Equinócio

Resenhas - Equinócio

1 | 2 | 3 | 4

Nicole Weiss 25/02/2013

Mais que um romance...
Escrever sobre anjos é surreal. E tem que ser bem feito. Sim, Lu Piras mostrou em Equinócio que não é apenas mais uma escritora de anjos apaixonados. O enredo é detalhado, inteligente, instigante e emocionante. Trata-se de um romance? Sim. Porém, eu acrescentaria um pouco de ficção científica, filosofia e estudo intenso de escrituras apócrifas.
Ana Luísa – Lu Piras – inovou com seu enredo. Se você leu a série Hush Hush, por exemplo, e gostou, prepare-se! Encontrarás em Equinócio algo extremamente superior e inteligente. Odiou Sussurro? Melhor ainda, vai poder comprovar que o talento nacional não pode ser comparado com o que vem de fora, pois está níveis acima dos importados.
Veja bem, não estamos falando de uma obra com um enredo bobinho e vivido por personagens de escola de ensino médio. Descarte essa ideia. Clara é uma jovem adulta em plena faculdade de medicina, prestes a se formar. Porém, como todo começo, essa é uma nova fase de sua vida. Tudo muda de repente, até suas crenças... E, quando Clara imaginou que nada mais poderia surpreendê-la, eis que surge um anjo.
Odeio deixar spoilers em resenhas, mas não posso deixar de mencionar o incrível mundo criado pela autora: Malkuth, o lar dos anjos da guarda. É lá onde tudo se materializa de acordo com a imaginação de Clara. E... não! Não compare com o mundo vivido de Ever, Summerland, do livro Para Sempre – Alyson Nöel. A teoria de Ana Luísa passa longe disso. É mais concreta e chega a ser quase real.
Equinócio não é apenas um livro sobre anjos e humanos, é uma verdadeira aula de angelologia, medicina, criônica, biologia, paisagismo, psicologia e amor. Redundante? Leia para crer.
Falando da escrita, Lu Piras mostrou-se exímia, com um vocabulário rico, termos técnicos que, confesso, pesquisei para saber se estavam corretos. E, sem surpresa alguma, comprovei a veracidade dos mesmos.
Mesmo usando a linguagem coloquial, a autora não se perdeu e permitiu um texto complexo e muito bem escrito. Encontrei alguns erros que costumo chamar de “erros de digitação”. Nesse caso, culpo a editora e o revisor (a). Afinal, esse é o trabalho de ambos.
Como disse anteriormente, Equinócio provou que a sua escritora não apenas sentou-se diante de uma tela, abriu o Word e disse: “Vou escrever um livro”. É notável que houve horas e horas de pesquisas, leituras, aprofundamento e aperfeiçoamento para dominar o assunto. E isso, caros leitores, é mais que admirável, é digno de aplausos.
E o que dizer do título, Equinócio? Há algum tempo, quando terminei a leitura, postei algo no blog sobre o fenômeno “equinócio”. Porém, sinto-me na obrigação de relembrar pontos específicos com fortes argumentos de defesa para os textos da Lu:
Começando pelo título: EQUINÓCIO. Exótico, com uma pronúncia gostosa e instigante. Porém, o que significa equinócio? Tecnicamente, é o período em que o Sol se posiciona sobre a linha do Equador, tornando dias e noites com a mesma duração: exatas doze horas. Tal fenômeno ocorre por volta da primavera aqui no Brasil, setembro. E outra vez em março, a primavera dos países do norte. Portanto, agora fica mais fácil de entender o título e o subtítulo do livro, que é forte e único: Equinócio – a Primavera.

E o que encontraremos em Equinócio? Anjos e humanos, amor entre espécies. Clichê? Piegas? Utopia? De maneira alguma! E dou argumentos para defender o texto da Lu.
Vamos começar com a relação inter-racial. Anjos jamais amariam humanas. Será que não? Certa vez, escutei de um amigo que anjos não foram feitos para amar, pois a própria palavra, em sua essência original – ággelos, do grego – significa ‘mensageiro’. Meu argumento para combater tal idiotice foi tirada da Bíblia cristã. Ora, não estamos falando sobre criaturas divinas? Então vamos combater fogo com fogo: “Quem não amar, não chegou a conhecer a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:8). Logo, temos a resposta: se anjos foram criados por Deus, conheceram o Pai. Sendo assim, eles amam.

E quanto ao fato de anjos envolverem-se com fêmeas humanas? Então, entramos agora em um assunto polêmico. Porém, ainda assim, tiro o argumento de um livro sagrado, encontrado no Pentateuco da Torah, livro Bereshit, conhecido pelos cristãos como Gênesis, no capítulo 6 e verso 4. Vamos conferir?
“Então, os filhos de Deus (anjos) vieram a notar as filhas dos homens... e foram tomar para si esposas...”
Creio que esse trecho dispensa explicações.
Outro ponto polêmico é o que gera divisão grande de opiniões. Conversei com amigos cristãos e perguntei se acreditavam que cada pessoa tinha seu anjo da guarda. Com o resultado equilibrado, tive 6 votos para o não e 5 para o sim. Na minha própria opinião, meu voto iria para o sim, cada pessoa tem um anjo da guarda. Entretanto, como estudante de jornalismo, não me conformo com opiniões, então, busco fatos. E, para convencer cristãos, nada melhor que usar seu próprio livro. Foi em Revelação (Apokálypsis) capítulo 5 e verso 11, que encontrei a resposta:
“Ouvi vozes de muitos anjos em torno do trono... e o número deles era miríades de miríades de milhares de milhares”.
Veja bem: miríades de miríades! Tudo bem, o que isso significa? Um valor de origem grega, significa dez mil. Portanto, temos dez mil vezes dez mil. Só nessa operação, temos um resultado de nove dígitos: cem milhões. Agora, use a lógica: cem milhões de milhares de milhares... Na terra tem cerca de 7 bilhões de habitantes. Creio que a quantidade de anjos é mais que suficiente para proteger cada ser humano, sobrando muitos deles para o exército celestial. Isso sem contar os arcanjos, querubins, ofanins...
Clara e Nate é o casal da estória. Clara tem seu próprio anjo da guarda. Posso parecer ridícula ou louca, mas não há conto sobrenatural mais real para mim que Equinócio.
Leitura recomendada!

Jéssica 06/02/2013

O livro conta a estória de Clara.Uma jovem universitária que tem uma vida tranquila e modéstia,apesar de ter perdido sua mãe ainda criança.Ela mora com seu pai,irmã mais nova e uma empregada que cuida de toda a família com muito amor.

Eles tem uma vida feliz a medida do possível.O pai das meninas,Mauricio Chevallier - um cientista renomado - ainda não se recuperou da perda da mulher e tem uma tristeza inconsolável dentro de si.

