Há Dois Mil Anos

Há Dois Mil Anos Chico Xavier

Resenhas - Há Dois Mil Anos

Karla.Kassiane 09/01/2024

Incrível!
Há Dois Mil Anos é disparado um dos mais belos romances espíritas que já li. Só de ter as impressões de outros personagens fora dos livros da Bíblia sobre Jesus já é fantástico, e conhecer um pouco mais sobre os primeiros anos de cristianismo, além de toda a história de resignação e perdão.
Livro maravilhoso!

Silvia Schiefler 17/03/2024

Ensinamentos e reflexões...
?? Lido! O livro fala sobre uma das  encarnações de Emmanuel, como Publius Lentulus, um senador romano, que acompanhou de perto o martírio de Jesus, bem como as primeiras luzes do Cristianismo. Na narrativa competente de Emmanuel, piscografada por Chico Xavier, entramos em um cenário perfeitamente reconstruído daquela época remota. Sobretudo, a história nos conta sobre vingança, orgulho e lei de causa e efeito (princípio espírita segundo o qual todas as ações humanas acarretam consequências consonantes para quem as pratica).
Resumidamente, Publius Lentulus é casado com Lívia, uma bela romana de bom coração, e pai de Flávia e Marcus. Flávia, por volta de seus 7 anos, é contaminada pela lepra, doença então incurável. Essa condição os leva a Cafarnaum, onde começam a ouvir as primeiras alusões ao Cristianismo. História repleta de ensinamentos e reflexões. Recomendo! #leituras2024 #21/2024

felipebbarreto 06/06/2021

Muitos ensinamentos.
Uma história que nos leva a várias reflexões sobre a nossa própria vida e atitudes.
A leitura desse livro para mim não foi das mais fáceis, mas a história compensa.

Albuquerque 26/08/2011

Um primor!
Eu gostei muito de ler esse livro! Traz uma linda mensagem, em forma de romance, para todos nós.

Pontos fracos:

1- O único ponto fraco desse livro é a linguagem difícil de que se utiliza. Expressões antigas e em desuso aparecem aos montes, o que pode afastar alguns leitores.

Pontos fortes:

1- Um grande testemunho de fé! Lindas passagens (ainda que muitas delas bem tristes) que nos fazem refletir sobre nossos erros;

2- Primor histórico! Eu curto demais História, foi um "prato cheio" para mim!

3- Muito bem escrito! Você ficará "preso(a)" ao livro, doido(a) para saber o que acontecerá a seguir!

Figura no meu "Top 5" deste ano, com certeza!
Lu 30/08/2011minha estante
Geralmente os livros espíritas possuem uma linguagem um pouco mais rebuscada mesmo.
Que bom!!! Então foi um bom presente!!! Estou curiosa para ler tb!

Patricia 04/11/2021

Nos leva para tempos distantes
Embora seja um livro espírita, mas recomendo leitura, mesmo que o leitor não siga a doutrina.

De conteúdo forte e intenso, somos guiados através das palavras à época de Jesus, numa realidade e estilo de vida tão distantes quanto os dias desconhecidos do futuro. Em muitos momentos, sentimos dúvidas se evoluímos tanto nesses dois mil anos que nos separam do período do livro -- algumas coisas acontecem até hoje, e até aconteceriam, se a lei assim permitisse. É perturbador perceber, de camarote, como nosso julgamento, nossa vaidade, e nosso ego, podem nos destruir com o tempo.

Enfim, uma leitura densa, necessária, que traz uma reflexão profunda sobre o ser humano, e a pergunta que nos alfineta: vale a pena nos deixarmos levar pelo orgulho?

ProencaKahe 11/09/2023

Progredir sem cessar, tal é a lei
A obra nos traz diversos pontos relativos ao cristianismo primitivo, como as reuniões secretas, os martírios dos cristãos, o magnetismo poderoso de Jesus em que todos que entravam em contato com Ele jamais o esqueciam, e sempre eram marcados pela infinita paz que emanada pelo Mestre se sentiam tocados nos recantos mais profundos da alma . A história de Emmanuel em uma de suas reencarnações mais remotas "há dois mil anos atrás" , onde ele tinha o nome de Publius Lentulus, nos mostra que o progresso como lei universal acaba nos "arrastando" ao Pai .Fica evidente que através das leis de ação e reação tudo que fizermos nessa ou noutra reencarnação terá uma consequência em nossa vida,e que a nossa conduta pode amenizar as nossas expiações que teremos que passar durante nossa passagem terrena ou dificultar nossa situação,mas sempre visando o nosso encontro inevitável com a Luz de Deus, onde a chave é o amor ,e esse amor deve ser vivido todos os dias , sabendo que a espiritualidade sempre está constantemente agindo em nossas vidas, e que nada que fizermos fica impune nas leis de Deus.
Vanessa.Castilhos 11/09/2023minha estante
Ótima resenha!! ????

