Amar, Verbo Intransitivo (Box Obras Mário de Andrade)

Amar, Verbo Intransitivo (Box Obras Mário de Andrade) Mário de Andrade

Resenhas - Amar, Verbo Intransitivo

Jesca 06/04/2023

Macambúzio
Belíssima e tristonha história! Inicialmente parece enfadonha, sobretudo pela linguagem utilizada pelo autor. Porém, com o passar do tempo se torna interessante e é impossível não se envolver. No final, até o Posfácio do livro chama muito a atenção. É uma leitura muito gostosa, os personagens foram muito bem construídos e o desfecho não deixa a desejar.

Pedro.Marchesini 04/04/2023

A promessa de um idílio
Gostaria de começar essa resenha destacando que não encontrei a edição que li aqui no skoob, então optei pela edição com data de publicação mais próxima da que li.

Talvez seja melhor justificar o título da resenha logo de cara. Por que a obra de Mário de Andrade é uma promessa?

Fui à biblioteca em busca de um romance nacional, e que surpresa agradável foi encontrar uma obra com título tão encantador.

Me fascina a escolha tão delicada do autor por essas palavras, que infelizmente não se traduz em suas páginas, simplesmente porque o romance ocupa uma fração irrisória do texto.

Entre páginas e mais páginas de comentários confusos e mal encaixados, que muitas vezes me confundiram sobre os valores morais do autor -que muitas vezes soa racista e machista de um modo convincente demais para soar apenas como uma crítica- raramente o romance avançava.

Se ignorássemos todos os interlúdios que encobrem a trama, creio que não nos restariam mais do que 30 páginas.

O romance em si é sutil demais para construir qualquer sentimento pelos protagonistas, e a resolução é corrida e insatisfatória. Definitivamente uma leitura que não revisitarei.

Lucas de Castro 27/03/2023

Liebe und Schmerz
Em 2014 fui introduzido ao livro pelo meu professor de literatura do ensino médio. Nove anos depois, decido continuar a leitura do livro. Talvez alguns outros anos com melhores referências e um maior repertório me preparassem melhor para essa leitura. Mesmo com um tema convencional, o autor entrega uma história bem particular e com uma prosa bem vanguardista para a época. Gostei e com certeza arrependido por não ter lido antes.

Dani.Felicio 17/03/2023

A escrita é incrível, mas a história...
É interessante como a escrita desse livro foi inovadora e diferente em relação àquela época. Mesmo sendo uma escrita impecável que, em boa parte do tempo, se aproxima do leitor pela linguagem coloquial, não é só da forma de escrever que se faz um livro. A relação entre Fraulëin e Carlos é, no mínimo, difícil e diferente (no modo ruim de dizer). Um pai contratar uma "professora de amor" pode ter sido algo "normal" para aquela época, mas, se lermos nos dias de hoje, ficaremos espantados.

Larissa.@estantedalari22 10/03/2023

Me siga no Instagram @estantedalari22 ?
??MEU PRIMEIRO CONTATO COM MÁRIO DE ANDRADE!

??A felicidade é tão oposta à vida que, estando nela, a gente esquece que vive. Depois quando acaba, dure pouco, dure muito, fica apenas aquela impressão do segundo. ?

"AMAR, VERBO INTRANSITIVO" é um clássico da literatura brasileira que foi publicado em 1927, e veio de um modo bem ousado, pois sua temática para a época era um tabu: a iniciação s3xual de uma pessoa.

Aqui nós conhecemos Carlos, um jovem burguês de família tradicional paulista, que acaba tendo aulas de alemão com Elza, que passa a ser chamada de Fräulen. Porém o que Carlos não sabia era que Elza na verdade fora contratada por seu pai para que ele tivesse su primeira relação s3xual de modo tranquilo e seguro.

E assim vamos acompanhando essa história curiosa e cheia de desdobramentos entre Elza e Carlos. E também conseguimos ver toda a transformações de Carlos, passando de um menino baderneiro, para um homem apaixonado.

O mais legal deste livro é que ele é algo a frente de sua época, o que causou certo alvoroço na sociedade daquele tempo. Eu achei muito interessante o autor trazer um romance assim, ele foi bem ousado, e apesar de não ser uma história com grandes emoções, ela consegue nos prender do início ao fim, deixando sua marca.

Enfim, foi uma experiência muito boa esse meu primeiro contato com a escrita do autor, e eu tive o prazer de ouvir essa história pela @tocalivros !

?Eai gostou ? Você já conhecia o livro ? Já ouviu algum livro lá na TocaLivros ?

Anaide 24/02/2023

Não sei o que comentar.
Achei muita estranha a relação da protagonista com os adolescentes, principalmente no ponto de diferença de idade, sei que é um livro de outra época mas não consigo digerir. Apesar disso, possui alguns ensinamentos pontuais e úteis para a vida inteira. Me surpreende que mesmo eu totalmente estranha ao livro, não tive vontade de abandonar a qualquer momento.

Bruna.Barreto 22/01/2023

Amar, verbo intransitivo
O livro tem um português completamente impecável, porém existem algumas falhas no enredo que deixam a história um pouco chata é irritante. Enfim, é bonzinho.

rique 19/01/2023

escrita ótima, enredo fraco e poucos elementos memoráveis. mesmo assim, valeu a pena ler pra entender algumas inovações do modernismo.

kiwi 09/01/2023

3 (2023)
Esse livro, na minha concepção, tem um enredo genial. a estória mexe com a moral dos leitores.

os capítulos não são bem capítulos, estão mais pra flashs e situações. uma hora acontece algo e do nada acontece outra diferente, não há uma quebra.

os personagens não possuem passado, só é retratado o presente. logo, a obra é objetiva se tratando apenas da iniciação da vida romântica e sexual de carlos com fräulein e o desenvolvimento da sua masculinidade.

Dri 30/11/2022

A sociedade paulista de Higienópolis
O que eu mais gostei dessa obra foi observar o que Mario de Andrade entendia por português brasileiro. O autor modernista era quase um militante do idioma nacional e fica evidente como ele experimenta isso nesse romance, chegando até a exagerar um pouco nos brasileirismos. Além disso, o enredo me prendeu pela crítica à hipocrisia da "família tradicional". Uma obra do passado que, com uma adaptação ou outra, poderia ser um retrato fiel do presente.

Mah 24/10/2022

Gostei do livro, linguagem muito bem trabalhada. Achei a leitura leve, apesar de ter demorado um bom tempo pra terminar porque não me prendeu muito.

CSK 12/10/2022

Não é meu preferido do autor. Tentei uma releitura (faço pouco isso) e novamente o achei cansativo.
Se destaca pelas inovações de linguagem, mas só.

Vininini 06/10/2022

As formas do amor
O livro é bem curtinho e por isso consegue se manter interessante até o fim. Ele te leva a idealizar a sua própria Fräulein, e tal como o Carlos, me apaixonei por ela.

Eu não simpatizo com o movimento modernista e talvez por isso demorei tanto pra ler certos autores, mas é fácil reconhecer a importância histórica dessa obra: hoje em dia não é mais novidade que os livros adotem a linguagem falada/coloquial, e esse livro tem o mérito de ser "pioneiro" nessa questão.

xWesLeYx 06/09/2022

Só li pq era trabalho de escola
Mano que livro chato pprt, NGM merece ler uma coisa dessa não mano......................................
Ângelo 23/10/2022minha estante
Também só li porque fui obrigado pela escola.