Clara passa a sonha com um homem estranho e misterioso, que também é muito sexy.E ela acaba descobrindo que esse homem se chama Nath-Aniel,ou melhor Nate,na verdade é o seu anjo da guarda.Ele tem o dever de sempre a proteger e Clara no começo se sente louca por conversar com um anjo,mas a relação deles passa a ser mais íntima e logo Clara percebe que seus sentimentos por ele é mais profundo do que imagina.

Além de todas essas questões, Clara descobre ,através de Nate, que sua família corre perigo, e isso tudo porque seu pai está realizando uma pesquisa sobre a criônica.
Criônica: é o processo de preservação em baixas temperaturas de humanos e outros animais que não podem mais ser mantidos vivos pela medicina contemporânea, na esperança de que a cura e reanimação sejam possíveis no futuro. FONTE
Esse processo está causando um risco para a sociedade e os anjos celestiais não estão nada satisfeitos com isso,porque essa fórmula pode trazer o desiquilíbrio da vida e os anjos renegados estão gostando dessa pesquisa,pois poderão usá-las a seus benefícios.

Diante de tantos perigos, Clara e Nate tem que afugentar os sentimentos que sentem,porque essas emoções são erradas e perigosas,já que ele é um anjo e ela uma mera humana.

Um livro que aborda o sobrenatural,o romance,as traições,os medos e as descobertas sobre si mesmo.A autora traz uma narrativa leve,onde possui muitos detalhes, o que me alegrou,já que gosto disso.

A diagramação do livro está ótima e bonita.Equinócio é uma série e estou ansiosa pela continuação.

Quotes:

“Você não deve se esconder de mim e de si mesmo por mim. Somos todos parte do equilíbrio, Nate. Todos temos um equinócio dentro de nós. Há uma proporção entre o que somos e o que pensamos ser. Eu sei o que você é para mim e sei que é o mesmo que você pensa que não é.”
"Nunca estive tão segura e ao mesmo tempo nunca me senti tão insegura. Para que eu alcance o inatingível e possa provar aos meus sentidos que amar o sobrenatural é natural, Nate precisa amanhecer um lado para que o outro anoiteça. Eu preciso ver o homem que se eclipsa na sombra do anjo"(Clara Abravanel Chevallier)

BLOG LEITORA SEMPRE http://leitorasempre.blogspot.com.br/2012/12/resenha-equinocio-primavera-lu-piras.html

"Ana Paula" 20/01/2013

Equinócio - A Primavera 25/08/12
2 fatores me incentivaram a ler este livro: 1- a capa é linda, 2- a autora é brasileira. Não tenho este livro (ainda), este exemplar é do Blog Alê Lendo Sempre, chegou a mim através do Book Tour do Blog que eu participei.

Sabe quando você gosta tanto de um livro que não consegue falar sobre ele? Pois é... Estou apaixonada... E sem palavras!!!! Vou tentar descrever um pouco pra vocês o que senti lendo este livro:

Clara é uma estudante de medicina de 21 anos, que vive no Rio de Janeiro com sua irmã mais nova, Olívia e seu pai, um cientista renomado, Maurício Chevallier. Maurício, não conformado com a morte precoce de sua esposa, resolve criar uma fórmula para perpetuação da vida humana (criônica). Mas o que ele não sabe é que esta fórmula pode alterar o equilíbrio entre o céu e a terra, e que anjos e demônios lutam entre si para que esta fórmula não funcione ou funcione.... Clara é a única que sabe do segredo de seu pai. Ela não aceita o fato de seu pai querer tomar o lugar de Deus e decidir se alguém vive ou não, mas não se envolve até conhecer Nate.

Nate é seu anjo da guarda e do seu pai também. Quando seu pai é sequestrado por anjos caídos, Nate se mostra a Clara para ajudá-la, mas um sentimento maior cresce entre eles....

“É como eu vejo você. Como o equinócio, a tenuíssima linha imaginária que separa o dia e a noite em partes iguais. O dia e a noite convivem, mas nunca se encontram. Para que um se revele, o outro precisa se esconder. O instante em que isso acontece e os astros se cruzam, é aquele em que você decide ser quem é." Pag.: 246

Clara é uma garota normal, poderia ser seu ou você. Ela é real demais, varias vezes me peguei pensando a mesma coisa que ela, e isso me deixou doida da vida!!!!! Uma personagem tão real que você quase consegue tocar!!!!

O que mais gostei do livro foi que ele não gira só em torno da estória de Clara e Nate, ela tem amigos, e pessoas que não gostam dela, e a autora conta a estória de cada um, não escondendo nada e mostrando o que cada um é. Como a fofoqueira do condomínio que eu ri muito!!!!!

E sem falar do Jonas.... Ha!!!! Jonas!!!! Só vou saber o que ele é no próximo livro, mas já me apaixonei por ele. Ele não é um dos amigos de Clara, mais inferniza a vida dela de uma maneira engraçada e quando ele se aproximou dela, eu senti que dali poderia nascer uma grande amizade!!!!

Gente, não sei mais o que falar sem revelar mais coisas sobre o livro! Como eu disse, a capa é linda, o conteúdo também é lindo e a autora é maravilhosa!!!! Dá pra sentir que você esta no Rio de Janeiro, vivendo esta estória fantástica com a Clara!!!! Amei!!!!

“Então, um anjo pode tweetar, mas não pode tocar um humano? Dei a bendita sorte de nascer numa geração que tem acesso à tecnologia para aproximar pessoas e ao mesmo tempo a maldita sorte de me apaixonar pela única criatura intocável do universo." Pag.: 280

E a frase que eu esperei o livro todo para ler...

“-Eu vou cair por você, Clara. Aliás... - ele afaga meu rosto-... eu caí no momento em que o sol cruzou a linha do Equador celeste." Pag.: 431
Lu Piras 27/08/2012minha estante
Oi, Ana!

Que linda a sua resenha...!
Me emocionei com o carinho que você transmitiu sobre a sua leitura. Para um autor, não há nada mais gratificante do que saber que a mensagem chegou ao seu receptor. A mensagem de Equinócio é tão singela e ao mesmo tempo tão complexa (envolve tanta filosofia sobre a forma como cada um de nós enxerga o universo e o que existe de real e de imaginário na vida!) que é difícil falar sobre ela. Você certamente captou a mensagem muito bem!
Estou feliz da vida!
Muitas beijocas,

"Ana Paula" 27/08/2012minha estante
Não sei se consegui passar direito o que eu achei do livro porque gostei muito!!!! rsrsrsrs Estou louca pelo proximo!!!! Por favor Lu me avisa quando sair!!!! rsrsrsrs

bjo^^

Lu Piras 29/08/2012minha estante
Você transmitiu muito bem, Ana! Obrigada, mesmo.
Pode deixar que eu te aviso, sim! *-*

Beijocas!

Brubs 11/01/2013

Minha Opinião: Equinócio
Fonte: http://contodeumlivro.blogspot.com.br/2012/11/minha-opiniao-equinocio-primavera.html

Bom, o que dizer desse livro?

