Um Amor Conquistado: O Mito do Amor Materno

Um Amor Conquistado: O Mito do Amor Materno Elisabeth Badinter
Elisabeth Badinter

Resenhas - Um Amor Conquistado: O Mito do Amor Materno

Gizelle6 06/02/2024

Este livro é daqueles que proporciona cartase no leitor, especialmente quando o leitor é do sexo feminino. Desconstruindo mitos e estereótipos com base na história. Na minha humilde opinião, este livro, juntamente com 'Complexo de Cinderela", é leitura fundamental para todas as mulheres.

Flaubert.Echnaton 18/09/2022

Investigador
A autora realiza uma investigação profunda na história, focada na França, principalmente, esclarecendo que o instinto materno foi criado?

Suilane Chavier 28/04/2022

Um amor conquistado
Neste livro, a historiadora francesa Elizabeth Badinter, discute que, ao contrário do que  é reproduzido pela sociedade, as relações vivenciadas pelas mulheres ao longo da história mostra que o amor materno não é  simplesmente algo intrínseco ao feminino, mas uma construção social. Ao longo da obra a autora mostra a realidade vivenciada pela maternidade, trazendo os fatos cotidianos de bebês, das mulheres, o papel das amas de leite e dados de pesquisas que mostram que o amor materno é reproduzido para apoiar o sistema patriarcal.

Pablo Paz 20/10/2021

Mistificações familiares
Li esse livro anos atrás e essa semana achei algumas anotações que havia feito. Para além de concordâncias ou o contrário, hoje me dou conta de como essa autora, Geração 1968, é inteligentíssima. Não tanto por suas conclusões, mas por seu modo criativo de abordar o tema do amor materno no seu sentido atual (contemporâneo e romântico), mostrando que a mulher aristocrata (talvez ela própria uma), ao contrário da burguesa, nunca foi assaz afetuosa, tampouco se sentia culpada e não necessariamente gerava filhos 'neuróticos' ou 'desajustados' por causa disso. Trabalho de grande intelecto. Acho que foi depois de sua leitura que, paradoxalmente, me desinteressei por ficção (romance, novela, filmes...) que costuma abordar o tropo 'dramas familiares'. Mais do que o mito que ela estuda, foi a sua mistificação na sociedade contemporânea que me acrescentou algo. Vale a leitura de qualquer livro dela.

bia :) 16/10/2020

desconstruir para (re)construir.
toda mulher deveria ler esse livro. não há como ser a mesma depois dessa obra. lucidez nível hard.

Cicero.Gilvan 13/04/2020

Mito do Amor materno
A autora desconstrói a ideia de que a mulher/mãe, possui, Amor incondicional pelo seu filho, de forma totalmente natural, ou seja, que o Amor materno, antecede o próprio indivíduo. Em sua argumentação, ela irá nos explicar, a origem histórica-social, dessa ideia (de que a mãe Ama seu filho, por "extinto"). A autora afirma que, "o Amor materno", é constructo social. Esse é um livro que rompe muitos paradigmas e vale muito à sua leitura
Cicero.Gilvan 13/04/2020minha estante
Instinto***rs

Bya 06/09/2015

Leitura interessantíssima para entendermos que nem sempre a maternidade é uma escolha nossa e sim da sociedade. Leitura essencial para todas as mulheres!

Juliana-- 12/12/2013

Repetitivo
O livro aborda questões interessantes sobre as relações mãe, filho, pai, sociedade e o instinto maternal. É um estudo sobre a realidade destes aspectos na França. Muitas vezes a autora torna-se repetitiva ao exemplificar as situações diante do período histórico abordado. Ainda assim vale a pena ser lido pelos fatos curiosos que aborda.

Wagner 03/11/2013

O AMOR MATERNO NÃO É INERENTE ÀS MULHERES. É "ADICIONAL"...

(...) o amor materno é apenas um sentimento e, como tal, essencialmente contingente? Esse sentimento pode existir ou não existir; ser e desaparecer. Mostra-se forte ou frágil. Preferir um filho ou entregar-se a todos (1). Tudo depende da mãe, de sua história e da História. Não, não há uma lei universal nessa matéria, que escapa ao determinismo natural. O amor materno não é inerente às mulheres. É "adicional". (...) pg 367

(1) Fenômeno bem conhecido dos psiquiatras e psicanalistas de crianças.

In: BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: O mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Rosélia Reis 30/04/2013

ótimo!
Acho que toda mulher deve ler esse livro. O tema é bem polêmico, pois coloca em xeque o amor instintivo da mãe pelo filho. Na concepção da autora, o amor materno é algo que se adiquire e sofre influência cultural.
Vale a pena ler e refletir...

Priscila Colombelli 28/02/2011

Trecho fantástico
Trecho do livro FANTÁSTICO:

A maternidade é um dom e não um instinto como nos tentam fazer crer. Convém deixar em paz aquelas que não querem ser mães"

Que vem a ser um instinto que se manifesta em certas mulheres e não em outras? Em vez de instinto, não seria melhor falar de uma fabulosa pressão social para que a mulher só possa se realizar na maternidade?

Fimbrethil Call 23/03/2009

Ótimo
Livro muito, muito bom, que mostra a maternidade desde a pré-história até a atualidade, e como a forma como a criança era vista pela sociedade foi mudando através do tempo. Até muito pouco tempo atrás, não havia a especificidade da infância, e as crianças eram tratadas como adultos, e nada se exigia da mãe; e como isso mudou, agora tudo é exigido da mãe, e a criança virou um objeto especial.