Um homem bom é difícil de encontrar

Um homem bom é difícil de encontrar Flannery O'Connor
Flannery O'Connor

Resenhas - É difícil encontrar um homem bom

valmir 09/02/2024

Um homem bom...
" ' Nada é mais como era', disse ele. 'O mundo está ficando podre'. "

Flannery constrói contos tensos com finais inusitados. Vemos os sulistas americanos, com seus preconceitos, racismo, xenofobia, paranoias e uma religiosidade torta e violenta.
Talvez um retrato de ontem, ou de hoje?
Um homem bom é difícil de encontrar...
Principalmente se for branco e conservador.
Magnífica coletânea!

SueNakamura 13/11/2023

Não gostei
Não é pra mim.

Talvez eu tenha lido em um momento ruim, mas definitivamente não é algo que eu escolheria para ler em uma livraria.

Sobre os aspectos físicos: o livro é lindo, as artes dentro dele, a capa, a fonte e o papel utilizado são ótimos.

Stella F.. 30/10/2023

Contos sobre a maldade humana
Um homem bom é difícil de encontrar e outras histórias
Flannery O'Connor - 2018 / 224 páginas - Nova Fronteira

“Se lidos só pelo enredo, os contos de Flannery O’Connor podem causar a impressão de que fazem a apologia da desgraça. Em suas criações tão bizarras, porque tão diferentes dos padrões costumeiros, nada em geral termina bem, e banhos lancinantes de sangue ou o fragor das desilusões e derrotas são das normas mais constantes na maquinação dos desfechos. [..] Lidos no entanto como invenções literárias, com seus muitos valores sobrepostos à mera evolução linear do enredo, os contos de Flannery são afirmações modelares de um espírito invulgar e de um olhar como poucos.” (Leonardo Froés, pg. 7)

Flannery nasceu em Savannah, na Geórgia em 1925. Perdeu o pai para o Lúpus, doença que ela também vai ser diagnosticada e morrer em 1964 com 39 anos, após muito tempo de reclusão na fazenda da família, onde escreveu muitos dos contos que constam dessa obra.

Os temas se repetem e as descrições dos personagens são muito importantes na ambientação dos contas, estando sempre presente a perversidade humana, a religião, Deus, descrições muitos peculiares da paisagem, diferente de tudo que já foi visto e um certo humor ou escárnio, em meio a tanta maldade. Alguns contos são realmente de horror, ou são apenas a personificação de uma maldade inerente ao ser humano.

“Um dos principais expoentes do chamado “gótico sulista”, Flannery retrata em suas obras a decadência do Sul americano, as complexidades da relação entre homem e Deus e a aridez espiritual dos tempos modernos como a tendência do homem à brutalidade e à perversidade num mundo necessitado de graça divina.” (pg. 219)

O conto “Um Homem bom é difícil de encontrar” é um verdadeiro filme de terror, e a figura de Jesus aparece com muita frequência. Uma família resolve ir viajar, e tentam achar um caminho para um determinado local, mas infelizmente está acontecendo uma fuga de uns bandidos, psicopatas, e eles estão no lugar errado e na hora errada. Os membros da família tentam dissuadir o homem, tentam convertê-lo, mas ele segue com seu plano de exterminar a todos. Muito bem escrito e além de impactante, não dá para parar de ler até saber o final.

No conto “O Rio”, que marquei como um dos que gostei, há um menino que é levado até um rio em um pequeno vilarejo por uma cuidadora, já que ele é negligenciado pelos pais. Ele chega nesse rio e há um tipo de pastor batizando as pessoas e o tema recorrente de Jesus. Ele fica impressionado, chama a atenção e é também batizado e inventa um nome. Volta para casa, mas depois que os pais brigam com ele por ter inventado um nome e outras coisas, ele decide sair de casa e seguir o mesmo rumo de antes, e chagar ao rio para ele mesmo se batizar. Um final surpreendente!

O conto “A Vida que você salva pode ser a sua” que gostei bastante, achei mais leve. Aqui encontramos a falta de caráter do ser humano, que já faz as coisas pensando em levar algum tipo de vantagem e se aproveita da fragilidade de alguns e da ambição de outros.