Estava ansiosa pela leitura desde o momento que foi lançado, daí fiquei sabendo desse Book Tour e me inscrevi, houve uma desistência e me escolheram, fiquei toda alegre e saltitante pela espera do livro. Assim, que chegou já peguei para ler e fui com muita sede ao pote, o livro não me atraiu. Decepção Total!!

Calma! Calma! O livro não é ruim, mais aconteceu que eu tinha acabado de ler Cilada de Harlan Coben e por ser um livro investigativo e tals, senti falta de uma escrita "pesada/forte" dai minha decepção com o livro.

Equinócio foi me ganhando com o tempo, na verdade me prendeu no final e fiquei olhando pro livro procurando o resto das páginas. Tem uma leitura gostosa e de fácil entendimento. Apesar que eu demorei para sentir a leitura, fui me rastejando até o final do livro, lendo de pouquinho em pouquinho, mais eu gostei da ideia da Lu Piras de misturar anjos, humanos e a fórmula da perpetuação da vida humana. Tipo quando eu li essa parte no livro fiquei pensando: Pronto agora deu, vai ter gente querendo se tornar Deus. E querendo ou não isso acontece todos dias, algum cientista maluco igual ao pai de Clara quer tentar entender a vida e a morte. Pensando nisso, esta ai o ponto que faltou no livro, explicar mais sobre essa fórmula que o pai de Clara inventou, ficou no ar, o ponto central do livro foi a paixão de Clara e Nate, chegou a ser chato demais, eu me irritei com esse amor. Espero que no próximo livro fale mais sobre a fórmula. Sim, isso mesmo, nem eu sabia que era uma série, O próximo livro se chamara: Polaris - O Norte, não sei quando vai ser o lançamento, estou ansiosa pelo próximo livro e acredito eu, será melhor, assim espero.

Ah!! Já estava esquecendo. Editora Dracaena tem dar uma dura nos revisores, porque tem alguns errinhos graves que me incomodaram. Apesar desses errinhos a Editora esta de parabéns pela diagramação do livro. Perfeita!!

Mesmo eu não tendo curtido o livro, tenho que assumir que Equinócio é um livro doce e bem a cara da Lu Piras, acredito eu que se eu não tivesse lido Coben antes eu teria gostado muito mais do livro. Pretendo reler e tirar essa expressão que tive do livro :) Indico a leitura.
Laura Malatesta 26/01/2013minha estante
Concordo plenamente quanto aos revisores!

Evan 05/01/2013

Muito além das expectativas
Para falar sobre Equinócio, livro de estréia e o primeiro de uma trilogia de minha colega Lú Piras, não vou entrar em detalhes sobre a história em si, pois para isso já existe uma sinopse bem explicada. Então, vamos direto para minha opinião sobre o livro. Antes, porém, se faz necessário que eu fale sobre meu gosto literário como leitor. Leio e aprecio de tudo, principalmente quando o assunto é literatura nacional. Mas, confesso ter uma caída pelo sobrenatural e o fantástico, principalmente por histórias e contos vampirescos que são os meus favoritos desde a mais tenra idade. E neste quesito, os principais autores que mais aprecio são estrangeiros, como Edgar Alan Poe; H.P. Lovecraft; Stephen King, entre outros. Meu maior sonho, é que tenhamos também aqui no Brasil um time de peso de histórias fantásticas. Não que já não tenhamos execelentes autores, apenas ainda não temos tradição . Devo confessar também, que quando o assunto é sobre anjos, fico completamente com o pé atrás. Na infância, a idéia que fazia de uma boa história sobre alguma coisa parecida com anjos, eram as histórias sobre o Gavião Negro, Ìcaro, o homem-alado de Barbarella (sim, eu assisti quando tinha 14anos) ou como o homem-alado de “ Brazil, o filme”. Além disso, como escrevi em meu livro, gostava de admirar a figura dos anjos nas lápides dos cemitérios e vitrais das igrejas. Eles sempre exerceram em mim um fascínio, por sua áurea misteriosa. Mas, fugia das poucas histórias sobre figuras angelicais, geralmente por conta do conteúdo religioso ou meloso em demasia. Foi com o peso dessa bagagem de experiências passadas, fundadas na mais completa aversão ao tema, que li Equinócio.
A primeira coisa que me impressionou na leitura, foi o estilo, limpo, elegante, explicado, minucioso e detalhado usado pela Lú. A história, apesar de ser um conto fantástico, está bem dosada e verossímil e mesmo abordando uma história de amor entre uma garota e um anjo, não é piegas em nenhum momento. Para que não digam que sou todo elogios, porque a Lú é minha minha colega e fazemos parte de um mesmo grupo; devo dizer que meu chato olho crítico de leitor (quem me dera que esse mesmo olho tivesse a mesma serventia quando sou eu quem escrevo...), olhou torto em vários momentos de indecisão da Clara em relação ao Nate. Porque que é que na hora “H”, em que ele vai fazer exatamente aquilo que ela deseja, ela dá para trás? Ou faz exatamente o contrário do que é esperado, por tudo que passou e experimentou com Nate e cede as chantagens de Wotan ? E a polícia fecharia realmente um caso de sequestro com as explicações esfarrapadas dadas pelo pai de Clara? Mas, isso são coisas insignificantes, que esse meu olho crítico teima em ficar cutucando, como aquelas pessoas que procuram chifres em cabeças de cavalo; e que não desmerecem em nada a obra como um todo. A história está repleta de ação, aventura, romance. Tem todos os ingredientes de uma dessas séries televisivas atuais e me fez sentir como se estivesse assistindo algo como: TrueBlood, Vampire Diares, Grey’s anatomy entre outras ; isto por falta de alguma série interessante com o memso tema que se houver , não assisti ainda. E o melhor de tudo, é uma história passada no Brasil, com persongens brasileiros. O que vem comprovar que nosso páis não fica a dever em nada a outros lugares e tem ambientes e paisagens excelentes para qualquer tipo de história.
Apesar de ser uma escritora estreante, Lú Piras deu um show nesse seu primeiro trabalho e a minha nota para Equinócio só poderia ser cinco estrelas. A literatura nacional vem ganhando a cada dia novos reforços de gente muita capacitada, e Lú Piras surge nesse novo universo da literatura nacional como um talento de peso. Vamos apoiar a nossa literatura.
Aproveito a resenha também para falar da minha surpresa como ótima diagramação digital de Equinócio. Quando vi meu livro na primeira versão digital no Brasil há algum tempo, não gostei, achei muito mal-feita, se tratava apenas de um conversão da versão impressa para PDF e depois Epub. Mas agora, com novos horizontes surgindo no mercado literário, foi uma surpresa agradável ver em Equinócio, que a Editora Dracaena começou a ver de forma estratégica essa nova forma de publicação que com certeza será a linha de frente nas publicações em um futuro não muito distante. Para finalizar, indico Equinócio como uma leitura altamente recomendada, mesmo para quem tem aversão como eu, a temas que envolvem anjos e afins. Você ira´se surpreender.
Lu Piras 06/01/2013minha estante
Evandro,

