Édipo Rei / Antígona

Édipo Rei / Antígona Sófocles

Resenhas - Édipo Rei / Antígona

Carol Abrantes 22/02/2018

Tragédia grega icônica com valores atemporais
Sófocles nasceu em Atenas, provavelmente, em 495 a.C. e morreu na mesma cidade, no ano 406 a.C. Ele foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes. Durante sua vida, escreveu 123 peças, porém 7 sobreviveram em uma forma completa. Listo algumas de suas obras: Electra (peça completa); Édipo Rei (completa); Édipo em Colono (completa); Antígona (completa); Ájax (completa); Os Comensais (peça fragmentada); Niobe (fragmentada); Hermione (fragmentada); entre outras.
A tragédia pertence ao gênero dramático. Esse gênero tem como características: ser uma peça teatral; exige lugar físico (palco) com personagens em ação; ausência de narrador; ausência de pormenores; conflitos; presença do destino; é uma leitura rápida.
Em Édipo Rei, conhecemos a história de Édipo, rei de Tebas, que passa por uma situação de infortúnio por um erro inconsciente. Sua família é perseguida pelo destino traçado pelos deuses.
Já em Antígona, a peça conta a história da personagem-título que entra em tensão com Creontes e expõe para nós, leitores, conflitos como família X Estado; leis dos homens X leis divinas; pureza X impureza; homens X mulheres.
Essa trilogia tebana tornou-se a minha favorita, porque me cativou desde o primeiro livro e arrebatou na última obra. Admito que a segunda obra foi agradável, mas não me cativou o bastante comparada a Édipo e à Antígona. Essa história trágica tebana me despertou aversão, empatia, pena, choque, pertencimento, coragem, afetividade, reflexão. Foi uma mistura de sentimentos e emoções que me instigaram.
Por fim, aconselho a darem uma chance a esse gênero literário. Explorem e experimentem outras sensações.
"Quem não tem medo de um ato menos medo terá de uma palavra." (citação presente em "Édipo Rei")
"Quem não se satisfaz com um quinhão normal de vida e deseja um maior, parece-me em verdade um insensato." (citação presente em "Édipo em Colono")
"Eu não nasci para partilhar de ódios, mas somente de amor!" (citação presente em "Antígona")
Mario.Henrique 23/02/2018minha estante
Parabéns pela resenha, ficou excelente!

Carol Abrantes 23/02/2018minha estante
Obrigada, Mario.

Pobre Nerd 24/02/2018minha estante
Uau!Quanta técnica!Tem que ter coragem pra resenhar uma obra dessas; e você fez de maneira tranquila,plástica e informativa.Adorei!

Carol Abrantes 24/02/2018minha estante
Obrigada!!!!

Carol Abrantes 24/02/2018minha estante
Obrigada, pobre nerd. :)) Retirei as informações sobre o autor do Wikipédia e complementei com o que aprendi na faculdade.

Pobre Nerd 26/02/2018minha estante
A arte da boa resenha consiste nisso mesmo,saber compilar informações e aplicar técnicas para moldar um bom texto.Ficou bem legal!

Luciano Luíz 07/04/2014

ÉDIPO REI e ANTÍGONA, de SÓFLOCES são duas das mais famosas tragédias gregas. E possivelmente, Édipo é a mais conhecida. Senão como peça em si, mas como a estória que se alastrou pelo tempo, ganhando as mais diversas versões e interpretações.
A cidade de Tebas fora invadida por uma peste.
O rei Édipo, disposto a acabar com o sofrimento do povo, proclamou que deveria ser encontrado o responsável pela maldição que os Deuses lançaram sobre a cidade.
Ele no entanto, não sabia que em verdade, estava decretando sua própria maldição. Pois devido a um crime que cometera, que tudo veio à acontecer.
Mas, ele em hipótese alguma disso sabia.
Foi aclamado rei após derrotar o monstro conhecido por Esfinge, que ficava na entrada da cidade. Cada um que tentasse por ela passar, teria de resolver um enigma. Mas muitos acabaram por servir de alimento à criatura. Somente Édipo alcançou o sucesso e obteve o trono e a mão da rainha.
Aliás, esse enigma é bastante conhecido...
Porém... já como rei... e com o passar do tempo, a cidade acabara por sofrer consequências.
ÉDIPO REI é uma ficção impressionante, com diálogos incríveis.
Todo o sofrimento de Édipo e sua família faz o leitor se perguntar se não haveria outra forma de tentar resolver..
Já que Édipo casara com a própria mãe...
Bem, esta é uma estória popularmente conhecida...
Por isso, não vou comentar mais...
E mostra como o futuro é incerto e de alguma forma, cobra pelos atos cometidos de maneira parcialmente inconsciente.

