Depois: Sete Historias de Horror e Terror

Heloisa Seixas

Resenhas - Depois: Sete Historias de Horror e Terror

Claire Scorzi 23/03/2009

Mistura heterogênea
São 7 histórias e, como costuma acontecer, não achei todas nota 10 - mas algumas das selecionadas compensam (com juros) o volume...
Vamos por partes: H. P. Lovecraft é grande, mas "O túmulo" lembra muito certos contos de Poe, então, não mostra tudo de que Lovecraft é capaz (ele fica parecendo um seguidor menor do outro); "O quarto mobiliado" de O. Henry tem bastante atmosfera, coisa essencial no gênero; mas como eu o havia lido anos antes, não me deu o impacto que poderia (em outro leitor, quem sabe...); "Depois" de Edith Wharton, é interessante - mas você tem de pensar um pouco pra sentir que é terrificante; seria melhor que passasse direto pelos nervos, ao invés de ter de passar antes pelo raciocínio.
Mas com "Chá Verde" de Sheridan Le Fanu - eu fiquei apavorada! Meus cabelos ficaram em pé. Uau! ISSO é uma narrativa de terror mesmo!
E há o climático e extenso "Os Salgueiros" de Algernon Blackwood; o clima se faz devagar, num crescendo, até aquela sensação de medo, de impotência diante do desconhecido... Um primor.

Sar@mago 09/04/2009

Coisa
Um livro escrito pelos diversos mestres do terror não poderia ser outra coisa: uma coletânea tão assustadoramente perfeita que, ao terminar de lê-lo, ainda impactado, esqueci-me do cuidado que se deve ter nestas horas e, distraído, ao recolocar o livro na cabeceira, encostei o pé no chão.
Agora estou aqui, escrevendo esta resenha sem coragem de olhar para baixo, sem descobrir de quem é esta mão fria, pegajosa, que sai debaixo da minha cama, agarrada à minha perna.

sueli 30/08/2012

DEPOIS - SETE HISTORIAS DE HORROR E TERROR - ORGANIZAÇÃO HELOISA SEIXAS
Sinopse:
Depois: sete histórias de horror e terror é uma antologia de contos de terror, organizado e traduzido pela escritora Heloísa Seixas, que teve sua primeira edição publicada em 1998 pela Record.
O livro é uma coletânea de contos de terror pouco conhecidos, todos eles escolhidos a dedo por Heloísa Seixas, que em seu prefácio explica a razão da inclusão dos autores e contos selecionados por ela.
Entre os autores que figuram nessa antologia estão Edith Wharton, H.P. Lovercraft, Saki, O. Henry, Sheridan Le Fanu, Alexander Woolcott e Algernon Blackwood. Antes de cada conto, a autora faz um breve relato sobre a vida do autor correspondente.
Como enunciado no próprio título, são sete os contos que compõem essa antologia: Depois; O túmulo; A janela aberta; O quarto mobiliado; Chá verde; Sonata ao luar; e Os salgueiros. Um detalhe curioso, ressaltado pela autora, é que nenhum dos títulos (exceção feita ao segundo conto) soa como o anúncio de uma história assombrada.

No prefácio, a autora faz uma interessante explanação da diferença entre horror e terror. A linha divisória entre uma e outra é de difícil definição. O que realmente nos assusta e fascina é quando o sobrenatural apenas se insinua, deixando-nos sempre em dúvida: Será?
O que nos inquieta, nos amedronta é a incerteza, o medo do desconhecido. Dos sete contos cito os que mais gostei:

Depois – Eadith Warton
Um casal muito romântico, os Boyne, esta a procura de uma casa antiga. Ao escolher a casa foram avisados que nela havia um fantasma que só saberiam de sua existência depois. Foram morar na casa com o sonho de uma vida tranquila entre pinturas, jardinagens e a criação de um livro. Ned Boyne que está envolvido em uma especulação financeira, começa a agir estranho e depois some.
Ótima história, realmente só irá saber muito tempo depois...

A janela aberta – Saki
Gostei muito desta história. Um texto bem curto ao qual me preparei para ficar com medo e acabei rindo muito. Que maldade da sobrinha da Sra. Sappleton.

O quarto mobiliado – O. Henry
A busca de um jovem por uma mulher que saíra de casa. Mais uma vez estando certo de suas sensações acaba sendo enganado por conta de interesses alheios. É um texto melancólico, sofrido.

Sonata ao Luar - Alexander Woolcott
Conto curtíssimo, contudo muito eficaz no quesito terror. Tem um desfecho surpreendente e impactante.

Os salgueiros - Algernon Blackwood
Dois amigos fazem um passeio tranquilo, sossegado, em uma canoa. Obrigados a acampar em uma ilha cercada por salgueiros. Mesmo sendo uma paisagem linda os salgueiros causam uma inquietação inexplicável. Cada vez mais esta inquietação começa a crescer no peito. Havia alguma coisa além que dava medo. Alguma desgraça pairando no ar. Esta leitura causou uma angústia, desconforto muito grande. Fiquei com muito medo!

Ynara 26/04/2012

Longe de dar arrepios, com uma boa exceção.
Os contos desse livro na verdade não chegaram a dar horror ou terror, como Heloísa Seixas explica no começo. Os autores dos contos são consagrados, a maneira como são escritos é boa, clássica, mas não chegam a "meter medo", e algumas estórias chegam a ser óbvias quanto ao seu final. Mas como toda a regra tem sua exceção, o último conto, "Os salgueiros", realmente é suspense dos bons, não mostrando nada, mas me sufocando durante a leitura. Uma boa exceção.

Emme, o Fernando 10/12/2017

Contos muito diferentes entre si
Nessa releitura quinze anos após a primeira leitura:

- Depois (Edith Wharton): eu senti arrepios com esse conto, para mim um dos melhores.

- O túmulo (Lovecraft): eu entendi, mas meio banal...

- A janela aberta (Saki): engraçado ....

- O quarto mobiliado (Henry): muito bem escrito, mas não mais que isso...

- Chá verde (Sheridan Le Fanu): assustador. Se a pessoa for cristã então....evangélicos fervorosos devem passar longe desse conto.... O mais interessante é o motivo: chá verde (que eu bebo duas chávenas todos os dias).

- Sonata ao luar (Alexander Woollcot): ãh !

- Os salgueiros (Algernon Blackwood): é um dos mais longos, mas há um propósito nisso. Primeiro você não entende nada, depois há um pegada de terror psicológico tipo filme de terror com as coisas desaparecendo misteriosamente, depois a coisa vira um suspense sobrenatural e não dá para ter a menor ideia de como aquilo acaba.... Um dos melhores!

Inlectus 14/04/2018

Bom.
Um terror bem solitário.

Wagner 12/12/2018

A solidão dos personagens é o mais temível

Lydia.Fernnanda 22/01/2020

Gostei bastante!
Gostei muito! Recomendo pra quem gosta de histórias clássicas de terror, horror ou mistério. Os contos que mais gostei foram:
O quarto mobiliado - O. Henry
Chá verde - Le Fanu
Os salgueiros - Algernom Blackwood
Esses três pra mim são muito, muito bons! Quando eu digo que é bom não significa necessariamente que tive medo, mas que a história me atraiu.