Fiquei muito feliz quando me disse que leria Equinócio e, confesso, um pouco preocupada. Justamente por já saber das suas preferências literárias e que o tema "anjos" não se encontra entre elas. Eu não costumo restringir o público de Equinócio, tampouco rotular os leitores de sobrenatural (em especial, pois são mais exigentes!) justamente pelo que você tão bem desenvolveu em sua resenha. Um livro pode sempre nos surpreender, seja o tema que for, contanto que o estilo e as técnicas narrativas sejam eficazes para arrastar o leitor para dentro da história a ponto de que, mesmo que em algum momento considere a história mediana ou enfadonha, terá sempre curiosidade e um apelo para chegar ao final. Se um livro consegue prender o leitor, consegue captar a sua atenção não só pelo tema em si mas pelos meandros da história e da narrativa, então, o autor conseguiu seu objetivo.
Fico feliz que Equinócio o tenha cativado, que você tenha ultrapassado essa barreira inicial erguida em desfavor da literatura de anjos. :)

Sobre os pontos críticos que levantou (e o autor está sempre preparado para eles, você sabe, rsrs!):

É a protagonista que faz a história acontecer. É a partir dela e em torno dela que tudo acontece (afinal, no caso de Equinócio, a história é contada sob o seu ponto de vista) e, sendo assim, suas atitudes deverão sempre esperar uma aceitação do leitor que tentará se imaginar em seu lugar e a julgará. Sendo este romance o primeiro de uma série, ainda mais razão há, para que as atitudes da Clara nem sempre caminhem para a resolução pacífica da história. Existem consequências em tudo o que o protagonista vê, ouve, faz, sente. E a Clara é como cada um de nós. Oscilante, indecisa, incoerente algumas vezes consigo mesma. E uma situação inusitada como ela vive (de se apaixonar pelo seu anjo da guarda), é complicado exigir dela que seja sempre segura em relação às suas decisões. As implicações estão sempre mudando e ela está sempre descobrindo algo novo. Isso é o bom do sobrenatural. As situações que criamos enquanto escrevemos podem nos levar a muitas possibilidades, nossos personagens podem nos arrastar em muitas direções. E, ao mesmo tempo, é preciso manter sempre o foco. Eu optei por tornar a Clara uma garota o mais normal possível, de quem se espera (aos vinte anos) certas atitudes e que nos surpreenda em outras.

***
ATENÇÃO PARA O SPOILER A SEGUIR (só leia se leu o livro):

Quanto a questão de a polícia ter encerrado as investigações do desaparecimento de Chevallier, cabe uma observação que me sinto na obrigação não só como autora, mas também como advogada, de fazer: o arquivamento do caso deveu-se ao único fato de não haver provas do sequestro. Sem provas, o juiz manda arquivar e pronto. Não tem jeito. As declarações do Maurício em depoimento apenas servem de registro no processo (e para acalmar a mídia, já que é uma figura com algum prestígio público), pois em nada mudaria o curso do mesmo. As explicações de Chevallier visavam acalmar a mídia e não convencer a polícia, portanto. :)

Suas observações são muito pertinentes. Não se trata de procurar chifre em cabeça de cavalo, não. Está certíssimo, Evandro e fez muito bem em referi-las, pois percebi que leu a história com um olhar atento e que a avaliou sob vários aspectos. Essa troca entre leitor e escritor é muito enriquecedora e eu sei que como eu, você a valoriza muito também.

***

Muito obrigada por mergulhar nesse universo dos anjos em Equinócio e por permitir-se conhecê-lo e entendê-lo. Muito obrigada por suas palavras que, vindo de um escritor que admiro, são de grande incentivo para mim.

Que em 2013 elevemos a nossa literatura nacional a mais altos patamares, nos quais merece estar. Pois nós temos excelentes escritores apenas a espera de oportunidade para mostrarem o seu trabalho. Estamos mudando o cenário preconceituoso que existe e, para isso, acredito que o caminho seja a união entre os escritores e essa divulgação maciça que estamos fazendo nas redes sociais.
É uma honra e motivo de muito orgulho para mim, ser sua colega de editora e lutar ao seu lado por um Brasil com mais literatura e que seja visto no exterior como um país que valoriza a sua cultura, um país de grandes escritores.

Um beijo,

Giulia 27/12/2012

Prazer, me chamo Livro - www.prazermechamolivro.com
Resenha publicada no blog 'Prazer, me chamo Livro'.

Confusão. Essa é a palavra que define minha cabeça após a leitura do livro. E não digo isso porque eles é ruim ou mal escrito, simplesmente porque tive uma expectativa errada. Ficou confuso também? Vou tentar esclarecer a história de Clara (perdoem-me o trocadilho. rs)...

Clara tem 21 anos, é carioca e estuda medicina. Perdeu a mãe com 15 anos e atualmente vive com seu pai, o renomado Dr. Maurício Chevallier, e sua irmã mais nova Olívia. Ela está envolvida com os preparativos de Chris, sua melhor amiga, com Gustavo. São seus amigos, também, Marcus e Jéssica, namorados, que com ela e Chris formam um grupinho na faculdade.

A história se desenrola a partir do tema "criônica", quando Dr. Chevallier busca uma forma de ressuscitar sua esposa Beatriz, mãe das meninas. Não sabe o que é isso? Dr. Chevallier explica.

- Criônica é um campo da criobiologia, filha. A criobiologia estuda as interações do corpo humano quando exposto à hipotermia. Estuda como a vida se comporta em ambientes frios - explicou ele diante de meus olhos esbugalhados. - A criônica é um processo de criopreservação de seres humanos, ou seja, preservação através das baixas temperaturas, com o objetivo de reanimação no futuro. [...] Imediatamente após a morte cerebral, uma espécie de coração-pulmão artificial impede a formação de coágulos de sangue. Depois disso, o sangue é substituído por uma solução de glicose que impede a formação de cristais de gelo e faz as células se preservarem. Ao mesmo tempo, a temperatura do corpo é reduzida o mais rapidamente possível, até se igualar à temperatura do gelo seco. O corpo é transferido para dewars, que são cilindos contendo nitrogênio líquido a -196ºC. Nessa temperatura, não há ameaça biológica e assim o organismo pode permanecer inalterado por centena de anos. [...] A fórmula nanotecnológica que estou desenvolvendo na criônica vai revolucionar o mundo científico!

Quando Clara era mais nova, seu pai contou-lhe este segredo, ao qual ela prontamente posicionou-se contra, baseada em seus princípios religiosos. Ele é um viúvo incorfomado, que não aceita a morte de sua esposa e se dedica tanto a trazê-la de volta que acaba não dando a devida atenção às suas filhas...