ANTÍGONA é filha de Édipo.
Sua aventura ocorre muitos anos após a triste história de seu pai.
Ela queria sepultar seu irmão após a guerra travada nas portas de Tebas, mas o rei Creonte em hipótese alguma a isso deixaria. Já que o irmão de Antígona estava lutando contra Tebas... O que acaba por mais tragédias virem à ocorrer.
Aqui, conversas ainda melhor elaboradas são apresentadas com um ótimo nível de detalhes.
Sófocles é autor de uma trilogia, ÉDIPO REI, ÉDIPO EM COLONA e ANTÍGONA.
O segundo livro não li...
Mas as partes um e três são essências para quem busca enredos inteligentes com reviravoltas que nos fazem pensar com afinco.
Indispensável na sua estante.

Nota 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?ref=tn_tnmn
Carol Abrantes 14/02/2018minha estante
Quero muito ler edipo em colona, mas só vendem o primeiro e o terceiro volume da trilogia.

Luciano Luíz 14/02/2018minha estante
Oi, Carol Abrantes. Aqui nesse link tem o livro 2. A tradução do título tem uma leve alteração. :)

Felipe.Protti 18/02/2020

Leituras de faculdade
Era pra eu ter lido no semestre passado mas como já sabia um pouco da história ignorei, mas como estou fazendo meta de clássicos pra vida e ela era um dos primeiros, resolvi ler, foi contada de uma forma totalmente diferente do que eu imaginava, muito melhor inclusive. E como são dois em um, dei um pelo progresso na minha meta.
Camila1856 18/02/2020minha estante
Vc gostou?

Felipe.Protti 18/02/2020minha estante
Sim, um livro vem interessante.

Big Lui 10/03/2014

Triste destino de Pai e Filha
Esta edição tem as 2 tragédias de Sófocles. Resolvi ler na ordem cronológica e não ordem de qual foi feita primeira, no caso Antígona. Por isso eu li Édipo Rei e parei para ler Édipo em Colono. Só depois voltei para ler a parte da filha.

Um livro grandioso e triste, Sófocles mostra a dureza que é o destino sobre a vida humana e que por mais que se lute, não tem como escapar. Gostei, vale a pena ler, junto ou separado as tragédias.
Carol Abrantes 14/02/2018minha estante
Quero tanto ler o segundo livro da trilogia, mas já difícil. Só encontro livros que vendem o primeiro e o terceiro volume. O que achou de Édipo em colono?

LiviaKuga 13/01/2009

Um ótimo livro para quem gosta de uma tragédia grega. Um livro fácil de ler, e com uma história bem interessante.

O livro é engraçado, né? Porque... às vezes, isso podia nem ter acontecido... mas aconteceu simplesmente porque o Pai de Édipo tentou evitar isso tudo... é, às vezes é melhor nem saber e/ou nem tentar alterar o destino.

Vocês conseguem ver alguma semelhança com a história de Voldemort e Harry Potter? (em relação ao destino)

Daiane 15/01/2009minha estante
Livia bem lembrado, não só em Édipo, mas a tragédia grega tem como uma de suas características a presença do destino. Bom, pensando em Harry Potter eu acho que o destino está muito presente na vida de Harry.

KamillaBarcelos 23/01/2009

É bom ler livros que pode passar anos e anos e eles continuam atuais!

Alex Dax 28/05/2009

Uma das melhores tragédias já escrita na história do livro.A forma com que Sófocles entrelaça o destino das personagens é sem dúvida intrigante. Tudo parece tão disperso e tão unido ao mesmo tempo, os fatos se combinam com uma série de motivos que associados geram a catarse no leitor.

Espero que um dia eu tenha a oportunidade de ver a obra encenada no teatro.
Aproveitem a leitura!!!!