ProencaKahe 11/09/2023minha estante
Muito obrigado ?

ju.c 09/02/2023

Muito bom! Pra quem deseja conhecer mais sobre os propósitos de Deus na nossa vida, indico muito a leitura!

Elisabete53 11/08/2023

Maravilhoso
História emocionante, que nos faz refletir na vida, nas atitudes e nas prioridades.
Sempre fico emocionada

Fabio Shiva 07/12/2018

Sublime!
Obra sublime, comovente e inspiradora, que envolve o leitor em uma trama emocionante ao mesmo tempo em que transmite os nobres valores e ideias ensinados por Jesus Cristo. Esta é uma das principais obras ditadas por Emmanuel, mentor de Chico Xavier, que narra as desventuras e duros aprendizados do senador romano Públio Lentulus, contemporâneo de Jesus e encarnação prévia do próprio Emmanuel.

Este livro foi uma grata e sábia companhia das meditações matinais dos últimos meses. Antes de cada meditação, eu e minha esposa Fabíola Campos líamos uma ou duas páginas, acompanhando com grande interesse as reviravoltas da história e refletindo sobre os ensinamentos transmitidos. Não foram poucas as vezes em que o trecho lido fazia referências luminosas a algum assunto em especial sobre o qual estávamos refletindo, sugeria soluções para problemas que nos afligiam ou mesmo confirmava alguma nobre resolução que havíamos acabado de tomar.

Como sempre que leio um livro psicografado por Chico Xavier e ditado por Emmanuel, fico deliciado com o estilo rebuscado e tão cheio de adjetivos que seria sumariamente condenado por qualquer manual de escrita, mas que funciona tão bem na prosa do Mahatma Chico!

Recentemente foi divulgada uma Fake News sobre uma suposta profecia de Chico Xavier sobre um “Cavaleiro Branco” que conduziria o Brasil a uma nova era de progresso, e que muitos relacionaram ao nosso funesto futuro presidente. Fiz questão de pesquisar para comprovar que a tal profecia era uma farsa, desmentida pela Federação Espírita Brasileira e pelo Instituto André Luiz. Contudo nem precisaria, pois só de ler a tal profecia tive certeza de que aquele texto tosco jamais teria passado pela pena de Chico! Enfim, cada um vê o que quer ver. Não deixa de ser mais um triste episódio desse momento tão sombrio de nosso país, terem utilizado de forma tão mentirosa a imagem de um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Felizmente, a verdade tem a incorruptível característica de sempre dar um jeito de aparecer.

Disponível em PDF no link:
Áudio livro:

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Vivi.Montarde 08/12/2018minha estante
Esse livro é maravilhoso né. Aprendi muito com ele. Tem a continuação - 50 anos depois. Tb muito bom. Vc vai gostar.

Guilherme Ramos 09/12/2018minha estante
Continuação:

- 50 anos depois

- Renúncia

- Ave Cristo

- Paulo e Estevão

Parabéns pela impecável resenha!

Fabio Shiva 09/12/2018minha estante
Oi Vivi! Valeu pelo comentário e pela dica! Já estou lendo esse!!! Viva Chico Xavier!

Vivi.Montarde 09/12/2018minha estante
Viva!

Vivi.Montarde 09/12/2018minha estante
Chico é incrível né. Essa coleção toda é um tesouro (há dois mil anos, 50 anos depois, ave Cristo, Renúncia e Paulo e Estevão). Esses livros mudaram a minha forma de ver a vida.

Fabio Shiva 10/12/2018minha estante
Um amigo comentou que é uma trilogia formada por "Há Dois Mil Anos", "50 Anos Depois" e um terceiro livro que ele não lembrava qual. Você sabe dizer qual é? Desses que você comentou já li Paulo e Estevão, realmente muito bom!