Somos uma família típica, com suas tradições e rituais. E como toda família assim, há particularidade no modo de ser e de estar de cada um de seus membros. A cadeira vazia de mamãe ao jantar sempre incomodava o papai. O olhar dele baixava e ele mudava quando seus olhos batiam naquele lugar vazio. Emudecia. Todos os dias era assim. Eu e Olívia tentamos descontraí-lo e Maria também ajudava a alegrar o ambiente com suas piadas.

O problema é que, anos depois, quando a fórmula já está bem avançada, Dr. Maurício some, deixando um rastro de sangue em sua casa. Ninguem sabe precisar, nem mesmo a polícia/perícia, o que aconteceu: ele foi sequestrado? morto? teria se suicidado?

Nesse ínterim, Clara começa a receber visitas de seu anjo da guarda Nath-Aniel, ou Nate, como preferir, primeiro atravées de sonhos, depois com contatos por SMS e e-mail. anjo moderninho, hein?! Haziel, o anjo de Olívia, também aparece, e ambas substituem a desconfiança e esperança de que seu pai estava vivo pela certeza de que o pior não aconteceu, mas ele ainda corre perigo. Ele fora raptado pelos Nephilins, descendentes dos anjos caídos do mal (há anjos caídos do bem, ok? esses fizeram a opção de cair), que têm interesse na fórmula e no impacto que isso irá causar na humanidade e em sua relação com O Criador.
E daí pra frente as coisas caminham...

Só pra constar: Nate e Clara se apaixonam e ele começa a considerar a possibilidade de cair para viver esse amor a la Nicolas Cage e Meg Ryan. Até que as descrições são bonitinhas, sabe?

Mas eu o vejo como um ser humano. A sua beleza vai além da estética, é algo que transmite com o olhar. E amo mesmo tempo que sua figura é tão real quanto imaginária, ele parece não ter matéria. Algo que não posso tocar. Ou posso?

Mas eu achei o romance deles tão... tão... (como posso dizer?) tão em segundo plano! (Oi? Giulia, você está doida?) Li até o final na expectativa principal de descobrir o que, afinal, Jonas e Rodrigo têm um contra o outro.

Jonas? Rodrigo? Peraí, não me lembro desses nomes!
Pois é, pra você ver que o mais me atraiu foram os personagens secundários. Jonas é o filho rebelde do Dr. Bauer, dono do laboratório onde Dr. Chevallier trabalha, um menino problemático que passou a sua vida perturbando a de Clara. Rodrigo é o irmão mais velho de Marcus, que tenta conquistar Clara, mas não obtém sucesso. De repente a história dos dois se tornou muito mais interessante do que o amor entre espécies distintas.
Fora que, tipo assim, eu me amarrei na do Jonas. Será que não rolaria ele e a Clara? =D aquela que SEMPRE torce pro cara errado

Tem também os pagãos: 3 meninos com nome esquisito e com roupas estranhas que são meio anti-sociais. Lá pelas tantas você descobre que eles são meio que espiões do mal, o que já era de esperar pelas aparências e atitudes. Pelo visto eles terão um papel fundamental no desenrolar da trama, mas vamos ver, né?

Destaque fofura pra Maria, a governanta da casa de Clara, uma segunda mãe. Tipo Tia Nastácia, sabe? Gordinha, boa de cozinha e um amor em pessoa. Amei essa personagem!
Olívia também me encantou com seu misto de maturidade e inocência. Sua paixão por astronomia é tão sincera que você se emociona junto com ela ao receber o presente de aniversário.

O livro apresenta uma temática diferente, inovadora (pelo menos pra mim que nunca li nada sobre anjos). Fala sobre criônica, sobre a relação entre anjos e humanos, sobre o embate entre o bem e o mal, dá uma pincelada em medicina e botânica... Confesso que fiquei admirada com a grande quantidade de termos técnicos utilizados (não fui conferir sua veracidade, mas já tinha lido em outras resenhas relatos de quem o fez e atestou).

Ponto super positivo é o cenário... O Rio de Janeiro continua lindo! ^^ Como sempre, a trama se passa na Zona Sul e Barra. algum autor pode retratar a vida suburbana, por favor? E a capa - linda, não há como negar - retrata exatamente o que o livro passa, achei simples, bonita e bem trabalhada.
Achei legal também as citações no início de cada capítulo. Uma pena que isso não foi uma constância, me deixando um pouco perdida.

Ah! O livro é escrito em 1ª pessoa, com a voz de Clara. Senti a história um pouco presa por isso, mas deu pra levar. O que me deixou completamente dessituada (essa palavra existe?) foi o 1º capítulo. Eis o prólogo, com a voz de Clara. Aí vem o 1º capítulo, contando em 3ª pessoa o dia da morte de Beatriz, sua mãe. Aí volta a ser narrado em 1ª pessoa. Pode ter sido lerdeza do momento, mas me perdi. Podia ter um indicativo dessa mudança singular.

Outra coisa que me incomodou um pouquinho foram as descrições longas demais. Exemplo: na parte em que estão os 12 anjos, a autora fala sobre a aparência e a vestimenta de cada um deles. Na boa, eu li muito en passant, pois não faz diferença nenhuma. Eles não mais aparecem na história e, se chegarem a dar as caras nos próximos livros, certamente não lembrarei nem seus nomes, quanto mais suas caras.

Mas o que mais me angustiou foi o final. E aqui vai um aviso a você que pretende ler: não crie a expectativa, como eu, de que uma parte da história se encerra, deixando algo em aberto para os próximos livros da série. Terminei a leitura com muitas interrogações e praticamente nenhuma resposta. É quase impossível soltar spoiler na resenha de Equinócio, pois ninguém que o tenha lido poderá lhe contar se Nate e Clara ficam juntos, qual a relação entre Jonas e Rodrigo ou se a mãe de Clara volta a viver (a não ser que isso seja o spoiler, mas eu gostaria de que tivessem me avisado).

Como disse no início, o livro não é ruim, mas também não me atingiu em cheio. Quero - e vou - ler Polaris e os outros 2. Preciso de respostas que apenas Equinócio não pode me dar.

Marmaid 23/12/2012

Equinócio
Depois de meses louca para ler Equinócio, a querida Alê, do blog Alê Lendo me emprestou o livro e, ao término da leitura – em dois dias –, sem medo anuncio que está entre um dos meus livros preferidos do ano! Tipo assim, no top 5 livros mesmo!

Clara é uma estudante de medicina que mora com seu pai, Maurício, um renomado cientista; sua irmã, Olívia, de 11 anos, porém madura para a sua idade (Hermione feelings?) e a governanta(?) Maria. Sua mãe, Beatriz, morreu a alguns anos, deixando um imenso vazio, principalmente em seu pai, que se recusou a aceitar a morte da esposa e a partir desta decidiu que iria conseguir chegar até a fórmula da criônica para poder tê-la de volta. É ai que a história se desenrola.

