Ana Aymoré 29/07/2019Os labirintos assombrados de Nilton ResendeEm ensaio sobre a contística de Lygia Fagundes Telles, Walnice Nogueira Galvão nos diz que algo que estrutura internamente as narrativas ficcionais da escritora paulista seria o que denominou de "imagem pregnante": signos que concentram o sentido fundamental do texto, que sintetizam de modo alegórico e extremado as possibilidades de significação, "[d]e tal modo que, quando [a imagem pregnante] aparece, traz consigo um senso de revelação, iluminando em rastilho toda a narrativa."
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Estudioso da obra de Lygia (tendo produzido, em seu doutoramento em Estudos literários na Ufal, uma cuidadosa edição crítica de Antes do baile verde), o alagoano Nilton Resende reúne, nos contos que compõem o inquietante Diabolô, narrativas também - à maneira lygiana - repletas de significações estruturadas através de imagens condensadas: o biscoito levado à boca e mastigado ("A ceia"), o vestido vermelho ("Não é tempo de maçãs"), a porta fechada ("A canção e a sombra"), o pião ("Ofício"). E, mais ainda, essa galeria de signos, nos contos de Nilton, apresenta-se a nós obliquamente, através das portinholas e frestas entreabertas aos olhares de seus narradores, quase todos meninos (cujas infâncias, no sentido da inocência, já se encontram, como observou Brisa Paim na orelha do livro, irremediavelmente perdidas).
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Pois atravessar os contos de Nilton Resende é como enfrentar a presença inclemente da Medusa: é preciso, de fato, uma mirada oblíqua para não sermos petrificadas/os por sua face aterradora, e decifrar seus mistérios e encantamentos. Como o título indica, essas narrativas breves são simultaneamente o jogo que precisamos equilibrar sobre fios (o diabolô chinês) e o diabolus, daquele que separa e desune, que nos acusa e nos aponta a hipocrisia, a ausência de compaixão e as perversidades que permeiam nossas existências.
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Tenho um orgulho imenso de merecer a amizade desse escritor singular e em cada palavra preciso, e de ter contribuído de alguma maneira para sua formação. Que ele siga esse que é seu verdadeiro ofício, de construtor de labirintos assombrados.