Rolo 17/09/2009

O amor é cego
Édipo não dá bola para o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos.

PS: Quando eu li esse livro, eu pensei: "O que se passou pela cabeça de Sófocles quando escreveu isso?" Cheguei a conclusão que devo deixar meu filho escolher o próprio nome...

Garcia 05/07/2011

Tragédias Gregas
São duas clássicas tragédias gregas, que fundamentam desde peças teatrais até estudos psicológicos, devido à temática profunda que adotam.

Paula 09/09/2011

O Rei da tragédia grega
Basicamente o livro conta a história de Édipo (cujo nome significa Pés inchados) que ao tentar fugir do seu destino, acaba indo de encontro direto a ele, quando mata seu pai biológico e casa com a sua mãe biológica.

Na entrelinha do livro todo está que estamos condenados ao nosso destino, que no caso de Édipo já estava escrito antes de seu nascimento, e que apesar do conhecimento deste destino nenhum fato ou escolha alterou a rota do que já estava escrito, da fatalidade.

Antígona conta a história de uma das filhas de Édipo, que após a morte de seus irmãos, vai contra a decisão do Rei Creonte (seu tio) e decida realizar os ritos fúnebres para o irmão que atacou a cidade de Tebas. Nesta história também esta presente a fatalidade, pois toda a linhagem/descendência de Édipo está condenada a tragédia.

Ambas as histórias são maravilhosas, em linguagem acessível, drama até dizer chega. Para conhecimento de uma tragédia grega, nada melhor que Édipo, para empolgar e para chorar.

Alexandre 19/04/2012

Édipo e Antígona, uma viagem as crenças e poderes gregos.
Essa versão é ótima. Conta com uma introdução ao mundo tragédia grega que faz tudo se encaixar melhor para o entendimento.

Sócrates define Édipo Rei como um modelo a ser seguido, diz ele que esse texto contém tudo que é necessário e escrito da melhor forma possível para levar o leitor e espectador a catarse.

Os fatos acontecem de forma rápida e desde o começo é possível perceber o terrível desfecho para qual Édipo se aproxima a passos decididos.
O protagonista da tragédia comete todos os piores crimes que poderiam ser cometidos, todos eles de forma a desconhecer que os realiza, tornando a trama um tanto quanto sombria e angustiante. O drama escorre pelas páginas de tantos artifícios que foram usados para escrever essa obra, obrigatória para quem deseja conhecer a tragédia grega.

Antígona conta a historia de uma das filhas de Édipo e sua luta para enterrar o irmão que lutara contra sua cidade natal. Tendo morrido em batalha, fora condenado a não ter seu caminho ao Hades garantido, seu corpo não seria enterrado.
A célula dramática da obra é dada no momento em que Antígona diz que o caminho ao Hades é uma dádiva garantida a todo homem, lute ele pelo que lutar e se opõe a Creonte, líder da cidade de Tebas e quem expediu a ordem de que o corpo do irmão de Antígona não fosse enterrado.
A ousadia do homem de desafiar leis divinas é colocada em exposição aqui e Sófocles a termina de forma surpreendente.

Korvus 10/03/2024

Uma Curiosidade Morta Por Mim
Já tinha feito estudos acerca da História de Édipo em diversos momentos, tanto no meio estudantil quanto no âmbito autodidata. Fiquei impressionado pelos detalhes mais aprofundados e confuso por determinadas consequências ao longo da trajetória de Édipo. É uma grande mescla de tristeza, trajédia e infortúnios, com uma dose de elementos sobrenaturais. Eliminei uma curiosidade, porém não foi uma leitura extremamente interessante.

Leandro 06/11/2013

Um clássico!
Essa estória é um clássico na filosofia. Por ser um conto bem curto, não tem como fazer uma resenha sem estragar o final. A única coisa que posso dizer é que esse livro nos mostra que não existe destino, e sim que nosso futuro é a conseguência de nossas escolhas.

Danielle 21/03/2014

Édipo Rei é a peça que simboliza toda a beleza e a força do teatro grego da Antiguidade.
A peça expõe uma maldição familiar, tragédia da família de Édipo.
O livro possui um texto bem escrito e de fácil entendimento.