"Toda essa riqueza de traços fisionômicos tão singulares e nobres contrasta com seu estilo casual, largado, e bagunçado."

Deixe-me explicar: o pai da Clara congelou o corpo da mãe dela e espera trazê-la de volta através de um processo cientifico chamado a criônica. Esse processo chamou a atenção dos Renegados – os anjos caídos – que gostariam de usar essa tecnologia para o mal.

Em meio a complicações com o pai, amigos que de repente se portam como inimigos e inimigos que começam a virar amigos, Clara precisa ajudar a Legião – composta pelos anjos do bem, aqueles que ficam mais próximos da Terra – a impedir que os Renegados tenham a posse da criônica. Nesse meio tempo, ela se aproxima de seu anjo da guarda, Nate, que apesar de sua natureza, parece ser mais humano que anjo.

O enredo é envolvente e a narrativa uma delícia. A escrita da Lu é linda e poética nas descrições. Fiquei encantada em como o livro consegue possuir tamanha leveza e suavidade em meio às coisas ruins que acontecem. A forma com que a autora apresenta os fatos e acontecimentos não pesa e não me deixou angustiada de maneira ruim! Amei demais!

"A verdade é que nunca tive medo de morrer, mas agora que descobri Nate, me apavora a perspectiva de perdê-lo para sempre."

O romance entre Clara e Nate é outro ponto positivo. Não sei como descrever, mas por falta de palavras, digamos que é uma mistura saudável e funcional da humanidade de Clara e angelicalidade de Nate. Simplesmente lindo e delicado.

Fiquei imensamente satisfeita com o livro. A editora fez um ótimo trabalho na elaboração da capa e na editoração. A revisão foi praticamente impecável, só reparei em dois errinhos de digitação simples que não da nada. Agora é aguardar ansiosamente (muito ansiosa, diga-se de passagem) pela continuação, Polaris – O Norte, para saber o que irá acontecer em seguida – o final é um grande laço para o próximo livro.

Rafa 21/12/2012

Resenha - Equinócio - Lu Piras
Equinócio fala sobre anjos, uma história sobrenatural que vai além das expectativas, com um ensejo de tomar seu dia se você não se despertar para a realidade, o livro compensa em tudo. Foi um sonho? Me pergunto. Tomara que sim.

Confesso que adoro livros sobre anjos e quando me deparei com Equinócio, essa capa linda e esse nome tão diferente, não resisti.

Clara, uma jovem de 21 anos é estudante de medicina assim como a maioria dos seus amigos citados no livro, supracito Chris, a sua BFF, que está prestes a se casar com Gustavo.

Olívia tem a cara da mãe, Clara percebe isso pelos traços e o jeito dela. Olívia e Clara são irmãs e super amigas. Maria, a governanta da casa é como parte da família, todos se dão muito bem. Já o pai, o talentoso cientista super reconhecido, é um pouco fechado, está muito focado em suas pesquisas, a conhecida criogenia, capaz avivar a sua mulher.

Nate, tão perfeito e ao mesmo tempo tão humano, toma os sonhos de Clara para falar com ela. Clara se depara com assuntos e pessoas que vão além da sua imaginação, inclusive anjos que não são bons, anjos caídos, anjos maus, algo mais acontece... Muitas coisas inexplicáveis. Até mesmo acontece o que não deveria, ambos se apaixonam verdadeiramente, e o amor proibido deles se torna algo capaz de mudar a vida deles pra sempre.

É nesse enredo delicioso que Equinócio se sobressai, com uma narrativa leve e despretensiosa, que deixa o leitor sedento por mais e mais a cada capítulo. A capa e a diagramação ficou linda demais, não posso dizer perfeita e nem falar dos poucos pontos negativos, pois acho desnecessários, quanto a revisão achei uns errinhos de digitação, nada que atrapalhe...

Resumidamente, o livro é magnífico, é daqueles que fica na sua mente por semanas a fio. Posso dizer que já estou mega ansioso para o próximo da série, que se chama Polaris - O Norte. Recomendo para quem adora romance sobrenatural.
21/12/2012minha estante
Adorei a resenha! Eu tenho este livro mas ainda não li... até agora consegui resistir aos encantos dessa capa que é realmente muito linda. Também adorei o fato da história envolver anjos =) Me deixou ansiosa pela leitura!

Bjs
@Tibiux

Virgínia 23/12/2012minha estante
Tenho que ler esse livro, amo romance sobrenatural e principalmente livros sobre anjos.
Sua resenha está linda, fiquei apaixonada pelo livro antes mesmo de lê-lo.

Ju 28/12/2012minha estante
Sou louca pra ler Equinócio desde que a Lu lutava pela publicação. Infelizmente, ainda não tive oportunidade. A capa ficou mais que linda mesmo, e a história deve ser fantástica! preciso dele na estante!!! *-*

Fran 29/12/2012minha estante
Achei incrível a resenha, e a capa então é perfeita! Não conhecia este e nem o seguinte Polaris - O Norte, mas já fiquei ansiosa para adquirir os dois! Beijo.

Thais 13/01/2013minha estante
A capa desse livro é linda e como não gosto muito de romances não tinha me interessado. Porém, após sua resenha, me empolguei novamente e vou fazer o possível para ler.

Thais Vianna
@dathais

estantedasuh 20/12/2012

Equinócio - A Primavera - Lu Piras
Clara é uma estudante de medicina que perdeu a fé após a morte prematura de sua mãe. Ela tem seu pai Maurício que é um cientista que trabalha incessantemente para descobrir uma forma de ressuscitar sua esposa. Clara também tem sua irmã Oliva que tem onze anos e é uma menina muito adorável, inteligente e muito madura para sua idade.

Voltando a faculdade para casa Clara se depara com um cenário lamentável. Sua casa esta repleta de policiais e quando entra em sua casa vê tudo fora do lugar e descobre que seu pai está desaparecido.

Além disso Clara anda tendo uns sonhos quem parecem muito reais, com um rapaz lindo, atraente e muito inteligente. Mas o que ela não sabe é que esse rapaz é Nath-Aniel (Nate), seu anjo da guarda e que esses sonhos são uma forma de contato que Nate faz com ela pra informar que seu pai encontra-se vivo, mas nas mãos de forças malignas que querem a formula que seu pai trabalha a anos e que isso pode destruir a humanidade. A partir daí começa uma história cheia de aventura, suspense e muito amor.

Achei o livro bem elaborado, onde a escritora deixou várias lacunas em branco com relação a alguns personagens. Onde ficamos em dúvida se eles são do bem ou do mau, até mesmo se são humanos, nefilins ou anjos.

