Édipo Rei / Antígona

Édipo Rei / Antígona Sófocles

Resenhas - Édipo Rei / Antígona

Beatriz Quadros 09/05/2020

Tragédia grega
É uma tragédia grega muito triste, mas ao mesmo tempo boa e bem escrita.

Pedro 10/05/2020

Primeira Tragédia Grega
Comecei sem nenhum compromisso e acabei lendo em um dia. Meu primeiro contato com uma tragédia grega e com sófocles, me fez criar cenários e situações na minha mente que de alguma forma me trouxe o apego a leitura. Ambos os textos repletos de drama do início ao fim, me fizeram refletir sobre as consequências de nossas ações, quando fazemos coisas por impulso. Aprendi muito sobre a relação das tragédias com o destino, tendo sido retratado em ambas a forma como o que é predestinado a acontecer sempre acontece, independente de nossas relutâncias.

Brenda 24/10/2022

Duas das melhores tragédias gregas.

Em Édipo há provas de que o destino é inexorável, e nem mesmo diante de tudo o que poderia ter sido feito, as predições terríveis do oráculo não puderam ser evitadas.

Em Antígona há o embate entre a lei natural, divina e intrínseca as relações humanas e a lei estatal, instituída por homens, que se manifesta mediante as ordens do soberano, Creonte. Nem mesmo a imperiosa vontade do rei escapa da justiça dos deuses.

Bruna 26/10/2023

Sendo psicóloga eis aqui a origem de um complexo. Um dos mais famosos, escrito de forma bela por Sófocles. Neste nos contemplamos com duas tragédias que detalham uma linhagem infeliz. Suas historias são conhecidas, então o valido de ler as obras são as reflexões que podemos tirar para nossa vida. Ações por impulsos, justiça a todo custo, impaciência, e tantos outros.. no fim, colhemos escolhas.

Marion 30/01/2022

O Sepultamento
Por conta de um sepultamento, Antígona enfrenta enfrenta uma tirania inteira. Tragédia grega que infelizmente não termina bem.

Ludi. 15/04/2020

?Quem o próprio ato não assusta, meras palavras muito menos hão de assustar.?

Ana Bernhard 10/05/2023

O mau que atrai o mau
Nesse livro vemos duas histórias que se complementam, de uma tragédia que se iniciou com uma profecia terrível para o Rei Laio: de que ele seria morto por seu próprio filho. No desejo de que ele não viesse a morrer disso, o Rei encarregou um servo de matar seu filho. O servo teve misericórdia da criança, o levando para uma terra distante para viver. Com o desenrolar da história, o filho do Rei Laio, Édipo, acaba por retornar para sua terra, matando sem saber o seu pai e se casando sem saber com sua própria mãe (a Rainha Jocasta, ex esposa de Laio).

Anos depois, após a morte de Édipo, sua filha Antígona se rebela contra o rei Creonte a fim de realizar o funeral de seu irmão. O Rei se mostra irredutível contra ela, o que mais tarde gera a morte de Antígona, de seu filho Hermon e de sua esposa Eurídice.

O que vejo nessa e em outras histórias da filosofia grega (como a Ilíada) é como o medo extremo pode nos levar exatamente ao destino que tanto evitamos. E que também o mesmo amor que nos dá a vontade de viver pode nos levar até a morte.

O mau causado pelo Rei Laio de desejar matar o próprio filho a fim de permanecer no poder, retorna para ele mesmo e amaldiçoa até a segunda geração de sua família, mesmo após a sua morte. Isso poderia ser simplesmente evitado tendo amor por sua família, sem grandes preocupações com o destino ou com a escolha dos deuses.

Também vejo que o abandono da sabedoria e a cegueira por causa de nossas emoções nos leva a fazer exatamente o que repreendemos nos outros, como é o caso do Rei Creonte. Durante o reinado de Édipo, ele o aconselhou a ser sábio e ponderado, mas quando chegou a sua vez de passar pela adversidade ele ignorou todos os sábios conselhos de seu próprio filho.

E mais uma vez, o mau causado (aqui pelo Rei Creonte) recaiu sobre suas gerações.

iza 27/07/2020

É eita atrás de eita kkk. Nada como um bom clássico da mitologia grega permeado de oráculos, destino, morte, deuses e, nesse caso, atos incestuosos. É muito interessante. A linguagem pode não agradar a todos, por ser um pouco diferente, mas a leitura é tranquila.

Rafa 23/04/2014

Eu pensei que seria uma leitura difícil, mas não foi tanto assim. Acabei bastante envolvida e senti pelos personagens. As situações são desesperadoras, e, a escrita mais densa soa como um canto de lamentos. Consegui visualizar as cenas e fiquei com muita vontade de vê-las representadas no palco. Os gregos, com certeza, sabiam escrever tragédias.

O mais difícil da leitura é a atenção que ela requer. Eu fiz questão de ler em um dia em que estava com vontade de ler alguma coisa mais desafiadora. Fiz uma imagem mental dos cenários e dos personagens. Requer um pouco mais de exercício mental do que o livro comum.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Rafa 03/05/2022

Que leitura perfeita, amei passear por essa narrativa, uma tragédia muito bem narrada e bem amarrada. A história de Édipo é surpreende, super indico. Minha primeira tragédia lida, já quero outras leituras desse gênero

Alex Dax 28/05/2009

Uma das melhores tragédias já escrita na história do livro.A forma com que Sófocles entrelaça o destino das personagens é sem dúvida intrigante. Tudo parece tão disperso e tão unido ao mesmo tempo, os fatos se combinam com uma série de motivos que associados geram a catarse no leitor.

Espero que um dia eu tenha a oportunidade de ver a obra encenada no teatro.
Aproveitem a leitura!!!!

Carlos Bennoda 20/09/2020

Fantástico
Livro trágico, senti muita pena do Édipo pelo seu destino traçado e por ele não poder mudá-lo

Marcelo.Mendes 19/07/2022

Divertido!
Primeira peça de teatro que leio na vida... achei bem divertida e beem fácil de ler, ainda mais se fizer a leitura em voz alta! Certamente voltarei a ler mais do Sófocles e outras tragédias gregas!