Amar, Verbo Intransitivo

Amar, Verbo Intransitivo Mário de Andrade

Resenhas - Amar, Verbo Intransitivo

Geovana584 04/09/2022

É um bom livro ,mas o autor possui melhores, visto que foi um dos maiores escritores da década de 20 no Brasil.

clara 02/09/2022

é coisa que se ensine o amor?
mário de andrade conta essa história deixando claro que ELE está contando essa história. interessante ele se encaixar no meio da narrativa dessa forma, mas pra ser sincera, não sei até que ponto me agradou. não suporto fräulein e não queria saber das brigas das irmãs do carlos por causa de bonecas, mas vale a reflexão que a proposta me deixou, tipo, quando é considerado amor? é coisa que se ensine o amor?

Anderson 26/08/2022

O livro se destaca sobretudo pelas inovações de linguagem implementadas pelo autor, um dos grandes nomes da revolução artística modernista brasileira. Mário de Andrade pretendeu com este romance, trazer para o domínio da literatura uma linguagem brasileira, escapando às imposições artísticas tradicionalistas de culto a uma linguagem literária purista e nobre.
O enredo do livro é, em si, até simples, muito embora o tema possa ser polêmico. É a narrativa da vida cotidiana de uma família burguesa paulistana do início do século XX e da iniciação sexual do filho adolescente dessa família. A maneira como a história é contada é que nos desafia. O ritmo, as inovações, as idas e vindas...

Maria 25/08/2022

Me tirou da ressaca a força
Esse livro é o responsável por me tirar de uma ressa literária de 2 meses, mas foi a força mesmo. Li ele no domingo e na segunda tinha atividade dele.

O livro é bem escrito, bem amarrado ao enredo do início ao fim, a linguagem não é cansativa, o único ponto ruim dele é que só tem um capítulo (por isso eu nao dei 5 estrelas), então eu estranhei porque não estava acostumada a esse tipo de estrutura.

Os personagens são bem construídos e a personalidade deles fica bem marca no livro, não é uma leitura que eu me arrependa, e o final é satisfatório.

Nubia.Costa 22/08/2022

SOCORRO DEUS
Eu nem sei porque insistir na leitura se desde o começo eu já não estava presa e nem entendia nada com nada.
As vezes me sinto burra lento literatura brasileira ?

Elani Araújo 14/08/2022

Um clássico nada politicamente correto!
Um pai abastado que contrata uma professora que também ensina sobre o amor para jovens (sim de menor). A leitura é fluida e bem interessante, apesar do tema.

Layane105 10/08/2022

Leitura difícil
Achei a leitura chata e entediante, talvez se eu reler o livro no futuro eu goste mais. Não entendi nada, tive que me render ao audiobook, mas mesmo assim a leitura não fluiu

Cleber 05/08/2022

As experimentações de Mario de Andrade
Admiro a coragem que o Mario de Andrade teve para fazer suas experimentações com nosso idioma e a forma como sua obra foi sendo construida. As digressões também trazem toda uma forma interessante de contar a história, conversando com o leitor e falando sobre os personagens, acredito que isso não era comum na época.
Bernal 05/08/2022minha estante
Amo esse livro

Uendel.Damacena 23/07/2022

Amor e racismo não combinam
Muita pagação de pau pra Alemanha e constantes flertes com nazismo e racismo devido a declarações, por exemplo, sobre raça superior.
Só não leva menos estrelas pela identidade empregada na escrita e algumas descrições de sentimentos bem feitas, mas que são raras.

Ueslei 21/07/2022

Indo dormir com essa tijolada na cabeça
"Breve Fräulein irá pra esse sótão da vida, quartinho empoeirado, onde a gente joga os trastes inúteis. Até desagradáveis. Mas por agora ela apenas fora viver num quarto andar. Sem elevador. Carlos já carecia de procurar a imagem dela muito alto."