O livro ainda conta com vários personagens como Marcus e Jéssica que são namorados e amigos de Clara, Chris e Gustavo que são noivos e Chris é a melhor amiga de Clara, tem também Rodrigo que é irmão de Marcus e está interessado em Clara, ele no começo aparenta ser um rapaz amável e intelectual, mas que após ser rejeitado mostra seu lado negro pondo em dúvida de que lado ele se encontra. Outro personagem intrigante é Jonas que no começo é a pedra no sapato de Clara na faculdade, mas que depois mostra um lado mais afável e até parece um pouco interessado nela.

Recomendo o livro a todos só leitores. É muito interessante de fácil compreensão e muito instigaste.

Espero que tenham gostado da resenha e não deixem de comentar.

Ingryd Novaes 07/12/2012

Parnasianismo na prosa
Este não é o primeiro livro que leio com a temática de Anjos. Anteriormente, já havia lido Hush,Hush e Fallen. Então vocês já podem imaginar a minha cara quando ví o quão diferente é. Para começar, a história se passa aqui no Brasil. Segundo, não há um grande perigo provocado entre uma futura batalha entre anjos e demônios, mas algo que vem dos humanos, ou seja, a fórmula criônica. E só então vem anjos X demônios, mas não como estão pensando.
Nesse meu primeiro contato com livro, a primeira coisa que notei (corrijam-me se estou errada) foi que a Lu retomou a alguns aspéctos marcantes da estética parnasiana. Traduzindo: ela lapidou o texto tal qual um ourives lapida uma obra bruta que consequentemente se torna uma jóia.
O texto tem uma forma melodiosa, de forma simples e maravilhosa, o que fez de equinócio, algo agradável de se ler antes de dormir. O tempo todo enquanto desfrutava do enredo, pude perceber que os personagens são únicos, além de pequenos detalhes que me faziam imaginar ou prever o desfecho que aconteceria. Nem todas as minhas perguntas foram respondidas, e isso só me deixou mais ansiosa por poláris, o segundo volume da série.
Equinócio tem caráter introdutório, ou seja, você vai conhecer mais a vida dos personagens, através da visão de Clara, e principalmente, a mudança que ocorre nela mesma, ao se ver pela primeira vez como uma garota apaixonada por um anjo (Nate) e que por conta desse puro amor, deixava a racionalidade de lado. E dado esse fato, tenho certeza de que nos próximos volumes haverá um aprofundamento, tanto sentimental, quando ao clímax que, tenho certeza, deixará muita gente de boca aberta.

Super recomendo.
Beijinhos, e boas leituras.

Ingryd

Pamela Chris 05/12/2012

www.pamelachris.blogspot.com
Em uma palavra: Encantador

De início Clara, personagem principal, se depara com o sumiço do pai. E enquanto as autoridades acreditam em suicídio ela e a irmã não só acreditam que o pai esteja vivo assim como correndo perigo. E estão certas.
Somos convidados então a conhecer Nate, o anjo da guarda de Clara, e com ele uma conspiração que envolve os anjos do mal, os anjos do bem e uma descoberta do pai de Clara que pode mudar para sempre o equilíbrio do mundo.
Achei o livro fofo, e embora não tenha atiçado tanto a minha curiosidade, foi de uma leitura agradável. Eu amei a irmã mais nova de Clara, Olívia. A garota é apaixonada por astrologia e acredita que a mãe, que morreu quando ela era ainda muito pequena, tenha virado uma estrela no céu. Gostei da sua maturidade em alguns momentos, assim como a correta infantilidade em outros. A menina é mesmo uma fofura, rsrsrs. Sim, acho que ela é a personagem que me arrebatou...
Agora, o casal. Confesso que o amor deles não me convenceu muito. Não é que eu não acredite em amor à primeira vista (nos livros, claro), mas, sei lá... Achei um pouco artificial, principalmente por causa de um detalhe envolvendo o ano de 1492. Mesmo que Nate diga que eles devem tomar cuidado quanto ao romance dos dois, eu não o vejo sendo devidamente cuidadoso. Da Clara eu posso dizer o mesmo, mas não posso culpar. Afinal, a humana é ela.
A história é recheada de mistérios, e pelo final deve ter uma grande reviravolta no próximo livro (é o que eu acredito). E muitas coisas nele nos deis deixam ansiosos para entender o que está, de fato, acontecendo. Ou seja, mesmo que eu não tenha ficado tão curiosa ao decorrer do livro, entendo que a série promete. Principalmente quando Nate parece esconder algo importante dela e que há algumas coisas necessárias que ela devia prestar atenção... Não levantarei muitas expectativas dessa vez, mas lerei os próximos quando tiver a chance. Principalmente porque estou bastante curiosa com o desenrolar de um certo personagem rebelde...

Andressa 09/11/2012

Equinócio - A Primavera - Lu Piras
Confesso que quase me perdi na leitura. Não é que ela seja difícil, ao contrário é simples e clara, como o nome de uma das personagens. Aprendi com essa obra que cada autor tem seu time e Lu Piras não é diferente. O time desse livro ficou bom da metade para o final. Os primeiros capítulos arrastei por semanas, mais os últimos devorei.

Vamos lá...

Equinócio é o primeiro volume da série, e o segundo já alerto que será Polares - o Norte. A história é em primeira pessoa contada por Clara, uma estudante de medicina de 21 anos. Com um vocabulário fácil e poucas palavras que difícil entendimento. Esse, como é o primeiro é bastante introdutório, talvez tenha sido isso que me cansou nos capítulos iniciais. Cenas que com certeza eu excluiria. Mas por causa delas eu pude entender melhor o comportamento de Clara. As vezes tinha raiva dela por ser tão mimada, em relação a seus problemas achei muito madura, mais infantil ao mesmo tempo. Querendo ser dona do mundo mais sem poder algum.

A história gira em torno de Clara e seu pai, que "criou" uma formula baseada em criogenia para ressuscitar sua mãe. Até aí, tudo bem, vamos acordar mamãe! O problema é se a formula vier a tona e cair em mãos erradas, o mundo estará perdido. Essas mãos, são os renegados, os anjos caídos, pois eles acreditam que terão alguma vantagem sobre o Criador.

Junto de seu anjo da guarda o qual também se apaixona, Nate, eles tentam mudar os acontecimentos. Ao mesmo tempo em que ela tenta levar uma vida normal, pois sua amiga Chris, está preste a casar. Ela tem que continuar firme e forte na faculdade de medicina e ainda manter a família unida para tentar ajudar ao pai. Junto de sua irmã Olivia. Ninguém escapa do perigo nessa trama.

Como já vi em outros livros, neste também encontramos sobre nephilins (filhos de anjos com humanas). Achei bem interessante, pois a autora criou subdivisões para os nephilins bons e maus. Sem contar a forma como Nate explica as coisas a Clara. Temos a sensação de que ele viveu séculos e que sua natureza realmente é diferente.

Trecho:
(Clara Abravanel Chevallier)

Gostei de todos os personagens, mais queria ver um anjo mais de atitude. Ele pareceu muito angelical.
Eu sei, os anjos são angelicais!
Devo ter sido influênciada por um Patch (Hush, Hush) da vida!