Gostei muito do conto “Um templo do Espírito Santo”, mas o meu preferido continua sendo “O negro artificial”. Temos um avô que leva o neto para conhecer a cidade grande e acontecem muitas coisas pelo caminho. Logo ao entrar no trem há um homem pardo e segundo seu avô era o “primeiro negro” do neto. E o menino indignado disse a ele: “O senhor falou que os negros eram pretos”, disse com voz zangada. “Nunca falou que eles são pardos. Como é que vou entender, como vou saber uma coisa, se não me explica direito:” (pg. 98) Ao final eles se perderam pelos bairros da cidade, entrando na periferia com muitos negros, e precisavam da referência para voltar à estação, e o avô e neto se perdem, e o avô finge não conhecê-lo, mas o neto o segue porque não tem opção. Muitas reflexões interessantes e ao final veem uma estátua que chamam de “negro artificial”.

No conto “Um círculo de fogo” gostei do enredo, mas achei o final meio hermético.
“Um último encontro com o inimigo” não achei nada demais. É meio engraçado e trágico ao final.
O conto “Gente boa da roça” que marquei como gostei, tem um final apavorante e só tem maldade. Uma menina acredita estar seduzindo um rapaz que vende Bíblias pelos arredores e ao final ela é passada para trás, e o personagem masculino é de amargar. O famoso “quem vê cara, não vê coração.
“O Refugiado de Guerra”, o último conto dessa obra é bastante interessante. Um homem foge da Polônia, para trabalhar na fazenda de Mrs McIntyre e ele acaba sendo produtivo, mas do que os negros que são indolentes e roubam, mas são necessários. Há um casal Shortley onde o homem trabalha em seu ritmo, mais lento e a sua esposa cheia de opiniões acaba sendo a "amiga" da senhora, dona da fazenda. A questão aqui se repete, fala-se dos negros, da religião, da decadência das propriedades e do isolamento. E ao final, quase como em todos os contos, acontece uma tragédia, um fato inesperado. Não há grandes sobressaltos no conto, mas a escrita é tão fluida, que você vai lendo, e quando se dá conta, chegou ao final.
Foi ótimo conhecer essa grande escritora, que apesar de problemas de saúde e reclusão, produziu bastante.

larissa.wayne 14/09/2023

Achei engraçado
Algumas coisas que a autora retrata são tão cruas, absurdas e inesperadas que chega até ser um tanto cômico.

Clara Vellozo 04/08/2023

Os contos mais bizarros, excêntricos e maravilhosos que li
A aventura de embarque ao desconhecido começa no título do livro: Um homem bom é difícil de encontrar. Naturalmente curiosa que sou, fui fisgada assim e logo me deixei levar por essa coletânea de contos bizarros e excêntricos em que não sabia por onde a história iria me levar.

Foi uma experiência e tanto, muito positiva, pois aqui tudo é original, a forma de contar e o enredo em si, os personagens como tema central de todos os contos e o nível de humanidade que existe em cada um deles que também existe em nós, numa luta interna constante entre o bem e o mal, em busca da redenção e descobertas espirituais.

Por serem um tanto quanto insólitos, os contos causam estranheza em um primeiro momento. Mas quando decidimos mergulhar nesses universos somos tomados de emoções inéditas e experiências preciosas como toda boa arte permite em nossa vivência. As descrições das paisagens são um prazer à parte: ?viu metade da lua no seu espelho de barba, ali parada como que à espera de permissão para entrar. A luz que ela lançava, ao mover-se para a frente, dava dignidade a tudo.? A escrita é tão original que não criamos nenhuma expectativa sobre o que vai acontecer isso é muito bom. É maravilhoso ser surpreendida.

Flannery é para poucos, é para quem tem bagagem e para quem tem a mente aberta para novas formas de criar mundos e narrar histórias.