Que leitura bonita. Trata de um Brasil imagético, às vontades de ser europeu. Andrade é cirúrgico ao tratar do amor por meio de uma escrita que precisa do outro, o complemento, o transitivo, para poder se completar. Para se completar, no entanto, espera-se o outro similar ao eu. O que é similar no que se refere ao amor? E aí Brasil com pensamentos e saudades octocentista?
Ueslei 21/07/2022minha estante
E ao Brasil com pensamentos e saudades octocentista?*

Sofia.Batista 20/07/2022

Sou fofoqueira, então gostei!
Finalmente tomando vergonha na cara de ler os clássicos que meu prof de literatura tanto falava (foi só sair da escola)...

Amar, verbo intransitivo é um livro dinâmico quando comparado a outros clássicos, e acho q essa é a marca dele, por toda revolução q ele foi na época! A trama em si é bem linear, não me causou muitas emoções, mas foi uma fofoca bem contada, fiquei pra ver no que ia dar e acabei sem nem perceber!

Julia Gusmao 30/06/2022

Eu honestamente esperava mais. Quando soube desse livro na aula de Literatura do meu 3o ano do Ensino Médio fiquei curiosíssima para ler, mas acho que esse livro faz mais sentido na época em que foi escrito, não pelo conteúdo em si, mas pela linguagem. Em vários momentos fica confuso quanto a quem está se falando (o pai ou o filho) porque o narrador acaba usando o mesmo nome pros 2. Não consegui captar muito a questão do ritmo que caracteriza o livro como Idílio, mas acho que na época talvez fosse algo um pouco mais acessível e fizesse mais sentido. Fora isso, livro bom, interessante, uma trama relativamente simples, romance ok (se mostrasse mais do desenvolvimento talvez eu gostasse mais, mas talvez tirasse a dúvida do "foi amor mesmo?"), narrador observador personagem que eu amo (não lembro se tem um nome mas é aquele que não faz parte da história mas interage com o público), várias críticas ao tempo em que foi escrito, enfim, clássico né?

RIAN 19/06/2022

Obras de Mário de Andrade
Pauliceia desvairada: é uma coleção de poemas de Mário de Andrade, publicada em 1922. Foi a segunda coleção de poesia e a mais polêmica e influente. O uso livre da métrica introduziu ideias modernistas europeias revolucionárias na poesia brasileira, que antes era estritamente formal.

Macunaíma: publicado em 1928 é considerado a sua obra-prima. Escrito em pouco tempo, mas fruto de pesquisas anteriores que o autor fazia sobre as origens e as especificidades da cultura e do povo brasileiro, narra a história do herói índio Macunaíma desde seu nascimento na selva até sua morte e transfiguração.

Contos novos: é um livro póstumo do autor, publicado em 1947. Consiste em 9 narrativas curtas escritas durante toda a sua vida.

Amar, verbo intransitivo: é um romance publicado em 1927. O livro conta sobre o inicio da vida adulta de um adolescente com uma mulher madura, uma alemã contratada pelo pai do jovem.

MÁRIO RAUL MORAES DE ANDRADE, foi poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, cronista ensaísta e um dos pioneiros da poesia moderna brasileira. Nasceu em São Paulo, em 9 de outubro de 1893 e faleceu em 25 de fevereiro de 1945. Durante sua infância foi considerado um pianista prodígio, tendo sido matriculado no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1911. Recebeu educação formal apenas em música, mas foi autodidata em história, arte e, especialmente, poesia.

MagnAlia.Tebaldi 16/06/2022

Amar, Verbo Intransitivo.
Li esse livro na sua versão ilustrada para o colégio, em voz alta e pedido pelo meu professor de literatura. Gostei, achei uma leitura leve e fluida, apesar da história não ser lá muuito chamativa e legal, foi uma leiturinha boa. Enfim, algumas coisas são meio "??" mas ok, compreensível pela época que se passa.
DANILÃO1505 16/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro