A Vida Quer É Coragem

A Vida Quer É Coragem Batista Amaral...

Resenhas - A Vida Quer É Coragem

Charleees 27/03/2023

A vida quer é coragem.

Aqui por meio do jornalista Ricardo Batista Amaral ficamos conhecendo a mulher por trás da política: secretaria de Energia do RS, Ministra do Ministério de Minas e Energia depois Ministra Chefe da Casa Civil até chegar a presidência da República. Antes disso Dilma Rousseff passou por maus bocados durante a ditadura militar, presa política, torturada foi com coragem que mentiu para defender seus companheiros de luta, não os esqueceu, a Comissão da Verdade foi um feito histórico de seu Governo, Dilma foi mãe, sofreu abortos, virou vovó, venceu um câncer, foi reeleita presidente da República, mas por conta de um Golpe de Estado foi impedida de continuar seu governo. Uma mulher sem sombra de dúvidas forte. Finalizo aqui usando a citação do escritor João Guimarães Rosa, que ela usou no seu primeiro discurso de posse, a citação é do livro Grande Sertão Veredas:
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"

Resenha Fevereiro de 2017.

Reinaldo79 18/01/2023

Dilma
Da sua origem em Minas Gerais ao Palácio do Planalto muita coisa aconteceu na vida dessa mulher fantástica. Vale a pena conferir.

Roberta180 20/04/2022

Incrível
A mulher, mãe, trabalhadora, defensora, maravilhosa Dilma. Os bastidores da campanha, a real pessoa retratada. Foi golpe!

Ana Beatriz 11/07/2017

Precisamos conversar sobre este livro.
Muito bom. Antes de começar a ler essa biografia precisa ter em mente que não está lendo um livro político ou sobre partido, e sim um livro de uma pessoa, uma mulher que enfrentou dificuldades que eu não consigo nem descrever durante o Regime (ditadura) Militar, que enfrentou o machismo, e medos e dores como qualquer outro ser humano. Antes de ser a biografia da Presidenta Dilma, é uma biografia sobre a Mulher (com M maiúsculo) Dilma. Um livro humanamente necessário.

Bruno T. 24/04/2017minha estante
E deu no que deu: a pior recessão da história, 13 milhões de desempregados, inflação de dois dígitos. Resultado da incompetência, da incapacidade, do despreparo, da irresponsabilidade fiscal, da teimosia e da arrogância de uma mulher que nunca poderia ter sido eleita.

Lisandro 15/07/2018minha estante
klkkk não sei onde o Bruno T tirou esses dados. Mas tudo que deu errado foi causado pelos golpistas. Fato.

alex santos 19/04/2013

Extraordinário!
Comovente e envolvente. Misturando emoção e racionalidade e lidando com muita inteligência com a linha de tempo, o autor nos faz conhecer a vida de Dilma Roussef de forma cativante. Peca por alguns erros históricos, felizmente de pouca relevância para os propósitos do livro. Imperdível!

allanpatrick 03/06/2012

Faltou um algo mais
A biografia escrita por Ricardo Batista Amaral já se paga só por ter trazido a público a foto de Dilma, em pleno período ditatorial, altiva e dona de si na Audiência Militar, enquanto os oficiais auditores encobriam suas caras com vergonha do julgamento da história.

Isto posto, minha principal crítica é quanto a uma certa superficialidade do texto do autor, que evita, por exemplo, entrar em bolas divididas e dissecar controvérsias contemporâneas.

Talvez a obra atinja um público maior ou diferente do que aquele que se auto-define como de esquerda, pois o autor se mostra um personagem político conservador, ao definir, numa passagem (pág. 63, 1ª edição) a ditadura militar como "Revolução Democrática" (sem aspas!) ou comprar sem pestanejar a versão do patronato sobre o Conselho Nacional de Jornalismo (Pág. 260).

Os pontos fortes da obra são, na minha opinião, os capítulos que narram a pré-história de Dilma (antes da redemocratização) e o trecho com os bastidores da Conferência sobre Mudanças do Clima em Copenhague, realizada em 2009, e que poderia ter ganho um capítulo próprio, não só pelo interesse que o assunto desperta, como pela pobreza da cobertura noticiosa a que o público teve acesso à época.
RaphaellaKaoana 16/03/2018minha estante
Gostei muito da resenha, mas só um adendo, é "ter ganhado".