diabolô

diabolô Nilton Resende

Resenhas - diabolô

Elayne Pontual 28/03/2012

Minhas impressões sobre o primeiro livro de contos de Nilton Resende, contemplado pelo Prêmio Lego de Literatura. Leia aqui:

Renato Medeiros 25/04/2012

Coletânea de sustos ou contos para se conter a respiração
Cheguei ao final de 'Diabolô' com a sensação de calmaria que sempre é perturbada por algo que realmente beira o diabólico, que assusta. Acho que é isso, 'Diabolô' é uma coletânea de sustos. São gritos dados rente à placidez de um rio, causando perturbações na água. Ondulações que se arrastam e movimentam o entorno. Sustos que tiram os personagens e as situações da zona de conforto. E é uma coletânea muito coerente, bastante unida, porque é possível perceber isso em praticamente todos os textos. No começo, um pouco de mistério, de sombrio. Depois, a presença de imagens da infância e também de uma sexualidade que se relaciona a essa infância, que seduz. Tem sempre um menino; tem sempre a memória de uma casa, de uma rua, de um lugar; tem sempre um desejo reprimido; e tem sempre essa perturbação diabólica que provoca o susto da medusa, essa que ilustra a capa do livro.

Ana Aymoré 29/07/2019

Os labirintos assombrados de Nilton Resende
Em ensaio sobre a contística de Lygia Fagundes Telles, Walnice Nogueira Galvão nos diz que algo que estrutura internamente as narrativas ficcionais da escritora paulista seria o que denominou de "imagem pregnante": signos que concentram o sentido fundamental do texto, que sintetizam de modo alegórico e extremado as possibilidades de significação, "[d]e tal modo que, quando [a imagem pregnante] aparece, traz consigo um senso de revelação, iluminando em rastilho toda a narrativa."
Estudioso da obra de Lygia (tendo produzido, em seu doutoramento em Estudos literários na Ufal, uma cuidadosa edição crítica de Antes do baile verde), o alagoano Nilton Resende reúne, nos contos que compõem o inquietante Diabolô, narrativas também - à maneira lygiana - repletas de significações estruturadas através de imagens condensadas: o biscoito levado à boca e mastigado ("A ceia"), o vestido vermelho ("Não é tempo de maçãs"), a porta fechada ("A canção e a sombra"), o pião ("Ofício"). E, mais ainda, essa galeria de signos, nos contos de Nilton, apresenta-se a nós obliquamente, através das portinholas e frestas entreabertas aos olhares de seus narradores, quase todos meninos (cujas infâncias, no sentido da inocência, já se encontram, como observou Brisa Paim na orelha do livro, irremediavelmente perdidas).
Pois atravessar os contos de Nilton Resende é como enfrentar a presença inclemente da Medusa: é preciso, de fato, uma mirada oblíqua para não sermos petrificadas/os por sua face aterradora, e decifrar seus mistérios e encantamentos. Como o título indica, essas narrativas breves são simultaneamente o jogo que precisamos equilibrar sobre fios (o diabolô chinês) e o diabolus, daquele que separa e desune, que nos acusa e nos aponta a hipocrisia, a ausência de compaixão e as perversidades que permeiam nossas existências.
Tenho um orgulho imenso de merecer a amizade desse escritor singular e em cada palavra preciso, e de ter contribuído de alguma maneira para sua formação. Que ele siga esse que é seu verdadeiro ofício, de construtor de labirintos assombrados.