Vivi.Montarde 11/12/2018minha estante
São quatro livros. Cada um é uma encarnação do Emannuel. Há dois mil anos é o senador Publius Lentulus, em 50 anos depois é o escravo Nestorio, Ave Cristo é Basílio e em Renúncia é padre Damiano.

Vivi.Montarde 11/12/2018minha estante
Todos perfeitos! Vc vai amar.

Guilherme Ramos 13/12/2018minha estante
Oi Fábio, fui eu quem comentou, mas, a resposta desapareceu. Na verdade trata-se de uma pentalogia, onde a amiga Vivi relatou acima os quatro primeiros, finaliza a pentalogia o livro PAULO e ESTEVÃO. Grande abraço!

Fabio Shiva 15/12/2018minha estante
Olá Vivi e Gui! Gruatidão pelos comentários, pelas dicas e por essa energia boa! Paulo e Estevão foi o primeiro que li de Chico, gostei muito! Viva nosso Mahatma Chico!

RobertoF 12/07/2020

É de muita reflexão
É de muita reflexão!!!

A maldade não é de hoje, é de épocas antigas....
As escolhas que nos moldam, que nos permite colher o que foi semeado....
Mas nunca é tarde para aprender e mudar...

Se pararmos pra pensar, em todo o mal que nos rodeia, e somente alimentar essa angústia, de nada aprenderemos.... Precisamos contrapor!

Ser o bem em meio o mal!
Plantar a gratidão, o amor, ser um ser de muita luz!!!

É difícil! Mas não é impossível!!!

Ótima leitura!!!

Pedrão 22/07/2020

Perfeito!
É um livro formidável, assim como alertado por muitos que o leram. Nele, você entenderá o valor das palavras e atitudes de hoje, e seus respectivos reflexos no amanhã.

Guilherme Ramos 05/12/2018

Um romance intenso, forte e emocionante. Um livro perfeito !!!

Narra a trajetória da família Lêntulus, Lívia e Públius e seus filhos Flávia e Marcus.

O livro é dividido em duas partes, onde na primeira ocorre a apresentação dos personagens principais e também os coadjuvantes desta trama. É narrada também como era a vida em Roma e adjacências por volta do ano 32 d.c, todo regime do Imperador Tiberius Claudius Nero César, sucessor de Augustus César e Julius César marcado por austeridade e violência e também a crença politeísta daquele povo numa época tão amarga e burocrática. No entanto, a narrativa só se intensifica mesmo após a partida do senador Publius com sua família à Palestina em busca de melhores recursos ou mesmo a cura da pequena Flávia que sofre de uma doença avassaladora e bem característica da época, Publius recebe a autorização de Tiberius para essa viagem onde na Plestina deverá encontrar com outra grande personalidade histórica, o governador da época Pôncio Pilatos e enviar notícias a Roma sobre a situação na Palestina.

Já na Palestina Lívia e Públius se deparam com uma outra realidade, mesmo tendo sido orientados pelo casal de amigos Calpúrnia e Flamínio Severus ainda na antiga Roma,  o casal conviverá de perto com a ganância e ambição, luxúria e volúpia, inveja e traição. Os personagens deverão conhecer melhor as companhias e analisar melhor quem é quem. No entanto, Públius é devorado por um sentimento avassalador de orgulho por ser um senador de alto escalão, um nobre de alta patente e embora Públius tenha um coração bom e tão nobre como sua patente, o orgulho é seu pior defeito e portanto seu maior inimigo e é através deste sentimento que se vê confuso sendo ísca fácil para as armadilhas de seus rivais.

Na segunda parte do livro, ainda na palestina, vamos ler sobre os bastidores do sinédrio no julgamento de Jesus, a complexa decisão/omissão de Pilatos, vamos ler e compreender sobre os seguidores de Cristo que mesmo após a crucificação continuaram a ser fiel ao mestre e vamos perceber como os primeiros Cristãos pareciam ser mais conscientes do que os atuais, pois tinha em seu íntimo a sabedoria e a certeza de que estavam servindo o filho de Deus mais evoluído nessa terra, o príncipe da paz, muitos morreram sabendo que iriam morrer e conscientes de sua missão, não desviaram do caminho e que todo sangue derramado foi santificado nas escrituras e nos céus, necessário para a ratificação do Cristianismo e da nova era na terra.

