Édipo Rei / Antígona

Édipo Rei / Antígona Sófocles

Resenhas - Édipo Rei / Antígona

Korvus 10/03/2024

Uma Curiosidade Morta Por Mim
Já tinha feito estudos acerca da História de Édipo em diversos momentos, tanto no meio estudantil quanto no âmbito autodidata. Fiquei impressionado pelos detalhes mais aprofundados e confuso por determinadas consequências ao longo da trajetória de Édipo. É uma grande mescla de tristeza, trajédia e infortúnios, com uma dose de elementos sobrenaturais. Eliminei uma curiosidade, porém não foi uma leitura extremamente interessante.

Daianne.sgs 08/11/2023

Tragédia grega com enredo interessante
O livro é bem fácil de ler e a escrita de fácil compreensão.
Mesmo não sendo um gênero que eu não tenho hábito de ler , consegui acompanhar perfeitamente.
O enredo é envolvente e da aquela vontade de continuar lendo pra saber o desenrolar da história.

Louise Mariane 05/11/2023

Eu adorei a leitura. Já conhecia a história mas nunca tive a oportunidade de ler o livro. Esta peça com certeza me abriu novos olhares para as tragédias gregas, por tanto, pretendo continuar a comprar livro nesses moldes.
No mais, coitado de Édipo! Nota-se que era um homem bom. Ninguém que não presa por si e pelos outros faria o que ele fez. Nem mesmo se compreendesse que nada fez por intenção.

Bruna 26/10/2023

Sendo psicóloga eis aqui a origem de um complexo. Um dos mais famosos, escrito de forma bela por Sófocles. Neste nos contemplamos com duas tragédias que detalham uma linhagem infeliz. Suas historias são conhecidas, então o valido de ler as obras são as reflexões que podemos tirar para nossa vida. Ações por impulsos, justiça a todo custo, impaciência, e tantos outros.. no fim, colhemos escolhas.

silvia 03/09/2023

Minha primeira Tragédia Grega!
Esse livro comporta duas tragedias: Édipo Rei e Antígona. A escrita é um tanto rebuscada, então não é todos que irão gostar, creio que o público alvo seriam pessoas mais velhas que já possuem uma certa maturidade. Um exemplo é que se me dessem esse livro 5 anos atrás eu odiaria.
As tragédias não passam de 100 páginas cada uma e são envolventes e instigantes, mesmo escritas a mais de 2000 anos ainda traz valores que devemos aplicar ao dia a dia.
Édipo Rei fala sobre a maldição que recai sobre Laio, onde seu filho o mataria e esposaria sua mulher (a própria mãe de seu filho), daí que surge o ?Complexo de Édipo? que vemos na psicanálise.
Já Antígona, filha de Édipo, conta uma Tragedia sobre amor fraternal, onde a mesma morre em prol de seu irmão, e seu noivo morre em prol da mesma.

deadly_romantic 18/07/2023

O invencível destino
Em suas duas mais influentes obras, sófocles revela a tragédia como um efeito do destino imposto pelos deuses como um ato de vingança. aqui (e essa edição em específico tem um ótimo prefácio sobre isso) podemos entender como esse tema era importante para a geração de dramaturgos do século de pericles e como o mito de édipo e sua linhagem acabou se tornando um simbolo perfeito disso, além de um clássico essencial do teatro grego

Ana Bernhard 10/05/2023

O mau que atrai o mau
Nesse livro vemos duas histórias que se complementam, de uma tragédia que se iniciou com uma profecia terrível para o Rei Laio: de que ele seria morto por seu próprio filho. No desejo de que ele não viesse a morrer disso, o Rei encarregou um servo de matar seu filho. O servo teve misericórdia da criança, o levando para uma terra distante para viver. Com o desenrolar da história, o filho do Rei Laio, Édipo, acaba por retornar para sua terra, matando sem saber o seu pai e se casando sem saber com sua própria mãe (a Rainha Jocasta, ex esposa de Laio).

Anos depois, após a morte de Édipo, sua filha Antígona se rebela contra o rei Creonte a fim de realizar o funeral de seu irmão. O Rei se mostra irredutível contra ela, o que mais tarde gera a morte de Antígona, de seu filho Hermon e de sua esposa Eurídice.

O que vejo nessa e em outras histórias da filosofia grega (como a Ilíada) é como o medo extremo pode nos levar exatamente ao destino que tanto evitamos. E que também o mesmo amor que nos dá a vontade de viver pode nos levar até a morte.

O mau causado pelo Rei Laio de desejar matar o próprio filho a fim de permanecer no poder, retorna para ele mesmo e amaldiçoa até a segunda geração de sua família, mesmo após a sua morte. Isso poderia ser simplesmente evitado tendo amor por sua família, sem grandes preocupações com o destino ou com a escolha dos deuses.

Também vejo que o abandono da sabedoria e a cegueira por causa de nossas emoções nos leva a fazer exatamente o que repreendemos nos outros, como é o caso do Rei Creonte. Durante o reinado de Édipo, ele o aconselhou a ser sábio e ponderado, mas quando chegou a sua vez de passar pela adversidade ele ignorou todos os sábios conselhos de seu próprio filho.

E mais uma vez, o mau causado (aqui pelo Rei Creonte) recaiu sobre suas gerações.

Gustavo 03/03/2023

Dramaturgia
Uma das maiores referências da dramaturgia na história. Um conto trágico, de certa forma empolgante.

Satiro 07/12/2022

A potencialidade do trágico
Não há definição melhor do que TRÁGICO! Incrível como a história é bem ditada e com bom ritmo, tendo em apenas poucas linhas ter tamanha empatia por cada personagem e compreendendo o desenrolar da narrativa. E em alguns trechos gerando precisas reflexões e nos marcando o porquê dessa obra perdurar mesmo tendo sido escrito na antiguidade. Vale demais ler as duas obras (destaque para a ótima edição - simples, porém bem fundamentada)!

Brenda 24/10/2022

Duas das melhores tragédias gregas.

Em Édipo há provas de que o destino é inexorável, e nem mesmo diante de tudo o que poderia ter sido feito, as predições terríveis do oráculo não puderam ser evitadas.

Em Antígona há o embate entre a lei natural, divina e intrínseca as relações humanas e a lei estatal, instituída por homens, que se manifesta mediante as ordens do soberano, Creonte. Nem mesmo a imperiosa vontade do rei escapa da justiça dos deuses.

Marcelo.Mendes 19/07/2022

Divertido!
Primeira peça de teatro que leio na vida... achei bem divertida e beem fácil de ler, ainda mais se fizer a leitura em voz alta! Certamente voltarei a ler mais do Sófocles e outras tragédias gregas!

Rafa 03/05/2022

Que leitura perfeita, amei passear por essa narrativa, uma tragédia muito bem narrada e bem amarrada. A história de Édipo é surpreende, super indico. Minha primeira tragédia lida, já quero outras leituras desse gênero