Uma das edições mais lindas da TAG

Roberto 22/07/2023

Vidas nada Ilustres
Uma coletânea de contos que explora o lado ruim dos cidadãos comuns, não apenas os crimes e o preconceito, como também pecados venais que cometemos a cada hora se bobear, como cidadãos iracundos, invejosos, intemperantes e gananciosos, mostrando a consequência de seus atos. Interessante notar é que seus contos possuem protagonistas de todas as idades, e para mim os mais interessantes foram os contos protagonizados por crianças, como "O Negro Artificial" e "O Rio", explorando muito bem seus personagens e sua forma peculiarnde ver o mundo. A autora faz isso como ninguém, em um estilo bem próprio, em um texto bem fluído. Leitura obrigatória para os fãs de Dostoiévski, Faulkner ou Cormac McCarthy

ToniBooks 17/07/2023

Mr. Leitor
Uma coletânea de contos que mostra de forma honesta e profundamente sensível a compreensão da autora sobre o estrangeiro, o excluído e o outro, como alteridades.

Bruna 08/07/2023

Um Bom Homem é Difícil de Encontrar etc
Achei ok... não me conectei muito com os contos. A edição é linda, mas acho que esperava mais...

Nati 04/06/2023

Aqui temos as mais variadas pinturas da maldade humana. Mesmo aos que se consideram acima dela ou capazes de julgar os outros, a autora aponta, em diversas histórias que ninguém está a salvo.

É um livro bom, rápido de ler mas esperava mais.

Eliza.Bedin 30/05/2023

Não gostei
O livro é um dos mais lindos que tenho na estante. Edição maravilhosa. Fonte boa. Os dois primeiros contos me deixaram com uma expectativa boa, mas infelizmente os outros contos me decepcionaram.

Bê. 16/03/2023

É, né?
Ainda que a escrita da autora seja cativante e fluida, os contos deixam a desejar?
Pelas resenhas que li eu criei a expectativa de me chocar, de ler sobre o lado grotesco ou absurdo do ser humano, esperava até um sadismo gratuito, mas contava com histórias bem desenvolvidas?
Encontrei pedaços de histórias, algumas sem muito sentido? de todos os contos achei o primeiro, que compõem o título do livro, muito bom. Achei outros dois bons, que de resto, não gostei.
Normalmente, eu tento achar algo que faça a experiência da leitura ter valido a pena? nesse caso, o saldo não foi tão positivo.

arthur966 14/03/2023

"minha senhora, o homem se divide em duas partes, corpo e espírito. um corpo e um espírito. o corpo, sabe, é como uma casa: não vai a lugar nenhum; mas o espírito é como um automóvel, está sempre em movimento."

Luci 02/02/2023

Mais um livro de contos para o mês! Eu gosto muito de contos, acho que dá uma fluidez à leitura, além de diversificar o ritmo, algo que nem sempre encontramos num livro que conta uma história só. Nesse livro em específico, encontramos o grotesco, o gótico, o realismo e situações absurdas reunidas, muitas vezes sórdidas e que nos mostram a desesperança e crueldade no ser humano.

As temáticas são de religiosidade, heresia, racismo, ingenuidade, traição. Alguns personagens são verdadeiras caricaturas. É preciso perceber que também há ironia, situações de humor (embora ácido), passagens que me deixaram ora boquiaberta, ora intrigada com suas particularidades (como pavões que aparecem sutilmente aqui e ali).

Saber a respeito da vida da autora adiciona uma camada de profundidade às histórias, uma mulher doente e introspectiva, que era muito religiosa e parece ter feito um retrato social da América, trazendo à escravidão, o patriarcalismo, a sua própria vida no interior reclusa na fazenda.

Dei umas boas risadas quando li, porque me lembrei, curiosamente, de Pearl. Talvez não tenha nada a ver com nada, mas fez sentido na minha cabeça (rindo). Falando mais seriamente, as influências góticas estão bastante presentes no livro e eu gostei de ter lido, como disse Toni Morrison, ela faz um ótimo retrato da alteridade nesses contos.

ArthurAlves 31/12/2022

??????
Com certeza não é o livro que para indicar a qualquer pessoa. Os contos aqui apresentados trazem emoções que geralmente não dão boas. A autora nos mostra, além de tudo, o quanto o ser humano pode ser idiota. Maldade, violência alheia, egoísmo, avareza, entre outras características desprezíveis.

A autora se tornou referência no gênero gótico e nessa coletando está apresentado o que ela tem de melhor
Cinthia.Carlos 31/12/2022minha estante
Gostei muito desse livro! Subestimado!