Conclusão:

É um livro por diversas massante, não no sentido de ser tedioso ou chato, mas, massante de tão forte e intenso, um drama espetacular, uma tragédia que a meu ver deveria ser adaptado para cinema, televisão e etc, de tão bem escrito e narrado. A história de Lívia, Públius, Flávia e Marcus nessa era é demasiada triste e chocante. Tive que ler o livro pausadamente para poder respirar e não deixar as emoções atrapalharem minha leitura. A renúncia e a devoção de Lívia é algo arrebatador, nos faz sentir pequenos mediante a tanta disciplina e dedicação, não somente a vida religiosa e sua fé, mas, como na própria vida em família, esposa, mãe e amiga dedicada. Flávia também é um exemplo de força, mesmo cometendo algumas falhas que é típica da idade, já Públius, embora imponente, majestoso é o personagem que mais sofre nesse drama comovente e é justamente através dessa sua existência/experiência que absorvemos as maiores lições, mesmo pelo excesso de suas falhas o que ficou de mais importante é como precisamos nos manter vigilantes sobre os nossos vícios ou defeitos que muitas vezes nos impedem de enxergar as diversas possibilidades de mudança, de reflexão, de evolução para o bem e de nos aproximar-mos mesmo dos ensinamentos de amor, caridade, resignação e perdão. Pela vaidade e orgulho, o senador ignorou e menosprezou a oportunidade que teve na vida de mudar o rumo da sua história que o levou a passar por provações tão amargas e dolorosas. Felizmente ele foi capaz de conscientizar disso em vida e deixar reflexões de resignação tão profundas ao final de sua vida.

É um dos livros mais marcantes que já li, muito forte como já frisei diversas vezes nesse texto, destaco as passagens no grande circo, onde os condenados era jogados aos leões e principalmente quando os soldados de Sulpício Tarquino, o grande litor de Pilatos, por ordem deste vai atrás de Lívia e Ana sua serva na casa de Simeão, onde trava com o ancião um embate angustiante, trazendo danosas consequências irreversíveis à ambas as partes. Destaco também os sonhos de Públius que pertubou o senador desde o início desse maravilhoso romance e que eram na verdade uma forma mediúnica de mostrar ao mesmo sua vida passada como Publius Lentulus Cornelius Sura (Seu avô), um cruel e torturador cônsul romano, na verdade os sonhos tinham a função de mostrar a Públius a realidade da vida eterna e preparar o mesmo para a vida Cristã. Enfim, um romance 5 estrelas, não vejo a hora de ler 50 anos depois, Renúncia e Ave Cristo, que são sequências deste (Já li Paulo e Estevão e adorei igualmente). Indico muito a leitura, principalmente a quem se interessa pelas existências de Chico e Emmanuel.

eduanton 16/01/2024

Maravilhoso
Um livro muito bem narrado, que nos leva à epoca de Jesus. Vemos a fé, o orgulho, o perdão, a redenção. Para ler e reler!

Andre 14/04/2019

Esta é a terceira vez que leio este livro, e com o passar do tempo as reflexões ficam mais profundas. Os dramas envolvendo a vida de Públio Lentulus e seus familiares, as escolhas dores e sucessos de cada um dos personagens ao longo da trama nos trazem a confirmação de que o caminho certo, aquele que nos levará à felicidade e a paz sublimes, passa, invariavelmente, pelo Mestre Nazareno, seu Evangelho de Amor e Luz, e a compreensão de que nossas existências terrenas são oportunidades abençoadas para purificarmos nossa alma e ascendermos a planos maiores da vida imortal.

lucianaraujo 04/07/2021

Meu Deus, o que é esse livro!? Me apeguei às personagens, principalmente à Lívia. Que paciência, que amor, que resignação, que fé dessa mulher! Tomei todas as dores dela.
Esse livro me deixou ansiosa para cada próxima página, para cada lição! Chorei muito em várias partes, são cenas tristes e lindíssimas!
É uma história linda, cheia de cenas transcendentais que me deixaram arrepiada, e o final foi épico!
É o tipo de livro que acaba com você de tanta agonia e lágrimas, mas que fica numa parte especial do coração!
Lindo!