Não digo que foi minha leitura preferida, mais eu gostei e recomendo caso você curta romances com uma pitade de mistério!
Com certeza darei continuidade a leitura quando sair o próximo volume. O final deixou bastantes mistérios para serem resolvidos.

site: http://misturaseaventuras.blogspot.com.br/2012/11/resenha-book-tour-equinocio-primavera.html

Cia do Leitor 28/10/2012

EQUINÓCIO - A primavera
O que você achou de filmes como Titanic, Ghost, Dirty Dance, Intimo e Pessoal, Cidade dos Anjos?

Lembra o que sentiu durante o filme? Diversos sentimentos né? Alegria, raiva, tristeza, aflição, ansiedade, quase morreu de rir ou de chorar e no final do filme, ou você saiu do cinema em prantos ou saiu realizada(o). E a única certeza que você teve, é que: PRECISAVA DESESPERADAMENTE VER AQUELE FILME NOVAMENTE, seja numa nova sessão de cinema, em DVD ou na Tela Quente. Ficou marcado né?

Porque estou falando de filme quando tenho que falar de um livro? É a minha forma de descrever o que senti ao ler EQUINÓCIO de Lu Piras. Fechei o livro com a sensação de ter assistido um filme indicado ao Oscar e desejo desesperadamente ler a continuação. Sei que, quando lançar POLARIS, terei de re-ler Equinócio e quando sair RENASCER, terei de ler os dois primeiros volumes e quando lançar MISSÃO, estarei incumbida de ler os quatro volumes em sequencia!!!

Equinócio, é o primeiro livro de uma série de quatro romances sobrenaturais, foi criado em sequencia, assim evitando que se perdesse pelo caminho e saísse de seu foco. Lu Piras usou uma escrita deliciosa e de fácil entendimento, as descrições e detalhes foram necessárias e perfeitas, nada exagerada nem monótonas. Os personagens são bem descritos e diversificados, desde a patricinha até o bad boy, você ama todos eles. Os protagonistas não são nada melosos, existe uma batalha entre o coração e a razão que é travada por eles e nos envolve a ponto de esquecermos o que é certo, pra incentivar o "errado". Todo o clima sombrio da história, está por conta de seres demoníacos e a obsessão do homem que quer brincar de Deus. A Diagramação está impecável, a cada capítulo iniciado, temos uma delicada pena desenhada e acompanhada por um trechos tirados de livros famosos.

A história é narrada por Clara (a personagem principal) uma jovem de 21 anos que mora com seu pai Maurício Chevallier, sua irmã Olivia e a babá/governanta Maria, onde juntos, tentam viver em harmonia mesmo após a morte de sua mãe Beatriz da qual abalara a estrutura emocional da família Com o passar do tempo, a dor é amenizada pela rotina diária, como idas a escola, encontros com amigos, trabalho e quase caindo em esquecimento, "quase".

Até que um dia seu pai revelou um segredo à Clara que mudaria tudo, inconformado com a morte de sua mãe, Maurício um renomado cientista iniciou às escondidas uma experiencia de nome "Criônica" que é nada mais que, um processo onde congela-se um cadáver para preservá-lo a fim de reanimá-lo, ou ressuscitá-lo futuramente. É claro que Clara ficou estarrecida com o segredo, tal notícia vai de contra a seus preceitos, ninguém tem o direito de brincar de Deus, é imoral, ilegal, anormal!

Tal atitude impensada atrai atenção de seres sobrenaturais, Clara é visitada por um anjo, seu anjo da guarda Nath-Aniel, ou apenas Nate, com seus olhos verde-esmeralda, pele clara e cabelos longo e dourados, exalando delicioso cheiro de jasmim, carrega consigo um olhar triste e más notícias. Nate vem a ser também o anjo da guarde de Dr. Chevallier, sentindo-se obrigado a aparecer para sua protegida para precavê-la dos perigos a espreita e protegê-la, trava uma luta contra o mal e o pecado. A situação fica mais complicada quando Clara percebe que está apaixonada por seu anjo, as visitas constantes que ele faz para livrá-la do perigo, torna seu envolvimento mais intenso e recíproco.

Para este amor proibido coexistir, Nate terá que cair, abdicar de sua condição celestial e tornar-se mortal, um humano. Mas, Clara o ama tanto, que não consegue aceitar este sacrifício de amor, ela acredita que não há necessidade da renúncia, já que Nate possui um coração e sentimentos tão humanos quanto os seus, ele é diferente porque no fundo existe um propósito... A Salvação e o futuro da humanidade depende das decisões que Clara e Nate tomarem.

“_ Ah, Clara... - Ele suspira. - Você não quer mesmo entender. Como pode sequer supor que eu seja as duas coisas?
_É como eu vejo você.Como o equinócio,a tenuíssima linha imaginária que separa o dia e a noite em partes iguais.O dia e a noite convivem,mas nunca se encontram.Para que um se revele,o outro precisa se esconder.O instante em que isso acontece e os astros se cruzam é aquele em que você decide ser quem é.” pág. 246

Bom, devo ainda mencionar os personagens coadjuvantes, Olivia, irmã de Clara tem o seu papel importante na história, também é possuidora de um anjo da guarda e embora seja a caçula, ajudará Clara em diversos momentos.

Maria é como uma mãe para as meninas, sempre presente, cheia de amor e preocupada.
Dr. Chevallier, o que impulsiona seus atos visto como insanos e inapropriados é dor da perda e o amor avassalador que ainda sente pela esposa, sem pensar nas consequências, usa sua ciência para trazer de volta a amada, mas no fundo é um bom homem e ótimo pai.
Chris, melhor amiga de Clara, uma patricinha fofa e até engraçada, pois está a beira de um ataque de nervos com os preparatórios para o casamento com Gustavo.
Jessica e Marcus, também amigos de Clara, estão sempre presentes nos momentos difíceis.
Rodrigo, irmão de Marcus, apresenta-se como uma pessoa e transforma-se em outra drasticamente, tem um ódio inexplicado por Jonas, filho do chefe do Dr. Chevallier. Jonas, um rapaz revoltado, sempre cercando Clara e aprontando algumas com ela, no fundo existe algo de estranho e diferente nele, que até o final do livro vai transparecendo e deixando algumas pistas no ar, um bad boy que vai mudar o rumo da história, também odeia Rodrigo.
Os Pagãos, liderado por Wotan, um grupo de góticos com comportamento estranho e isolados das demais pessoas. Irão deixar a sua marca mais para o final do livro.

Enfim, para finalizar, Equinócio é recheado de belas mensagens e exemplos. O amor impossível é possível? Até onde vamos por amor? E as consequências, pensamos nelas antes de nossos atos? E a pergunta principal, Irá Nate cair por seu amor?

Equinócio é um livro feito com amor, para amar.

Muitíssimo indicado e amado!
Parabéns Lu Piras
Publicado pela Editora Dracaena