidade, se destaca a agricultura, mas, também, há uma classe de filósofos. A religião é muito presente na vida dos cidadãos e o sol é venerado por todos. Não gostei desta cidade não. Tô fora.